Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Descubra o que é Link Juice e como essa estratégia pode melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

Se você não quer gastar dinheiro, mas deseja atrair mais visitantes para o seu site, precisa investir em uma boa estratégia de SEO. Mas fique tranquilo, isso não é um “bicho de sete cabeças” como parece, tanto que uma das técnicas que você pode usar é o Link Juice.

Vou explicar esse conceito com mais detalhes a seguir, mas o que você precisa saber agora é que o Link Juice nada mais é que aproveitar a autoridade de outros sites para impulsionar a sua relevância na internet. 🚀

Se ainda não ficou claro para você, continue aqui comigo que vou te explicar todos os pontos que tornam o Link Juice uma estratégia super importante para o seu negócio online. 😉

o que é link juice

De forma resumida posso te dizer que Link Juice se refere à parcela de autoridade que cada link transmite para a página de destino. Vamos usar um pouco da criatividade aqui.

Imagine que você tem um site e que toda sua autoridade, desenvolvida durante anos, seja uma espécie de “suco” dentro de uma jarra. Ao fazer algumas linkagens internas, você transmite automaticamente um pouquinho desse “suco” para outras páginas ou sites.

Por isso o nome de Link Juice, que em uma tradução literal seria algo como “Suco de Link”. De certa maneira podemos dizer que você está dando um pedaço do seu potencial de ranqueamento (ou Page Rank) para esses outros sites ou páginas.

Por outro lado, imagine grandes portais fazendo referência ao seu site através de links e passando um pouco do “suco” deles para a sua página, seria sensacional, não é?

Dessa forma você consegue “surfar” na autoridade desse outros portais e aumentar a sua relevância para os mecanismos de busca. Isto é o que chamamos de link building e é uma ótima forma do seu site ganhar mais autoridade.

Resumindo, quanto mais links com autoridade estiverem apontando para o seu site ou blog, mais o seu “suco” aumenta e, consequentemente, sua autoridade e relevância para o Google.

Colocar em prática as técnicas de Link Juice não é tão difícil, mas exige um pouco de atenção, já que você não pode aplicar qualquer link para ganhar relevância.

Hoje em dia os robôs dos mecanismos de busca (principalmente o Google) estão tão avançados que conseguem identificar se o link que você está indicando é bom ou não. 🙄

Não basta referenciar qualquer link, mas sim fornecer ao leitor do seu site ou artigo endereços de qualidade que estejam, de certa forma, relacionados ao tema da sua página e que complementam a experiência do usuário.

Por exemplo, se você tem um site com boa autoridade que fala sobre violões, não adianta nada querer linkar ao longo dele uma página que aborda assuntos relacionados a materiais de construção. Como os assuntos não conversam entre si, o Google consegue identificar essa ligação e você acaba não aproveitando o Link Juice do seu site.

O ideal é sempre usar links que agreguem na experiência final do seu visitante. Ainda com o exemplo anterior, imagine que seu site de violão agora indica um post no seu blog sobre “As melhores técnicas para tocar violão”. Agora, sim, esse post vai conseguir aproveitar melhor a autoridade que vai ganhar do seu site.

Você não precisa ser um especialista em SEO para aplicar as estratégias de Link Juice no seu site ou blog. Basta ter um pouco de paciência e ficar ligado nos pontos que eu vou mencionar agora, beleza?

Autoridade de domínio do site

A autoridade de domínio é uma métrica de 0 a 100 pontos, utilizada para classificar a autoridade e relevância de um domínio para o Google. 

De acordo com a empresa que desenvolveu a métrica, quanto maior a autoridade de um domínio, maiores as chances de posicionar seus conteúdos e publicações na primeira página dos mecanismos de pesquisa. Ou seja, quando falamos em Link Juice, quanto mais links com boa autoridade de domínio linkarem para você, melhor. 😉

A aplicação dos links também é um ponto que você deve levar em consideração, já que o ideal é que esses links fiquem no corpo do texto e não em barras laterais ou rodapés. É legal dar atenção também a outro fator, já que quanto mais no início da página um link estiver, mais Link Juice ele irá passar.

Observe as palavras-chave

Quem tem contato com SEO já sabe da importância das palavras-chave para uma boa estratégia de tráfego orgânico, e com Link Juice não seria diferente.

A grande sacada aqui é aproveitar as palavras-chave certas na hora de distribuir seu Link Juice. Ou seja, faça link building sobre os termos que você deseja ter mais relevância, mas fique atento para não parecer “chato” ou forçado demais no uso dessas palavras-chave. Tente sempre usar frases ou palavras que tenham ligação com o texto e/ou com link que você vai usar

Outra dica é evitar colocar seus links importantes em frases como “clique aqui” ou “saiba mais”, pois, apesar de você gerar um Link Juice, você não consegue comunicar com exatidão a ligação entre conteúdo, palavra-chave e link.

como funciona o link juice

Até aqui, você já deve ter entendido o que é e como funciona o Link Juice. Porém, tão importante quanto entender esse conceito é saber como essa estratégia impacta na relevância e autoridade do seu site. A seguir vou te mostrar três impactos que o Link Juice pode ter na autoridade das suas páginas na web.

Contexto e relevância para o domínio

Este é um dos tópicos mais importantes para você ficar por dentro quando o assunto é Link Juice, tanto que já trouxe ele anteriormente e vou mencionar de novo, para não esquecer.

Para criar uma boa estratégia de Link Juice, tanto o texto quanto o link a ser inserido devem ter ligação. Aqui vale lembrar do exemplo do site de violão que mencionei anteriormente.

O inverso também é realidade. Por exemplo, nada adianta você ter um site de violão e querer ter links inseridos em um grande site de cortinas para ter um pouco da autoridade dele. A dica aqui é conseguir parcerias com sites e portais que tenham ligação com seu tema, aí a sua estratégia de Link Juice vai funcionar. Vou falar mais sobre como conseguir links de qualidade mais adiante.

Transferência de autoridade

Quando falamos em link building, logo nos vêm à mente a estratégia de fechar parcerias com grandes portais e sites para que possamos fazer referência ao nosso site. Porém, uma estratégia que muitas vezes é ignorada é trabalhar o Link Juice interno.

A estratégia aqui (que você pode estar deixando de lado) é usar o potencial das suas páginas que já têm boa autoridade, para alavancar a relevância de outras.

Suponha que determinado post em seu blog tenha boa autoridade no Google. Porque não inserir links em palavras-chaves estratégicas ao longo do texto deste post para melhorar a relevância da sua página de produtos/serviço, por exemplo?

Assim, você consegue distribuir um pouco do “suco” desse post do blog com outras páginas importantes do seu site.

Poder de escolha

Uma página tem uma quantidade fixa e finita de Link Juice, por isso é bom escolher com atenção quais os links você quer dar mais autoridade. Pensando nisso, você pode usar o atributo “nofollow” para que os robôs do Google não sigam determinados links.

Exemplo, páginas como “Sobre nós” ou “Trabalhe conosco” geralmente não precisam ter grande autoridade, mas sempre estão presentes em grandes sites. O ideal é que esses links tenham o “nofollow” para que o Link Juice da página não seja dividido para eles, sobrando assim, mais “suco” para links mais importantes.

Neste ponto do texto você já deve ter percebido a importância do Link Juice nas estratégias de SEO do seu site. Por isso, a seguir vou te dar algumas dicas de como você pode começar a aplicar essa técnica em seu negócio. Vamos lá!

Tenha conteúdo de qualidade

Nenhuma estratégia de Link Juice vai funcionar se você não criar um conteúdo que seja legal para o seu público. Aqui, não importa se é apenas um site ou um blog, se o seu conteúdo não satisfaz o seu público-alvo pode ter certeza que eles não consumirão o seu produto ou serviço.

Produza conteúdos atraentes que solucionem alguma objeção que seu cliente ou leitor possa ter. Assim, ao consumirem o seu conteúdo terão a oportunidade de interagir com outros links.

Segmente seu público

Quando você tem um conteúdo bem segmentado, a chance das pessoas valorizarem seu trabalho e continuarem a consumir o que você tem a oferecer é imensamente maior. Por esse motivo é de extrema importância deixar seus conteúdos à disposição para quem realmente interessa. 

O Google enxerga isso com “bons olhos” e começa a entender que a sua autoridade nesse assunto é grande, melhorando assim o seu ranqueamento.

Pense no marketing digital

Divulgue o seu conteúdo ou site no maior número de canais possíveis. Assim você pode usar fóruns, redes sociais, vídeos e até mesmo anúncios pagos para impulsionar o seu conteúdo para mais pessoas, tornando assim seu site mais relevante.

Aproveite os guest posts

Tem uma frase que diz mais ou menos assim: “Se você quer chegar rápido, vá sozinho. Mas se você quer chegar longe, vá acompanhado.”

Por isso, fique sempre atento a oportunidades de fazer parcerias para a criação de guest posts. Essa é uma forma muito interessante (e barata) para trocar links entre sites que têm a mesma temática.

como obter link juice

Nada adianta entender os benefícios do Link Juice se você não tem as ferramentas certas para pôr em prática essa estratégia. Quer algumas dicas? Então confira a seguir:

ahrefs

A primeira ferramenta que quero apresentar é a ahrefs. Ela é muito boa para monitorar os backlinks da concorrência, e segundo a empresa ela analisa 4 bilhões de páginas a cada 24 horas. Legal né ?

CognitiveSEO 

O interessante dessa ferramenta é que ela tem uma interface super fácil de usar e ajuda a identificar e evitar possíveis penalidades que o Google possa dar ao seu site.

Majestic SEO

Além de ser uma das mais completas ferramentas de SEO, o Majestic SEO tem uma funcionalidade que pode ser útil, ajudando a analisar o contexto em que o link foi inserido.

SEM Rush

Por último, uma das mais famosas e “queridinhas” ferramentas de SEO. O SEM Rush tem a função principal de monitorar como anda a sua presença no mundo digital. Com ela, é possível identificar oportunidades de criação de conteúdo ou de linkagem que você pode aproveitar para ganhar mais relevância e autoridade no seu segmento ou assunto. Vale a pena dar uma olhada.

Conclusão

Bom, como você deve ter percebido o Link Juice é coisa séria e essencial principalmente para quem produz conteúdo na internet. Ele ajuda um site a se tornar referência no seu segmento oferecendo apenas o que há de mais “valioso” para os seus consumidores e futuros clientes, além de ser fundamental para quem quer otimizar seu ranqueamento.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje. Vou deixar a seguir os links de mais alguns textos que podem te ajudar na tarefa de melhorar o SEO do seu site.

Um abraço e até a próxima. 😉

Navegue por tópicos

    • Autoridade de domínio do site

    • Observe as palavras-chave

    • Contexto e relevância para o domínio

    • Transferência de autoridade

    • Poder de escolha

    • Tenha conteúdo de qualidade

    • Segmente seu público

    • Pense no marketing digital

    • Aproveite os guest posts

    • ahrefs

    • CognitiveSEO 

    • Majestic SEO

    • SEM Rush

  • Conclusão

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Amaro Regly

Apaixonado pelo Atlético Mineiro e Especialista em Marketing Digital .

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários