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Conheça o gerenciador de anúncios do Facebook e veja como você pode utilizá-lo para otimizar suas campanhas.

Não é segredo para ninguém que há muitos anos o Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo. A mídia criada por Mark Zuckerberg fez sucesso desde do lançamento e hoje, segundo um relatório de fevereiro de 2023 produzido em parceria pela We Are Social e Meltwater, possui cerca de 109 milhões de usuários somente no Brasil. 

Assim, conhecer e saber como utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook é essencial para o crescimento de qualquer empreendimento. Com esse número de usuários, não é difícil imaginar o potencial que a rede tem para turbinar todo tipo de negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento. 

Sendo assim, é super importante conhecer e explorar as oportunidades que essa mídia tem para oferecer para a sua empresa. O gerenciador de anúncios do Facebook, por exemplo, é uma dessas ferramentas que podem ser bem úteis para quem deseja garantir presença digital com a rede.

Abaixo separamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o gerenciador de anúncios do Facebook e como ele pode te ajudar a impulsionar muito o seu negócio. Ficou curioso para saber mais? Então, continue acompanhando e descubra tudo!

O que é o gerenciador de anúncios do Facebook?

Também chamado de Business Manager, o gerenciador de anúncios do Facebook, como o próprio nome dá a entender, é uma ferramenta para criar e gerenciar campanhas dentro da rede social, centralizando as propagandas realizadas nessa rede. Nela é possível entender, acompanhar e conferir resultados de todos os anúncios postados na rede, sejam eles pagos ou não. 

De maneira geral, essa é uma funcionalidade criada para auxiliar as agências e empreendedores que precisam acompanhar os seus anúncios de forma prática, sem a necessidade de entrar em cada um para conferir as novidades. 

Além disso, o gerenciador também é bem bacana para quem coloca diversas propagandas no ar ao mesmo tempo, permitindo a administração de todas sem nenhuma complicação. 

Em outras palavras, o gerenciador de anúncios do Facebook surgiu justamente para ajudar quem deseja usar a rede para vender ou trazer mais clientes para o seu negócio. Isso porque ela oferece funções que vão desde segmentar o público que verá a propaganda até colocar campanhas no ar automaticamente, de forma pré-programada. 

Todas essas funcionalidades vão ao encontro de quem deseja profissionalizar o uso das redes em seu negócio, tornando-as verdadeiras ferramentas de conversão e venda. Por esse motivo, é essencial conhecer e entender o funcionamento da plataforma, de modo a também garantir todos esses benefícios que a rede oferece para os seus usuários.

Como ativar o gerenciador de anúncios do Facebook?

Até aqui você já conseguiu perceber que o gerenciador de anúncios do Facebook se trata de uma ferramenta super útil, a qual pode fazer bastante diferença no dia a dia da sua empresa. 

Afinal, com campanhas no ar rolando o tempo todo, é fácil imaginar que os clientes verão mais a sua marca e, consequentemente, terão mais interesse por ela. 

No entanto, como se trata de uma plataforma voltada para a questão comercial, é preciso ativá-la, tendo em vista que nem todo usuário do Facebook tem o acesso livre o tempo todo. Abaixo criamos um passo a passo bem simples para te ajudar a começar os seus trabalhos na rede. Continue acompanhando!

Crie uma conta

Para começar a utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook é evidente que o primeiro passo é garantir uma conta na rede. Se a sua empresa já tiver uma, pode usar essa mesma sem grandes problemas. 

Porém, caso você tenha apenas a sua conta pessoal, o mais recomendado é que crie uma nova especificamente para o negócio, tendo em vista que isso traz mais credibilidade com os novos clientes que chegarão ao seu perfil.

Para fazer isso, o primeiro passo é acessar a página inicial do Facebook. Em seguida, clique em “criar nova conta”.

gerenciador de anúncios do Facebook

Na página seguinte você deverá preencher todas as suas informações pessoais, com os mesmos dados que constam em seus documentos. Em seguida, é só clicar em “Cadastre-se” para garantir a nova conta. 

cadastrando no gerenciador de anúncios do Facebook

Nesse momento você pode aproveitar para deixar a sua rede social bem completa, com uma foto de perfil e uma de capa. 

Vale lembrar que como o objetivo é criar um perfil para empresa, uma ótima opção é usar como perfil a logo da marca e até mesmo adicionar alguns amigos, de modo a garantir uma aparência organizada para a sua conta.

Tenha uma página no Facebook

Como citamos anteriormente, o gerenciador de anúncios do Facebook não está disponível para todos os tipos de conta. Isso porque ele é uma ferramenta comercial, sendo disponibilizado apenas para páginas, tendo em vista que esse tipo de perfil é voltado para os negócios.

Por esse motivo, logo depois de criar a conta da sua empresa será necessário também abrir uma nova página no Facebook. Para isso, você pode ir direto para a ferramenta de criação de páginas da rede. 

Lá provavelmente a sua conta pessoal já estará logada, mas caso não esteja, basta preencher o seu e-mail e senha cadastrados anteriormente. 

Depois você precisa começar a inserir as informações da sua página, como o nome e a categoria a qual ela vai pertencer. Basta preencher todos os campos e, logo em seguida, clicar em “criar página”. 

Na próxima sessão você já pode colocar a sua foto de perfil e biografia, que se trata de uma pequena descrição sobre o seu negócio.

gerenciador de anúncios do Facebook

Para finalizar, clique em “concluir”. Assim, sua página já estará pronta e você poderá começar a trabalhar com o gerenciador de anúncios do Facebook.

Acesse o gerenciador de anúncios do Facebook

Depois de criar a sua conta e página da empresa, já é possível acessar o painel do gerenciador de anúncios do Facebook. Para isso, basta entrar na home da sua página e selecionar a ferramenta na parte esquerda da tela.

Ali você pode e deve explorar bastante, para entender mais sobre a plataforma e como ela vai te ajudar nos próximos passos

É importante também verificar todas as funções existentes nesse espaço, de modo a fazer um bom planejamento para as suas próximas propagandas.

Faça as configurações necessárias

Para publicar os seus anúncios será necessário realizar mais algumas configurações. Essa etapa, no entanto, é muito individual e varia de negócio para negócio. Sendo assim, basta preencher todas as informações conforme solicitado pelo Facebook. 

Além disso, nesse momento você já consegue começar a planejar os seus próximos anúncios, tendo em vista que vai verificar o que a plataforma pede

Portanto, vale fazer também um bom estudo de mercado, de modo a utilizar a ferramenta da melhor forma possível para garantir resultados eficientes.

Determine o meio de pagamento

Para começar a utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook, você deve cadastrar o meio de pagamento que deseja utilizar para turbinar os seus anúncios. 

A forma mais comum e utilizada pelos usuários é o cartão de crédito, mas a rede social oferece também outras opções. Vale destacar que o gerenciador de anúncios não é uma ferramenta exclusiva para propagandas impulsionadas

Nele você poderá conferir todas as suas atividades, no entanto, é importante dizer também que os anúncios impulsionados costumam ser bem bacanas para quem deseja aumentar o seu número de clientes e conseguir novos leads para o seu negócio.

gerenciador de anúncios do Facebook

Como usar o gerenciador de anúncios do Facebook?

Com todos esses fatos com toda a certeza você já conseguiu perceber que o gerenciador de anúncios do Facebook é uma excelente opção para quem deseja melhorar o nível de suas propagandas. 

No entanto, ele sozinho não vai transformar a história do seu negócio. Por esse motivo, é essencial aprender também a desenvolver uma boa campanha publicitária.

Além disso, algumas outras dicas vão te ajudar bastante a aumentar a assertividade das suas próximas propagandas. São elas:

Escolha seu público

Dentro da área do marketing, uma das maiores verdades está no fato de que não tem como vender online bem para todo tipo de público. Por esse motivo, definir o chamado “público-alvo” é essencial para criar anúncios bons, focados e efetivos em seu objetivo. 

Por exemplo, um público-alvo pode ser homens de 50 anos, casados, com filhos e em idade de aposentadoria, ou adolescentes que trabalham, em idade escolar e que gostam de moda street wear. 

O mais importante é pensar para que tipo de pessoa o seu produto é feito e a melhor maneira que essas pessoas gostariam de encontrá-lo. Desse modo, as suas vendas vão aumentar bastante, tendo em vista que os seus anúncios terão um poder de persuasão muito maior e efetivo. 

Crie anúncios originais

De modo geral, os anúncios são uma forma usada por você para fazer com que os seus possíveis clientes se interessem pelo seu produto. Em outras palavras, eles são a maneira que você tem de capturar atenção, nem que seja por apenas alguns segundos.

Por esse motivo é essencial garantir a originalidade dos seus anúncios quando eles forem para o ar. Caso contrário, os usuários podem até visualizá-lo, mas não vão se interessar o suficiente para conhecer mais sobre você e concretizar a venda.

Para isso, muitas pessoas preferem contar com profissionais da área, de modo a garantir que o conteúdo produzido seja de alta qualidade. No entanto, essa se trata de uma opção pessoal, tendo em vista que existem diversos programas que produzem edições bem bonitas e podem garantir anúncios super bacanas para o seu negócio. 

O mais importante de tudo é soltar a mente e ser bastante criativo, para garantir que seus clientes capturaram a essência do seu negócio e conseguirão perceber que comprar o seu produto ou serviço pode ser uma excelente opção.

Não esqueça de fazer testes

Se tratando de marketing no Facebook, não há dúvidas que um dos passos mais importantes são os testes. 

Afinal, eles são a melhor maneira de testar o público e entender o que ele gosta, de modo a compreender o que é mais efetivo e o que não compensa repetir. Por esse motivo, ao começar a trabalhar com o gerenciador de anúncios de Facebook não é muito bacana ficar sempre na mesma. 

Vale escolher um formato de propagandas para começar, mas você não deve insistir por muito tempo no mesmo formato, até mesmo para evitar que sua campanha se torne batida.

Além disso, os testes também são bacanas para compreender mais as vontades do seu público-alvo e, a partir disso, aprimorar ainda mais os próximos anúncios. 

Por esse motivo é bacana sempre variar entre diferentes formatos e depois observar as métricas obtidas, verificando qual garantiu mais cliques, teve maior tempo de visualização e até mesmo uma melhor conversão em vendas.

Use seu mailing de clientes

De maneira geral, o mailing nada mais é do que a lista de e-mails de clientes que você possui. 

Nem sempre esses contatos são de pessoas que já concretizaram um negócio, sendo que grande parte costuma ser formado por leads. Ou seja, possíveis clientes futuros, os quais cadastraram o seu endereço para saber mais sobre a empresa e suas promoções. 

Nesse sentido, uma ótima ideia é fazer uso do seu mailing de clientes também no gerenciador de anúncios do Facebook

Com isso você consegue chegar em pessoas que já manifestaram interesse pelo seu negócio em algum momento. Portanto, as possibilidades de conversão são muito maiores.

Além disso, os anúncios criados por você também podem ser disparados via e-mail, de forma ainda mais assertiva para o seu mailing. 

Desse modo, você consegue alcançar diferentes formas de contato, atingindo os possíveis clientes até que seu objetivo final seja alcançado.

gerenciador de anúncios do Facebook

Quais são as campanhas mais comuns?

Com todas essas dicas você já deve estar preparado para fazer campanhas de muito sucesso no gerenciador de anúncios no Facebook. 

Porém, vale também dar uma conferida naqueles formatos que costumam gerar vários acessos e bombam bastante com os clientes. Acompanhe quais são eles!

Vídeo marketing

Já pensou em ter um vídeo profissional mostrando tudo sobre o seu produto, funcionalidades, serviços, espaço, benefícios e características da sua empresa? 

Um vídeo marketing consegue fazer tudo isso e ainda garantir uma imagem super descolada para o seu negócio. 

Ele se trata de uma espécie de filme, normalmente focado em um serviço ou produto. Durante o vídeo são mostrados diversos detalhes do processo e até mesmo vantagens de realizar a compra. 

Nesse formato é comum que não existam pessoas falando, e sim imagens que falam por si próprias, que costumam ser acompanhadas de uma música que faça sentido com o seu negócio. 

Na atualidade esse é um dos tipos de campanha que mais tem feito sucesso, tendo em vista que é simples e, mais do que isso, super interessante de ser assistida. Afinal, o vídeo desperta a curiosidade dos usuários e permite que eles conheçam mais sobre o seu negócio, tudo diretamente do seu anúncio.

Coleção e carrossel

Quem nunca viu os famosos carrosséis, não é? Eles são bem tradicionais principalmente no Instagram, mas também fazem sucesso no Facebook como as coleções. De maneira geral, são sequências de foto que possuem um mesmo contexto, muitas vezes informando sobre um tema.

Anúncios de geração de cadastro

Sabe quando você vê um anúncio, clica em “saiba mais” e logo em seguida deixa seus dados de contato para receber mais informações? Esse formato é super utilizado atualmente, tendo em vista que permite que você faça um contato direto e assertivo com o cliente.

Por esse motivo, as páginas de geração de cadastro são bem bacanas, já que garantem que você terá a oportunidade de conversar com o usuário e explicar a ele mais sobre o seu trabalho.

Trata-se de um tipo de campanha mais assertiva, mas que possui menos resultados numéricos, tendo em vista que o cliente só deixa o contato quando está realmente interessado.

Apresentação multimídia

Por último temos a apresentação multimídia, que se trata do meio caminho entre uma foto e um vídeo. Ela se assemelha, na verdade, aos GIFs, que possuem certo movimento, mas não são compridos ou repassam uma mensagem maior. 

As apresentações multimídia são animações, as quais chamam bastante atenção dos clientes por seu formato e usabilidade. 

Elas podem repassar frases, produtos e até mesmo promoções, tudo de forma super rápida e atrativa. Sendo assim, são uma excelente opção para aumentar sua base de leads e garantir um maior público para trabalhar.

Conclusão

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o gerenciador de anúncios do Facebook? Ele é uma ótima ferramenta para quem deseja profissionalizar o seu negócio e garantir ainda mais assertividade nas propagandas. E para continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre tecnologia e dicas para sua empresa, fique de olho em nosso blog!

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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