O que é AMP: Accelerated Mobile Pages

O que é AMP: Accelerated Mobile Pages

sexta-feira, 20 de setembro de 2019 | Comentários

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Basta olhar em volta, todo mundo está com um celular na mão. Podemos dizer que ele é a nossa primeira tela agora, acessamos todos os tipos de conteúdos nele e queremos acesso rápido, não é mesmo? Por isso surgiu o AMP, você já ouviu falar nele?

O AMP serve para melhorar e aumentar a velocidade de carregamento dos sites. O principal objetivo é otimizar a presença de um site quando acessado por smartphones ou tablets.

Interessante né? Vamos ver tudo sobre AMP agora.

Mas o que é AMP?

Como a própria sigla indica: Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português) é um projeto de iniciativa de empresas como Google, LinkedIn, Pinterest e Twitter. Onde páginas de sites são otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis.

O AMP é uma tecnologia que manipula códigos HTML de páginas para montar uma versão rápida e leve, então o conteúdo é entregue ao visitante de forma acelerada.

Mas como funciona o AMP?

Normalmente, a velocidade de carregamento de um site sempre depende do tamanho e da quantidade de arquivos. Portanto, a estrutura AMP tem como objetivo minimizar o tamanho total de uma página da web. O site não carregará inteiro, e sim uma parte simplificada dele.

Além disso, o AMP possui uma biblioteca JavaScript e fornece uma tag HTML para criar a página acelerada para dispositivos móveis. Como é um código aberto, há um modelo padrão com título, resumo, texto e imagens que ajuda no processo, deixando de lado elementos desnecessários do site original.

E conta também com armazenamento em cache, que funciona como um arquivo temporário salvo para que a página seja visualizada mais rapidamente na próxima visita.

SEO e AMP

É importante lembrar que, a implementação de qualquer versão do AMP em um conteúdo da web nada mais é, do que uma cópia das páginas que já estão estabelecidas da maneira que aparecem em desktops.

Atualmente, especialistas em SEO viram que o AMP tem um grande impacto nos resultados de pesquisa. Portanto, as páginas otimizadas pelo AMP têm melhores classificações e maior número de visitantes.

Melhor experiência para o visitante

Além de tudo isso, o principal benefício que o AMP fornece é a melhora na experiência dos usuários quando estão navegando pelo celular em uma página web. Para que não encontrem um site lento e com falhas.

O melhor de tudo é que todas as páginas carregadas em dispositivos móveis são 85% mais rápidas que as plataformas tradicionais. E normalmente as páginas com AMP não demoram um segundo para abrir. E isso, sem dúvida, reduz os dados móveis e da bateria em até 10 vezes. Interessante né?

Veja como implementar o AMP no seu site e aproveite toda experiência que ele pode oferecer para melhorar a navegabilidade de seus visitantes e posicionar seu site nas primeiras páginas do Google.

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