Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça o passo a passo de adicionar ícones para rede social no WordPress e porquê essa ferramenta faz toda a diferença para o seu site.

Há alguns anos as redes sociais passaram a dominar a internet e já fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa. Assim, se você tem um site, está na hora de aprender a criar o seu próprio ícone de rede social no WordPress. 

Com um ícone de rede social no WordPress você irá chamar a atenção dos seus visitantes, e até mesmo criar um vínculo maior com eles com um link para suas redes sociais. 

Dessa forma, para que aqueles que gostam do seu trabalho consigam te acompanhar mais de perto, uma ótima maneira é adicionar ícones de rede social no WordPress. 

Pensando nisso, reunimos aqui informações importantes e um passo a passo para te ajudar a se conectar mais com seus visitantes. Confira a seguir e boa leitura!

Por que adicionar os ícones de rede social no WordPress?

Ainda que o WordPress não venha com uma seção para perfis de rede social, não é por isso que você deve evitar essa funcionalidade. 

No nosso manual do blog, inclusive, é muito indicado que os criadores de uma página utilizem os plugins disponíveis para caracterizar o endereço da forma como mais lhe convém.  

Dessa forma, uma das maneiras de transformar seu endereço na web em algo único é justamente através da vinculação das suas redes sociais. 

Assim, ao permitir que seus visitantes tenham acesso aos seus outros perfis, passa a se estabelecer um vínculo maior, aumentando as possibilidades de fidelização da página e dos conteúdos compartilhados. 

Quem visita o seu site passa a enxergar aquele que está escrevendo como uma pessoa de verdade, que possui uma vida e interesses próprios e não mais apenas como um endereço online. 

Além disso, também é possível estabelecer uma relação de proximidade com os seus visitantes, visto que a troca de mensagens, elogios e críticas fica mais fácil. 

Ao disponibilizar os ícones de redes sociais no WordPress, a sua página se torna um endereço único, que pertence a uma pessoa que está aberta à conversa. Essa troca é essencial para qualquer pessoa que faça conteúdo para internet.

Além disso, entender e conhecer o que seus leitores pensam sobre a sua produção te ajuda a realizar melhorias constantes, que podem agregar ainda mais usuários. Por fim, ajuda a manter a página na direção certa, em conformidade com o que o leitor tem interesse em ver. 

Como incluir os botões de rede social no WordPress

Para incluir os ícones de rede social no WordPress você tem duas alternativas: adicionar manualmente ou usando plugins de rede social WordPress. Essa segunda opção normalmente é a mais utilizada e existem dois programas mais populares:

  • Social Icons Widget by WPZOOM: através deste plugin você consegue ajustar o tamanho e posicionamento dos ícones, além de realizar pesquisas de ícones com teclado e aplicar diferentes estilos;
  • Simple Social Icons: mais simples e que apresenta uma interface mais limpa entre os dois, esse plugin também é bastante utilizado para incluir rede social no WordPress.

Fazer uso de um plugin é a melhor opção para aqueles que estão iniciando no WordPress agora, visto que não é necessário nenhum conhecimento técnico da sua parte. 

Entretanto, a maioria desses só engloba as redes sociais mais famosas, deixando de lado algumas redes menos utilizadas. 

Caso você não encontre o ícone da rede que gostaria de adicionar à sua página será necessário realizar esse procedimento manualmente. Mesmo que esse mecanismo envolve alguns códigos, o processo todo não é complicado. 

A seguir, falaremos mais um pouco sobre cada plugin e indicaremos o passo a passo detalhado para você instalar os mesmos. 

ícone rede social wordpress

Botões de compartilhamento

Adicionar um botão de compartilhamento na sua página é uma das melhores formas de promover acessibilidade e a interação com o seu público.

Diferente dos plugins para acesso às redes sociais do criador da página pelos visitantes, os botões de compartilhamento têm uma função muito importante. 

Eles permitem que os visitantes compartilhem o seu conteúdo com outras pessoas. É preciso entender que o compartilhamento nas redes sociais é diretamente responsável por uma quantidade enorme de tráfego, alcançando diversos sites e novos visitantes. 

Para muito além das estratégias bem elaboradas de SEO, prestar atenção no social media é indispensável nos tempos atuais, já que a vida ocorre pelas redes sociais. 

Assim, incluir botões de compartilhamento na sua página contribui para o sucesso da mesma e ajuda a ter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Usando plugins

Como foi visto até aqui, o uso de ícones de redes sociais no WordPress permite a criação de canais de comunicação com os visitantes assíduos, além de conseguir alcançar um número de seguidores maior.

Assim, para incluir essa funcionalidade totalmente indispensável na sua página, você pode usar alguns plugins. 

O que selecionamos aqui são dois que atendem perfeitamente às mais diversas demandas, principalmente de quem ainda não possui nenhum ícone. 

Tanto o Social Icons by WPZOOM quanto o Simple Social Icons são duas ótimas escolhas para passar a aplicar os ícones de rede social. Com pequenas diferenças entre os dois — que serão explicitadas mais a frente —, são boas ferramentas para realizar essa atualização. 

Confira a seguir o passo a passo que preparamos para a instalação e personalização de cada um dos dois e comece a utilizá-los agora mesmo na sua página.

Social Icons Widget by WPZOOM

A primeira opção é um plugin totalmente especializado. Foi criado para oferecer aos usuários WordPress infinitas opções de ícones

Diferente do Simple Social Icons, o Social Icons Widget possui diversas opções de personalização, sendo possível modificar cores, formatos e ordem de apresentação. 

Para instalar ícones de rede social na sua página através desse plugin, o primeiro passo é baixá-lo. Depois que o arquivo já estiver devidamente baixado e instalado, faça login na sua conta WordPress.

Em seguida, vá até a barra lateral esquerda, selecione a opção “Plugin” e escolha a opção “Adicionar novo”.

ícone rede social wordpress

Ao abrir a página escolhida, busque pelo botão “upload plugin”. 

ícone rede social wordpress

Agora, basta encontrar o arquivo do plugin Social Icons Widget by WPZOOM na pasta do seu computador e, após selecionar, clique em “instalar agora”. 

ícone rede social wordpress

Ao final da instalação, clique na opção “ativar plugin”. 

Por último, retorne ao menu lateral da esquerda e veja se a pasta referente ao plugin está por lá. 

Utilizando o Social Icons Widget by WPZOOM

Se a instalação tiver sido concluída com sucesso, a pasta deverá estar por lá e você já pode clicar para começar a adicionar ícones de rede social no WordPress.

Para isso, retorne à barra lateral esquerda, selecione “Aparência” e em seguida “Widget”.

Na coluna de “Widgets disponíveis” busque pelo nome do plugin e arraste até a coluna da direita, “Sidebar”.

Em seguida, ainda na mesma coluna, você encontrará opções de personalização dos ícones de rede social que ficarão à mostra na sua página. Você deverá escolher um título e poderá realizar diversas modificações em relação ao estilo do ícone, ao fundo de tela, cores, tamanho, formato entre outras opções de caracterização. 

Pronto! A partir daí cabe a você decidir pela personalização de ícones que mais combina e se adequa à sua página. As opções de personalização incluem ordem que os ícones irão aparecer, cores (estática e ao passar o mouse por cima dos botões), além de tamanho e pixels também. 

Você também pode escolher quais ícones adicionar. Isso significa que você pode escolher compartilhar apenas uma rede social ao invés de todas, por exemplo.

Simple Social Icons

Se você está buscando por um pacote mais básico, só para não deixar sua página sem rede social no WordPress, a escolha pelo Simple Social Icons é a melhor. 

Para começar a usar o Simple Social Icons na sua página você precisa baixá-lo primeiro, assim como o plugin anterior. Para iniciar essa etapa, faça login na sua área de administrador WordPress. 

ícone rede social wordpress

Na barra lateral da esquerda, busque pela opção “Plugins” e, em seguida, escolha “Adicionar plugin”. Nessa página, na barra de busca, você deverá escrever “Simple Social Icons” para encontrar o arquivo.  

ícone rede social wordpress

Após encontrar o plugin correto, selecione a opção para instalar o mesmo. Depois de corretamente instalado, na página que será mostrada você deve selecionar a opção “ativar plugin”. 

Uma vez ativado, retorne a barra lateral, vá na seção “Aparência” e depois em “Widgets”. Na coluna de widgets disponíveis você deverá encontrar a opção do plugin Simple Social Icons.

Vá até essa opção e, em seguida, faça a escolha para adicionar esse plugin à área de widget. A partir desse momento você já poderá começar a personalizar seus ícones de rede social.

Após selecionar o título que deseja, você deverá escolher o tamanho, a borda, o alinhamento, as cores de fundo e do próprio ícone, além das cores da borda também. São diversas possibilidades de personalização, mas ainda mais limitadas que o plugin anterior. 

Mais abaixo, estarão listadas todas as possibilidades de redes sociais oferecidas pelo plugin. Lá você deverá inserir o endereço URL na rede que gostaria de associar à sua página. 

Por que incluir ícones de rede social no WordPress?

Como vimos até aqui, incluir ícones de rede social no WordPress é extremamente importante em diversos aspectos para a sua página. Não apenas pela questão estética — que é bastante expressiva —, mas também pela importância estratégica. 

O primeiro ponto é inegável: as redes sociais tomaram conta da internet de uma forma inquestionável

Hoje em dia, não faz muito sentido ter uma página sem fazer associação da mesma com alguma rede social. 

Assim, se você ainda não possui esse link, as opções que demos acima são ótimas para suprir essa falta. Através do passo a passo que indicamos por aqui fica muito mais fácil compreender como realizar essa atualização tão necessária. 

Por não ser uma tarefa tão difícil e não precisar de conhecimentos aprofundados sobre WordPress, você não precisa deixar a sua página desatualizada. É altamente recomendável que, caso você ainda não tenha, procure inserir os ícones de rede social. 

É através deles que você irá realizar uma conexão com seus visitantes e melhorar o alcance da sua página. Pode parecer e é uma ação muito simples que faz toda a diferença tanto na usabilidade quanto no alcance da sua página. Ao permitir que seus visitantes tenham acesso às redes sociais, a relação fica mais forte. 

Conclusão

O visitante para a enxergar a pessoa que está escrevendo como alguém parecido com ele e consegue, através das redes sociais, acompanhar ainda mais a sua vida. Esse tipo de laço criado mantém a fidelidade pela página, além de aproximar o leitor e a temática do que está sendo exposto

Sendo assim, esperamos que você tenha conseguido compreender a importância desse detalhe tão indispensável para sua página. 

Se tiver interesse em ler sobre esse e outros assuntos, não deixe de visitar nosso blog. Até a próxima!

Navegue por tópicos

  • Por que adicionar os ícones de rede social no WordPress?

  • Como incluir os botões de rede social no WordPress

    • Botões de compartilhamento

    • Usando plugins

  • Por que incluir ícones de rede social no WordPress?

  • Conclusão

Tags:

  • Hospedagem de Sites

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários