Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

As cores podem influenciar no e-commerce? Aprenda como aplicar a Psicologia das cores no e-commerce para estimula a decisão de compra!

Você já percebeu que, dependendo do tipo de produtos que vendem, as lojas virtuais usam determinadas cores em seus comércios eletrônicos? Essa escolha não é à toa. Pelo contrário: é baseada em estudos sobre o comportamento do consumidor e têm como objetivo oferecer uma experiência de navegação agradável aos usuários.

Desta forma, os clientes do comércio eletrônico se sentem motivados a conhecer os produtos detalhadamente e, é claro, acabam comprando mais do que comprariam se o site não tivesse harmonia visual. Tudo tem uma explicação, não é mesmo?

Se você está criando um comércio eletrônico e quer adotar um layout agradável e que contribua para a decisão de compra dos seus clientes, leia este conteúdo e conheça a psicologia das cores no e-commerce. Assim você conseguirá aplicá-la da melhor maneira!

AS CORES PODEM INFLUENCIAR A DECISÃO DE COMPRA NO E-COMMERCE?

As cores são responsáveis por criar um ambiente de navegação agradável aos usuários e, desta maneira, influenciam diretamente na decisão de compra dos consumidores. Uma página com harmonia visual tem maior potencial para despertar o interesse dos visitantes, transformando os acessos em vendas.

Cada cor tem o poder de gerar diferentes sensações nos usuários e saber disso é muito importante na hora de planejar a estrutura de um e-commerce. As cores escolhidas devem transparecer os sentimentos que despertam, além de estarem em sintonia com os tons já usados pela marca em seu logotipo e em outros canais de comunicação.

QUAL É A MELHOR PALETA DE CORES PARA LOJA VIRTUAL?

Não existe uma paleta de cores que sirva para todas as lojas virtuais. Isso porque a escolha dos tons varia conforme o tipo de produto, o segmento de mercado e o perfil do público-alvo. No entanto, as cores sempre têm como objetivo oferecer uma experiência positiva aos consumidores.

Justamente por isso é que a psicologia das cores no e-commerce se faz tão importante para os empreendedores virtuais. Para escolher os tons de forma assertiva, é necessário se aprofundar nas características da marca e, desta forma, construir um layout que contemple esses objetivos.

QUAL A COR QUE CHAMA MAIS ATENÇÃO DAS PESSOAS?

Sem dúvidas, o vermelho é a cor que mais chama a atenção dos usuários, já que o tom coloca as pessoas em posição de alerta. Não é à toa que esta cor é a escolhida para indicar que os motoristas parem nos semáforos. No entanto, o vermelho nem sempre é indicado para ser usado nos comércios eletrônicos, justamente porque pode ser agressivo demais.

O ideal é utilizar esta cor apenas em alguns pontos específicos do site, como em determinados botões ou avisos que necessitem despertar a atenção dos consumidores. Um e-commerce que use demais o vermelho em sua comunicação visual poderá fazer com que os clientes desistam da navegação.

QUAL A MELHOR COR PARA DESPERTAR O INTERESSE DO CONSUMIDOR?

O azul e o verde são cores bem tranquilas e podem proporcionar uma experiência agradável aos consumidores que navegam pelo site. No entanto, nem sempre pode-se garantir que essas cores despertem o interesse dos clientes, já que tudo depende do segmento de mercado e do perfil do público-alvo.

Por isso, uma boa ideia para criar um ambiente aconchegante é usar tons mais fracos ou mais fortes, dependendo do objetivo da marca. Sem dúvidas, um verde claro gera uma sensação muito mais tranquila do que um verde forte, que geralmente está relacionado a causas ambientais.

QUAIS SÃO AS CORES QUE ESTIMULAM A COMPRA?

O roxo, o laranja e o amarelo podem estimular a compra, sem que causem uma sensação de alerta semelhante à gerada pelo vermelho. Essas cores têm bastante relação com energia e vitalidade e, muitas vezes, transmitem um sentimento agradável nos consumidores e que os conduz a agir.

No entanto, é necessário ponderar o uso desses tons, já que são bem fortes e muitas vezes podem não combinar entre si. Por isso é que é tão importante se aprofundar na psicologia das cores no e-commerce. Assim você conseguirá estruturar uma identidade visual que tenha sintonia entre si e se relacione com o propósito da marca.

PSICOLOGIA DAS CORES NO E-COMMERCE: VEJA AS CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS CORES

Agora que você já entendeu como deve basear a sua escolha sobre as cores do seu comércio eletrônico, vamos apresentar as principais características de cada cor. Assim você poderá ver quais são as mais adequadas para o seu segmento:

VERMELHO

É muito dinâmico e gera anseio de ação. Transmite a sensação de intensidade e geralmente está relacionado à paixão, raiva, perigo e impulsividade. Devido às suas características, trará bons resultados se for usado em situações pontuais, principalmente para destacar informações.

AMARELO

É estimulante e tem relação com o otimismo e com a energia. Seu uso pode trazer conforto e satisfação, já que desperta sentimentos como sabedoria. Vale dizer que, como é um tom marcante, não deve dominar todo o layout do e-commerce. O ideal é usá-lo apenas para complementar a estrutura visual.

AZUL

É calmo e faz alusão ao profissionalismo, à confiança e à estabilidade. Eventualmente relaciona-se com marcas da área da saúde. Marcas que usam este tom costumam ter a segurança como valor agregado, o que é um ponto bem importante para os comércios eletrônicos.

VERDE

É usado por marcas cuja atuação é envolvida com a natureza. Representa sentimentos como juventude, esperança, criatividade e responsabilidade social. No e-commerce, pode despertar a sensação de confiança, por fazer alusão ao sinal verde do semáforo. Uma boa alternativa é utilizar a cor em botões como “avançar” e “finalizar pedido”.

ROXO

É utilizado para remeter à criatividade e à inovação. Une o sentimento de mistério com o de sabedoria e de sensibilidade. Costuma ser aplicado em áreas como moda e cosmética e, dependendo do tom, também pode ser usado por marcas que tenham a modernidade como diferencial.

ROSA

Está relacionado ao afeto, ao romantismo e ao amor. Dependendo do tom, pode ser mais delicado ou mais forte. Costuma ser usado em lojas de roupas íntimas, de artigos infantis e de acessórios femininos. Em alguns casos, também é adotado por confeitarias e docerias caseiras.

LARANJA

É responsável por transmitir sensações semelhantes ao vermelho, como dinamismo e agilidade. Está relacionado à alegria e à animação e, por isso, é utilizado por marcas que queiram despertar o sentimento de ação em seus clientes. Seu uso deve ser feito com ponderação, sem que domine o layout do site.

PRETO

Muitas vezes está relacionado à tristeza e ao luto. Porém, no mundo das marcas, também representa luxo e sofisticação. Pode ser utilizado de forma mais sutil, com tons de cinza. Em geral, é recomendado para marcas que ofereçam um serviço ou produto exclusivo aos seus clientes.

Como você deve ter percebido, cada cor tem um significado que pode agregar ou afastar a marca dos seus objetivos. Para que a loja virtual esteja estruturada de forma que transpareça a sua essência, deve ser planejada com harmonia, unindo diferentes tons.

O equilíbrio entre as cores é o segredo para criar uma loja virtual que ofereça uma boa experiência aos consumidores. Agora que você já sabe tudo sobre psicologia das cores no e-commerce, recomendamos que leia sobre a criação de logotipo para sua marca. Esse conhecimento o ajudará a criar um e-commerce com uma ótima identidade visual!

Navegue por tópicos

  • AS CORES PODEM INFLUENCIAR A DECISÃO DE COMPRA NO E-COMMERCE?

  • QUAL É A MELHOR PALETA DE CORES PARA LOJA VIRTUAL?

  • QUAL A COR QUE CHAMA MAIS ATENÇÃO DAS PESSOAS?

  • QUAL A MELHOR COR PARA DESPERTAR O INTERESSE DO CONSUMIDOR?

  • QUAIS SÃO AS CORES QUE ESTIMULAM A COMPRA?

  • PSICOLOGIA DAS CORES NO E-COMMERCE: VEJA AS CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS CORES

    • VERMELHO

    • AMARELO

    • AZUL

    • VERDE

    • ROXO

    • ROSA

    • LARANJA

    • PRETO

Tags:

  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários