Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui algumas dicas de como fazer live no TikTok e passe a usar esse recurso quanto antes em sua estratégia digital!

Em 2023, tem sido quase impossível ser um usuário assíduo da internet e não esbarrar com o TikTok vez ou outra. Afinal, essa é uma das redes sociais mais populares da atualidade, a qual contém conteúdo de todo tipo, tudo de forma super rápida e de fácil acesso, além de viralizar muito rápido e também permitir interações mais certeiras. 

Por esse e muitos outros motivos é que o TikTok se tornou a mídia favorita de muitos usuários. Desde acompanhar as dancinhas realizadas pelas famosas até dicas e receitas práticas para o dia a dia, a plataforma permite que possamos nos aproximar de milhares de pessoas com apenas alguns segundos de vídeo. 

Sabendo disso, as lives do TikTok também têm ganhado bastante popularidade. Afinal, elas nada mais são do que vídeos ao vivo que permitem a interação em tempo real com os seguidores, criando uma conexão rápida e um meio simples de transmitir informações e divulgar. 

Para criar sua transmissão, aqui neste artigo preparamos um passo a passo completo com tudo que você precisa saber para aprender a fazer live no TikTok. Confira e comece a bombar seus conteúdos agora mesmo!

live no tiktok

Por que investir em live no TikTok?

Não é segredo que desde a pandemia as lives conquistaram um espaço bem marcante na internet. Nos tempos de quarentena, quando todos estávamos em casa, elas foram uma ótima maneira de se conectar e alegrar os dias mais solitários. 

Hoje em dia, no entanto, se tornaram uma verdadeira ferramenta de divulgação e comunicação entre os usuários.

Nesse sentido, dentro do TikTok elas também estão bombando. Isso porque a plataforma oferece uma maneira bem simples de transmitir conteúdo ao vivo, além de ser um canal de comunicação intuitivo e fácil de usar tanto para quem transmite quanto para quem assiste. 

Além disso, é importante dizer que esse tipo de conteúdo costuma ser bem bacana para quem deseja aumentar o seu engajamento. 

Afinal, com essa conversa em tempo real se torna possível ler as mensagens dos seguidores e respondê-las imediatamente, quebrando aquela “quarta parede” que muitas vezes sentimos em relação aos influenciadores.

As lives também costumam aparecer “primeiro” para os usuários, o que faz com que o seu perfil receba mais atenção enquanto está em transmissão. Com isso, as suas possibilidades de ganhar novos seguidores fieis aumentam, tendo em vista que os usuários perceberão que seu perfil é ativo e possui conteúdo de qualidade. 

Como fazer live no TikTok?

Até aqui já ficou fácil perceber que live no TikTok pode ser uma ótima ferramenta para você que deseja aumentar o seu engajamento. Por meio delas, você consegue se conectar com o seu público e dar toda a atenção que ele merece, garantindo uma aproximação super bacana com quem consome o seu conteúdo. 

Sendo assim, se você deseja começar a fazer uso da ferramenta de lives do Tik Tok, basta realizar este passo a passo:

  • Em primeiro lugar, você deve ter o aplicativo do Tik Tok baixado em seu smartphone, seja ele iOS ou Android. Depois disso, faça login na conta em que deseja fazer a transmissão;
  • Na tela inicial você deve buscar pelo botão de “+”. Ele estará na parte inferior e é o mesmo ícone que você utiliza para criar qualquer tipo de vídeo dentro da plataforma;
  • Em seguida, novamente no canto inferior da tela, porém do lado direito, você encontrará a opção “ao vivo”. É ela que você deve selecionar;
  • Já o próximo passo consiste em “programar” o vídeo ao vivo que será transmitido. Nesse momento você deve escolher qual capa quer que ele tenha (ela será a imagem que representará o vídeo dentro do seu perfil), bem como o título e a legenda que aparecerá na sua live;
  • Finalizada a etapa anterior você já conseguirá encontrar o ícone “transmitir ao vivo”, que te levará direto para o ar;
  • Na tela você verá uma contagem de 3 segundos e deve prestar muita atenção nela, pois ao final a sua live já começará e você estará ao vivo dentro da plataforma, transmitindo para todos os seus seguidores.

Enquanto estiver no ar você pode ler as mensagens dos seus seguidores e conversar com eles de forma super prática. Caso deseje convidar alguém para participar com você, basta selecionar o botão “Convidado”. 

Ao final, quando desejar encerrar a live, basta clicar no botão “encerrar” e você sairá do ar em seguida. 

Critérios para fazer live no TikTok

Mesmo que as lives sejam um recurso super bacana e presente dentro do TikTok, elas ainda não podem ser realizadas por todos os usuários do aplicativo. Isto é, se você criar uma conta dentro do app hoje, não será possível realizar uma transmissão ao vivo logo em seguida.

Isso porque a plataforma compreende que as lives são um recurso mais importante para quem utiliza o TikTok de forma mais profissional, como os influenciadores, por exemplo. 

Nesse sentido, o critério mais importante que o aplicativo estabelece para a realização de lives é que o seu perfil tenha no mínimo 1000 seguidores. Em outras palavras, caso você ainda não tenha atingido esta marca, o seu perfil ficará restrito e não poderá transmitir ao vivo. 

Essa pode parecer uma decisão estranha, mas também é uma maneira do TikTok controlar a qualidade de seus conteúdos. Perfis com menor número de seguidores possuem maior chance de publicar vídeos que vão contra as diretrizes da comunidade, contendo palavras de baixo calão ou outros temas que possam ser considerados ofensivos. 

No entanto, é sempre importante ressaltar que independentemente do número de seguidores, manter-se sempre dentro dos termos estabelecidos pelo TikTok é fundamental.  

Caso contrário você pode perder o benefício da live ou até mesmo ter a sua conta suspensa. Nesses casos a recuperação é possível, mas pode fazer parte de um processo bastante longo e complicado. 

Navegue por tópicos

  • Por que investir em live no TikTok?

  • Como fazer live no TikTok?

  • Critérios para fazer live no TikTok

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários