Está com dificuldades de configurar sua conta de e-mail no Mail do Windows 10? Fica tranquilo que temos o passo a passo ideal pra você!

Desde 2006 a Microsoft traz o Mail no Windows, uma ferramenta muito versátil e útil pra você gerenciar suas contas de email direto pelo seu sistema operacional. Ele já passou por diversas versões, partindo do Windows Vista, até agora nas suas última versões no Windows 10 e 11.

Nesse artigo irei mostrar como configurar seu email na ferramenta de e-mail do Windows, tanto para contas feitas no Webmail como contas feitas pelo Titan. O método do Webmail leva em conta a utilização do cPanel, que é o principal Software de hospedagem da HostGator. Vamos ao guia! :^)

Como configurar o Webmail no Mail do Windows 10

O primeiro passo pra configurar uma conta de email no Mail Windows, é conferir quais são os servidores de entrada e saída que deveram ser utilizados.

Acesse o cPanel do seu domínio em questão, e busque por Contas de e-mail.

Localize a conta de email que você quer configurar no Mail do Windows e clique em Configurar Em Outra Ferramenta.

Nessa nova tela, irão aparecer algumas informações que serão usadas para configurar seu email no Mail do Windows.

Abra a ferramenta de Mail do Windows, pra fazer isso basta buscar por mail na barra de busca da barra de tarefas.

Dependendo se for a primeira vez que você acessa a ferramenta, será solicitado pra você configurar uma conta nova, mas se você já a utilizou antes a tela é levemente diferente, basta clicar em Contas e depois em Adicionar conta.

Clique em Configuração avançada.

Em seguida, clique em Email da Internet.

Agora, preencha os campos da seguinte maneira:

  • Endereço de email: A conta de email que você quer configurar. Ex: [email protected]
  • Nome de usuário: Nome do usuário da conta. Ex: Teste.
  • Senha: Senha da conta de email.
  • Nome da conta: O nome que você quer usar pra se referir a essa conta em questão. Ex: Teste.
  • Enviar suas mensagens com este nome: Que nome que você quer que apareça quando você enviar um email por essa conta.
  • Servidor de email de entrada: Informação coletada anteriormente no cPanel, nesse caso é mail.hgtutoriais.com.
  • Tipo de conta: Escolha o que preferir, IMAP4 ou POP3, confira um artigo pra entender a diferença entre POP e IMAP.
  • Servidor de email de saída (SMTP): Informação coletada anteriormente no cPanel, nesse caso é mail.hgtutoriais.com também.
  • Servidor de saída requer autenticação: Deixe está opção ativa.
  • Use o mesmo nome de usuário e senha para o envio de emails: Pode deixar ativo, depende das suas intenções.
  • Exigir SSL para email de entrada: Sim.
  • Exigir SSL para email de saída: Sim.

Em seguida clique em Enviar.

Nota: Em caso de falha ao tentar configurar, tente desmarcar as caixas de Exigir SSL para email de entrada/saída. Lembre-se de evitar redes públicas se você utilizar o método sem SSL.

Nota 2: Se mesmo sem SSL falhar, localize no cPanel, o IP da sua hospedagem, e tente inserir ela nos campos de Servidor de email de entrada/saída. O IP da hospedagem é facilmente encontrado na aba principal do cPanel na barra lateral da direita

Feito! Esse é o metodo para configurar o Webmail no Windows 10.


Como configurar o email Titan no Mail do Windows 10

Certo, para este outro método, comece abrindo a ferramenta de Mail do Windows, pra fazer isso basta buscar por mail na barra de busca da barra de tarefas.

Dependendo se for a primeira vez que você acessa a ferramenta, será solicitado pra você configurar uma conta nova, mas se você já a utilizou antes a tela é levemente diferente, basta clicar em Contas e depois em Adicionar conta.

Clique em Configuração avançada.

Em seguida, clique em Email da Internet.

Agora, preencha os campos da seguinte maneira:

  • Endereço de email: A conta de email que você quer configurar. Ex: [email protected]
  • Nome de usuário: Nome do usuário da conta. Ex: Teste.
  • Senha: Senha da conta de email.
  • Nome da conta: O nome que você quer usar pra se referir a essa conta em questão. Ex: Teste.
  • Enviar suas mensagens com este nome: Que nome que você quer que apareça quando você enviar um email por essa conta.
  • Servidor de email de entrada: Aqui vai variar, se você escolher IMAP, o servidor é: imap.titan.email ; se você escolher POP: pop.titan.email.
  • Tipo de conta: Escolha o que preferir, IMAP4 ou POP3, confira um artigo pra entender a diferença entre POP e IMAP.
  • Servidor de email de saída (SMTP): Preencha com smtp.titan.email.
  • Servidor de saída requer autenticação: Deixe está opção ativa.
  • Use o mesmo nome de usuário e senha para o envio de emails: Pode deixar ativo, depende das suas intenções.
  • Exigir SSL para email de entrada: Sim.
  • Exigir SSL para email de saída: Sim.

Em seguida clique em Enviar.

Pronto, está feito a configuração do Titan no Windows 10.


Considerações finais

Esses eram os dois métodos para configurar os e-mails no Windows, se você sentiu que faltou informações ou então deixei de abordar algum assunto pertinente, deixe ai nos comentários que no futuro posso estar trazendo novas atualizações para o post. Além disso, também quero indicar outros artigos que são similares a esse:

Por hoje é isso. Até a próxima!