Descubra o que é press kit, sua importância e como ele pode ajudar sua marca a conquistar mídia espontânea e ampliar sua visibilidade.
Se você tem uma empresa e quer fazer com que os seus produtos e serviços cheguem a um grande número de possíveis consumidores de uma forma natural e sem ter que usar uma mídia paga, será necessário saber o que é press kit.
Esse termo, que traduzido para o português fica kit de imprensa, se refere a uma prática antiga que muitas empresas têm de enviar materiais para profissionais da imprensa a fim de divulgar informações da própria companhia ou de disseminar alguma novidade.
Com o advento das redes sociais, os press kits agora têm sido cada vez mais enviados também para os influenciadores digitais que têm um público fiel e qualificado e, portanto, são bons candidatos para disseminar os materiais que a organização quer divulgar para um grande número de pessoas.
Contudo, não basta apenas montar qualquer kit e enviar para os influencers e jornalistas e torcer para eles divulgarem a sua marca. É preciso traçar uma estratégia de divulgação para conseguir obter bons resultados com o envio desse material, caso contrário, a sua empresa só vai gastar dinheiro à toa. Portanto, continue a leitura para entender o que é press kit.
O que é press kit?
O press kit é um conjunto de materiais, geralmente elaborado por uma assessoria de imprensa, feito para gerar uma mídia espontânea para a marca.
Esse kit pode ser totalmente digital, nesse caso, ele fica na parte institucional ou de imprensa do site da empresa. Ao acessar essa página, é possível ter acesso a vários dados sobre a marca, como:
- História;
- Missão;
- Valores;
- Compromissos;
- Informações sobre os principais produtos e serviços;
- Fotos e vídeos relacionados à empresa;
- Informações de contato;
- Últimos releases divulgados pela companhia.
Ter um press kit digital é essencial para as empresas que buscam a mídia espontânea e que desejam facilitar o trabalho de jornalistas e de influenciadores digitais.
O objetivo de qualquer press kit, seja ele físico ou digital, é fazer com que os influenciadores e jornalistas divulguem os diferenciais da marca e os produtos ou serviços descritos naquele kit para a sua audiência. Em muitos casos, essa divulgação é feita de maneira gratuita pelos produtores de conteúdo e pela imprensa.
Press kit físico
Muito utilizado em lançamentos, costuma ser composto por um press release, que seria uma carta da empresa apresentando a marca e o produto ou serviço que está sendo divulgado. Na maioria dos casos, a assessoria de imprensa inclui nesse conjunto uma miniatura do produto ou um voucher para o serviço que está sendo lançado.
Também é comum encontrar em alguns kits objetos que remetem à marca ou ao produto que está sendo lançado. Por exemplo, uma marca de pó de café pode enviar no seu press kit uma amostra do produto que vai começar a comercializar juntamente com uma xícara.
Um simples objeto como esse pode passar a impressão de que a sua empresa se importa com a experiência de quem vai receber o kit, o que também pode contribuir para que o produtor de conteúdo se conecte mais com a sua marca.
Por que é importante ter um press kit?
Ter um bom press kit é uma forma eficaz e prática de divulgar a sua marca para uma audiência qualificada. Afinal, após investir muito tempo e dinheiro para desenvolver um produto ou serviço, você vai precisar conquistar um grande número de consumidores para conseguir obter um bom lucro, e o press kit pode contribuir para que isso aconteça.
Por isso, é fundamental saber o que é press kit e como montar um. Confira a seguir alguns benefícios que um kit de imprensa bem elaborado pode trazer para o seu negócio.
Facilitar o contato com jornalistas e influencers
Imagine que um jornalista ou um influenciador vai fazer um post indicando cinco pousadas em Arraial do Cabo- RJ, onde você tem um estabelecimento desse tipo. Essa pessoa lembra de ter frequentado a sua pousada há alguns anos e deseja mencioná-la na publicação.
No entanto, no site da sua pousada não há espaço para a imprensa e muito menos informações e fotografias atualizadas e em boa resolução do seu estabelecimento. Como o produtor de conteúdo precisa publicar esse post em breve, ele não vai ter tempo de entrar em contato com a sua hospedaria, portanto, ele decide deixar a sua pousada fora da publicação.
Sendo assim, ao não ter um press kit, a sua pousada perdeu a chance de ter uma mídia espontânea, que poderia resultar em mais reservas. Logo, se você não quer perder oportunidades como essa, precisa ter um conjunto de materiais para imprensa bem estruturado.
Aumentar as chances de ter seus produtos divulgados
Quem está lançando um produto pode se beneficiar muito ao enviar um press kit físico para um influenciador ou jornalista. Isso porque, ao receber em casa ou no trabalho uma caixa contendo o seu produto e, em alguns casos, um mimo, essa pessoa vai se sentir feliz por ter tido o seu trabalho reconhecido e curioso para testar aquele item.
Portanto, esse cuidado e atenção que a empresa teve ao enviar o kit de imprensa diretamente ao produtor de conteúdo vai fazer com que ele queira retribuir o gesto divulgando a mercadoria recebida para a audiência dele.
Garantia de veiculação de informações corretas
Quem não quer ver informações falsas ou incorretas sobre a sua marca circulando pela mídia, deve elaborar um kit de empresa bem estruturado e deixá-lo em um local fácil de ser encontrado no site da empresa.
Dessa forma, sempre que um jornalista ou influenciador dor pesquisar algum dado sobre o seu negócio, ele vai poder checar na fonte oficial, e não vai depender do relato de terceiros, que nem sempre estão corretos.
Elementos de um press kit
Agora que você já sabe o que é press kit, confira a seguir quais elementos não podem faltar nesse conjunto de materiais.
Sobre a marca
Conte a história da sua marca, de uma maneira clara e concisa, para que as pessoas possam conhecer a trajetória da empresa. Informe também quais são os valores e qual é a missão da sua marca, pois isso pode contribuir para gerar uma conexão entre o jornalista ou influenciador com o seu negócio.
Biografia da equipe
Faça uma breve biografia do fundador da empresa, pois isso ajuda a humanizar a companhia e a aproximá-la do público em geral.
Caso o press kit esteja sendo elaborado para divulgar um produto, escreva uma pequena biografia dos principais responsáveis pelo desenvolvimento daquele item, evidenciando, se possível, a formação acadêmica e experiência desses profissionais, para dar mais credibilidade ao que está sendo lançado.
A biografia da equipe é ainda mais importante se a empresa estiver promovendo um serviço no qual precisa haver um contato intenso entre o cliente e o profissional. Isso porque, para contratar esse serviço, o consumidor vai precisar sentir confiança e se identificar com a pessoa responsável por executar aquele trabalho.
Produtos e serviços
No press kit deve haver informações detalhadas sobre os produtos ou serviços da marca, para que o jornalista ou influenciador que for fazer a divulgação tenha acesso fácil aos principais dados sobre aquele item e possa embasar as suas opiniões em fatos.
Se você estiver elaborando um press kit físico, considere enviar uma amostra do produto, para que a pessoa possa experimentar aquele item e fornecer uma opinião mais pessoal sobre ele.
Informações de contato
Mesmo que a sua apresentação à imprensa seja bem detalhada, sempre pode surgir alguma dúvida, por isso, deixe em um local visível no seu site o e-mail ou telefone de contato da sua assessoria de imprensa.
Caso você esteja preparando um kit físico, coloque no final do release as informações de contato da sua empresa, para facilitar a comunicação entre o jornalista e os responsáveis pela assessoria de imprensa do seu negócio.
Fotos e logos
Sempre disponibilize fotos profissionais e de alta resolução no seu press kit, pois, dessa forma, os jornalistas e influenciadores digitais vão conseguir ter uma visão mais ampla sobre o trabalho da sua companhia, e vão divulgar para o público deles as imagens já aprovadas pela sua equipe.
Entre essas fotos deve constar algumas fotografias do produto ou do serviço sendo executado, imagens do logo da marca e algumas fotos da equipe.
Quem tem um estabelecimento como hotel ou pousada deve disponibilizar fotografias de todas as áreas comuns, da fachada e de alguns quartos.
Releases e materiais recentes
Na área de imprensa do site, é importante disponibilizar os releases mais recentes, para que os jornalistas possam consultá-los, caso tenham alguma dúvida.
Além disso, também é interessante disponibilizar um espaço para mostrar todas as menções à marca na imprensa.
Como divulgar um press kit?
Antes de começar a divulgar qualquer material, é fundamental estudar muito bem o seu público-alvo e procurar jornalistas e influenciadores que sejam do mesmo nicho que o da sua empresa.
Por exemplo, quem busca mídia espontânea para um restaurante deve procurar jornalistas que escrevem sobre gastronomia e influencers que fazem reviews desse tipo de estabelecimento.
Caso o seu press kit seja apenas digital, ele deve ser enviado para o e-mail dos influencers e jornalistas selecionados. Além disso, é importante deixar esse material disponível para download no site da sua empresa.
Contudo, se o kit físico, você pode enviá-lo para a redação na qual o jornalista trabalha e, no caso dos influencers, para as caixas postais que eles disponibilizam.
Outra opção é entrar em contato diretamente com uma agência de influenciadores e pedir para indicarem quais produtores de conteúdo podem se interessar pela sua marca e produtos, e enviar os kits para os endereços fornecidos.
Conclusão
Saber o que é press kit é essencial para quem deseja ter uma marca reconhecida e quer ver jornalistas e influenciadores divulgando os seus produtos de maneira espontânea. Portanto, use as dicas deste artigo para criar um press kit bem estruturado para a sua empresa e envie esse material para os influenciadores e jornalistas do seu nicho.
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