Gestão ágil: como este conceito pode render bons resultados

Gestão ágil: como este conceito pode render bons resultados

Escrito por

terça-feira, 7 de agosto de 2018 | Comentários

Você está satisfeito com o método que utiliza para a gestão de projetos? Atualmente as transformações acontecem muito rápido e os profissionais e empresas precisam acompanhar esse ritmo. Isso fez com que a gestão tradicional perdesse um pouco o espaço, dando lugar a um cenário mais flexível e veloz. A gestão ágil tem menos de 20 anos, mas já conquistou adeptos no mundo inteiro, principalmente no segmento de tecnologia.

Entenda a diferença entre gestão tradicional e ágil

Em resumo, a gestão tradicional possui um planejamento bem detalhado, com inúmeros processos, formas de documentação e comunicação previamente estabelecidos. Os colaboradores recebem tarefas ou metas, mas nem sempre participam dessas definições. Como a representatividade nas decisões é menor, o engajamento também costuma ser.

Já na gestão ágil os envolvidos no processo costumam participar de todas as etapas, de forma mais informal, dinâmica e menos rígida. A gestão ágil é centrada nas pessoas e tem como pilar agilidade, motivação da equipe, entrega de valor ao cliente, busca pela excelência e ajustes frequentes, para se adequar às mudanças e às necessidades.

O que é o manifesto ágil?

O manifesto ágil surgiu no ano 2000, com o propósito de simplificar o desenvolvimento de softwares (que começavam a ganhar espaço no mercado). Quando os profissionais envolvidos na busca por uma nova metodologia perceberam que o debate poderia alcançar dimensões maiores, decidiram documentar as diretrizes da metodologia que começava a ser desenhada. Foi assim que surgiu o manifesto ágil, que defende:

  • as pessoas e suas interações estão acima dos processos e ferramentas;
  • o funcionamento do software está acima da documentação dos processos;
  • a entrega de valor ao cliente é mais importante do que a negociação contratual;
  • é melhor acompanhar as mudanças do que seguir um plano inflexível.

Foram essas as diretrizes que orientaram os doze princípios do manifesto ágil. Desde então surgiram vários métodos para a gestão ágil, dentre eles Scrum, Kanban, XP, que visam aperfeiçoar o desenvolvimento de softwares. Grandes empresas do segmento, como Google, Yahoo, Microsoft e IBM aplicam a gestão ágil no dia a dia, a fim de aumentar a eficiência dos processos.

Como aplicar a gestão ágil aos seus projetos?

Para quem deseja aplicar essa metodologia ao desenvolvimento de sites, softwares e outros projetos digitais, o primeiro passo é a mudança de mindset. Portanto, é fundamental mudar a forma de pensar, de enxergar as transformações e ter uma mentalidade voltada para o aprendizado. Isso irá lhe ajudar a valorizar os erros (que são uma fonte de aprendizado), ter metas e objetivo bem definidos e ser resiliente em busca do seu propósito.

Quando você tem consciência que a metodologia ágil não é apenas um processo, mas sim uma forma de pensar, já está preparado para escolher um método. Alguns dos mais conhecidos são:

Quem trabalha sozinho, em projetos freelancer certamente terá mais facilidade para implantar uma metodologia ágil. Mas, para quem trabalha em equipe a dica é engajar as pessoas. Para isso, é importante demonstrar que o novo método vai humanizar os processos, valorizar o envolvimento de todos, aumentar a interatividade e dependerá do comprometimento de todos.

Para promover a mudança na forma de pensar da equipe é válido promover capacitações e ações de sensibilização. Compartilhe também algumas boas práticas da gestão ágil, como a importância de entregar valor ao cliente, o quanto isso agrega aos serviços prestados e como negociar aspectos como prioridade, prazos para entregas, etc.

3 benefícios de implantar uma metodologia ágil

O desenvolvimento de sites, assim como de outros projetos digitais, costuma despertar muita ansiedade nos clientes. A gestão ágil possui técnicas voltadas para amenizar este problema. Um exemplo é fazer entregas em etapas, priorizando o que é mais importante para o cliente (sempre que possível, é claro). Essa simples atitude costuma trazer muitos benefícios, pois o contratante acompanha o andamento do projeto e tende a ver mais valor. Por outro lado, o desenvolvedor consegue negociar melhor os prazos.

Você também pode usar mais de um método para a gestão ágil. Optando pelas técnicas que mais se encaixam em cada time da empresa. Que tal mesclar Scrum, Lean e Kanban? Enquanto o time de desenvolvimento de produto usa uma metodologia, o marketing aplica outra e a equipe de vendas coloca em prática a terceira. Cada uma tem a sua característica, mas as boas práticas aplicadas no dia a dia poderão ser compartilhadas com todos. Outros benefícios que a gestão ágil proporciona são:

Flexibilidade

As metodologias ágeis tornam a gestão de projetos mais flexível. Portanto, o escopo e cronograma de entregas é variável, de acordo com as necessidades do cliente. Prometer funcionalidades e entregá-las no prazo previsto minimiza a ansiedade do cliente, enquanto o desenvolvedor permanece desenvolvendo as demais etapas planejadas.

Engajamento

A gestão ágil também favorece o engajamento dos colaboradores, talvez pelo fato de que todos têm voz ativa e contribuem para a tomada de decisões. A transformação gerada pelos métodos ágeis estimula os profissionais a assumirem o protagonismo e vencer os desafios do cotidiano.

Descentralização

Outro ponto positivo da gestão ágil é descentralização. Quando o método escolhido já está em funcionamento qualquer pessoa consegue resolver eventuais problemas rapidamente. Digamos que algum colaborador entre em férias, os demais integrantes do time poderão dar andamento às atividades, impedindo que um projeto seja interrompido.

E aí, você se sente pronto para a gestão ágil? Para finalizar é importante reforçar que o foco principal dessas metodologias é a felicidade das pessoas. Afinal, pessoas felizes trabalham mais engajadas, em prol de propósitos bem definidos. Resumindo, a gestão ágil tem muitas contribuições a oferecer para profissionais e empresas. Comece já a usufruir dessas vantagens. 😉

Tags:, , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar