Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça a blacklist da UCEProtect como ela funciona e o que você deve fazer para ter seu IP removido dela!

Na internet existem diversas blacklists ou listas de bloqueio, que visam detectar e bloquear usuários que estejam fora das boas normas de conduta na internet, uma dessas listas de bloqueio é a UCEProtect. Nesse artigo serão apresentados mais informações a respeito dessa lista e também algumas orientações do que fazer caso você tenha sido bloqueado por ela. Vamos lá?

Como funciona a blacklist UCEProtect?

A UCEProtect, é uma blacklist que assim como diversas outras blacklists, seu objetivo manter a internet livre de SPAMs, e-mails de phishing e usuários que infrigem as boas condutas da internet. No site da UCEProtect é informado que esta blacklist foi criada por um alemão chamado Claus von Wolfhausen, cuja identidade não é confirmada.

Esta lista de bloqueios vem sendo muito criticada por seus métodos de remoção de bloqueio, pois, a remoção é feita automaticamente após 7 dias corridos sem envio de SPAM ou então removido imediatamente após pagamento de uma taxa equivalente a 89 CHF (Francos Suiços). Muitos usuários são contra essa atitude e por isso essa blacklist vem sendo cada vez menos utilizada pelos provedores de internet e servidores.

A blacklist funciona com três níveis de bloqueio, indo do level 1 ao level 3, cada uma com sua particularidade:

  • UCEPROTECTL1 (Level 1): Esta blacklist bloqueia IPs específicos que tenham tido comportamento não adequado recentemente, desde envio em massa ou até mesmo envio de e-mails que estão em desacordo com a política de e-mails do SPF utilizado. Essa é uma lista considerada genuína por muitos servidores e se algum IP é inserido na lista, muito provavelmente o usuário estava de má conduta, sabendo ou não.
  • UCEPROTECTL2 (Level 2): Esta blacklist bloqueia uma faixa inteira de IPs caso seja identificado que vários IPs de um bloco estejam com enviando SPAM, é entendido que a faixa inteira de IPs é de risco, resultando em usuários bloqueados sendo falsos-positivos.
  • UCEPROTECTL3 (Level 3): Esta blacklist bloqueia toda uma lista de IP’s de um Provedor de Internet caso tenham ocorrido 50 diferentes casos de SPAMs e tenham tido 50 casos de IPs listados na blacklist de Level 1. Esta blacklist assim como a de level 2 acaba impactando diversos usuários inocentes que não tem má conduta.

O que fazer caso eu tenha sido bloqueado?

Para verificar se você foi bloqueado pela UCEProtect, acesse o consultor de blacklists do MXToolBox.

  1. Insira o IP que você deseja consultar se está em alguma blacklist.
  2. Em seguida clique em Blacklist Check.
Exemplo de blacklist da UCEProtect pelo MXToolBox

Dependendo da lista que seu IP estiver inserido a remoção do bloqueio será diferente, veja cada caso:

  • UCEPROTECTL1: Para remover seu IP dessa Blacklist o melhor que você pode fazer é corrigir quaisquer problemas de e-mails que você tiver no momento e parar os envios massivos, após isso basta aguardar até 7 dias corridos que a remoção será feito automaticamente.
  • UCEPROTECTL2 e UCEPROTECTL3: A remoção do bloqueio nessas blacklists não pode ser feito manualmente pelo usuário, nesse caso é cobrado uma taxa para remoção desses bloqueios o que é encarado por muitos como inadequado.

Atenção! Não recomendamos que você pague as taxas exigidas pela UCEProtect em detrimento da remoção do seu IP da lista de bloqueios, cada vez menos essa lista está sendo considerada como parâmetro para bloqueio de e-mails. Lembre-se: quando a preocupação é apenas a de manter a Internet segura, não há cobranças.

Considerações Finais

A UCEProtect é uma lista de bloqueios que está perdendo cada vez mais sua credibilidade diante seu método de remoção e também de bloqueios, pouco a pouco ela está sendo menos utilizada por servidores e provedores da internet como parâmetro de bloqueio de e-mail.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como funciona a blacklist UCEProtect?

  • O que fazer caso eu tenha sido bloqueado?

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários