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Você sabe o que é segmentação de mercado, por que ela é essencial para empresas de todos os portes e como fazê-la de forma eficiente? Saiba mais aqui.

Você sabe o que é segmentação de mercado? Quem é empresário ou pretende abrir um negócio precisa entender esse conceito, pois ele é o primeiro passo para uma estratégia clara e bem definida.

A segmentação de mercado se refere ao processo de criar grupos de públicos-alvo com interesses, comportamentos, preferências, hábitos ou características em comum. Ao invés de desenvolver estratégias visando atingir a todos, com ela é possível adotar ações direcionadas, aumentando as chances de obter êxito.

Essa ferramenta permite definir, entender e atender melhor o público-alvo. Além disso, facilita na personalização de campanhas, uma vez que são baseadas em quem se deseja atingir de fato.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é segmentação de mercado. Abordaremos sua importância, os tipos e principais métodos para realizá-la. Daremos dicas práticas para você realizar essa estratégia na sua empresa e os benefícios que ela pode oferecer.

Boa leitura!

O que é segmentação de mercado?

Você já pensou que poderia ser possível quantificar o comportamento humano? Sendo assim o lançamento e atualização de produtos ou serviços acaba sendo muito mais assertivo. Isso é o que chamamos segmentação de mercado.

Sendo assim, podemos afirmar que a segmentação de marcado pode ser definida como a divisão de um universo de consumidores em diferentes partes ou porções.

Segmentação de mercado

Qual a importância da segmentação de mercado para o posicionamento de um negócio?

Ao compreender os perfis distintos de clientes de uma empresa, é possível desenvolver estratégias de produtos, vendas e marketing mais eficientes e que vão suprir suas necessidades.

Isso porque a segmentação permite entender mais a fundo os consumidores e se posicionar de forma mais direcionada.

Imagine que você vende roupas para o público jovem. Criar comunicações genéricas, visando atingir também idosos, não surtiria o efeito desejado e faria despender um custo desnecessário.

Logo, a segmentação de mercado permite entender e direcionar melhor as ações para quem realmente tem intenção de adquirir seus produtos ou serviços.

Quais os tipos de segmentação de mercado existentes?

Agora que já entendermos o que é segmentação de mercado e sua importância, é hora de descobrir seus tipos.

Existem 4 principais tipos de segmentação de mercado:

1. Geográfica

Divide as pessoas com base onde estão localizadas fisicamente. Empresas que vendem lareiras ecológicas, por exemplo, podem segmentar suas ações para regiões onde há frio, ao invés de abranger os locais em que o calor está presente o ano todo.

2. Demográfica

Essa segmentação de mercado geralmente divide a população com base em diversas variáveis, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Renda familiar;
  • Ocupação;
  • Nacionalidade.

3. Comportamental

Divide a população de acordo com seu comportamento, uso e padrão de tomada de decisão. Pessoas que possuem um estilo de vida mais saudável, por exemplo, costumam ser o foco de empresas que vendem alimentos orgânicos.

4. Psicográfica

Utiliza o estilo de vida das pessoas, seus interesses, suas atividades e opiniões como forma de segmentação. 

O que difere do tipo comportamental é que ele justamente leva em consideração os aspectos psicológicos que levam o consumidor a efetuar uma compra.

Quais os métodos de segmentação de mercado que podem ser utilizados?

Para que a segmentação de mercado ocorra, é importante obter uma série de informações. Logo, a empresa precisa realizar pesquisas profundas para conhecer os públicos e, assim, separá-los em grupos.

Os principais métodos utilizados para realizar esse trabalho são:

Pesquisa de mercado

Permite entender quem são os consumidores, como se comportam e se relacionam com as marcas.

Através desse método, é possível saber o que fazer para divulgar seus produtos, se são de fato interessantes para o público-alvo e, se necessário, modificar o posicionamento e o processo de comunicação.

Posicionamento por diferenciação

Sabendo que as pessoas se comportam de forma distinta, de acordo com variáveis como escolaridade e classe econômica, é preciso posicionar e adaptar a empresa para atender aos anseios específicos dos públicos que se deseja atingir.

Definição do público-alvo

É importante entender para quem a empresa deseja vender antes de desenvolver qualquer campanha de marketing. Sabendo disso, comece a direcionar seus esforços para quem está mais propenso a adquirir seu produto ou serviço.

Como fazer uma segmentação de mercado eficiente?

Confira 8 dicas para que você consiga segmentar seu público, fazendo, assim, com que o negócio cresça e se especialize ainda mais no seu nicho:

  1. Faça pesquisas preliminares, a fim de conhecer melhor os seus clientes e suas preferências. Alguns dados podem ser obtidos através do Google Analytics, pois demonstra o perfil de quem mais acessa seu site;
  2. Determine critérios de segmentação do seu público-alvo, como dados demográficos ou comportamentais;
  3. Planeje a estrutura do estudo, misturando questões demográficas, psicográficas e comportamentais, além de perguntas quantificáveis;
  4. Crie seus segmentos de clientes, após análise precisa das respostas obtidas no estudo;
  5. Foque no público identificado, criando campanhas direcionadas para atrair sua atenção;
  6. Analise suas necessidades, para que o que você vende consiga as suprir;
  7. Implemente testes e repetições com seus segmentos, avaliando se eles estão de acordo e, se necessário, utilizando novos critérios para criá-los;
  8. Realize ajustes constantemente, de acordo com as tendências de mercado, a concorrência e as mudanças de gostos e desejos dos seus públicos – o que pode ser obtido através de uma estratégia conhecida como benchmarking
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Principais vantagens da segmentação de mercado para um negócio

A segmentação de mercado é uma ação estratégica importante para qualquer tipo de empresa. Conheça os benefícios mais importantes que ela oferece:

Entendimento do público

Através da segmentação, é possível conhecer mais à fundo as características e os comportamentos das pessoas que se deseja atingir. Isso permite criar campanhas cada vez mais assertivas, uma vez que elas passam a falar aquilo que as pessoas de fato desejam ouvir.

Retenção e fidelização de clientes

Essa estratégia permite ajustar os produtos ou serviços às necessidades dos clientes, fazendo com que aumente a sua confiança com a marca. Com isso, elas se tornam mais propensas a retornar, uma vez que vão vincular a empresa à redução das suas dores.

Otimização dos recursos

Por serem mais estruturadas e terem focos definidos de atuação, as campanhas segmentadas tendem a ter custos menores. Além do mais, ao conhecer o público-alvo e onde encontrá-lo, a equipe de marketing consegue alocar os recursos de campanhas com mais eficácia.

Diminuição do tempo de venda

Se os produtos estão sendo divulgados para as pessoas certas, o trabalho dos vendedores se torna mais fácil e rápido. Afinal, não será preciso realizar grandes ações para convencê-los a contratar a empresa.

Assertividade nas campanhas

Planejamento de marketing generalistas costumam não trazer resultados práticos, pois são pensados para todos os públicos – incluindo aqueles que não necessitam da sua empresa. Em contrapartida, uma campanha segmentada se relaciona com as pessoas certas, elevando as chances de resultar em vendas.

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  • Qual a importância da segmentação de mercado para o posicionamento de um negócio?

  • Quais os tipos de segmentação de mercado existentes?

    • 1. Geográfica

    • 2. Demográfica

    • 3. Comportamental

    • 4. Psicográfica

  • Quais os métodos de segmentação de mercado que podem ser utilizados?

    • Pesquisa de mercado

    • Posicionamento por diferenciação

    • Definição do público-alvo

  • Como fazer uma segmentação de mercado eficiente?

  • Principais vantagens da segmentação de mercado para um negócio

    • Entendimento do público

    • Retenção e fidelização de clientes

    • Otimização dos recursos

    • Diminuição do tempo de venda

    • Assertividade nas campanhas

Tags:

    Douglas Vieira

    Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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