Saiba o que é o Google Notícias, a ferramenta que pode ajudar você e a sua empresa a se posicionar como referência em notícias nos mecanismos de busca.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Quem trabalha com Marketing Digital, certamente já está familiarizado com a importância da produção de conteúdo para conquistar relevância no Google. Mas você sabia que, muito além do buscador, sua empresa também pode estar posicionada no Google Notícias?

Sim, é isso mesmo que você leu: para as companhias que atuam com a produção de conteúdo jornalístico, aparecer nas primeiras páginas desta plataforma pode ser uma excelente estratégia para aumentar o tráfego do site e, assim, impulsionar os resultados dele de maneira significativa.

Neste artigo, explicaremos como o Google News funciona e o que você precisa fazer para levar as notícias da sua empresa até ele. 

Esse é um assunto novo para você? Então vem com a gente!

O que é Google News?

O Google Notícias, também conhecido como Google News, tem como objetivo entregar uma cobertura jornalística abrangente, confiável e atualizada de acordo com alguns critérios específicos.

Disponível nas versões Android, iOS e Web, o agregador de notícias da Google reúne fontes de informações do mundo inteiro, tanto no formato de texto quanto de vídeo, deixando-as mais acessíveis.  

Além de realizar buscas por assuntos, ao acessar a plataforma você pode conferir as principais novidades do seu país e do mundo, bem como acessar recomendações feitas com base em seus interesses.

Ainda é possível filtrar as informações por categorias, como: 

  • Saúde;
  • Esportes;
  • Entretenimento;
  • Ciência;
  • Tecnologia;
  • Negócios;
  • Entre outras.

Vale reforçar que os conteúdos que interessam para o Google Notícias são aqueles de cunho jornalístico, que apresentam informações atuais e de interesse público. 

Portanto, ele é uma ferramenta bastante estratégica para as empresas deste segmento.

No geral, a classificação das notícias dentro da ferramenta é determinada algoritmicamente.

Fatores para ranquear no Google Notícias

  • Relevância do conteúdo;
  • Proeminência;
  • Autoridade;
  • Frescor (refere-se ao quão recente a notícia é);
  • Localização;
  • Idioma.

Você pode conferir mais informações quanto à classificação das notícias clicando aqui.

Como ter o seu site no Google News?

Como você viu acima, o Google Notícias consolida em um único espaço informações atuais, de qualidade e de interesse público.

Para que esse compromisso seja cumprido, no entanto, a plataforma possui uma premissa básica: divulgar somente os conteúdos de sites que são focados em notícias de cunho jornalístico.

Na prática, isso significa que se você deseja aparecer no Google News, não basta ter uma aba de novidades dentro do seu site, ainda mais se elas direcionarem o leitor para a compra de produtos e serviços.

Você precisará, portanto, construir um canal exclusivamente dedicado a notícias que sigam os princípios do bom jornalismo, a começar pela originalidade e transparência.

Para além dessa regra, existem outros critérios que o Google Notícias considera na hora de selecionar as notícias que serão destaques.

Por exemplo: a política da plataforma deixa claro que, para ser elegível, o conteúdo não pode violar as políticas gerais do buscador Google. Isso exclui os conteúdos perigosos, de assédio ou incitação ao ódio, terroristas, enganosos, entre outros.

Além disso, existem outros fatores que contarão pontos a favor do seu site, para que ele chame a atenção do Google Notícias.

Como ranquear artigos no Google Notícias

  • Escolher uma boa manchete (título) para acompanhar a notícia, que chame a atenção dos leitores. Uma boa dica para isso é usar a voz ativa (explicaremos mais na sequência);
  • Produzir notícias originais, embasadas em fontes confiáveis e que abordam assuntos atuais;
  • Contar com uma produção de notícias constante, publicando ao menos duas notícias por dia;
  • Definir palavras chaves para redação do conteúdo;
  • Construir autoridade, para que o seu site seja conhecido como um meio de comunicação seguro e confiável. Para isso, será fundamental adotar boas técnicas de SEO, a fim de facilitar que seu portal seja encontrado.

Antes de encerrarmos este capítulo de vez, que tal voltarmos a um dos tópicos listados acima para explicar um pouco mais sobre o que é voz ativa?

De maneira geral, a voz ativa indica que o sujeito da oração praticou determinada ação. Quando aplicada às manchetes, esse tipo de voz verbal permite que você vá direto ao ponto e construa uma frase mais objetiva, que convença o leitor a consumir seu conteúdo na íntegra.

Manchetes na voz ativa devem seguir a seguinte construção: sujeito agente + verbo na voz ativa + continuação do predicado.

Para ficar mais claro, vamos ao exemplo de uma matéria publicada recentemente, pelo jornal El País, intitulada: “Bilionário Richard Branson viaja ao limite do espaço com sua própria nave”.

Neste caso, Richard Branson é o sujeito, enquanto a palavra “viaja” representa o verbo na voz ativa.

Ficou mais fácil de entender? Então vamos em frente!  

Leve as notícias do seu site às notícias do Google

Agora que já passamos pelas diretrizes gerais do Google News, chegou a vez de explicarmos os detalhes técnicos que devem ser cumpridos para que os seus conteúdos cheguem até a plataforma.

A primeira coisa que você deve saber é que, apesar de o Google conseguir encontrar o seu site por meio do rastreamento normal da web, há um jeito de fazer com que isso aconteça de forma muito mais rápida e assertiva: utilizando o “Publisher Center”, do próprio Google Notícias.

Ao se cadastrar nesta ferramenta, você poderá compartilhar seus conteúdos e solicitar a inclusão deles no Google Notícias.

Em suma, a Google tem até três semanas para avaliar a sua solicitação e dar uma devolutiva sobre a aprovação.

Aqui, vale dizer que, além das dicas que já abordamos anteriormente, há algumas boas práticas mais específicas que podem contribuir para que o seu conteúdo seja aprovado e vá parar nas páginas de resultados do Google News.

Boas práticas do Google Notícias

  • Criar um arquivo no formato .xml (conhecido como sitemap) para o Google Notícias. Ele permitirá que a plataforma encontre seus conteúdos com mais rapidez;
  • Cadastrar o sitemap no Google Webmaster Tools, a fim de especificar qual a sua seção de notícias. Lembrando que há diferentes categorias, como negócios, tecnologia, entretenimento, entre outras;
  • Priorizar as URLs estáticas, para facilitar o rastreamento do Google;
  • Manter um código HTML otimizado e limpo para o seu site, a fim de favorecer a indexação do conteúdo;
  • Marcar as notícias com os dados estruturados do Google, ou seja, instruções padronizadas que enviam sinais de organização à plataforma. Para saber mais, confira o conteúdo que postamos tudo sobre Dados Estruturados;
  • Não divulgar informações sigilosas ou protegidas pela Lei de direitos autorais.

Conclusão

Ao consolidar as principais informações jornalísticas do mundo em um único espaço, o Google Notícias se consagra como uma vitrine valiosa para as empresas focadas na produção de conteúdo noticioso, que querem impulsionar o tráfego de seus sites.

Como você viu até aqui, ser notado pela plataforma demanda algumas ações específicas, mas que valem muito a pena quando colocadas em prática.

Afinal, ter uma notícia do seu site no Google News, ao lado dos principais portais de notícias do mundo, é praticamente um selo de qualidade.

Esperamos que com as dicas listadas aqui, você consiga posicionar o seu site nessa plataforma e, assim, alcançar resultados incríveis para a sua empresa. Até mais!