Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira aqui algumas dicas e uma lista de plugins de segurança para Wordpress muito úteis para manter seu site livre de vulnerabilidades.

O WordPress é um dos gerenciadores de conteúdo mais utilizados para a publicação de sites e blogs. Embora seja uma plataforma bastante sólida, muitos usuários sofrem ataques por razões diversas.

Para ajudar você a proteger seu site, preparamos algumas dicas de segurança e uma lista de plugins de segurança para WordPress que podem ser muito úteis para manter seu site ou blog livre de vulnerabilidades, permitindo que você trabalhe com tranquilidade.

Como melhorar a segurança do seu WordPress

Todos concordamos que segurança é fundamental. Algumas vezes, simples precauções podem evitar uma grande dor de cabeça. Abaixo, algumas dicas simples (e fáceis de implementar) para melhorar a segurança do seu WordPress:

  • Atualize o WordPress para a última versão: as atualizações de versões com frequência corrigem alguma falha ou brecha de segurança.
  • Tenha uma rotina de backup: trata-se de uma dica fundamental de segurança que muitos usuários esquecem de priorizar. O backup pode ser realizado através de algum plug-in para WordPress ou através do cPanel. No post do nosso blog você descobre como Gerenciar backups.
  • Use senhas seguras: é uma das formas mais seguras de proteger seus dados no ambiente online. No nosso blog você encontra algumas dicas para gerar senhas seguras.
  • Mantenha temas e plugins sempre atualizados: vulnerabilidades em plugins e temas são as principais brechas exploradas por hackers. Por isso, verifique sempre se há uma nova versão disponível (o acompanhamento é fácil, já que o próprio WordPress informa se há alguma atualização disponível no seu painel de administração).
Verificando se há atualizações disponiveis no WordPress

Ainda falando sobre temas e plugins: se você vai instalar um novo, verifique se não há reclamações ou se tem um grande número de downloads. Evite a instalação, caso não conheça a origem. O WordPress disponibiliza a maioria dos temas e plugins mais utilizados (basta procurar no acervo).

Lembre-se: se você deixou de usar um tema ou plugin, remova ele do seu WordPress. Mesmo desativados, eles continuam acessíveis e podem trazer riscos para a segurança da sua instalação

Os 5 melhores plugins de segurança para WordPress (2022)

Além das dicas acima, o uso de plugins é altamente recomendado para evitar que seu site seja invadido ou tenha inserções indevidas de links e arquivos.

No seu acervo de plugins, o WordPress apresenta um grande número de opções. Para facilitar, alguns dos mais conhecidos (e utilizados):

1. Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening

O Sucuri Security é um excelente plugin de segurança para seu website. Ele possui duas versões sendo uma gratuita e a outra paga com algumas funcionalidades e ferramentas extras, porém, a versão a gratuita já garante uma boa segurança para o seu site cobrindo boa parte do essencial

Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening plugins de segurança para WordPress

Dentre as funcionalidades fornecidas pela versão gratuita destacam-se as seguintes:

  • Escaneamento: é possível realizar escaneamentos no site em busca de arquivos maliciosos ou suspeitos.
  • Verificação de blacklist: o Sucuri Security permite que você confira se seu domínio está em alguma lista de bloqueios.
  • Sugestão de correções e melhorias: o plugin faz algumas recomendações do que você pode fazer no seu WordPress para garantir um melhor desempenho de otimização e segurança.
  • Verificador de logins: toda tentativa de login feito no painel do WordPress é registrado pelo plugin e você pode consultar informações de quem tentou acessar seu WordPress
  • Monitoramento de integridade dos arquivos: com essa funcionalidade o Sucuri consegue saber se algum arquivo da estrutura do seu site foi alterado e informações a respeito dessa alteração.

Além disso, a versão paga do plugin também garante algumas outras ferramentas que podem garantir mais segurança ainda pro seu site, como o Firewall, proteção avançada contra ataques DDoS e muito mais.

2. Wordfence Security – Firewall & Malware Scan

O Wordfence Securit é um dos plugins de segurança mais populares do WordPress, com mais de 4 milhões de usuários ativos esse plugin garante um excelente desempenho ao seu site mesmo em sua versão gratuita. Suas ferramentas de segurança no login e de escaneamentos são algumas das muitas vantagens que o Wordfence oferece.

Wordfence Security – Firewall & Malware Scan plugins de segurança para WordPress

O Wordfence, como a maioria dos plugins, possui também uma versão paga com vantagens extras partindo de $99 por uma licença de um ano, porém, se você contratar mais licenças você receberá descontos progressivos nas licenças seguintes podendo chegar em 25% de desconto na contratação de 15 licenças.

Dentre as funcionalidades fornecidas pela versão gratuita destacam-se as seguintes:

  • Firewall: este plugin tem um Firewall que permite que você crie diversos filtros de bloqueios para seu site, como filtros de países, IPv4, IPv6 e muito mais.
  • Escaneamentos: você pode realizar escaneamentos em todos os seus arquivos (indo além dos arquivos do WordPress) em busca de arquivos maliciosos ou suspeitos.
  • Análise de tráfego: o plugin possui monitoramento da atividade dos visitantes e também de usuários que fizeram tentativa de login no seu WordPress
  • Filtro de SPAM em comentários: o plugin também possui um filtro de SPAM que descarta a necessidade utilizar outro plugin somente para isso.

3. iThemes Security

O iThemes Security é um popular plugin de segurança que utilizava o nome de Better WP Security. Muitos administradores de websites elogiam muito as funcionalidades desse plugin por ser de fácil uso e com proteção robusta. Esse plugin possui a versão gratuita e a Pro que é a mais recomendada por possuir uma vasta quantidade de opções.

iThemes Security plugins de segurança para WordPress

O iThemes em sua versão Pro permite que você utilize até dois sites com o plano mais básico de $80. Dentro desse pacote existem vantangens como:

  • Reforço de senhas: O iThemes analisa a qualidade de senhas que você utiliza e faz recomendações de opções mais complexas.
  • Bloqueio de usuários: o iThemes possui um excelente filtro de usuários que estão mal-intencionados em seu site e faz o bloqueio do acesso desses usuários.
  • Backups de Banco de Dados: o iThemes guarda cópias do banco de dados do seu site, garantindo sua recuperação caso ocorra algum problema.
  • Autenticação em dois fatores: essa é uma das formas tida como mais eficiente para segurança no acesso, já que exige que o usuário insira um token que foi enviado para algum dispositivo para liberação do acesso.
  • Detecção de alteração de arquivos: o iThemes mantém monitorado todos os arquivos do seu site e te notifica quando identifica alguma mudança suspeita.
  • reCaptcha: esse plugin permite que você utilize o reCaptcha para evitar tentativas massivas de acesso de robôs em seu site.

O plugin oferece a opção de teste grátis da versão PRO por 30 dias e disponibiliza 30 ferramentas que vão auxiliar a deixar seu site mais seguro.

4. All In One WP Security and Firewall

O All In One WP Security & Firewall é um dos plugins de segurança mais completos e com a vantagem de ser completamente gratuito. Este plugin traz de forma bem visual diversas informações e diagnósticos a respeito do seu site.

All In One WP Security and Firewall plugins de segurança para WordPress

O plugin possui diversos níveis de profundida nas ferramentas que você pode utilizar para melhorar a segurança e desempenho do seu site. Veja os principais destaques deste plugin:

  • Blacklist: você pode criar listas de bloqueios e filtros para bloquear usuários específicos
  • Botão de manutenção: em caso de necessidade de fechar seu site para correção de problemas, você pode usar o botão de manutenção para que seus visitantes não encontrem seu site fora do ar.
  • Limitador de tentativas de acesso: esse recurso evita tentativas de quebra de senha em massa que podem acontecer em seu site.
  • Segurador de arquivos: você pode salvar backups de arquivos importantes do seu WordPress, como o arquivo .htacess e o wp-config.php.

Essas e diversas outras funcionalidades estão disponíveis neste plugin gratuito. Além disso você pode personalizar o painel de exibição de estatísticas e deixar com as informações que você considera serem as mais importantes.

5. MalCare Security

O MalCare WordPress Security Plugin oferece um excelente escaneamento em um sistema de nuvem que analisa todo seu site e identifica diversos problemas, plugins de risco e vulnerabilidades. O escaneamento desse plugin fornece um diagnóstico inteligente já que utiliza uma extensa biblioteca de vulnerabilidades já conhecidas.

MalCare  plugin

Uma das funcionalidades interessantes do Malcare é seu sistema de notificação quando o site está fora do ar, permitindo que você realize ações o mais rápido possível para resolver este problema.

O plugin assim como a maioria também tem sua versão gratuita e versões Premiums, com a versão mais básica com valor de $99 por um ano de licença do plugin.

Veja abaixo algumas das funcionalidades da versão gratuita do plugin:

  • Proteção contra robôs: O plugin não só detecta robôs que estejam tentando acessar seu site como também bloqueia eles
  • Sistema de monitoramento e firewall: útil para manter usuários suspeitos afastados do seu site.
  • CAPTCHA: você pode inserir captcha em alguns lugares do seu site para melhorar sua segurança.

Essas e diversas outras funcionalidades tornam esse plugin uma excelente ferramenta para combater malwares e vulnerabilidades do seu site.

Lembre-se: você não precisa instalar todos esses plugins simultaneamente. Analise as opções, e escolha aquele (ou aqueles) que podem complementar a segurança do seu site.

Considerações Finais

Nesse artigo você conheceu 5 plugins de segurança mais recomendados no ano de 2022. Você pode testar essas recomendações e deixar nos comentários qual foi seu preferido ou caso utilize outro plugin, deixe sua recomendação ai também.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como melhorar a segurança do seu WordPress

  • Os 5 melhores plugins de segurança para WordPress (2022)

    • 1. Sucuri Security – Auditing, Malware Scanner and Security Hardening

    • 2. Wordfence Security – Firewall & Malware Scan

    • 3. iThemes Security

    • 4. All In One WP Security and Firewall

    • 5. MalCare Security

  • Considerações Finais

Tags:

  • plugins

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários