Aprenda as principais funcionalidades do Google Ads, como estruturar uma campanha e muito mais

Com uma participação de mercado de cerca de 90%, o Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. As páginas de resultados de pesquisa do Google são cada vez mais caracterizadas pela publicidade — os anúncios de texto e de compras do sistema de publicidade do Google Ads. Mas, afinal, você sabe o que é Google Ads?

Neste artigo, nosso objetivo é fornecer informações valiosas sobre essa ferramenta, seu uso e como realizar sua primeira campanha no Google Ads economicamente viável. Confira!

Como funciona o Google Ads?

Existem até sete espaços de anúncios em uma página de resultados de pesquisa do Google. Na parte superior, há até quatro anúncios acima dos resultados de pesquisa “normais” não pagos e até mais três anúncios abaixo da lista de resultados de pesquisa “orgânicos”. A ordem é determinada por meio de um processo de leilão do Google Ads.

A base da entrega do anúncio são os termos de pesquisa (palavras-chave) que são inseridos pelos usuários do Google durante uma consulta de pesquisa. Uma correspondência entre as palavras-chave que você selecionou para sua publicidade no Google Ads e a consulta de pesquisa de um usuário do Google leva a um anúncio (impressão). Afinal, o que é impressões no Google Ads?

Essa impressão corresponde à entrega de um anúncio de texto e não custa nada, apenas o clique de um usuário do Google no anúncio aciona custos. Este sistema é denominado “CPC”. 

Você sabe o que é CPC Google Ads? A expressão se refere ao “Custo por Clique”. O cliente de publicidade do Google Ads usa um lance máximo para determinar quanto o Google pode cobrar por um clique (lance máximo de custo por clique – max.CPC).

Além disso, o usuário do Google Ads também determina o valor máximo que pode ser gasto por dia — esse é o seu orçamento diário do Google Ads. Se houver vários anúncios adequados para uma consulta de pesquisa, o sistema compara os CPCs máximos dos anunciantes entre si e, como em um leilão, coloca o licitante com lance mais alto no topo da lista de anúncios. 

Principais vantagens do Google Ads 

O fator de qualidade é uma das suas principais vantagens. Ele é agora tão poderoso que os anunciantes com uma classificação de alta qualidade são fortemente preferidos. Isso vai tão longe que os anúncios desses anunciantes são listados com um lance máximo baixo sobre os anúncios dos anunciantes com qualidade inferior. 

Para cada palavra-chave que você deseja anunciar, um fator de qualidade entre 1 (ruim) e 10 (muito bom) é atribuído. Você pode ver esse QF em sua conta do Google Ads ao lado de cada palavra-chave. Para fazer isso, no entanto, você deve primeiro inserir as informações do fator de qualidade como colunas adicionais na tabela usando a função “Ajustar colunas”.

Quer saber mais sobre o Google Ad Manager o que é? Continue lendo!

Dicas para um alto Índice de qualidade do Google Ads

Quatro critérios contribuem para alcançar um alto índice de qualidade e obter resultados em campanhas do Google Ads:

  • Anuncie apenas com palavras-chave que correspondam 100% à sua empresa, seus serviços e produtos — e apenas na região geográfica apropriada;
  • Use um texto de anúncio que desperte a curiosidade dos usuários do Google e ofereça benefícios reais. Repita as palavras-chave que você deseja promover na cópia do anúncio;
  • Sempre vincule seus anúncios às subpáginas 100% correspondentes do seu website — a página inicial do seu website raramente é a “página de destino” certa;
  • Inclua extensões de anúncio nos anúncios de texto. Número de telefone, outros links, listas com bens ou serviços, bem como preços, podem ser armazenados. Quanto mais extensões de anúncio disponíveis, mais exposição seus anúncios terão.

A classificação do anúncio é calculada a partir do lance max.CPC e do fator de qualidade. Quanto mais alta a classificação do anúncio, mais alto é o posicionamento do seu anúncio do Google Ads na lista de resultados de pesquisa.

Agora que você já sabe bem o que é Ads no Google, confira algumas dicas úteis!

Dicas gerais para usar o Google Ads 

1 – Estrutura da campanha do Google Ads

As contas do Google Ads têm uma estrutura bastante plana. O elemento de nível superior na estrutura da conta é chamado de campanha. Os grupos de anúncios estão subordinados a uma campanha. Cada grupo de anúncios contém algumas palavras-chave e o texto do anúncio correspondente.

Para que a conta permaneça flexível, uma estrutura de campanha especialmente adaptada à sua empresa é essencial. As empresas locais geralmente optam por apenas uma campanha com um a cinco grupos de anúncios.

As empresas maiores realizam uma “campanha geral” para termos gerais, uma “campanha de marca” para anunciar especificamente para sua própria marca e uma “campanha de ofertas” para ofertas especiais. Cada uma dessas campanhas contém de um a cinco grupos de anúncios.

As filiais com localizações mais distantes tendem a optar por campanhas regionais. Cada uma dessas campanhas contém de um a cinco grupos de anúncios com temas idênticos. A melhor forma de decidir qual estrutura de campanha faz sentido para sua empresa é em equipe. Por isso, é importante conhecer o Google Ads para empreendedores.

2 – Palavras-chave, pesquisa e seleção para sua campanha do Google Ads

O princípio do Google Ads baseia-se no fato de que os anunciantes são exibidos nas páginas de resultados de pesquisa do Google que correspondem às consultas de pesquisa dos usuários. A base para a entrega desse anúncio são as palavras-chave que o anunciante armazena no Google Ad System.

Se a consulta de pesquisa de um usuário do Google corresponder às palavras-chave nas campanhas do Google Ads, a palavra-chave mais adequada aciona a veiculação de um de seus anúncios. Você não pode ter sucesso com palavras-chave pouco específicas!

3 – Google Suggest – O sistema de sugestões na Pesquisa Google

Use ferramentas para pesquisa de palavras-chave! O Google ajuda você a encontrar palavras-chave precisas para suas campanhas do Google Ads. Preste atenção aos termos que o mecanismo de pesquisa no google te sugere ao inserir consultas de pesquisa por meio do preenchimento automático.

Essas sugestões são as pesquisas mais populares. Você pode usar todas as sugestões dessas listas que se ajustem muito bem à publicidade que está planejando como uma palavra-chave em suas campanhas do Google Ads.

No entanto, pesquisar com as listas de sugestões do Google pode ser entediante. É por isso que se estabeleceram ferramentas que tornam a pesquisa de palavras-chave mais conveniente. Eles são baseados nas listas de sugestões do Google, por isso são chamados de ferramentas de sugestão.

4 – Crie uma visão geral de palavras-chave e grupos de anúncios

Ao criar sua própria estrutura de campanha de conta, certifique-se de que cada palavra-chave apareça apenas uma vez em toda a estrutura. Se a estrutura da campanha for bem pensada, cada palavra-chave se ajusta exatamente a um grupo de anúncios!

5 – Evite as armadilhas da configuração da campanha do Google Ads

  • Sempre selecione “Rede de Pesquisa” para exibir anúncios de texto na Pesquisa do Google. O objetivo são as visitas ao site;
  • Dê à campanha do Google Ads um nome que todos possam entender;
  • Certifique-se de desmarcar Rede de Display do Google em Redes de publicidade;
  • Anuncie somente onde vale a pena para sua empresa; 
  • Em Orçamento, insira o valor máximo que você gostaria de gastar por dia nesta campanha do Google Ads. Calcule o orçamento diário com base no orçamento mensal planejado do Google Ads dividido por 30. Reserve um orçamento realista!
  • Escolha “cliques” para os lances de ponto. Ele é projetado para gerar o número máximo de cliques do orçamento diário.

Todos os outros pontos nas configurações da campanha podem ser deixados como predefinidos e no final da página clique em “Salvar e continuar”.

Aqui, também é interessante se informar sobre o que é cpa no Google Ads.

6 – Escreva textos de anúncios relevantes 

  • No primeiro título, use a principal palavra-chave do grupo de anúncios (até 30 caracteres). O segundo título do anúncio você usa para reforçar o título do anúncio;
  • O terceiro título nem sempre é usado pelo sistema do Google Ads. Portanto, está opcionalmente em uso. Adicione mais argumentos aqui. No entanto, seu anúncio também deve fazer sentido sem o conteúdo do terceiro título do anúncio. Ou seja, se apenas o primeiro e o segundo títulos de anúncio forem usados;
  • Nos dois campos de caminho exibidos (máx. 15 caracteres cada), você insere a palavra-chave principal do grupo de anúncios em um e um termo promocional no outro – por exemplo, a cidade em que o produto ou serviço é oferecido;
  • Descreva sua oferta de maneira convidativa e direta na primeira linha do texto, que tem até 90 caracteres. Formule dois benefícios para o cliente e um apelo à ação claro. Referências sazonais também funcionam aqui;
  • Depois de terminar o primeiro texto do anúncio, adicione mais dois textos do anúncio ao seu novo grupo de anúncios do Google Ads. Isso permite que o sistema do Google Ads determine o anúncio de melhor desempenho e use-o com mais frequência para sua publicidade. Portanto, há um teste A/B/C;
  • Faça um uso otimizado do número de caracteres nos textos do anúncio. Nunca escreva muito genérico — faça sem a linguagem clássica de vendas. Seja sempre específico, reforce com ofertas, divulgue os produtos e serviços; 
  • Depois de concluir o terceiro anúncio, o primeiro grupo de anúncios na nova campanha do Google Ads está concluído. Se tudo for feito corretamente, o anúncio começará agora de forma totalmente automática — e muito rapidamente, em alguns minutos!

Agora que você já sabe o que é Google Ads e como usá-lo, aproveite para acompanhar novos conteúdos em nosso HostGator! Lá, você pode saber mais sobre o tema, como ctr Google Ads o que é.

Esperamos ter ajudado a entender sobre esse tópico. Até a próxima!