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Saiba mais sobre o Rastreamento dos pedidos no ecommerce e entenda a importância dessa automação para a sua loja virtual.

Você sabe o que é rastreamento dos pedidos no e-commerce e qual a importância desse tipo de ferramenta? Se você possui algum tipo de dúvida sobre o tema, chegou ao lugar certo.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é rastreamento e como você pode utilizar essa solução para aprimorar a satisfação dos clientes em relação ao seu negócio.

Para saber mais e conferir o que o nosso time separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é rastreamento?

O rastreamento é o processo de monitoramento do status e da localização de um pedido desde o momento da compra até a entrega ao cliente.

Esse tipo de acompanhamento é feito por meio de sistemas de rastreamento logístico que monitoram o movimento dos pacotes durante todo o processo de transporte.

Sendo assim, quando um cliente faz uma compra na internet, ele recebe um número de rastreamento associado ao seu pedido. Esse número permite que tanto o cliente quanto o vendedor acompanhem o progresso da entrega.

As informações disponíveis incluem o momento em que o pacote foi despachado, os pontos de trânsito pelos quais passou (como centros de distribuição ou postos de entrega) e data prevista de entrega.

O rastreamento no e-commerce é essencial por várias razões:

  • Transparência e confiança: Permite aos clientes saberem exatamente onde está o seu pedido e quando podem esperar recebê-lo.
  • Gerenciamento de expectativas: Com informações atualizadas sobre o status da entrega, os clientes podem se preparar para receber seus pedidos e ajustar seus planos conforme necessário.
  • Resolução de problemas: Em caso de atrasos, extravios ou problemas durante o transporte, o rastreamento fornece informações para que uma solução possa ser encontrada rapidamente.

Não tenha dúvidas, o rastreamento no e-commerce é uma ferramenta fundamental para garantir uma experiência de compra satisfatória para os clientes.

Entendendo o rastreamento

Agora que você já sabe o que é rastreamento, é hora de compreender o seu funcionamento em diferentes modalidades. Confira!

Rastreamento dos Correios

Sempre que você envia um pacote ou compra uma mercadoria com entrega através dos Correios, recebe um código de rastreamento que pode ser acompanhado através do site da empresa.

Através do código de rastreio em questão, é possível verificar quando o pacote foi postado, quando saiu para entrega, se houve tentativas de entrega malsucedidas e qualquer outro tipo de atualização relevante.

Rastreamentos das Transportadoras

Em muitos casos, os e-commerces utilizam transportadoras parceiras para enviar os seus produtos, ao invés de optar pelos Correios.

Por sua vez, assim como acontece nos Correios, essas transportadoras também oferecem códigos de rastreamento, que podem ser inseridos no site para acompanhamento do status do pacote.

Rastreamento dos Hubs de logística

Alguns e-commerces utilizam hubs de logística, que são centros de distribuição regionais ou locais, para armazenar e despachar seus produtos de maneira mais eficiente.

O rastreamento nesses casos pode incluir não somente o transporte do hub para o cliente final, mas também o gerenciamento interno do estoque dentro do hub.

Como funciona as automações de rastreamento?

As automações de rastreamento das lojas virtuais funcionam basicamente assim:

Geração de códigos de rastreamento: Quando um cliente faz uma compra, o sistema da loja gera automaticamente um código de rastreamento único para o pedido. Esse código é vinculado ao pacote que será enviado ao cliente.

Integração com serviços de rastreamento: O e-commerce se integra a serviços de rastreamento, como os oferecidos pelos Correios ou por transportadoras privadas, o que permite que o sistema da loja atualize automaticamente o status do pedido com base nas informações fornecidas pelos serviços de rastreamento.

Atualizações automáticas: Conforme o pacote se move pelo processo de entrega, as informações de rastreamento são automaticamente atualizadas no sistema da loja e disponibilizadas para o cliente.

Comunicação com o cliente: Além de atualizar o status do pedido no próprio site da loja, muitas lojas também enviam automaticamente notificações por e-mail ou mensagens de texto para informar o cliente sobre as atualizações de rastreamento.

O que significam as etapas que aparecem no rastreamento?

As etapas do rastreamento de um pedido podem variar um pouco dependendo do serviço de entrega utilizado. No entanto, geralmente são as seguintes:

  • Postagem ou coleta: Esta é a primeira etapa, indicando que o pacote foi recebido pelo serviço de entrega.
  • Saiu para entrega: Esta etapa indica que o pacote saiu do centro de distribuição da transportadora e está a caminho do endereço de entrega especificado.
  • Em trânsito: Esta etapa indica que o pacote está em movimento e passando por diferentes etapas do processo de entrega.
  • Entrega realizada: Esta etapa indica que o pacote foi entregue com sucesso ao destinatário.

Essas são apenas algumas das etapas comuns que podem aparecer no rastreamento de um pedido. É importante notar que os termos exatos e as etapas específicas podem variar de acordo com a transportadora.

rastreamento em ecommerce
O uso do rastreamento no e-commerce pode aprimorar significativamente a comunicação com o cliente.

Utilizando o rastreamento para aprimorar a comunicação com o cliente

O uso do rastreamento no e-commerce pode aprimorar significativamente a comunicação com o cliente e proporcionar maior segurança. Veja alguns benefícios que esse tipo de solução pode oferecer:

  • Transparência: O rastreamento permite que os clientes acompanhem o progresso de seus pedidos, o que oferece transparência sobre o status de entrega e elimina a incerteza sobre quando o produto será recebido.
  • Notificações automáticas: Os sistemas de rastreamento podem ser configurados para enviar notificações automáticas aos clientes em momentos-chave do processo de entrega. Essas notificações tranquilizam os clientes.
  • Gerenciamento de expectativas: O rastreamento permite que os clientes tenham uma ideia clara do prazo de entrega estimado e possam planejar o recebimento dos pedidos.
  • Resolução proativa de problemas: Se ocorrerem problemas durante o processo de entrega, como atrasos ou extravios, o rastreamento permite que o vendedor identifique esses problemas rapidamente e busque uma solução.
  • Segurança e confiança: Ao fornecer informações detalhadas sobre o trajeto do pedido, o rastreamento oferece maior segurança ao cliente, pois ele tem visibilidade sobre o processo de entrega.

Por essas e outras razões, o seu e-commerce deve priorizar o uso de transportadoras que ofereçam serviços inteligentes de entrega.

Como configurar o Rastreamento dos Correios na Loja Hostgator

Você sabia que é possível configurar o rastreamento dos Correios na sua loja HostGator? Se você possui contrato com os Correios, mas ainda não conhecia essa integração, confira o passo a passo abaixo.

1.Na plataforma da Loja HostGator, no menu superior, clique em “Aplicativos”, e em seguida em “Formas de Envio”. Por sua vez, na opção Correios – PAC, SEDEX e outros, clique em “Configurar”.

Aplicativos-Rastreamento-no-e-commerce

2.Clique em “Acessar Configuração” e depois em “Configurações Avançadas”.

Configuracoes-avancadas

3.Preencha os dados do SRO com os dados fornecidos pelo seu gerente de contas dos Correios e clique em “Salvar”.

4.Agora clique em “Aplicativos > Formas de Envio > Configurar (em Rastreamento Ativo dos Correios).”

Tela-Formas-de-envio-Correios

5.Logo em seguida clique em “Acessar configuração”, conforme imagem abaixo:

Rastreamento-Ativo-dos-Correios

6.Por sua vez, após acessar as configurações, marque as 3 primeiras caixas de notificação e salve para finalizar a configuração.

Configuracao-de-eventos

Para mais detalhes e informações sobre o processo de rastreamento do Correios no seu site, clique aqui e acesse o tutorial completo em nossa central de ajuda.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu o conceito e a importância do rastreamento no e-commerce, além de compreender um pouco sobre automações e etapas do rastreamento de pedidos.

Diante disso, se esse conteúdo foi útil para você, antes de sair, salve o nosso blog nos favoritos e se inscreva em nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdos de valor para o seu negócio.

Aproveite e fique de olho no blog da HostGator para mais conteúdos sobre logística para e-commerce:

Navegue por tópicos

  • Índice

  • O que é rastreamento?

  • Entendendo o rastreamento

    • Rastreamento dos Correios

    • Rastreamentos das Transportadoras

    • Rastreamento dos Hubs de logística

  • Como funciona as automações de rastreamento?

    • O que significam as etapas que aparecem no rastreamento?

  • Utilizando o rastreamento para aprimorar a comunicação com o cliente

  • Como configurar o Rastreamento dos Correios na Loja Hostgator

  • Conclusão

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    Ruan Filadelpho

    Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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