Está com dúvidas sobre o processo para instalar WordPress? Acesse o guia completo da HostGator sobre o assunto e veja o passo a passo.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Temos certeza de que você já ouviu falar em como é muito fácil instalar WordPress e criar um site nessa plataforma — a famosa “instalação em cinco minutos”. Na opinião de um iniciante, isso pode parecer impossível. Bem, imagine que isso seja perfeitamente viável. Para isso, vamos te mostrar um passo a passo simples e acessível. Confira!

Requisitos mínimos para instalar WordPress 

O WordPress é uma plataforma que permite gerir conteúdo para internet, tecnologia conhecida como CMS. Ele foi desenvolvido na linguagem PHP, que utiliza banco de dados MySQL, o que o torna um poderoso software para construir sites e blogs profissionais. Sua grande vantagem é que permite infinitas possibilidades de criação e personalização!

Vale lembrar, ainda, que o WordPress é um software livre, ou seja, de utilização gratuita. Atualmente, é o CMS mais utilizado graças à sua facilidade de uso e a capacidade de expansão – conta com muitos plugins, que o tornam adaptável a diversas demandas.

Toda essa potencialidade requer alguns requisitos que atendam ao mínimo recomendado pela comunidade WordPress, evitando travamentos e/ou sobrecarregamento da hospedagem do site. Assim, para instalar WordPress você precisará:

Requisitos mínimos de sistema para WordPress 5.7

Requisitos mínimos de sistema para WordPress 5.7

Métodos para instalar WordPress

A seguir, apresentamos dois métodos de como instalar o WordPress por conta própria em seu computador. Antes de tudo, é preciso lembrar de que você precisará de um nome de domínio e uma boa empresa de hospedagem que conheça o WordPress.

1 – Instalação automática no host da HostGator

Felizmente, existem alguns instaladores automáticos de script, disponíveis para acelerar a criação de sites personalizados e automatizar a instalação do WordPress. Tudo o que você precisa fazer é baixar o script pronto e carregá-lo para o seu host usando FTP. Logo após a instalação, você poderá executar o script em seu navegador usando a URL com o diretório que contém o script carregado.

Em seguida, basta inserir os detalhes de conexão do banco de dados e as informações de configuração do WordPress, bem como selecionar o tema e os plugins desejados. Quando os detalhes forem salvos, o WordPress é instalado automaticamente.

  • Primeiro, você precisa fazer o login no painel da sua conta de hospedagem HostGator. Então, clique no ícone “Instalação rápida” na seção “Software”;
  • Na próxima tela, você precisa clicar em “WordPress” para iniciar o assistente de instalação;
  • Agora, você deverá selecionar o nome de domínio em que deseja instalar o WordPress manualmente e digitar um caminho de diretório;
  • Clique no próximo botão para continuar;
  • O instalador solicitará que você insira os detalhes do site WordPress. Você precisa fornecer título do site, nome de usuário do administrador, seu nome e sobrenome, além de um endereço de e-mail do administrador;
Configuração do site WordPress
Conta do adm WordPress
  • Após inserir todas as informações, clique no botão “Instalar” para continuar.

O instalador será executado em segundo plano para como instalar o WordPress no PC. Quando terminar, você verá uma mensagem de sucesso com seu nome de usuário e senha de administrador.

Pronto! A seguir, você pode clicar no botão “Login” para acessar a área de administração do WordPress. Instalar WordPress pode ser fácil, né?

2 – Instalação manual

Se optar por este método, tenha em mente que não só a instalação, mas também o alojamento, a manutenção e a segurança do seu site serão de sua responsabilidade.

As vantagens de optar por uma instalar WordPress manualmente são inúmeras. Você pode personalizar seu site como desejar, escolhendo o tema e os plugins a seu gosto, por exemplo. 

Além de ter controle sobre sua hospedagem e seu nome de domínio, você tem acesso ao código-fonte de suas páginas, o que não é o caso queira instalar WordPress na versão automatizada do CMS.

Etapa 1: escolha o host certo

Antes de prosseguir com o passo a passo para instalar WordPress manualmente, você precisa de um nome de domínio para sua página, que pode ser adquirido no próprio site da HostGator. Então, você deve escolher o seu tipo de hospedagem!

Você pode escolher entre estes diferentes tipos de acomodação:

  • hospedagem compartilhada: mais acessível e com recursos suficientes para lançar um site como autônomo, para uma microempresa ou um blog;
  • hospedagem VPS: possibilita a execução de vários servidores virtuais, oferecendo mais segurança e estabilidade;
  • hospedagem dedicada: tem todos os recursos alocados para seu servidor.

Para fazer a sua escolha entre os diferentes hosts e ofertas, é importante não descurar alguns elementos, como: espaço de armazenamento suficiente, acesso FTP para enviar arquivos WordPress para o seu servidor, banco de dados com todo o conteúdo que você publica e sistema automático de cópia de segurança. 

Etapa 2: instale manualmente o WordPress em seu servidor

  • Primeiro, baixe a pasta compactada WordPress para seu computador e abra-a para acessar todos os arquivos PHP;
  • Em seguida, você deve criar um banco de dados para WordPress no seu servidor, contendo todas as informações do seu site (conteúdos, modos de ajuste, nomes de usuário, etc). Para fazer isso, conecte-se ao site do seu host e vá até a seção dedicada aos bancos de dados. Clique no botão “Criar banco de dados” e siga o guia;
  • Será solicitada a credencial de acesso que você recebeu por e-mail, bem como a criação de uma senha complexa para proteger a base de dados do seu site.

Anteriormente, você deve ter instalado um gerenciador de arquivos ou cliente FTP (File Transfer Protocol) em seu computador. O mais popular e fácil de usar é o FileZilla (Windows, Mac, Linux). 

  • Uma vez iniciado, você deve configurar o cliente FTP para que ele possa se conectar ao seu servidor, inserindo as seguintes informações: o nome do host, o nome de usuário (ou o login do FTP), a senha e o porto. Esses diferentes elementos são enviados a você pelo seu serviço de hospedagem ao assinar um plano;
  • No Filezilla, abra a pasta WordPress do seu computador (parte esquerda do cliente FTP) e selecione todos os arquivos. Ela contém as pastas wp-admin, wp-content, wp-includes e cerca de 15 arquivos PHP; 
  • Arraste e solte sua seleção em seu site, no diretório de sua escolha (na parte direita do Filezilla). Você também pode escolher os arquivos localizados em seu computador, clicar com o botão direito e selecionar “Enviar”.

A operação levará alguns minutos, e você poderá acompanhar o andamento na barra localizada na parte inferior da interface, visualizando a quantidade de arquivos transferidos.

Agora que seus arquivos WordPress estão presentes em seu servidor, você deve reuni-los com o banco de dados que acabou de criar. 

  • Para fazer isso, abra seu navegador e execute o script de instalação do WordPress digitando:
  1. se o seu site estiver instalado na raiz do WordPress: meusite.com/wp-admin/install.php;
  2. se o seu site estiver instalado no subdiretório do blog: meusite.com/blog/wp-admin/install.php.
  • Uma janela do WordPress aparecerá com o procedimento para criar o arquivo de configuração: wp_config.php. Para preenchê-la, você precisará das informações do banco de dados, fornecidas pelo seu host: seu nome, nome de usuário MySQL, senha do usuário, host do banco de dados e prefixo da tabela (no caso de você precisar gerenciar vários sites WordPress no mesmo banco de dados); 
  • Assim que suas informações forem validadas pelo WordPress, o CMS exibirá uma mensagem de confirmação. Para concluir a instalação manual do WordPress para seu site, clique no botão “Iniciar instalação”.

Um novo formulário será enviado a você com as seguintes solicitações:

  1. Título do seu site: ele aparecerá nas páginas do seu site. Você pode modificá-lo a qualquer momento;
  2. Nome de usuário: é recomendado não o nomear “admin” por razões de segurança;
  3. Senha complexa;
  4. Endereço de e-mail: este será o endereço de e-mail principal para a administração do seu site. Você pode modificá-lo nas configurações gerais se for necessário.

OBS.: não marque a opção “Solicitar aos mecanismos de pesquisa que não indexem este site” se desejar que ele apareça nos resultados de mecanismos como Google ou Bing. No entanto, se mudar de ideia, você pode marcá-la depois nas opções do WordPress.

Você receberá as informações de conexão ao seu site por e-mail. Quando todos esses campos estiverem preenchidos, clique em “Instalar WordPress”. Pronto! O WordPress está instalado: agora, você pode acessar a interface do administrador do seu site clicando em “Conectar”.

Você também pode aprender com este vídeo: Como Instalar WordPress No Seu Plano de Hospedagem. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como instalar o wordpress no cpanel!

Aproveite para acompanhar outros conteúdos em nosso blog. Lá, falamos sobre tecnologia, marketing, negócios e mais!