Você já se deparou com o erro "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN" em seu navegador? Confira o passo a passo para resolver o problema no blog da HostGator.

O DNS_PROBE-FINISHED_NXDOMAIN é um erro que aparece no Chrome quando seu navegador não consegue se conectar ao site que você solicitou. Essa é uma ocorrência bastante comum e muito incômoda para os usuários, afinal, impede que eles visualizem uma página desejada.

Vale ressaltar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN pode aparecer em todos os sistemas operacionais, mais notadamente no Windows, no Android e no Mac. Por esse motivo, é evidente que as mesmas soluções não funcionarão em sistemas operacionais diferentes. 

No entanto, neste artigo, nos concentramos principalmente em soluções que podem ser replicadas em diferentes sistemas, embora os passos sejam diferentes. A seguir, explicaremos como você pode corrigir facilmente esse erro e de que forma evitá-lo no futuro. Confira os detalhes para não ter problemas!

O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

Para entender o que ‘DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN’ significa, pode ser útil explicar o que é o DNS e como ele emite erro. O DNS, abreviação de Domain Name System, é responsável por lidar com o processo de tradução de um nome de domínio em um endereço IP.

Todo site tem um endereço IP que se parece com essa estrutura numérica: ‘000.000.00.0 ′. Em vez de lembrar e digitar uma sequência de números cada vez que quiser visitar um site, você pode inserir o nome de domínio ou a URL de fácil utilização, como ‘exemplo.com.br’. 

O DNS atua essencialmente como uma lista telefônica da internet. Quando você insere um nome de domínio no navegador, ele envia uma solicitação ao servidor web para pesquisar o endereço IP e, em seguida, retorna ao site em um processo conhecido como resolução de nome DNS.

Assim que o navegador e o servidor da web estiverem conectados, você poderá acessar o site. No entanto, se algo der errado na operação, como ser interrompido ou não ser concluído corretamente, isso resultará em uma mensagem de erro relacionada ao DNS.

Para saber mais sobre DNS é como essa conexão é feita, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Em vez de ver o site que está tentando visitar, você pode visualizar uma página de erro exibindo: DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN. Muitas vezes, o erro é acompanhado por uma mensagem que diz: “Este site não pode ser acessado” ou “Este site não está disponível”. Bem chato, não?

O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN? 

Existem muitos tipos diferentes de mensagens de erro que os usuários do Chrome e do WordPress podem encontrar. No entanto, quando você vir uma mensagem que contém ‘DNS’, geralmente, significa que a resolução do nome não foi concluída corretamente.

O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN significa que o DNS não foi capaz de localizar com êxito o endereço IP correspondente ao domínio inserido. Isso, claro, não significa necessariamente que o domínio não exista, apenas que algo está o impedindo de identificar e traduzir o nome de forma correta.

Normalmente, você pode restringir a causa a um problema com o navegador ou as configurações do dispositivo. Em alguns casos, porém, o problema pode ser devido a algo tão simples como digitar a URL errada em seu navegador.

Também existem algumas situações em que a causa é atribuída a um conflito com uma ferramenta de terceiros, como um software antivírus ou uma Rede Privada Virtual (VPN) instalada em seu computador. Apesar disso, é mais comum que seja causado por configurações de DNS desatualizadas ou mal configuradas. Fique atento!

Vale lembrar que o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN ocorre mais comumente no Chrome, o que pode acontecer em desktops e dispositivos móveis, incluindo Windows, Mac e Android OS.

No entanto, embora seja principalmente específico do Chrome, o erro de DNS também pode ocorrer em outros navegadores, como Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Apple Safari. O texto da mensagem de erro pode variar um pouco, como “Hmm. Estamos tendo problemas para encontrar esse site” ou “Safari não consegue encontrar o servidor”.

Como corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

Existem muitas coisas diferentes que podem causar mensagens de erro de DNS, assim como maneiras de as resolver. Veremos, aqui, algumas opções que você pode usar para corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no Chrome.

1. Verifique se você digitou o URL correto

Começaremos com o motivo mais básico pelo qual você pode ver o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN: você simplesmente não inseriu o nome de domínio corretamente.

Verifique a URL para detectar quaisquer erros que possam ter passado acidentalmente ao entrar em seu navegador. Se você tiver certeza de que não há incorreções, é hora de passar para o próximo método.

2. Reinicie o seu computador ou dispositivo

Outra maneira simples, mas, muitas vezes, eficaz de corrigir esse erro, é reiniciar o computador. Se estiver tendo a resposta DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN de um tablet ou um celular, tente desligá-lo e ligá-lo novamente.

3. Redefinir os sinalizadores do Chrome

Se você instalou novos recursos ou extensões em seu navegador, pode ter bagunçado um pouco as configurações do Chrome. Às vezes, isso pode interferir nas configurações de DNS também, fazendo com que você veja a mensagem de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Portanto, é uma ideia inteligente redefinir os sinalizadores do Chrome de volta para as configurações padrão. Para fazer isso, digite chrome://flags na barra do navegador e pressione Enter. Na tela de Experimentos, clique em Repor tudo. Em seguida, reinicie o navegador e tente acessar o site novamente.

4. Desative temporariamente seu software antivírus ou VPN

Às vezes, VPNs e software antivírus podem entrar em conflito com as configurações de rede e do servidor DNS. Portanto, se você tiver qualquer um deles instalados no computador, essa pode ser a origem da mensagem de erro DNS. 

O processo de desabilitar seu software antivírus ou VPN depende de quais aplicativos e ferramentas você está usando. No entanto, geralmente, você deve conseguir fazer isso localizando o software entre os aplicativos e os programas do dispositivo, clicando com o botão direito do mouse nele. A partir disso, procure a opção de ‘desabilitar’ ou ‘desinstalar’. 

5. Libere o cache do navegador Chrome

Outra maneira comum e eficaz de corrigir o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no Chrome é limpar o cache do navegador. A forma mais fácil de fazer isso é abrir uma nova guia e selecionar os três pontos verticais no canto superior direito, seguido por Mais ferramentas > Limpar dados de navegação.

Na janela que é aberta, na guia Avançado, verifique se as caixas ao lado de Cookies e outros dados do site; Imagens e arquivos armazenados em cache estão selecionadas. Quando estiverem, clique em Limpar dados, reinicie seu navegador e visite o site novamente.

6. Libere e renove seu endereço IP

O próximo método que você pode tentar é liberar e renovar o endereço IP. Esse processo é semelhante a limpar o cache, mas um pouco mais aprofundado. Esteja usando Windows ou Mac, isso envolverá a execução de comandos do seu dispositivo. Dedique um tempo para ler e aplicar esse comando no Prompt.

7. Alterar servidores DNS

Por padrão, seu Provedor de Serviços de Internet atribui automaticamente seu servidor DNS. No entanto, alterá-lo temporariamente para outro, como o DNS público do Google, pode ser o truque de que você precisa para resolver a mensagem de erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Mais uma vez, os detalhes desse método dependem do dispositivo e do sistema operacional que você está usando.

9. Verifique o arquivo ‘Hosts’ local

Se você chegou até aqui e nenhum dos métodos acima resolveu o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, há mais uma solução que você pode tentar. Verifique se o domínio que você está tentando acessar não está listado no arquivo ‘hosts’ local do seu computador. 

Esse arquivo é normalmente usado apenas para visualizar um DNS antes de alternar para um novo host. No entanto, se ele foi alterado de alguma forma acidentalmente, pode ser o motivo pelo qual você está vendo a mensagem de erro. 

Evitando erros futuros e protegendo sua privacidade on-line

Uma VPN é crucial quando se trata de privacidade do usuário! Rastreadores on-line, como cookies, não só podem ser usados por plataformas de mídia social e outros sites, mas também por seu provedor de serviços de Internet e até pelo governo! 

Mesmo se você aplicar as configurações mais seguras por meio de seu navegador web, ainda poderá ser rastreado por meio de aplicativos conectados à internet. Além disso, navegadores com foco na privacidade não são uma escolha ideal devido às velocidades de conexão reduzidas. A melhor solução é o acesso privado à internet — seja anônimo e seguro on-line.

Considerações Finais

Quando você está tentando visitar um site e é recebido com uma mensagem de erro, como DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN, pode ser bastante incômodo. Felizmente, existem essas etapas simples que você pode seguir para resolver esse problema.

Nesta postagem, discutimos algumas maneiras de corrigir o erro de DNS no Chrome. Esperamos que tenha ajudado!

Se gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar! Você também pode se beneficiar com outros artigos sobre tecnologia e negócios no nosso blog. Já conferiu?