Por que é tão importante aprender programação e por onde começar

Por que é tão importante aprender programação?

Escrito por HostGator Brasil

25 de janeiro de 2018 | Comentários

Diferente do que muito gente pensa, você não precisa ser um gênio para aprender a programar. Lembra de quando você não sabia ler? As letras eram como desenhos ou rabiscos e pra você não formavam palavras, muito menos frases. Mas, aos poucos você aprendeu, primeiro as vogais, depois as consoantes e então vieram as sílabas, palavras e por fim você estava lendo e escrevendo. A programação também é uma linguagem, que pode ser lida por computadores, e você não precisa ser nenhum gênio para aprendê-la, assim como não precisa ser um gênio para aprender a ler e escrever.

Steve Jobs, que foi um dos fundadores da Apple, dizia que todos deveriam aprender a programar um computador, porque isso ensina a pensar. A verdade é que a tecnologia avançou muito nos últimos anos e os computadores estão em toda a parte. Seja na indústria, agricultura, saúde, entretenimento, em qualquer segmento que você queira trabalhar, a tecnologia estará lá. Seja para registrar um estoque de produtos, criar um um código de barras, fazer exames médicos ou gerar laudos e até vender ingressos para shows, em algum momento você irá depender da tecnologia. Além disso, se você tiver uma ideia de negócio e souber programar, poderá colocá-la em prática mais facilmente.

Iniciativas reconhecidas no ensino da programação

O portal da Exame publicou uma reportagem que diz que aprender programação é tão crucial quanto saber ler, porque com o avanço da tecnologia saber programar é uma habilidade importante no século 21. Portanto, o quanto antes você começar a aprender, mais cedo poderá colocar em prática essa nova competência.

No post “6 sites para você aprender a programar” apresentamos em detalhe alguns cursos recomendados para quem quer aprender programação. Sugerimos que você acesse, escolha os que tiver mais afinidade e comece logo a estudar.

Quais são os primeiros passos para aprender programação?

Quem já estudou outros idiomas sabe o quanto é difícil se tornar fluente. Você precisa se dedicar, estudar, fazer exercícios e praticar. Com a programação funciona da mesma forma, ninguém decide aprender a programar e no dia seguinte já sabe tudo sobre códigos. Lembra como foi com o seu idioma nativo? Primeiro você aprendeu as letras, passou a reconhecê-las, depois começou a fazer combinações e quando viu já estava lendo e escrevendo.

Aprender programação também é assim. Primeiro você vai aprender uma linguagem de programação, aos poucos começará a escrever códigos e então poderá começar a criar coisas. E, o fato de saber programar também não significa que você terá que trabalhar com isso. Mas, certamente poderá aplicar as habilidades em várias outras situações do dia a dia. Inclusive, entender a lógica da programação é interessante para várias outras profissões.

Dito isso, vamos aos primeiros passos. Como já citamos no post “Quais as vantagens de aprender a programar e por onde começar?“, é preciso muita determinação e um pouco de conhecimento em matemática e inglês. Isso porque a maioria dos sites e termos usados na programação estão disponíveis em inglês, então saber o básico irá ajudá-lo. Além disso, você também irá usar muita multiplicação, subtração e adição. Veja abaixo cinco passos determinantes para quem planeja aprender programação:

1. Entender a lógica de programação

Aprender lógica de programação é o primeiro passo porque isso não muda, independente da linguagem que você escolher. Consiste em aprender técnicas para escrever códigos que possam ser interpretados por computadores.

2. Escolher uma linguagem de programação

Enquanto aprende lógica de programação você já pode começar a pesquisar mais sobre as linguagens: JavaScript, Python, Ruby, Java, C++, entre outras. O site Techmundo publicou uma estimativa de quais serão as cinco principais linguagens de programação de 2018.

3. Desenvolver as novas habilidades

Aprender programação requer prática, por isso busque meios de colocar o seu aprendizado em prática. Isso vale tanto para a leitura, quanto para a escrita de códigos. Conforme mais desenvolver as novas habilidades, mais experiência terá.

4. Criar um projeto

É importante idealizar um projeto para aplicar o que está aprendendo. Trace objetivos pequeno, que sejam possíveis de realizar com os conhecimentos de iniciante. Vá aumentando a complexidade conforme for evoluindo.

5. Ser resiliente

A resiliência significa a capacidade de superar adversidades e desafios. Como já falamos anteriormente, aprender programação requer muita determinação. Então, mesmo que não seja algo simples, não desista! Continue praticando e aperfeiçoando seus conhecimentos.

Está mesmo decidido a aprender programação? Conheça uma ferramenta para treinar agilidade na digitação de códigos.

Tags:, , , ,
Comentários