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Confira aqui quanto você deve cobrar por um site caso trabalhe com projetos do gênero, considerando trabalho e outros elementos.

Você é um freelancer que trabalha com o desenvolvimento de páginas da web? Então talvez tenha dúvidas sobre quanto cobrar por um site.

Há vários fatores podem influenciar na precificação. Aqui, podemos mencionar o tipo de site solicitado pelo cliente, uso de serviços terceirizados e até o custo de vida do profissional.

Além disso, você precisa levar em consideração o seu nível de capacitação. Suas habilidades também entram em conta na hora de definir um preço para o projeto. Sendo assim, continue a leitura para descobrir quanto cobrar por um site

Quanto cobrar por um site que você criou?

O trabalho para desenvolver um site vai variar conforme a complexidade do projeto. Por exemplo, criar uma landing page costuma ser muito mais fácil do que fazer um site de e-commerce do zero.

O nível de personalização exigido pelo cliente também pode influenciar nesse preço. Quanto mais personalizado for o site, mais tempo o profissional vai precisar para finalizá-lo.

Outros fatores que não estão diretamente relacionados ao projeto, como conta de luz e internet, também devem ser considerados no momento de fazer esse cálculo. 

Quer descobrir como definir um valor para esse tipo de serviço? Confira a seguir os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de estipular quanto cobrar por um site. 

Calcule o valor do seu trabalho

O primeiro passo para quem quer descobrir como fazer esse cálculo é considerar o seu custo de vida. Ou seja, quanto você gasta por mês com aluguel, alimentação, transporte, vestuário, saúde e lazer.

Imagine que o seu custo de vida médio mensal é de R$ 5 mil. Nesse caso, será necessário calcular quanto você precisa ganhar por hora para atingir esse montante. Por exemplo, o valor da hora de quem trabalha oito horas diárias durante 22 dias no mês será de R$ 28,40.

Após descobrir quanto custa a sua hora de trabalho, você terá uma base para calcular o valor do projeto considerando as horas que precisará para concluí-lo. Contudo, ainda assim será necessário levar outros fatores em consideração, como:

  • Custo das ferramentas utilizadas na execução do projeto;
  • Tipo de site;
  • Seu portfólio;
  • Complexidade do projeto;
  • Valor médio para esse tipo de trabalho na sua região. 

Considere os dias de trabalho 

Alguns projetos levam pouco tempo para ficarem prontos, já outros podem se estender por dias ou semanas. Quanto mais demorado for o trabalho, maior deverá ser o valor da criação do site.

Contudo, na hora de calcular os dias de trabalho, você deve decidir se vai trabalhar em um projeto por vez ou se vai executar diferentes serviços de maneira simultânea. 

Caso você opte pela primeira opção, certamente vai conseguir entregar o site pronto de maneira mais rápida. No entanto, só vai conseguir atender um cliente por vez, o que pode comprometer os seus ganhos no final do mês.

Sendo assim, é importante definir os dias de trabalho conforme o nível de complexibilidade e de exigência do projeto. Observe também a quantidade de trabalhos que você vai executar de forma paralela.

Complexidade do projeto

Quem trabalha com desenvolvimento sabe que existem vários tipos de sites, como landing pages, hotsites, sites institucionais, blogs e e-commerces. Cada um deles possui características distintas que vão demandar um tempo de trabalho diferente.

Seu clente solicitou a criação de um site com muitas páginas e com um e-commerce, por exemplo? Então o tempo para a execução desse projeto e a complexidade dele precisam ser considerados na hora de precificar o trabalho.

Outro fator que deve ser considerado no momento da precificação é se o cliente solicitou um site responsivo ou não. Esse tipo de página é caracterizada por se adaptar automaticamente a telas de diferentes dispositivos, como notebooks, celulares e tablets. As páginas responsivas oferecem uma experiência melhor para os usuários, por isso, é sempre interessante optar por sites com essa característica. 

No entanto, para fazer um site responsivo é necessário inserir alguns comandos a mais no código do site. Portanto, isso também deve ser levado em consideração na hora de calcular o valor do projeto. 

Ferramentas e plataformas utilizadas na execução do projeto

Para criar um site, especialmente se for do zero, o profissional vai precisar usar algumas ferramentas e plataformas específicas. Esse custo deverá ser incluído no preço final do projeto.

Algumas dessas ferramentas são o CMS ou construtor de sites, plug-ins específicos e recursos de segurança avançados. 

Avalie a sua capacitação

Você também deve considerar o seu nível de capacitação na hora de precificar esse tipo de projeto. Se você tem diploma universitário ou certificados de outros cursos, considere o valor e o tempo investidos neles ao calcular o valor do trabalho. 

Geralmente, quanto maior for a capacitação da pessoa, maior será o valor que ela poderá cobrar para criar um site.

Avalie a sua experiência 

Quem tem um portfólio com muitos projetos bem-sucedidos pode usar isso para tentar cobrar um valor um pouco mais alto. Assim como ocorre em outras áreas, no setor de criação de sites os profissionais mais experientes têm mais chances de conseguirem ganhar mais pelo trabalho realizado

Sendo assim, liste todos os seus projetos e coloque-os em um portfólio. Depois, envie para o cliente com a sua proposta para comprovar a sua experiência.

Está em busca do seu primeiro trabalho como desenvolvedor freelancer? Então aposte na criação de projetos pessoais ou fictícios para criar um portfólio mais atraente. 

Inclua o preço de fornecedores terceirizados

Em muitos casos, a criação de um site envolve o trabalho de profissionais como designers, redatores, analistas de SEO e desenvolvedores. Portanto, provavelmente você vai ter que terceirizar alguns serviços para conseguir entregar o site pronto para o seu cliente.

Isso significa que você terá que incluir o valor do trabalho dos profissionais contratados para o projeto no seu preço final. Caso contrário, você provavelmente vai ter prejuízo.

O ideal é fazer a cotação dos valores cobrados pelos profissionais antes de calcular e passar o valor do projeto para o cliente final. Tente fazer parcerias com profissionais qualificados e responsáveis. Dessa forma, será possível entregar um bom trabalho, e você terá acesso rápido a essas pessoas sempre que um novo projeto surgir. 

Analise a média do mercado

Na hora de precificar qualquer tipo de serviço é fundamental considerar a média de preço praticada pelo mercado. Sendo assim, pesquise quanto os outros desenvolvedores freelancers e agências da sua região cobram para executar esse tipo de trabalho. 

Após coletar esses dados, você saberá se o valor que deseja cobrar está dentro da média do que é praticado pelos seus concorrentes. Caso o seu preço esteja muito acima dessa média, pode ser mais difícil fechar um contrato.

No entanto, se o valor que você deseja cobrar estiver muito abaixo do que é praticado pelo mercado, os clientes podem ver o seu trabalho com desconfiança. Isso também pode ser um impeditivo para você fechar bons negócios. 

Considere os valores de hospedagem e domínio 

Para criar um site é necessário contratar um serviço de hospedagem, como o da HostGator, e também adquirir um domínio para aquela página. Tudo isso tem um custo, que deve ser colocado no valor final que será cobrado do cliente. 

Existem diferentes opções de domínio para os sites, como o .com e o .shop. Cada um deles possui um valor específico. Na hora de escolher o domínio, além do preço, também é preciso considerar a confiança que ele passa para o usuário.

Por exemplo, os sites com domínio .com costumam passar mais credibilidade para as pessoas, o que pode aumentar o número de acessos da página. Sendo assim, analise bem o público-alvo do seu cliente e considere o objetivo do site que está sendo construído na hora de definir qual domínio usar.

Assim como há várias opções de domínio, também existem diferentes tipos de pacotes de hospedagem. Isso vai variar de acordo com cada um deles são os recursos oferecidos. Por exemplo, alguns planos oferecem hospedagem para apenas um domínio. Já outros são capazes de hospedar um número ilimitado de sites e domínios. 

Outras diferenças importantes entre os pacotes são:

  • Capacidade de armazenamento;
  • Performance das páginas;
  • Recursos de monitoramento de spam e malwares.

Além desses recursos, os planos de hospedagem da HostGator ainda oferecem certificado SSL e CDN gratuitos, contas de e-mail ilimitadas e criação facilitada de sites, blogs e lojas. Sendo assim, analise todos os nossos planos e escolha o que for melhor para você e para o seu cliente.

Conclusão 

Após analisar cada um dos fatores apontados neste artigo, você poderá chegar a um valor justo e condizente com o seu nível de experiência e estilo de vida para cobrar por um projeto de criação de sites.

Saber quanto cobrar por um site é fundamental para os profissionais que desejam fazer carreira no ramo de desenvolvimento e que querem ser cada vez mais reconhecidos pelo mercado. Se esse é o seu caso, continue no blog da HostGator e confira todos os conteúdos feitos especialmente para os desenvolvedores.  

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    • Calcule o valor do seu trabalho

    • Considere os dias de trabalho 

    • Complexidade do projeto

    • Ferramentas e plataformas utilizadas na execução do projeto

    • Avalie a sua capacitação

    • Avalie a sua experiência 

    • Inclua o preço de fornecedores terceirizados

    • Analise a média do mercado

    • Considere os valores de hospedagem e domínio 

  • Conclusão 

Tags:

  • Criador de Sites

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

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