Você quais são as principais funcionalidades do Protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol).

O protocolo imap é utilizado para enviar e receber e-mail. Se você, assim como a maioria da população empregada, envia muitos e-mails como parte da rotina de trabalho, é interessante conhecer formas de aprimorar essa ferramenta. 

Quando é necessário configurar uma conta de e-mail, uma das perguntas que o suporte pode fazer é “qual protocolo gostaria de usar: POP ou IMAP?” Essa escolha gera impacto na experiência de envio, recebimento e uso de mensagens de e-mail. Embora o POP seja mais popular, o IMAP é a escolha certa para a maioria das pessoas. 

Uma pesquisa realizada pela Statisa comprovou a popularidade do email: em 2019, o número de pessoas que possuem contas de email no mundo inteiro atingiu a marca de 3,9 bilhões. A mesma pesquisa revelou que esse número pode chegar a 4,48 bilhões em 2024. 

É exatamente por isso que é tão importante que você saiba um pouco sobre o funcionamento do protocolo imap. Neste artigo, você conhecerá mais sobre o protocolo imap, diferença entre protocolo pop e imap e suas principais vantagens.

O que é Protocolo IMAP?

Como você já sabe, as mensagens de e-mails são armazenadas em servidores. O Internet Message Access Protocol (IMAP) é o protocolo usado para conectar o servidor de e-mails (onde as mensagens são armazenadas) ao software cliente. De modo geral, ele possibilita que o usuário acesse a caixa de entrada de qualquer lugar do mundo.

Isso é possível pois, ao acessar a caixa de entrada, o software cliente se conecta ao servidor, que por sua vez, conecta o usuário às mensagens armazenadas ali. Na prática, ao ler uma mensagem de e-mail por meio do protocolo imap, o usuário não está fazendo o download dela ou a armazenando no computador.

O que acontece é que o usuário lê a mensagem diretamente no servidor. Os anexos não são baixados, o que permite que as mensagens sejam lidas em qualquer dispositivo. E o melhor de tudo? Com agilidade!

A diferença entre protocolo imap e pop3 é que o primeiro armazena os e-mails no servidor cliente e, para fazer o download, você precisa clicar em uma mensagem. Se você quer que os e-mails e anexos sejam armazenados no servidor cliente, use o IMAP.  Essa comunicação é feita por meio do protocolo TCP/IP. 

Além disso, todas as mensagens do imap são controladas por uma espécie de bandeira, responsável por sinalizar e controlar os status – que permanecem os mesmos em todos os dispositivos que acessam a conta. Elas podem ter os seguintes status:

  • seen: mensagem lida;
  • answered: e-mail respondido;
  • flagged: mensagem marcada para acompanhamento;
  • deleted: e-mail marcado para remoção;
  • draft: armazenada na pasta de rascunhos;
  • recent: mensagem recebida recentemente.

O POP, por sua, vez, faz um caminho diferente. Igualmente ao IMAP, ele entra em contato com o servidor cliente. Ao contrário do IMAP, o POP faz o download de todas as novas mensagens num único dispositivo e, em seguida, as exclui do servidor. Então, se você lê seus e-mails num único lugar e quer que as mensagens sejam excluídas após essa leitura, use o POP.

Por padrão, o protocolo IMAP utiliza a porta 143 na transferência simples de mensagens ou 993 em conexões criptografadas via SSL. A utilização dessa porta é recomendada para evitar o alto volume de mensagens de spam.

Como funciona o Protocolo IMAP?

A maneira mais fácil de entender como funciona o IMAP é pensar nele como um intermediário entre o cliente de e-mail e o servidor de e-mail. Ao utilizar o protocolo imap, as mensagens enviadas por e-mail permanecerão no servidor – a menos que sejam excluídas por você. 

Agora que você já entendeu melhor o que é protocolo imap, chegou o momento de explicar seu funcionamento. Para isso, vamos supor que você utiliza Microsoft Outlook como gerenciador de emails. 

Quando você acessa o cliente de email, neste caso o Outlook, para enviar seus emails diários, ele entra em contato com o servidor de email por meio do protocolo imap. Os cabeçalhos de todas as suas mensagens de e-mail são exibidos. Se você optar por ler uma mensagem, ela é baixada rapidamente para que você possa vê-la – os e-mails não são baixados a menos que você precise abri-los.

O padrão básico IMAP permite extensões para o protocolo e comandos individuais, as principais você pode conferir abaixo: 

  • O IDLE permite notificações em tempo real de e-mail recebido;
  • O SORT classifica as mensagens no servidor para que o programa de e-mail possa buscar determinadas mensagens sem fazer o download de todas;
  • THREAD permite que os clientes de e-mail recuperem mensagens relacionadas sem baixar todos os e-mails em uma pasta;
  • CHILDREN implementa uma hierarquia de pastas;
  • ACL especifica direitos para usuários individuais em cada pasta IMAP.

Também é importante ressaltar que o protocolo IMAP sincroniza todos os dispositivos com o servidor principal. Então, se você utiliza três dispositivos móveis para acessar a mesma caixa de entrada de e-mails, ela será sincronizada com todos os dispositivos. 

Vantagens do Protocolo IMAP

A principal vantagem em utilizar o protocolo imap é a possibilidade de acessar mensagens de forma remota por meio de dispositivos móveis. Além disso, ele apenas baixa uma mensagem quando você clica nela. Como resultado, você não precisa esperar o download de todas as suas novas mensagens do servidor para poder lê-las. 

O protocolo também permite que você opere algumas funcionalidades, como por exemplo acessar e recuperar e-mail do servidor remoto e definir sinalizadores de mensagem. Também é possível gerenciar várias caixas de correio, ou seja, o usuário pode gerenciar e transferir mensagens de uma caixa de correio para outra e organizá-las em várias categorias.

O protocolo imap permite que você organize os emails e faça buscas de conteúdo. Como resultado, você pode verificar suas mensagens com muito mais rapidez e ter maior controle sobre quais anexos são abertos. Por fim, o IMAP pode ser usado offline como o POP – basicamente, você pode aproveitar os benefícios de ambos os protocolos em um.

À medida que o mundo se torna mais hiperconectado, o IMAP também se torna mais popular. O POP continua sendo utilizado por um grande número de pessoas, que acessam seu e-mail apenas por meio de um ou dois dispositivos e por conexões mais lentas, mas o cenário para o IMAP está crescendo. 

O IMAP foi projetado para um propósito específico que fornece uma maneira mais flexível de o usuário acessar a caixa de correio. Ele pode operar em qualquer um dos três modos, ou seja, online, offline e desconectado. Com a ampla utilização de dispositivos móveis, a necessidade por um gerenciador de emails com as características do imap vem aumentando.  

Se você trabalha diariamente com o envio de emails profissionais, sabe que garantir que eles sejam entregues e sejam lidos rapidamente é essencial. Assim, depois de entender os mecanismos usados ​​para enviar e receber e- mails , você será capaz de assumir o controle do processo de entrega do seu e-mail. 

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado nessa missão de compreender melhor os mecanismos que afetam a capacidade de entrega do seu e-mail. Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!