Otimização Joomla

5 dicas práticas para instalação e otimização do seu site Joomla

quarta-feira, 12 de maio de 2010 | Comentários

Escrito por

Atualizado em 02/04/2014 – Por: HostGator Brasil

Sistema premiado de gerenciamento de conteúdo (CMS), o Joomla permite a construção de sites e aplicações online. A facilidade de uso e a capacidade de customização e extensão (existem extensões de módulos, componentes, templates, traduções etc.), permitem que o software figure entre os mais populares do segmento.

Utilizado para o desenvolvimento de sites corporativos, lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, além de uma série de outros formatos, possui versões em mais de 60 idiomas.

O Joomla não é considerado um CMS “pesado”. No entanto – como os demais sistemas de gerenciamento de conteúdo – se não receber manutenção e otimização regular pode tornar-se lento e gerar sobrecarga no servidor.

Para auxiliar na manutenção da sua hospedagem Joomla, algumas dicas práticas que permitem uma melhoria significativa no desempenho.

5 dicas práticas para fazer a otimização do seu Joomla

Para evitar o alto uso de recursos da CPU – uma dificuldade comum principalmente em sites hospedados em servidores compartilhados – reunimos algumas dicas de otimização que podem melhorar significativamente o desempenho geral de um site. Confira:

  1. Habilite um mecanismo de cache para Joomla: mantendo o cache ativado em todos os momentos é possível diminuir consideravelmente o processamento do site no servidor.
  2. Escolha um template leve e limpo: muitos templates parecem ótimos quando analisamos apenas o ponto de vista estético. No entanto, podem carregar dezenas de imagens a cada requisição de página, comprometendo o carregamento do site e gerando sobrecarga no servidor.
  3. Remova componentes, módulos e plugins desnecessários: faça uma verificação periódica no site e analise se utiliza e/ou precisa de todos os componentes, módulos e plugins instalados. O ideal é que remova todos aqueles considerados desnecessários ou que não estão em uso.
  4. Evite componentes de estatísticas: para obter informações sobre os usuários do seu site, utilize o Awstats (presente no cPanel) ou o Google Analytics.
  5. Adicione Captcha/reCaptcha: como os formulários do Joomla não possuem Captcha por padrão, o ideal é que você adicione plugins para habilitar esta opção, evitando que seu site sofra ataques.

Para ir um pouco mais além neste aspecto da otimização, a dica é conferir o Guia para otimizar seu site Joomla disponível na FAQ da HostGator. Além dos temas abordados nesse post, no artigo você vai encontrar informações sobre a compactação Gzip, além de dicas específicas para quem utiliza fóruns.

Então, preparado para otimizar seu site em Joomla? Caso tenha outras dúvidas, compartilhe conosco no espaço para comentários.

Você também vai encontrar uma série de informações úteis para gerenciar sua hospedagem Joomla na Base de Conhecimento e no Lab da HostGator.

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar