Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Se você quer saber como pode usar o lançamento de produto para impactar os consumidores? Confira 4 estratégias impulsionar suas vendas.

O lançamento de produto é uma das principais oportunidades para os comércios eletrônicos atraírem clientes e venderem bastante. Para que isso aconteça da maneira esperada, é necessário que o e-commerce conheça o perfil do seu público-alvo e comunique as novidades de maneira atrativa.

Portanto, se você tem um comércio eletrônico e quer saber como pode usar o lançamento de produto para impactar novos consumidores e potencializar as suas vendas, esse material é para você! Vamos esclarecer muitas dúvidas a respeito do tema e orientá-lo para que você possa colher muitos frutos!

Como Fazer um Checklist Completo para Lançamento de Produto de Sucesso?

Para que a criação de um novo produto para o e-commerce ocorra de maneira assertiva, deve ser conduzida a partir de muita pesquisa e de conhecimento sobre o mercado e sobre o público da loja virtual. Desta forma, você ficará seguro em investir no planejamento de um novo artigo para o seu negócio. 

Antes de mais nada, para pensar na divulgação necessária para o lançamento do produto é preciso pensar no próprio item que está sendo desenvolvido. Sem uma pesquisa prévia, você corre o risco de se dedicar para criar um produto que pode não ser bem recebido pelos seus consumidores. 

Veja os tópicos necessários para realizar esse planejamento:

Realize uma Pesquisa da Concorrência

Assim como o conhecimento sobre as empresas concorrentes é fundamental na hora de planejar a sua marca, ele também é importante na hora de pensar em novos produtos. 

Portanto, observe as empresas que já estão no mercado e verifique se alguma delas vende algum produto semelhante ao que você está criando. Se tiver, pense em pontos de diferenciação. 

Faça uma Análise Swot

A análise SWOT é uma ferramenta muito útil para compreender os pontos fortes e fracos do seu negócio e as oportunidades e ameaças do mercado no qual está inserido. A análise realiza um diagnóstico que ajuda bastante na prevenção de erros e aumenta as possibilidades de acerto da sua empresa. 

Estabeleça o Preço

A definição do preço é bem importante para a entrada de um novo produto no mercado. Avalie o preço de custo do produto e pesquise a média de preço que os seus consumidores estão dispostos a pagar pelo item. Assim, conseguirá avaliar se vale a pena apostar no material e em quanto tempo terá retorno sobre o investimento realizado.

Defina o Público em Potencial

Conhecer o público-alvo é fundamental para o lançamento de produto, isto é, para que seja conduzido de maneira correta. Muitas vezes um bom produto não é bem recebido no mercado apenas porque está sendo direcionado para as pessoas erradas. 

Portanto, conheça seus consumidores com profundidade e dedique-se a descobrir seus hábitos de consumo, certifique-se de determinar seu bem público-alvo.

Escolha a Plataformas de Lançamento

A definição da plataforma de lançamento depende do tipo de produto com o qual você trabalha e com o público ao qual ele é direcionado. Afinal, você precisa escolher uma plataforma com a qual os seus consumidores se sintam familiarizados. Essa seleção é essencial para que o lançamento de produto ocorra conforme o esperado. 

Defina a Melhor Época para o Lançamento

Nós sabemos que dá vontade de lançar o produto assim que ele fica pronto. Mas será que essa é a melhor estratégia? Para saber a resposta, você deve avaliar o padrão de consumo dos seus clientes. Em alguns casos, é melhor esperar alguma estação do ano ou então vincular o lançamento do produto com alguma data especial, como Natal ou Dia das Mães. 

Como Organizar o Pré-Lançamento de Produto?

O pré-lançamento de produto é uma estratégia excelente para atrair a atenção do seu público. Ele deve ocorrer quando todos os itens que falamos acima já estão definidos. Ou seja, você já deve ter avaliado a concorrência, estudado o perfil dos seus consumidores e batido o martelo sobre o preço.

Muitas marcas escolhem uma plataforma para pré-venda do produto e fazem uma campanha bem estruturada nesta etapa. Se o seu negócio já está no mercado há algum tempo e têm consumidores fiéis, é interessante direcionar esse pré-lançamento para eles como forma de retribuir a preferência. 

Além disso, essa etapa também é positiva para ter um feedback desses consumidores sobre o seu novo produto. A partir do pré-lançamento, você consegue tirar uma temperatura sobre a receptividade do produto e, inclusive, corrigir possíveis falhas antes do lançamento oficial. 

Como Executar Um Lançamento De Produto? 4 Estratégias de Sucesso  

O crescimento do mercado de e-commerce tem exigido estratégias cada vez mais ousadas para o lançamento de produtos. Afinal, todos os dias surgem novas ideias e novos modelos de negócio que alteram a dinâmica do comércio virtual. Portanto, para atrair os seus consumidores, você deve se destacar da concorrência e oferecer algo realmente interessante. 

Para lançar um produto online, não adianta investir em estratégias que não sejam bem estruturadas e nem pensadas para cada tipo de público. Confira essas 4 dicas para o lançamento de um novo produto, lembrando que essas ideias também podem ser usadas no lançamento de uma loja online.

1. Faça uma Pré-Venda

As estratégias de pré-venda são importantes para que o público se interesse pelo produto oferecido, gerando uma demanda por ele. Isso é feito ao vender apenas para um grupo específico de pessoas, que poderão influenciar na decisão de compra de outras.

Além disso, a pré-venda é ainda mais necessária quando se trata de uma mercadoria inovadora, para a qual ainda não existe uma demanda estabelecida no mercado. Dessa forma, você pode utilizar diferentes canais, como e-mail marketing, redes sociais, eventos, entre outros.

2. Use as Redes Sociais

As redes sociais são boas aliadas tanto para as lojas já estabelecidas no mercado quanto para aquelas que estão começando. Por terem um custo de anúncios relativamente baixo, as redes possibilitam a divulgação do novo produto para uma base segmentada que tende a trazer bons resultados.

O mais importante é que o lançamento do novo produto seja visto de uma forma positiva. Para isso, crie posts engajadores e relevantes para o seu público de interesse. No começo, é fundamental adotar uma comunicação adequada, pois, do contrário, ela pode prejudicar a imagem da sua marca junto aos clientes.

3. Utilize Influenciadores

Algumas pessoas têm o poder de influenciar as outras, seja por serem autoridades em um assunto, seja por conversarem bem com determinado público. Agora, fala-se muito sobre os youtubers como digital influencers, mas existem diversas pessoas que podem ajudar a divulgar o seu produto.

Os influenciadores precisam ser indivíduos que tenham alguma notoriedade no nicho de mercado do seu interesse. Além disso, eles precisam ter uma boa reputação junto ao público, uma vez que também podem comprometer a imagem do seu produto.

4. Torne-Se Autoridade no Assunto

Se o seu produto é muito diferenciado e inovador, uma boa estratégia para lançamento é se tornar uma autoridade no assunto. Isso pode ser feito de diversas formas, como com a criação de blogs com conteúdo relevante sobre o tema.

Também é possível que um especialista da empresa se torne um speaker, uma fonte de conhecimento e de informação sobre o mercado específico do produto. Ele pode dar entrevistas, palestras, ministrar cursos, tendo uma imagem diretamente ligada ao produto e à marca.

Como Fazer um Lançamento Digital?

Afinal, como criar estratégias de lançamento de um produto e conseguir impactar o público certo? Esse é um grande desafio para os empreendedores digitais. Divulgar um produto novo exige muito estudo sobre o mercado e sobre o padrão de consumo do seu público-alvo. 

Apenas com esse conhecimento é possível realizar o lançamento de produto com técnicas de marketing adequadas. Embora não existam fórmulas mágicas que garantam um lançamento de sucesso, conhecer profundamente as características do produto é fundamental para conseguir apresentá-lo da melhor maneira. 

Portanto, tenha em mente quais necessidades o produto supre e por que motivo os consumidores o escolheriam, tendo em vista as demais opções do mercado. Preço? Conveniência? Inovação? Todas essas informações são importantes para fazer uma boa apresentação no lançamento digital. 

Cronograma de Lançamento de Produto

Criar um cronograma de lançamento de produto garante que todas as etapas sejam feitas em uma ordem coerente. Em um primeiro momento você deverá apresentar o produto, destacando as suas funções básicas e justificando a sua criação. 

Na primeira fase também é possível recorrer a recursos de teaser, ou seja, dar uma prévia do lançamento que está por vir, recorrendo a um ar de mistério que desperta a atenção do público sobre o produto. 

No entanto, lembre-se que tudo aquilo que você prometer sobre o seu produto deverá ser de fato entregue para os consumidores. Apenas depois de introduzir sobre o novo item é que você poderá aprofundar a campanha.

Assim, para não se perder durante esta fase de lançamento e garantir que você apresentará o produto de forma adequada, divida a campanha em algumas etapas e crie um calendário com as datas de publicação. Lembre-se que avaliar a receptividade do público também é bem importante para saber se você está se aproximando dos resultados desejados.

Exemplo de Texto de Lançamento de Produto

O texto de lançamento de produto depende muito do mercado e do público-alvo ao qual ele é direcionado. Por exemplo, se o seu produto tem como consumidores empresários de classe A e B que viajam com frequência, a linguagem adotada será muito diferente do que se fosse voltado a jovens de 16 a 24 anos que gostam de tecnologia.

No entanto, existem características básicas que todo lançamento de produto deve contemplar. Elas independem do perfil do público, uma vez que se referem aos pontos do próprio item vendido. Confira aqui:

  • Para o que serve;
  • Qual é o diferencial; 
  • Quando será lançado;
  • Como poderá ser comprado;
  • Preço.

Tudo isso deverá ser comunicado de maneira simples e clara, demonstrando que o seu novo produto também tem essas características. Além disso, você deve estar disponível nos canais de comunicação escolhidos para responder às dúvidas que surgirem por lá.

Tipos de lançamento

De acordo com Érico Rocha, há quatro tipos principais de lançamento de produtos:

  • Interno: o lançamento interno acontece quando o produto é destinado aos leads da empresa. A relação já existente pode facilitar a conversão, mas é preciso investir mais em divulgação e produção de conteúdos;
  • Relâmpago: nessa modalidade, o produto com o qual sua empresa trabalha é oferecido por um curto período de tempo, sendo necessário investir em oferecer alguma vantagem para a compra;
  • Semente: no lançamento semente, que é voltado para empresas que geralmente possuem apenas um produto, a proposta é captar a atenção de consumidores que estão interessados no seu nicho de atuação;
  • Perpétuo: por fim, neste modelo há a repetição do lançamento anterior, no intuito de que mais pessoas possam adquiri-lo.

Dessa forma, vale ficar de olho em qual desses modelos mais pode ajudar na sua jornada e investir nos benefícios que ele pode razer para a sua marca.

Agora que você já sabe tudo o que deve ser pensado na hora de lançar um novo produto para a sua loja virtual, é hora de colocar a mão na massa!

Confira também outros artigos relacionados:

Navegue por tópicos

  • Como Fazer um Checklist Completo para Lançamento de Produto de Sucesso?

    • Realize uma Pesquisa da Concorrência

    • Faça uma Análise Swot

    • Estabeleça o Preço

    • Defina o Público em Potencial

    • Escolha a Plataformas de Lançamento

    • Defina a Melhor Época para o Lançamento

  • Como Organizar o Pré-Lançamento de Produto?

  • Como Executar Um Lançamento De Produto? 4 Estratégias de Sucesso  

    • 1. Faça uma Pré-Venda

    • 2. Use as Redes Sociais

    • 3. Utilize Influenciadores

    • 4. Torne-Se Autoridade no Assunto

  • Como Fazer um Lançamento Digital?

    • Cronograma de Lançamento de Produto

    • Exemplo de Texto de Lançamento de Produto

  • Tipos de lançamento

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários