linux

Afinal, o que é Linux?

sexta-feira, 24 de julho de 2020 | Comentários

Escrito por

Para alguns pode parecer uma pergunta um pouco óbvia, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é Linux, ou tem uma visão um pouco errada sobre ele.

Muitas vezes o Linux é citado como um sistema operacional, assim como o MacOS e Windows, mas tecnicamente não é.

Mas afinal de contas, o que é Linux?

O Linux é um componente de um sistema operacional, mais especificamente, o Kernel.

O termo Kernel é amplamente utilizado dentro da área de tecnologia, e pode ser traduzido como núcleo.

Ele é a parte do sistema operacional responsável pela comunicação entre o hardware e o software, alocando recursos da máquina de acordo com a tarefa que o software exigir, como:

  • Inicializar um game;
  • Ouvir uma música no fone de ouvido;
  • Utilizar uma aba do navegador.

Onde o kernel se encontra?

O Kernel está presente em qualquer sistema operacional, inclusive no Windows e MacOS, e também em outros sistemas mais específicos, como um servidor, smartphone ou até em máquinas industriais.

O que é popularmente chamado de Linux é um sistema operacional que utiliza o Kernel Linux.

O Linux é um kernel open source, que significa que todo o seu código está disponível para visualização, utilização e até modificação de acordo com a necessidade.

Ele foi criado pelo finlandês Linus Torvalds em 1991, inicialmente apenas como um projeto pessoal e sem pretensão alguma.

Quem utiliza o Linux?

O projeto cresceu tanto que hoje existe a Linux Foundation, organização sem fins lucrativos que visa fomentar o crescimento do Linux.

Grandes empresas como Google, Microsoft e Intel fazem parte da organização, ajudando o projeto financeiramente, e utilizam o Kernel em seus próprios projetos.

O Kernel Linux pode ser encontrado nos lugares mais variados possíveis.

A Microsoft possui uma ferramenta chamada WSL que permite rodar uma distribuição Linux diretamente do Windows, e a partir da segunda versão ele conta com um Kernel Linux completo.

O Google, além de utilizar Linux em seus servidores para manter a infraestrutura, também utiliza o Kernel Linux no seu principal sistema operacional, o Android, realizando as suas modificações necessárias.

O que é uma distribuição Linux?

Os sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux são chamados de distribuições Linux, ou distros na sua versão encurtada. Entre as mais famosas podemos citar:

A lista completa de distros disponíveis é gigante.

Qualquer um pode criar uma distribuição, já que o código fonte do kernel é distribuído de maneira gratuita.

Existem algumas que utilizam outra como base, como é o caso do próprio Ubuntu, que usa o Debian para a criação do seu sistema.

Além do Kernel, é necessário diversos outros pacotes para criar um sistema operacional.

Uma parte muito importante é a interface gráfica, que terá um contato direto com o usuário, exibindo todas as informações da melhor maneira possível.

Existem muitas interfaces disponíveis no mundo Linux, mas entre as mais famosas podemos encontrar:

  • GNOME
  • KDE
  • Xfce

Existem interfaces focadas para pessoas que possuem um hardware fraco e precisam de algo simples, outras que focam na liberdade de customização, e outras em produtividade.

Não há nada mais pessoal no Linux do que escolher a sua interface preferida.

Lá no canal do Youtube temos uma versão em vídeo explicando detalhadamente o que é o Linux, e você pode conferir logo abaixo.


Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar