Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Você já se deparou com o erro “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN” em seu navegador? Confira o passo a passo para resolver o problema no blog da HostGator.

Atualizado em 28/10/2021

DNS_PROBE-FINISHED_NXDOMAIN

O DNS_PROBE-FINISHED_NXDOMAIN é um erro que aparece no Chrome quando seu navegador não consegue se conectar ao site que você solicitou. Essa é uma ocorrência bastante comum e muito incômoda para os usuários, afinal, impede que eles visualizem uma página desejada.

Vale ressaltar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN pode aparecer em todos os sistemas operacionais, mais notadamente no Windows, no Android e no Mac. Por esse motivo, é evidente que as mesmas soluções não funcionarão em sistemas operacionais diferentes. 

No entanto, neste artigo, nos concentramos principalmente em soluções que podem ser replicadas em diferentes sistemas, embora os passos sejam diferentes. A seguir, explicaremos como você pode corrigir facilmente esse erro e de que forma evitá-lo no futuro. Confira os detalhes para não ter problemas!

O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

Para entender o que ‘DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN’ significa, pode ser útil explicar o que é o DNS e como ele emite erro. O DNS, abreviação de Domain Name System, é responsável por lidar com o processo de tradução de um nome de domínio em um endereço IP.

Todo site tem um endereço IP que se parece com essa estrutura numérica: ‘000.000.00.0 ′. Em vez de lembrar e digitar uma sequência de números cada vez que quiser visitar um site, você pode inserir o nome de domínio ou a URL de fácil utilização, como ‘exemplo.com.br’. 

Domain Name Server

O DNS atua essencialmente como uma lista telefônica da internet. Quando você insere um nome de domínio no navegador, ele envia uma solicitação ao servidor web para pesquisar o endereço IP e, em seguida, retorna ao site em um processo conhecido como resolução de nome DNS.

Assim que o navegador e o servidor da web estiverem conectados, você poderá acessar o site. No entanto, se algo der errado na operação, como ser interrompido ou não ser concluído corretamente, isso resultará em uma mensagem de erro relacionada ao DNS.

Para saber mais sobre DNS e como essa conexão é feita, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN? 

O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?
O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN? 

Existem muitos tipos diferentes de mensagens de erro que os usuários do Chrome e do WordPress podem encontrar. No entanto, quando você vir uma mensagem que contém ‘DNS’, geralmente, significa que a resolução do nome não foi concluída corretamente.

O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN significa que o DNS não foi capaz de localizar com êxito o endereço IP correspondente ao domínio inserido. Isso, claro, não significa necessariamente que o domínio não exista, apenas que algo está o impedindo de identificar e traduzir o nome de forma correta.

Normalmente, você pode restringir a causa a um problema com o navegador ou as configurações do dispositivo. Em alguns casos, porém, o problema pode ser devido a algo tão simples como digitar a URL errada em seu navegador.

Também existem algumas situações em que a causa é atribuída a um conflito com uma ferramenta de terceiros, como um software antivírus ou uma Rede Privada Virtual (VPN) instalada em seu computador. Apesar disso, é mais comum que seja causado por configurações de DNS desatualizadas ou mal configuradas. Fique atento!

Vale lembrar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN ocorre mais comumente no Chrome, porém, outros navegadores podem exibir uma mensagem um pouco diferente: veja como a tela é exibida em outros navegadores: 

Tela de erro no Microsoft Edge:

edge DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN
Edge

Tela de erro no Mozilla Firefox:

Mozilla Firefox DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN


Tela de erro no Opera:

Safari DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Tutorial em vídeo

Confira o vídeo que nosso colega Pedro Angheben preparou para realizar esse procedimento.

Existem muitas coisas diferentes que podem causar mensagens de erro de DNS, assim como maneiras de as resolver. Mas antes, precisamos identificar se o erro está ocorrendo somente com você ou se é um problema global.

Conferindo se o problema é local ou global

Para isso, indicamos a ferramenta whatsmydns que permite conferir se o site está acessível a partir de outros lugares do mundo. Insira seu domínio no site e em seguida clique em Search
 
Se caso seu site apresenta a tela de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN e no whatsmydns apresentar algo semelhante a essa tela: 

whatsmydns local

Significa que o site está acessível normalmente e que provavelmente se trata de um problema local, ou seja, o problema se encontra provavelmente na sua rede ou máquina. Nesse caso, você pode ir direto pra parte de solução de problemas locais.

Mas se o padrão encontrado no whatsmydns for semelhante com esse:

whatsmydns global

Tem uma chance alta de ser um problema global e o administrador do domínio pode tomar algumas ações para investigar o que está ocorrendo. Confira mais abaixo soluções para quem administra o domínio.

Agora, se o padrão encontrado for algo misto, como se em alguns lugares estivesse no ar e em outros não, é possível que seja um caso de propagação de DNS. Nesse caso, seria interessante seguir tanto as orientações para o caso global quanto local.

3 Soluções para o caso global

1. Consultando o status do domínio 

A primeira coisa a ser feita caso seu domínio se encontre fora do ar é verificar qual o status do domínio. Para domínios nacionais, ou seja, com extensão .br no final, a verificação pode ser feita no site da registro.br

Para usar a ferramenta, insira o domínio na caixa de texto e em seguida clique na lupa, dessa maneira: 

Registro.br consulta

Caso o domínio apresente um status diferente de “publicado”, significa que tem algum problema pendente com esse domínio.  Você precisa ver com seu provedor o que está havendo, podendo ser possivelmente algum problema com pagamento, seja de contratação ou renovação. É bom se atentar à data de expiração do domínio e se as DNS’s condizem com o servidor que você está utilizando para hospedar seu site.

registro.br hostgator.com.br

Para domínios internacionais, ou seja, com extensões diferentes de .br (.com, .net, .org, etc.), pode ser utilizado o site da whois para identificar a condição atual do domínio.  

Para fazer a busca, basta inserir o domínio na caixa de texto e depois clicar no botão escrito “SEARCH”, dessa maneira:

whois consulta

Nesse caso é preciso se atentar, não existe um status para quando está ativo, mas pode haver um status informando alguma pendência do domínio com o registrante. Para saber decifrar o significado do status do domínio, você pode conferir a tabela de status do ICANN clicando nesse link. Aqui também é bom verificar à data de expiração do domínio e se as DNS condizem com o servidor que você está utilizando para hospedar seu site.

Whois hostgator.com

Nota: Existem domínios cuja extensão não vai conseguir ser encontrada pelo whois, é o caso para extensões como .pt, .cl. Nesses casos, o ideal é consultar o status com o provedor do domínio.

2. Verificando a Propagação da DNS 

 Bom, agora se o domínio está com status regular e o problema ainda persiste, será necessário se atentar se o que ocorre é a propagação de DNS. Acontece que, ao alterar as DNS, os servidores levam um certo tempo para propagar essa informação para todos os servidores que existem no mundo. Mais precisamente:

  • Até 24h para propagar para um domínio nacional (extensão .br no final) 
  • Até 72h para propagar para um domínio internacional (qualquer outra extensão) 

Para saber quando foi a última alteração de DNS do domínio, podes consultar nos sites utilizados no último passo, a registro.br e o whois.

Para consultar a data da última alteração de DNS na registro.br:

registro.br alteração de DNS
regisregistro

E para consultar a data da última alteração de DNS na whois:

whois consulta de alteração de DNS

Caso seu domínio esteja num período de propagação, pode ser que aguardar o período indicado seja o suficiente para resolver o erro. Se quiser entender mais sobre propagação, clique aqui. 

Mas mesmo em casos de propagação é interessante seguir com o checklist, vamos ao próximo passo. 

3. Checando a zona de DNS 

8 Soluções para o caso local

Se a propagação não é um sintoma pro seu domínio. Pode ser que haja algum conflito com a zona de DNS do domínio. A zona de DNS, resumidamente, serve como uma central de apontamentos, onde o administrador do domínio pode organizar onde ele vai querer hospedar seu domínio e subdomínios. Existem algumas regras para as formas de utilizar a zona de DNS, e uma delas é que não pode haver duas entradas iguais para um apontamento do tipo CNAME, por exemplo:

Zona de DNS cPanel

Nesse caso vemos que o apontamento webmail.juliop.tk e cpanel.juliop.tk está presente duas vezes na zona de DNS, como isso foge da regra da estrutura da zona de DNS, a zona de DNS inteira é invalidada. Como resultado, a tela de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN será mostrada no lugar do site original. Caso identifique esse padrão na sua zona de DNS, pode ser interessante reajustar os apontamentos para que não haja nenhum apontamento do tipo CNAME duplicado.

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito de zona de DNS, confira este link.

Agora, se sua situação se encaixa como um problema local, ai vai algumas dicas que podes estar seguindo para contornar o problema:

1. Verifique se você digitou o URL correto

Começaremos com o motivo mais básico pelo qual você pode ver o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN: você simplesmente não inseriu o nome de domínio corretamente.

Verifique a URL para detectar quaisquer erros que possam ter passado acidentalmente ao entrar em seu navegador. Se você tiver certeza de que não há incorreções, é hora de passar para o próximo método.

2. Reinicie o seu computador ou dispositivo

Outra maneira simples, mas, muitas vezes, eficaz de corrigir esse erro, é reiniciar o computador. Se estiver tendo a resposta DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN de um tablet ou um celular, tente desligá-lo e ligá-lo novamente.

3. Redefinir os sinalizadores do Chrome

Se você instalou novos recursos ou extensões em seu navegador, pode ter bagunçado um pouco as configurações do Chrome. Às vezes, isso pode interferir nas configurações de DNS também, fazendo com que você veja a mensagem de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Portanto, é uma ideia inteligente redefinir os sinalizadores do Chrome de volta para as configurações padrão. Para fazer isso, digite chrome://flags na barra do navegador e pressione Enter. Na tela de Experimentos, clique em Repor tudo. Em seguida, reinicie o navegador e tente acessar o site novamente.

chrome://flags
4. Desative temporariamente seu software antivírus ou VPN

Às vezes, VPNs e software antivírus podem entrar em conflito com as configurações de rede e do servidor DNS. Portanto, se você tiver qualquer um deles instalados no computador, essa pode ser a origem da mensagem de erro DNS. 

O processo de desabilitar seu software antivírus ou VPN depende de quais aplicativos e ferramentas você está usando. No entanto, geralmente, você deve conseguir fazer isso localizando o software entre os aplicativos e os programas do dispositivo, clicando com o botão direito do mouse nele. A partir disso, procure a opção de ‘desabilitar’ ou ‘desinstalar’. 

5. Libere o cache do navegador Chrome

Outra maneira comum e eficaz de corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no Chrome é limpar o cache do navegador. A forma mais fácil de fazer isso é abrir uma nova guia e selecionar os três pontos verticais no canto superior direito, seguido por Mais ferramentas > Limpar dados de navegação.

Na janela que é aberta, na guia Avançado, verifique se as caixas ao lado de Cookies e outros dados do site; Imagens e arquivos armazenados em cache estão selecionadas. Quando estiverem, clique em Limpar dados, reinicie seu navegador e visite o site novamente.

Limpar dados de navegação
6. Libere e renove seu endereço IP

O próximo método que você pode tentar é liberar e renovar o endereço IP. Esse processo é semelhante a limpar o cache, mas um pouco mais aprofundado. O método de liberação varia dependendo do sistema operacional que você estiver usando, para usuários Windows a resolução é a seguinte:

Abra o Prompt de Comando, basta buscar por cmd em sua barra de tarefas:

cmd Prompt de Comando Windows

Nessa tela, digite os  seguintes comandos:

Para liberar o endereço IP que está sendo usado no momento

ipconfig/release

Para limpar o cache de DNS

ipconipconfig/flushdns

Para renovar o endereço de IP atual e dos adaptadores

ipconfig/renew

Para redefinir as configurações do winsock

netsh winsock reset

Para redefinir as configurações de IP

netsh int ip set dns
7. Alterar servidores DNS

Por padrão, seu Provedor de Serviços de Internet atribui automaticamente seu servidor DNS. No entanto, alterá-lo temporariamente para outro, como o DNS público do Google, pode ser o truque de que você precisa para resolver a mensagem de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Mais uma vez, os detalhes desse método dependem do dispositivo e do sistema operacional que você está usando.

8. Verifique o arquivo ‘Hosts’ local

Se você chegou até aqui e nenhum dos métodos acima resolveu o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, há mais uma solução que você pode tentar. Verifique se o domínio que você está tentando acessar não está listado no arquivo ‘hosts’ local do seu computador. 

Esse arquivo é normalmente usado apenas para visualizar um DNS antes de alternar para um novo host. No entanto, se ele foi alterado de alguma forma acidentalmente, pode ser o motivo pelo qual você está vendo a mensagem de erro. 

Evitando erros futuros e protegendo sua privacidade on-line

Uma VPN é crucial quando se trata de privacidade do usuário! Rastreadores on-line, como cookies, não só podem ser usados por plataformas de mídia social e outros sites, mas também por seu provedor de serviços de Internet e até pelo governo! 

Mesmo se você aplicar as configurações mais seguras por meio de seu navegador web, ainda poderá ser rastreado por meio de aplicativos conectados à internet. Além disso, navegadores com foco na privacidade não são uma escolha ideal devido às velocidades de conexão reduzidas. A melhor solução é o acesso privado à internet — seja anônimo e seguro on-line.

Considerações Finais

Quando você está tentando visitar um site e é recebido com uma mensagem de erro, como DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, pode ser bastante incômodo. Felizmente, existem essas etapas que você pode seguir para resolver esse problema.

Nesta postagem, discutimos algumas maneiras de corrigir o erro de DNS. Esperamos que tenha ajudado!

Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar! Você também pode se beneficiar com outros artigos sobre tecnologia e negócios no nosso blog. Já conferiu?

Navegue por tópicos

  • Índice

  • O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

  • O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN? 

  • Como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

    • Tutorial em vídeo

    • Conferindo se o problema é local ou global

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários