Mas afinal de contas, o que é Linux?
O Linux é um componente de um sistema operacional, mais especificamente, o Kernel.
O termo Kernel é amplamente utilizado dentro da área de tecnologia, e pode ser traduzido como núcleo.
Ele é a parte do sistema operacional responsável pela comunicação entre o hardware e o software, alocando recursos da máquina de acordo com a tarefa que o software exigir, como:
- Inicializar um game;
- Ouvir uma música no fone de ouvido;
- Utilizar uma aba do navegador.
Onde o kernel se encontra?
O Kernel está presente em qualquer sistema operacional, inclusive no Windows e MacOS, e também em outros sistemas mais específicos, como um servidor, smartphone ou até em máquinas industriais.
O que é popularmente chamado de Linux é um sistema operacional que utiliza o Kernel Linux.
O Linux é um kernel open source, que significa que todo o seu código está disponível para visualização, utilização e até modificação de acordo com a necessidade.
Ele foi criado pelo finlandês Linus Torvalds em 1991, inicialmente apenas como um projeto pessoal e sem pretensão alguma.
Quem utiliza o Linux?
O projeto cresceu tanto que hoje existe a Linux Foundation, organização sem fins lucrativos que visa fomentar o crescimento do Linux.
Grandes empresas como Google, Microsoft e Intel fazem parte da organização, ajudando o projeto financeiramente, e utilizam o Kernel em seus próprios projetos.
O Kernel Linux pode ser encontrado nos lugares mais variados possíveis.
A Microsoft possui uma ferramenta chamada WSL que permite rodar uma distribuição Linux diretamente do Windows, e a partir da segunda versão ele conta com um Kernel Linux completo.
O Google, além de utilizar Linux em seus servidores para manter a infraestrutura, também utiliza o Kernel Linux no seu principal sistema operacional, o Android, realizando as suas modificações necessárias.
O que é uma distribuição Linux?
Os sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux são chamados de distribuições Linux, ou distros na sua versão encurtada. Entre as mais famosas podemos citar:
A lista completa de distros disponíveis é gigante.
Qualquer um pode criar uma distribuição, já que o código fonte do kernel é distribuído de maneira gratuita.
Existem algumas que utilizam outra como base, como é o caso do próprio Ubuntu, que usa o Debian para a criação do seu sistema.
Além do Kernel, é necessário diversos outros pacotes para criar um sistema operacional.
Uma parte muito importante é a interface gráfica, que terá um contato direto com o usuário, exibindo todas as informações da melhor maneira possível.
Existem muitas interfaces disponíveis no mundo Linux, mas entre as mais famosas podemos encontrar:
- GNOME
- KDE
- Xfce
Existem interfaces focadas para pessoas que possuem um hardware fraco e precisam de algo simples, outras que focam na liberdade de customização, e outras em produtividade.
Não há nada mais pessoal no Linux do que escolher a sua interface preferida.
Lá no canal do Youtube temos uma versão em vídeo explicando detalhadamente o que é o Linux, e você pode conferir logo abaixo.