A internet é um dos melhores lugares para começar a empreender. Confira as melhores ideias de negócios on-line e como iniciar a trajetória da sua empresa.

Para todos aqueles que sonham em iniciar o seu próprio negócio, a internet é um terreno extremamente fértil! Hoje, é possível que qualquer pessoa lance uma empresa on-line usando apenas o computador e pouco ou nenhum investimento.

Existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro on-line que permitirão que você seja seu próprio patrão enquanto aumenta sua renda por conta própria — não há necessidade de ser um profissional em gestão de negócios, nem mesmo de alugar instalações. 

Neste artigo, apresentamos algumas ideias de criação de negócios on-line! Você pode desenvolvê-lo como uma atividade em tempo integral ou paralelo com seu trabalho fixo. Confira!

O que são negócios on-line?

O rápido crescimento da internet acelerou o aumento das oportunidades de negócios on-line. Os clientes, que antes precisavam ir a uma loja ou local físico para comprar produtos e serviços, agora, podem fazer tudo em suas casas ou escritórios.

Assim, o termo negócio on-line é bastante abrangente e se refere à realização de quaisquer atividades comerciais na internet. Isso pode englobar trabalhos com publicidade, comunicação, venda, compra e muito mais!

Essa modalidade de negócio oferece grandes vantagens, por isso tem se popularizado tanto. Dentre elas, vale destacar alcance ilimitado possibilitado pela internet, baixo custo com operações (como marketing, sem necessidade de manter um aluguel, etc), facilidade de realizar transações e outras. Veja algumas opções a seguir.

  • Blog

Começar seu próprio blog é uma maneira divertida e gratificante de ganhar dinheiro on-line. Apesar disso, é uma das atividades de negócio on-line que mais consome tempo!

Se você adora escrever ou tem uma paixão que gostaria de compartilhar, lançar um blog é uma ótima maneira de transformar seu hobby em uma atividade remunerada. 

A vantagem é que os custos iniciais são relativamente baixos, com a principal despesa sendo a hospedagem do site.

  • Dropshipping

Dentre as várias oportunidades que existem para lançar o seu negócio on-line, certamente, o dropshipping é uma das mais interessantes e em alta! Trata-se de uma modalidade em que você vende on-line sem um produto em estoque por conta própria. 

Mas, afinal, como isso funciona? Quando o cliente realiza uma compra, você faz o pedido ao fornecedor, que envia os produtos diretamente a ele.

Mesmo que a margem seja menor que você mesmo administrando os estoques, as vantagens são muito atraentes: não há necessidade de manter um depósito ou investir em logística. Além disso, a administração é feita 100% pelo computador!

Após encontrar seu nicho e fornecedores, você só precisa criar uma vitrine on-line em uma plataforma e listar seus produtos.

  • Redação freelancer

Se você tem talento para escrita e gosta disso, a atividade de escrever para internet como microempreendedor pode ser para você!

Começar seu negócio on-line como freelancer exigirá um pouco de conhecimento em marketing (para divulgar seu trabalho) e networking (para encontrar seus clientes).

Começar em plataformas populares, como o 99freelas ou o Workana, te ajudará a conseguir visibilidade no início. 

  • Desenvolvimento web

Se você já é um profissional da área de tecnologia ou mesmo tem afinidade com o desenvolvimento web, essa pode ser uma ótima oportunidade de negócio on-line para investir!

Com as várias plataformas de cursos disponíveis e todos os recursos que podem ser encontrados na internet, é possível até aprender a programar e projetar sites para começar a trabalhar.

A grande vantagem é que esse mercado tem uma demanda constante e não saturada. Além disso, a remuneração costuma ser excelente, especialmente para quem é especialista!

  • Assistência Virtual

Trabalhar como assistente virtual para empresas é uma ótima maneira de começar um negócio on-line rápido e sem grandes investimentos.

A função de um assistente pessoal é cobrir várias tarefas, como atender chamadas, agendar reuniões, enviar e-mails, etc. 

Você pode facilmente trabalhar para se tornar referência em suporte de negócios, aumentando sua reputação e clientes.

  • Design gráfico

Sabia que você não precisa de um diploma em design gráfico para iniciar seu negócio on-line nessa área? Se você tem boas habilidades e noções de design, é o suficiente para começar a alcançar serviços on-line.

O design gráfico é necessário para todos os tipos de projetos, por isso a demanda é garantida. Procure criar um portfólio on-line para promover seu trabalho e ganhar visibilidade!

  • Fotografia

Se você é fotógrafo ou gosta de fotografia (e conhece o básico), vender suas fotos pode ser uma ótima maneira de transformar seu talento em um negócio on-line!

Muitas empresas precisam constantemente de novas fotografias para acompanhar seu conteúdo. Inclusive, existem alguns sites bastante populares, como Shutterstock ou Adobe Stock, em que você pode enviar suas fotos e ser pago por download.

Como criar seu negócio on-line

Ficou inspirado com nossas sugestões de negócios on-line nos quais você pode investir? Esperamos que sim! Agora, que tal receber algumas dicas de como criar sua empresa? Imaginamos que você esteja em dúvida de como começar.

Pense no que você sabe e gosta de fazer

O primeiro passo para abrir seu negócio on-line é escolher com o que você vai trabalhar! Isso pode ser uma grande dificuldade inicialmente, mas saiba que é bastante simples. Muitas vezes, é mais fácil começar no setor ou na profissão que você domina porque:

  • você sabe se a ideia é realista;
  • você conhece o setor e as regras,
  • você domina o know-how!

Não esqueça de considerar se gosta dessa atividade! Afinal, o negócio pode ser muito mais produtivo se você realmente o faz com empenho e paixão.

Seja crítico

Ao comprar algo ou usar um serviço, pergunte-se: é o melhor produto, o mais eficaz, o mais barato, o mais seguro, o mais prático? Quais são os defeitos? Quais são os pontos de melhoria? 

Fazendo isso, você pode encontrar soluções para melhorar coisas que você usa e lhe são úteis. Por sua vez, é possível conseguir inspiração e ideias para seu próprio negócio a partir disso.

Faça um balanço do projeto

Depois que já decidiu, é preciso pensar na viabilidade de abrir essa empresa. Por que começar um negócio? Faça um balanço antes de se apressar. Pergunte a si mesmo:

  • por que você quer construir seu negócio?
  • você tem uma oportunidade rápida de iniciar um negócio?
  • quer sair da sua situação profissional atual com urgência?

Começar um negócio exige reflexão sobre si mesmo, suas motivações e suas ambições, mas também acertar um cronograma, no prazo e no orçamento: 

  • quanto tempo leva para começar?
  • quanto tempo você levará para se tornar lucrativo e receber pagamento?
  • qual é a quantidade de seus recursos financeiros e economias utilizáveis? 
  • por quanto tempo você pode pagar?

Além disso, é importante realizar um estudo de mercado e um plano de negócios para conhecer melhor as possibilidades e seus ativos. Antes de iniciar, investigue se isso vai gerar lucro suficiente para suprir suas necessidades! Você precisará realizar uma pesquisa de mercado para:

  • validar a demanda em sua área de influência;
  • conhecer as expectativas dos seus clientes para apresentar uma oferta adequada,
  • analisar seus concorrentes e se diferenciar!

Monte um plano de negócios

Como mencionamos, você também precisará de um plano de negócios. Isso incluirá previsões financeiras e permitirá:

  • antecipar sua necessidade de capital de giro;
  • definir objetivos de rotatividade;
  • conhecer o seu ponto de equilíbrio;
  • determinar suas necessidades financeiras,
  • identificar seus recursos e parceiros!

Proteja a marca e reserve nome de domínio 

Desde o início, se a atividade exigir, você deve reservar imediatamente o nome de domínio associado à sua empresa (ou verificar a disponibilidade antes de validar). Se esses procedimentos forem realizados posteriormente ou nenhuma verificação for feita na escolha do nome, a marca e/ou domínio associado podem não estar disponíveis.

Persevere

É muito fácil esquecer que um dia dura apenas vinte e quatro horas quando você se entrega a planos de trabalho excessivamente ambiciosos. No entanto, também é assim que nos envolvemos nos projetos mais incríveis!

No início, nada virá fácil, e você precisa estar preparado para isso. Além disso, vale destacar que, provavelmente, a busca contínua pela simplicidade é o melhor guia com o qual você pode contar. 

Lembrando que simplicidade não é sinônimo de facilidade! Não é fácil manter as coisas simples. Buscar a simplicidade tem relação com eliminar o supérfluo. É um esforço de síntese que elimina as dificuldades na realização do trabalho. 

A busca pela simplicidade é essencial em todos os níveis de sua atuação profissional e vai ajudar a se manter perseverante. Quer seja para se apresentar, integrar redes de parceiros, construir o seu modelo de negócio, concretizar um produto ou serviço, isso será de grande valia!

Então, fica claro que, no mundo ultraconectado de hoje, a presença online é mais que uma oportunidade de negócio, sendo uma necessidade.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a clarear suas ideias para um novo empreendimento! Compartilhe com a gente e acompanhe o blog da HostGator para mais conteúdos.