Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui quais são as principais funcionalidades do Protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol).

protocolo IMAP é utilizado para enviar e receber e-mail. Se você envia muitos e-mails como parte da rotina de trabalho, é interessante conhecer formas de aprimorar essa ferramenta. 

Ao configurar uma conta de e-mail, é preciso escolher o protocolo que deseja usar: POP ou IMAP. Essa escolha gera impacto na experiência de envio, recebimento e uso de mensagens de e-mail. Embora o POP seja mais popular, o IMAP é a escolha certa para a maioria das pessoas. 

Uma pesquisa realizada pela Statisa comprovou a popularidade do e-mail. Em 2019, o número de pessoas que possuem contas de e-mail no mundo inteiro atingiu a marca de 3,9 bilhões. A mesma pesquisa revelou que esse número pode chegar a 4,48 bilhões em 2024. 

É exatamente por isso que é tão importante que você saiba um pouco sobre o funcionamento do protocolo IMAP. Neste artigo, você conhecerá mais sobre ele, a diferença entre protocolo POP e IMAP e suas principais vantagens.

O que é Protocolo IMAP?

O Internet Message Access Protocol (IMAP) é usado para conectar o servidor de e-mails (onde as mensagens são armazenadas) ao software cliente. De modo geral, ele possibilita que o usuário acesse a caixa de entrada de qualquer lugar do mundo.

Ao acessar a caixa de entrada, o software cliente se conecta ao servidor. O servidor, por sua vez, conecta o usuário às mensagens armazenadas ali. Na prática, ao ler um e-mail usando o IMAP, o usuário não está fazendo o download dela ou a armazenando no computador.

O que acontece é que o usuário lê a mensagem diretamente no servidor. Os anexos não são baixados, o que permite que as mensagens sejam lidas em qualquer dispositivo. E o melhor de tudo: com agilidade!

Além disso, todas as mensagens do IMAP são controladas por uma espécie de bandeira. Elas são responsáveis por sinalizar e controlar os status, que permanecem os mesmos em todos os dispositivos que acessam a conta. Além disso, podem aparecer da seguinte forma:

  • seen: mensagem lida;
  • answered: e-mail respondido;
  • flagged: mensagem marcada para acompanhamento;
  • deleted: e-mail marcado para remoção;
  • draft: armazenada na pasta de rascunhos;
  • recent: mensagem recebida recentemente.

O POP, por sua, vez, faz um caminho diferente. Igualmente ao IMAP, ele entra em contato com o servidor cliente. Entretanto, ele faz o download de todas as novas mensagens num único dispositivo e, em seguida, as exclui do servidor. Então, se você lê seus e-mails num único lugar e quer que as mensagens sejam excluídas após essa leitura, use o POP.

Por padrão, o protocolo IMAP utiliza a porta 143 na transferência simples de mensagens ou 993 em conexões criptografadas via SSL. A utilização dessa porta é recomendada para evitar o alto volume de mensagens de spam.

Como funciona o Protocolo IMAP?

Para entender como funciona o IMAP, pense nele como um intermediário entre o cliente de e-mail e o servidor de e-mail. Ao utilizar o protocolo IMAP, as mensagens enviadas por e-mail permanecerão no servidor – a menos que sejam excluídas por você. 

Agora que você já entendeu melhor o que é protocolo IMAP, chegou o momento de explicar seu funcionamento. Para isso, vamos supor que você utilize Microsoft Outlook como gerenciador de e-mails. 

Ao acessar o Outlook para enviar e-mails, ele entra em contato com o servidor de e-mail por meio do protocolo IMAP. Os cabeçalhos de todas as suas mensagens de e-mail são exibidos. Se você optar por ler uma mensagem, ela é baixada rapidamente para que você possa vê-la.

O padrão básico IMAP permite extensões para o protocolo e comandos individuais, as principais você pode conferir abaixo: 

  • O IDLE permite notificações em tempo real de e-mail recebido;
  • O SORT classifica as mensagens no servidor. Isso ajuda o programa de e-mail a buscar determinadas mensagens sem fazer o download de todas;
  • THREAD permite que os clientes de e-mail recuperem mensagens relacionadas sem baixar todos os e-mails em uma pasta;
  • CHILDREN implementa uma hierarquia de pastas;
  • ACL especifica direitos para usuários individuais em cada pasta IMAP.

Também é importante ressaltar que o protocolo IMAP sincroniza todos os dispositivos com o servidor principal. Então, se você utiliza três dispositivos móveis para acessar a mesma caixa de entrada de e-mails, ela será sincronizada. 

https://www.hostgator.com.br/email-profissional?itm_source=blog&itm_medium=banner-titan&itm_campaign=configurar-email-android

Vantagens do Protocolo IMAP

A principal vantagem em utilizar o protocolo imap é a possibilidade de acessar mensagens de forma remota por meio de dispositivos móveis. Além disso, ele apenas baixa uma mensagem quando você clica nela. Como resultado, você não precisa esperar o download de todas as suas novas mensagens do servidor para poder lê-las. 

O protocolo também permite que você opere algumas funções, como recuperar e-mail do servidor remoto e definir sinalizadores de mensagem. Também é possível gerenciar várias caixas de correio, transferindo mensagens e organizando-as em várias categorias.

Conclusão

O IMAP foi projetado para um propósito específico que fornece uma maneira mais flexível de o usuário acessar a caixa de correio. Ele pode operar em qualquer um dos três modos, ou seja, online, offline e desconectado. Com a ampla utilização de dispositivos móveis, a necessidade por um gerenciador de e-mails com as características do IMAP vem aumentando.  

Se você trabalha diariamente com o envio de e-mails profissionais, sabe que garantir que eles sejam entregues é essencial. Após entender os mecanismos para enviar e receber e-mails, você pode assumir o controle do processo de entrega do seu e-mail. 

Navegue por tópicos

  • O que é Protocolo IMAP?

  • Como funciona o Protocolo IMAP?

  • Vantagens do Protocolo IMAP

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Larissa Gaspar

✏ Jornalista e apaixonada por ouvir e contar histórias, atua como produtora de conteúdo e tem experiência em marketing e reportagem multimídia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários