É preciso ter um marketing para clínicas bem estruturado para levar seus serviços ao mercado. Confira as principais tendências neste artigo!

Apesar do que se pensa em um primeiro momento, saúde é um negócio! Antigamente, o marketing para clínicas não era muito explorado, pois as pessoas esperavam receber recomendações feitas boca a boca sobre a efetividade de um serviço médico.

No entanto, o comportamento dos consumidores mudou em função da intensa migração para o digital, e isso vem exigindo a adaptação de clínicas e hospitais. Pensando nesse contexto, a seguir, elencamos as principais tendências de marketing para clínicas. Confira!

O que você vai encontrar

  • Importância do marketing para clínicas
  • 4 estratégias e tendências de marketing digital para clínicas de saúde

Importância do marketing para clínicas

Atualmente, as referências dos serviços de saúde são compartilhadas na internet. As pessoas usam sites e redes sociais para obter recomendações, principalmente a partir de comentários de pacientes anteriores sobre um determinado médico ou clínica. 

Ao investir em algumas estratégias de marketing, as clínicas podem atrair público-alvo, gerando engajamento e interações lucrativas a partir disso. Por outro lado, os pacientes podem inteirar-se previamente sobre a qualidade do serviço e beneficiar-se de informações compartilhadas pelas clínicas.

A consistência no marketing para clínicas colocará os serviços em evidência para os clientes em potencial. Em consequência, isso aumentará a procura, a divulgação e a recomendação do negócio. 

4 estratégias e tendências de marketing digital para clínicas

Ter atendimento superior, médicos de excelência e tecnologia de ponta não é mais o suficiente para destacar-se no segmento da saúde. Hoje, as clínicas que estão se saindo na frente nos lucros são as que investem no marketing da marca.

Isso inclui não apenas publicidade, mas também o investimento em marketing de conteúdo para a área, como a distribuição de artigos, imagens e atualizações nas mídias sociais. A seguir, confira a lista que criamos para você com as melhores estratégias de marketing para clínicas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia rentável e simples de configurar para fazer o inbound marketing para clínicas. Apesar disso, há um equívoco de que hoje não se lê mais e-mail, porém essa informação é um mito. 

Esse continua sendo um dos canais principais para os internautas. É só pensar, por exemplo, que o cadastro em sites, a compra de mercadorias e muitas outras operações exigem o contato via e-mail. 

Utilizar o marketing por e-mail é interessante para clínicas porque permite a segmentação precisa, além da possibilidade de personalizar a mensagem para cada paciente. A longo prazo, essa estratégia possibilita criar uma comunicação ativa e duradoura com os pacientes.

Vídeo marketing

Outra forma de campanha de marketing para clínicas é o vídeo marketing. Assim como as imagens, o vídeo é um dos tipos de mídias que gera mais engajamento na internet e nas redes sociais hoje. 

O Google valoriza bastante conteúdo de vídeo em seu site, pois, muitas vezes, os consumidores preferem assistir a um conteúdo, em vez de lê-lo. Para constatar a efetividade dessa estratégia, basta pensar no YouTube, uma das mídias sociais mais rentáveis da atualidade. 

Uma das soluções para a pergunta “como divulgar meu consultório” está no vídeo, que fornece comunicação virtual forte e melhora o relacionamento entre você e seus pacientes. É possível usá-lo para apresentar médicos, mostrar novos procedimentos e serviços, além de educar os pacientes sobre dicas para uma saúde melhor!

Site profissional e atrativo

O site deve ser um dos principais canais para realizar o marketing de sua clínica. Avaliar se o site foi construído com um layout atrativo, a organização das informações está correta e tudo passa um ar “profissional” é de suma importância.

Isso porque o site representa o espaço individual da empresa na internet. Nele, não há concorrência com outros serviços ou empresas, e você pode apresentar tudo aquilo que for do interesse de seus clientes.

Seja marketing para clínica de estética ou médica, o site é a extensão do negócio presencial na web. Ele é capaz de gerar credibilidade à marca, o que estimula confiança nos visitantes.

WhatsApp

O WhatsApp vem conquistando cada vez mais espaço como uma ferramenta de negócio. Com o lançamento da versão Business, funcionalidades superúteis ao gerenciamento de empresas e divulgação de serviços foram incorporadas.

A vantagem desse aplicativo é que as taxas de efetividade são imensas! Afinal, as pessoas estão conectadas a todo momento. Aproveite isso para facilitar ainda mais a comunicação e fortalecer o relacionamento com os clientes da clínica!

Entenda mais sobre como montar seu planejamento de marketing

Ao seguir as dicas acima, é possível começar a divulgar mais seu negócio e criar um relacionamento com seus clientes. Entretanto, saber como fazer um plano de marketing também é importante para que essas estratégias gerem resultados.

Para entender mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre como desenvolver um planejamento estratégico com dicas exclusivas. 

Não esqueça de conferir nossos cursos gratuitos voltados para crescimento de negócio on-line, aumento de vendas e muito mais: acesse pelo Collabplay.