Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Atualizado em 12/11/2015 – Por: HostGator Brasil O Joomla é um dos gerenciadores de conteúdo de sites mais utilizados em todo o mundo. Ele é um software livre, portanto não tem custos de licença. Porém, para usar a ferramenta de maneira completa e ter presença garantida no mundo virtual, algumas questões devem ser observadas e […]

Atualizado em 12/11/2015 – Por: HostGator Brasil

O Joomla é um dos gerenciadores de conteúdo de sites mais utilizados em todo o mundo. Ele é um software livre, portanto não tem custos de licença. Porém, para usar a ferramenta de maneira completa e ter presença garantida no mundo virtual, algumas questões devem ser observadas e nós vamos dar algumas dicas para te ajudar:

Use URLs amigáveis

Quanto mais óbvia e legível for a sua URL, mais facilmente ela será indexada pelos mecanismos de busca. Por isso, você deve utilizar termos mais buscados para chegar até ela, como, por exemplo:
http://blog.hostgator.com.br/joomla-e-seo-urls-amigaveis/, ao invés de http://www.blog.hostgator.com.br/xpto/artigos.php?posicao=rt567o&id=10589632

Percebeu a diferença? Essa mudança ajuda no ranqueamento do site, na sensação de navegação segura para o usuário e também na usabilidade, pois assim fica mais fácil de lembrar. O Joomla já possui uma solução prevista para isso (na hora de escrever um novo artigo, é só digitar no campo ‘Apelido’ como você quer que fique sua URL), mas se você preferir, pode usar plugins mais completos e específicos (como o Canonical URL e o Fix 404 Error Links). Vale lembrar que já falamos sobre isso aqui no blog.

Escolha títulos e palavras-chave relevantes

Quando criamos um conteúdo novo, é sempre legal pensar em deixar tudo o mais claro possível. Portanto, não tente fazer mistério a respeito da informação, não esconda nada do seu leitor ou usuário. Procure escrever títulos diretos e que resumam bem o seu conteúdo. Já as palavras-chave devem ser bem selecionadas, pensando nas possíveis buscas para que seu público tenha acesso àquele link, conforme indicamos em um post sobre Ferramentas do Google. Uma extensão que pode te ajudar a gerenciar essas questões é o EF- Easy Frontend SEO.

Use um bom plugin de Sitemap

Ao instalar uma extensão de Sitemap no Joomla, você garante que o Google encontre todas as páginas contidas no seu site. Pois assim, a indexação é facilitada durante o rastreamento. Também é bacana pensar em vincular a sua conta ao Google Webmaster Tools logo que completar a instalação do Sitemap. As extensões mais bem avaliadas nesse sentido, dentro do diretório do Joomla são: JSiteMap e EKS – Easy Keyword Sitemap.

Valorize a hierarquia

Ao escrever um novo conteúdo para seu site, conduza a informação de maneira hierárquica. Primeiro, apresente o conteúdo e fale do que é mais importante. Procure usar as marcações de subtítulos (como H1, H2, H3), essas tags também são importantes para os algoritmos de buscas, na hora de encontrar determinados conteúdos. No Joomla, nem sempre essas tags estão disponíveis e/ou habilitadas para determinados templates, por isso fique atento às especificações do seu site e busque otimizá-lo.

Use a descrição seu favor

Já observou que quando você faz uma busca, logo abaixo do link do site aparece um texto curtinho? Esse texto – de no máximo 156 caracteres – é a meta tag description. Essa descrição do conteúdo do link é muito importante para que as pessoas sejam levadas a clicar e assim, entrar no seu site. Busque escrever algo conciso e atrativo, com os termos que você considera mais interessantes para o link em questão. A maioria das extensões já recomendadas nesse post também podem te ajudar neste quesito e no próximo.

Use o alt para imagens

A tag alt nada mais é do que um texto alternativo que você pode inserir em uma imagem (mesmo que ela não seja totalmente carregada, o texto pode ser visualizado ao deixar o mouse em espera sobre a imagem). Os buscadores não identificam a busca pela imagem por si só e por isso, vão levar em consideração o conteúdo da tag alt (bem como o nome do arquivo de imagem) para o ranqueamento dos termos escolhidos. Por isso, sempre nomeie suas imagens com algo que tenha relação com o que aparece, como por exemplo:
E-book-Especial-Black-Friday-001.png ao invés de IMG_86781.png

Vocês já conheciam essas extensões para ajudar no SEO do Joomla? Utilizam alguma outra? Contem para a gente aqui nos comentários.

Navegue por tópicos

  • Use URLs amigáveis

  • Escolha títulos e palavras-chave relevantes

  • Use um bom plugin de Sitemap

  • Valorize a hierarquia

  • Use a descrição seu favor

  • Use o alt para imagens

Tags:

  • CMS
  • Criar Site

Snappy da HostGator

Eu sou o mascote oficial da HostGator! Sou super antenado nas tendências, principalmente se for algo bem nerd. E não fico desconectado da internet por nada! Sempre procuro me atualizar sobre novidades tecnológicas, pois sou muito hightech ;)

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários