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O setor do turismo foi um dos mais impactados no ano de 2020, com várias pousadas e hotéis fechando temporariamente. Assim, em meio ao cenário incerto, o marketing para hotéis tornou-se um forte aliado para o processo de retomada das atividades, sendo que a forma mais econômica de investir é por meio das redes sociais.

Segundo dados da Emarsys (2019), 3,2 bilhões de pessoas no mundo inteiro usam ao menos uma rede social, correspondendo a 42% da população mundial. Isso significa que, mesmo com baixo orçamento, é possível alcançar um número relevante de indivíduos com uma boa estratégia de marketing para hotéis.

Mas antes de sair criando conteúdos, é preciso entender um pouco melhor sobre a relevância dessas plataformas nas ações de marketing e aprender a usar cada uma delas de acordo com seu público-alvo. A seguir, confira três redes sociais para começar a investir.

Facebook

O Facebook ainda é a rede social com mais usuários inscritos do mundo: 2,7 bilhões, sendo que 130 milhões correspondem apenas a contas brasileiras. Para as empresas, apenas esse dado seria o suficiente para o convencer a criar uma página comercial, já que essa é uma das ferramentas mais completas para negócios.

Por meio de uma página comercial, você tem informações privilegiadas sobre o comportamento da sua persona, além de poder criar campanhas e anúncios diretamente pela plataforma, facilitando a gestão do perfil.

Outro ponto positivo do Facebook no marketing digital para hotéis é a versatilidade que você possui ao escrever as postagens, incluindo GIFs animados, imagens, vídeos, animações e qualquer outro formato que sua criatividade permitir.

Instagram

Além de ser uma das primeiras redes sociais exclusivas para smartphones, o Instagram é a quarta plataforma mais utilizada no Brasil, com mais de 95 milhões de usuários inscritos, segundo o relatório “We Are Social” da Hootsuite.

Esses dados demonstram que as pessoas passam mais tempo navegando no Instagram do que na maioria das plataformas, algo que influencia as estratégias de marketing para hotéis. Usada para pesquisa de tendências e informações dos mais variados assuntos, essa é uma oportunidade para o setor de turismo.

Como prova, recentemente, foi lançado o recurso Reels, que permite criar vídeos curtos, editados com trilha sonora e efeitos visuais, o que pode agregar muito valor à sua estratégia de marketing. 

Utilizando as fotos dos destinos e das instalações do hotel, além de informar sobre as medidas de prevenção que estão sendo tomadas pela gestão, você pode ter um feed atraente e apostar em formatos multimídia, como os Stories, sendo uma forma de manter seu público alimentado com conteúdo relevante.

Google Empresas

Apesar de não ser necessariamente uma rede social, o Google Empresas é uma fonte de conexão entre negócios da maior plataforma de pesquisa do mundo. Assim, se estiver precisando criar uma boa estratégia de marketing para hotéis, não pode deixar de ter um perfil.

Com ele, você tem mais chances de aparecer nas primeiras páginas de busca. Além disso, você ganha um pequeno “anúncio”, contendo foto, informações de contato, endereço e avaliações de hóspedes na primeira página.

Como esse é um recurso gratuito, o usuário só precisa digitar o nome da sua empresa na barra de pesquisa para que seu perfil seja exibido. Com o cadastro em dia, a localização da sua empresa também é associada ao Google Mapas. Assim, quando alguém procurar a sua marca, sua localização será exibida automaticamente.

Criar conta Google Empresas
Imagem: Google Meu Negócio

Produza conteúdo de qualidade

Atualmente, a estratégia mais usada para captação de clientes é o marketing de conteúdo, e isso inclui as postagens das redes sociais. Com um artigo bem escrito, respeitando a experiência do usuário, é possível aumentar a taxa de conversão.

Você pode usar seus perfis para divulgar novos artigos do seu blog, contando um pouco da história do destino, mostrando o making off de algum projeto nos Stories do Instagram e vídeos institucionais no Facebook, por exemplo.

A criatividade será essencial no momento de criar os conteúdos para sua estratégia de marketing para hotéis. Independentemente da rede social que for usar, a qualidade do conteúdo é decisiva para o sucesso no seu perfil.

Procure mostrar as vantagens, como conforto, beleza, serviço e localização, mas nunca tente forçar o seu cliente a adquirir um produto, já que isso pode estragar qualquer estratégia de marketing.

Também vale lembrar que é importante ficar atento aos trends — assuntos mais falados —, aos memes e às polêmicas, já que esses temas podem render postagens divertidas, com mais chances de obter um maior número de visualizações.

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Se você tem mais dúvidas sobre como impulsionar o seu hotel, acesse o blog da HostGator e confira conteúdos exclusivos para empreendedores. Lá, você encontrará diversas dicas e conselhos, como o desafio de criar conteúdos relevantes.

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Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

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