Grasshopper é a incrível plataforma do Google que ajuda no aprendizado de desenvolvimento. Vem entender tudo sobre Grasshopper e aprenda a desenvolver!

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Você já conhece a plataforma do Google, o Grasshopper? Se você é ou quer ser programador ou desenvolvedor, provavelmente você já deve ter ouvido falar dela!

Embora seja conhecida a plataforma ainda não estava disponível para os brasileiros na versão em português. No entanto, ela acaba de ser lançada para o público brasileiro, com instruções e suporte 100% em português.

Nesse artigo você vai entender o que é Grasshopper, quando ele foi criado e como ele funciona!

Grasshopper: conheça o aplicativo do Google que ensina a programar

Veja como funciona o Grasshopper.

Estamos diariamente em frente ao computador ou segurando o celular, dispositivo que acionamos a todo momento. Coisas que fazíamos pessoalmente, agora são resolvidas em minutos no seu smartphone.

Esse mundo online só funciona em toda sua potência devido a diversas linguagens de programação que são programadas por desenvolvedores: pessoas que programam aplicativos, sites, softwares, etc.

Essa necessidade constante de desenvolvimento e programação tem gerado vários postos no mercado de trabalho e é aqui que o Grasshopper entra. 

O que é o Grasshopper?

O Grasshopper é um aplicativo gratuito que foi desenvolvido pela gigante de tecnologia Google, a sua finalidade é o ensino de programação para iniciantes.

O aplicativo do Google tem o objetivo de ensinar a linguagem Javascript que é usada por mais de 70% dos programadores. Isso é um marco, pois promove a democratização do aprendizado de programação, que antes não era acessível para todos.

Nós temos lidado cada vez mais com a tecnologia, por isso, se torna necessário que mais pessoas estejam imersas no mundo da programação, afinal qualquer plataforma online ou software do computador tem a programação como base.

O mundo dos negócios e o mercado irão se expandir muito nesse sentido e será necessário muitos profissionais programadores na força de trabalho.

Quem deseja ter um futuro promissor no mercado de trabalho deve se atentar pois países como o Brasil precisarão cada vez mais desse tipo de profissional até 2030.

Como surgiu o nome Grasshopper?

Em tradução livre a palavra Grasshopper significa gafanhoto e essa é a logomarca do aplicativo, mas na verdade, o nome foi escolhido por outro motivo!

Ele foi dado em homenagem a Grace Hopper, que foi uma das pioneiras em desenvolvimento para computadores e que criou a linguagem de programação COBOL.

Ela é considerada a mãe da programação, começou a sua carreira no meio acadêmico onde era doutora em matemática e professora, quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, ela deixou o seu cargo de professora e entrou para a Marinha.

Ela trabalhou pela Marinha na Universidade de Harvard e foi responsável por programar o primeiro computador de grande capacidade, o Mark I. Após a guerra, continuou a desenvolver mais programações para processamento de dados e abriu o caminho para que hoje a codificação seja amplamente utilizada.

Ainda não sabe o que é programação? Entenda!

Programação computacional ou programação de computadores é o mecanismo que usamos para estabelecer uma comunicação com computadores.

Então a programação serve para dar ordens à máquina para que ela execute. Se você precisa que o computador ou software execute uma sequência de ações, você terá que fazer a programação e criar um código para definir um conjunto de instruções.

Dessa forma, aquele aplicativo que você gosta de usar no seu celular obedece a um código que mostra a ele o que fazer!

Quando o aplicativo foi criado?

Grasshopper foi  lançado no mercado em 2018 e a partir de então mais de 1 milhão de pessoas já passaram pelo aplicativo.

O aplicativo tem números ótimos quando o assunto é aprender a programar, já que alguns estudos acadêmicos mostraram que com duas semanas de uso muitos usuários já estavam mais motivados com a aprendizagem.

Em geral os homens se sentem mais seguros na área de programação, mas um dado interessante que surgiu após a utilização do Grasshopper é que a confiança das mulheres que usam aplicativo aumentou. Dessa forma, atingiu-se um objetivo importante do Grasshopper que é incluir as mulheres cada vez mais na área de programação.

Inicialmente o Grasshopper estava disponível apenas em inglês limitando o uso para uma grande parcela do público brasileiro, que não tem domínio da língua inglesa, no entanto, a Google com sua iniciativa “Cresça com o Google”, trouxe o aplicativo ao Brasil 100% em português.

Como o grasshopper nasceu?

A Google possui uma incubadora de projetos experimentais, chamada Área 120, e a iniciativa Grasshopper foi criada por programadores da própria companhia. Assim, a empresa visa promover o acesso para a carreira de programação através de uma linguagem que é uma das mais populares no mercado de trabalho.

Essa formação tem um papel muito relevante socialmente e para o mercado de trabalho, afinal, hoje os desenvolvedores, também conhecidos como Devs (Developer) estão sendo disputados por diversas empresas.

Esse é um mercado em que há muita demanda e ainda poucos profissionais capacitados. Isso acontece principalmente pela crença de que TI é algo difícil. Por isso, o aplicativo do Google veio mostrar que aprender programação pode ser algo intuitivo e que causa entusiasmo.

Como funciona o Grasshopper?

O aplicativo é indicado para ensinar programação para iniciantes, oferecendo um ambiente de aprendizagem intuitivo, que faz o aluno avançar por meio de jogos, quebra cabeças visuais, questionários e lições interativas.

O modelo proposto é muito diferente do ensino tradicional e tem como objetivo reter a atenção do aluno e fazer com que ele queira voltar sempre ao processo de aprendizagem. Dessa forma, ele irá avançar em seus estudos com autonomia, nos horários e locais que puder.

O Grasshopper também é muito útil para pessoas que já estudam programação em um ambiente tradicional. Isso acontece pois ele ajuda o aluno a sair da parte teórica do ensino e usar a programação de maneira prática.

O que o aluno aprende na plataforma?

A aplicação do Google ensina como: construir sites com codificação HTML e CSS, criar animações, programação em blocos e resolver quaisquer problemas que tenham a ver com o código Javascript.

Veja os detalhes do que você encontrará no aplicativo:

Como os códigos e itens da programação funcionam, os fundamentos da programação, com métodos, criações e importações. Além disso, você também verá como utilizar o pensamento computacional.

Ou seja, você poderá resolver problemas reais, animações e animações complexas, métodos de matriz, como usar o ambiente de desenvolvimento integrado e muito mais!

A formação tem como meta ensinar os conceitos básicos de programação, de resolução de problemas e mostrar como se constrói uma página simples da web.

O Grasshopper está só começando

O Grasshopper está disponível em inglês, espanhol e agora em português, podendo ser usado no Desktop ou em dispositivos Android, no entanto, a versão brasileira do aplicativo não inclui todos os recursos da versão original que foi feita em inglês.

Essa é uma plataforma que está apenas em seu início e desde a sua criação ela tem evoluído, por isso mais novidades devem estar vindo por aí.

Para ter acesso ao aplicativo, você deve acessar a sua Play Store ou acessar o site oficial do Grasshopper para se cadastrar com a sua conta Google. A aplicação é gratuita e não possui nenhum custo!