Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda a programar com o Grasshopper: o aplicativo gratuito e fácil de usar do Google que ensina programação por meio de jogos interativos.

Você já conhece a plataforma do Google, o Grasshopper? Se você é ou quer ser programador ou desenvolvedor, provavelmente você já deve ter ouvido falar dela. Caso sua resposta seja negativa, não tem problema: você vai saber mais sobre o que é essa ferramenta neste artigo que preparamos. Vamos lá?

O que é o Grasshopper?

O Grasshopper é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido pela gigante de tecnologia Google, a sua finalidade é o ensino de programação para iniciantes.

O aplicativo do Google tem o objetivo de ensinar a linguagem Javascript, que é usada por boa parte dos programadores. Isso é um marco, pois promove a democratização do aprendizado de programação, que antes não era acessível para todos.

Nós temos lidado cada vez mais com a tecnologia, por isso se torna necessário que mais pessoas estejam imersas no mundo da programação – afinal, qualquer plataforma online ou software do computador tem a programação como base.

Quem deseja ter um futuro promissor no mercado de trabalho deve se atentar, pois países como o Brasil precisarão cada vez mais desse tipo de profissional até 2030.

Veja como funciona o Grasshopper.

Como surgiu o nome Grasshopper?

Em tradução livre ,a palavra Grasshopper significa gafanhoto. Essa é a logomarca do aplicativo, mas, na verdade, o nome foi escolhido por outro motivo.

Ele foi dado em homenagem a Grace Hopper, que foi uma das pioneiras em desenvolvimento para computadores e que criou a linguagem de programação COBOL.

Ela é considerada a mãe da programação. Começou a sua carreira no meio acadêmico, onde era doutora em matemática e professora. Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, ela deixou o seu cargo de professora e entrou para a Marinha.

Ela trabalhou pela Marinha na Universidade de Harvard e foi responsável por programar o primeiro computador de grande capacidade, o Mark I. Após a guerra, continuou a desenvolver mais programações para processamento de dados e abriu o caminho para que hoje a codificação seja amplamente utilizada.

Ainda não sabe o que é programação? Entenda!

Programação computacional ou programação de computadores é o mecanismo que usamos para estabelecer uma comunicação com computadores.

Então, a programação serve para dar ordens à máquina para ela executar. Se você precisa que o computador ou software execute uma sequência de ações, você terá que fazer a programação e criar um código para definir um conjunto de instruções.

Dessa forma, aquele aplicativo que você gosta de usar no seu celular obedece a um código que mostra a ele o que fazer.

Quando o aplicativo foi criado?

O Grasshopper foi lançado no mercado em 2018, e a partir de então mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelo aplicativo.

O aplicativo tem números ótimos quando o assunto é aprender a programar, já que alguns estudos acadêmicos mostraram que com duas semanas de uso muitos usuários já estavam mais motivados com a aprendizagem.

Em geral, os homens se sentem mais seguros na área de programação, mas um dado interessante que surgiu após a utilização do Grasshopper é que a confiança das mulheres que recorrem ao aplicativo aumentou. Dessa forma, atingiu-se um objetivo importante com o app que é incluir as mulheres cada vez mais na área de programação.

Inicialmente o Grasshopper estava disponível apenas em inglês, limitando o uso para uma grande parcela do público brasileiro que não tem domínio da língua inglesa. No entanto, a Google, com sua iniciativa “Cresça com o Google”, trouxe o aplicativo ao Brasil 100% em português.

Como o Grasshopper nasceu?

A Google possui uma incubadora de projetos experimentais, chamada Área 120, e a iniciativa Grasshopper foi criada por programadores da própria companhia. Assim, a empresa visa promover o acesso para a carreira de programação através de uma linguagem que é uma das mais populares no mercado de trabalho.

Essa formação tem um papel muito relevante socialmente e para o mercado de trabalho, já que hoje os desenvolvedores (também conhecidos como Devs, ou Developers) estão sendo disputados por diversas empresas.

Esse é um mercado em que há muita demanda e poucos profissionais capacitados. Isso acontece principalmente pela crença de que TI é algo difícil. Por isso, o aplicativo do Google veio mostrar que aprender programação pode ser algo intuitivo e que causa entusiasmo.

Como funciona o Grasshopper?

O Ghasshopper é indicado para ensinar programação para iniciantes, oferecendo um ambiente de aprendizagem intuitivo, que faz o aluno avançar por meio de jogos, quebra-cabeças visuais, questionários e lições interativas.

O modelo proposto é muito diferente do ensino tradicional, tendo como objetivo reter a atenção do aluno e fazer com que ele queira voltar sempre ao processo de aprendizagem. Dessa forma, ele irá avançar em seus estudos com autonomia, nos horários e locais que puder.

O Grasshopper também é muito útil para pessoas que já estudam programação em um ambiente tradicional. Isso acontece pois ele ajuda o aluno a sair da parte teórica do ensino e usar a programação de maneira prática.

O que o aluno aprende na plataforma?

O que o aluno aprende no Grasshopper?

A aplicação do Google ensina coisas como construir sites com codificação HTML e CSS, criar animações, programação em blocos e resolver quaisquer problemas que tenham a ver com o código Javascript.

Dessa forma, você poderá resolver problemas reais, animações, métodos de matriz, como usar o ambiente de desenvolvimento integrado e muito mais. A formação tem como meta ensinar os conceitos básicos de programação, de resolução de problemas e mostrar como se constrói uma página simples da web.

O Grasshopper está só começando

O Grasshopper está disponível em inglês, espanhol e em português, podendo ser usado no desktop ou em dispositivos Android. Essa é uma plataforma que está em constante crescimento, por isso mais novidades devem surgir no futuro.

Para ter acesso ao aplicativo, você deve acessar a sua Play Store ou acessar o site oficial do Grasshopper para se cadastrar com a sua conta Google. A aplicação é gratuita, então aproveite tudo que ela pode oferecer.

Navegue por tópicos

  • O que é o Grasshopper?

  • Como surgiu o nome Grasshopper?

  • Ainda não sabe o que é programação? Entenda!

  • Quando o aplicativo foi criado?

  • Como o Grasshopper nasceu?

  • Como funciona o Grasshopper?

  • O que o aluno aprende na plataforma?

  • O Grasshopper está só começando

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Camila Felix

Camila Felix é Redatora SEO e escreve sobre Tecnologia, Marketing e Comércio Exterior. Através da escrita, ajuda empresas a colocarem seus conteúdos no topo do Google. Antes de iniciar no mundo digital trabalhou nas áreas comerciais e de marketing de grandes empresas de tecnologia. Quando não está trabalhando, pode ser encontrada em algum lugar que tenha sol, praia e natureza ou fazendo cafuné na sua gatinha Milka!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários