Saiba o que é um podcast, como funciona, para o que serve e como podem ajudar a sua empresa a ter mais público, além de ter um passo a passo para criar o seu.

Você sabia que o podcast está presente em nossas vidas há muito mais tempo do que imaginamos? Pois é! O primeiro agregador de podcasts e difusor do conteúdo em áudio surgiu em 2004 e veio para revolucionar o mercado. 

O podcast é muito parecido com o rádio, porém, com a diferença que o conteúdo é produzido sob demanda. Mesmo que o episódio do podcast tenha sido gravado no ano passado, ele sempre estará disponível para ser ouvido. 

A grande vantagem desse formato de conteúdo, é que ele acompanha a nossa rotina atribulada. Ou seja, podemos aproveitar aquele tempo no trânsito, na sala de espera do médico ou mesmo na viagem de ônibus, para ouvir o podcast de nossa preferência. 

Atualmente, são diversos os assuntos tratados em podcasts: entretenimento, informação, cultura, esportes, investimentos, marketing e muito mais.

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é e como fazer um podcast. Acompanhe!

O que é podcast?

O podcast nada mais é que um conteúdo gravado em áudio, que pode ser reproduzido em plataformas de streaming, como o Spotify, ou podem ser baixados da internet.

Geralmente um podcast é produzido em episódios que seguem um mesmo assunto ou abordagem. Eles podem ser: cultura nerd, notícias, esportes, marketing, investimentos e muito mais. 

A ferramenta tem um grande propósito educativo, já que os diversos produtores debatem temas atuais de nossa rotina e agregam conhecimento por meio de conteúdo. Os podcasts são gratuitos e você poderá ouvi-los a qualquer momento do dia.

Como os podcasts surgiram?

Há pouco tempo na internet, só se podia ouvir um conteúdo, se entrássemos nos sites dos produtores. Era toda uma programação para conseguir ouvir um podcast. Mas, com o surgimento dos agregadores de podcasts, essa rotina mudou. 

Em 2004, Adam Curry (ex-VJ da MTV), criou o agregador de podcasts. Com ele, era possível encontrar os diversos assuntos produzidos e divulgados na internet e que podiam ser ouvidos sempre que possível.

Assim, não precisava mais acessar o computador e o site dos produtores de conteúdo, para acompanhar um novo episódio. 

O termo “podcast” apareceu pela primeira vez no jornal The Guardian e são eles quem detém a autoria do termo. A palavra vem da junção de iPod (onde Pod tem o significado traduzido do inglês por sob demanda), com broadcast, que significa radiodifusão. 

No Brasil, o primeiro podcast surgiu em 2004 e era o Digital Minds, que não está mais no ar. Ao longo do tempo, o país seguiu produzindo conteúdo em formato de áudio e hoje os podcasts mais famosos são: NerdCast, Mamilos e Café da Manhã. 

Quais são as plataformas para ouvir podcasts?

Existem diversas formas de ouvir podcasts, sejam eles produzidos no Brasil ou em qualquer parte do mundo.

Uma delas, é por meio do site do produtor de conteúdo, que pode ser a própria página do podcast ou blog da empresa. 

Uma maneira mais fácil e preferida pelo público, é via plataformas de streaming como SoundCloud, Spotify e Deezer. Basta procurar pelo seu podcast e ouvir. Tem outra vantagem: você pode baixar o episódio e ouvir de forma offline, sem gastar seus dados móveis.

Mas, é importante que saiba, que esse tipo de conteúdo consome pouca banda. Então, se esqueceu de baixar um episódio, não se preocupe! 

Por último, outra forma de se ouvir seus podcasts preferidos, é por meio dos agregadores. Um dos mais famosos é o Podcast, nativo da Apple, onde você encontra todos os conteúdos que imaginar.

Outros agregadores famosos são: Google Podcasts, WeCast, Overcast, Podcast & Radio Addict. 

Razões para ouvir um podcast

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que o podcast pode ser um grande aliado seu, para se manter informado durante a sua rotina atribulada. Confira abaixo algumas boas razões para ouvir podcast. 

  1. São de graça

Você não tem custo para ouvir um episódio sobre qualquer tema na internet. Eles ficam disponíveis de graça, seja nos agregadores ou plataformas de streaming. Coisa boa, não é?

  1. Te ajuda a se manter informado

Com um fluxo cada vez mais intenso de informação, não conseguimos e nem temos a capacidade de acompanhar todas as novidades no país e no mundo. Tudo muda muito rápido e para não ficar de fora das principais coisas que acontecem por aí, o podcast pode te ajudar. 

Por meio dele, você tem acesso a milhares de produtores de conteúdo, que estão criando materiais de alta qualidade, com debates importantes sobre o que tem acontecido no mundo.

Assim, naquele seu trajeto de casa até a empresa, você pode se atualizar de tudo que perdeu nos últimos dias ou horas. 

  1. Você economiza tempo

Ao mesmo tempo que você está na academia, no trânsito, no ônibus ou seja onde for, você pode colocar para tocar mais um episódio do seu podcast. Dessa forma, você aproveita o tempo e se mantém informado.

Quem disse que não dá para fazer várias coisas ao mesmo tempo, não é mesmo?

  1. Podcasts são divertidos

Os podcasts são conversas, longas ou curtas, sobre diversos assuntos. Normalmente, não é só o produtor do conteúdo que fala. Ele pode trazer convidados para participar do programa e abordar o assunto daquele episódio de forma mais abrangente. 

Sendo assim, você passa a fazer parte da conversa e isso torna a absorção do conteúdo mais fácil, para até compartilhar depois com seus amigos e colegas de trabalho. 

Como fazer um podcast?

Está aí um modelo de conteúdo que não tem muita complicação, mas precisa ser feito certinho para ter bons resultados. Para fazer um podcast, você precisa:

  1. Ter um conteúdo original e relevante

Assim como em qualquer lugar da internet, nos podcasts também tem muita gente falando sobre tudo. Então, para que tenha sucesso, é preciso que fale de um tema relevante, com conteúdo original e que gere interesse no público. Você até pode repetir um assunto, mas analise qual será o seu diferencial.

  1. Planeje muito

Um podcast precisa ter continuidade e para isso você precisa se planejar. Pense nos assuntos dos episódios, no foco que quer dar aos temas, nos convidados e formas de engajar o público com o seu conteúdo. 

  1. Estude as ferramentas de edição e gravação de áudio

Conheça muito bem onde e como vai gravar seus episódios. Lembre-se que o seu principal meio de comunicação é via áudio e ele precisa ser de alta qualidade. Então, analise o local onde irá gravar, verifique os ruídos, ecos e a acústica do local. 

Também escolha a ferramenta ideal para a edição de áudio. Afinal, um podcast é gravado e você pode editar as partes que sobram, incluindo trilhas sonoras e efeitos para que o episódio fique mais dinâmico e divertido. 

  1. Escolha os canais de publicação e divulgação

Esse é um ponto bem importante, pois depois de produzido, você precisa publicar o seu podcast. Pode ser diretamente nas ferramentas de áudio, como o SoundCloud e Spotify. 

Depois de publicado, use as redes sociais e demais canais de contato com o seu público, para divulgar o episódio e aumentar o seu alcance. 

Por que sua empresa deveria ter um podcast?

O podcast é muito dinâmico e se dá bem com todos os públicos. Se a sua empresa é referência em um assunto, seria bem interessante criar um podcast e passar a compartilhar conhecimento com os seus clientes. 

Essa é uma chance não só de fidelizá-los, mas de conquistar novos leads e consumidores, afinal, todo mundo busca conhecimento por meio dos podcasts. Com isso, boas oportunidades podem surgir para a sua empresa. 

Com esse formato de conteúdo, você ganha mais autoridade em seu nicho, aumenta a credibilidade com clientes e mercado e ainda pode trazer estudos relacionados ao seu tema, que podem contribuir com milhares de pessoas em todo o mundo.

Como você viu, o podcast é uma ferramenta poderosíssima não só de produção de conteúdo informativo e de educação, mas também uma importante ferramenta de marketing digital.

Esperamos ter te ajudado a entender mais sobre o tema e como funciona um podcast. Até a próxima!