Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

ROAS: entenda o retorno sobre os investimentos em anúncios e como melhorar

Compartilhe:

Entenda que é e como calcular o ROAS para conseguir mensurar o retorno financeiro sobre os investimentos da sua empresa em anúncios pagos.

Quem tem uma empresa e investe em anúncios pagos, independentemente da plataforma utilizada, precisa saber o que é e como calcular o ROAS (Retorno Sobre os Gastos com Anúncios, em português). Dessa forma, será possível verificar se as suas campanhas estão sendo bem-sucedidas e se elas estão gerando mais lucro para o seu negócio. 

Portanto, continue lendo este texto para entender melhor qual é a importância desse indicador, saber se existe um retorno sobre gastos com ações publicitárias ideal e descobrir o que fazer quando ele está baixo. 

O que é ROAS

O que é ROAS?

O ROAS é uma métrica utilizada para medir o lucro gerado a partir das campanhas publicitárias. Ela pode ser usada tanto para mensurar o resultado de anúncios individuais quanto de grandes ações publicitárias. 

Quanto maior for o indicador, maior serão os ganhos advindos das publicidades. Já quando a métrica está baixa, é um sinal de que será necessário rever algumas ações de marketing. 

Contudo, nem sempre um retorno sobre gastos com publicidade baixo é algo necessariamente ruim. Isso porque, na hora de analisar essa métrica, é preciso levar em consideração o seu custo por clique, o seu segmento e o objetivo da propaganda.

Por exemplo, quem faz uma campanha para divulgar uma nova marca, dificilmente vai conseguir ter um ROAS alto, já que o objetivo da ação publicitária foi deixar a empresa mais conhecida e não, necessariamente, gerar mais vendas. 

Existe diferença entre ROAS e ROI?

É comum que algumas pessoas confundam ROAS com o ROI, portanto, vamos explicar agora qual é a diferença entre esses indicadores 

O ROI (Retorno Sobre Investimento) é utilizado para medir o lucro gerado por todos os investimentos feitos pela companhia, e não somente os gastos com publicidade, como:

  • Investimento em tráfego orgânico;
  • Compra de máquinas;
  • Contratação de colaboradores;
  • Investimento em novas tecnologias.

Já o ROAS, como explicado anteriormente, é usado somente para apurar os recursos arrecadados com os anúncios pagos

O ideal é calcular esses dois indicadores periodicamente. Dessa forma, será possível apurar se os investimentos realizados realmente estão dando retorno, e também verificar o desempenho das campanhas publicitárias. 

No entanto, se a sua companhia comprou recentemente um novo maquinário ou contratou novos funcionários, o cálculo do ROI deve ser priorizado nesse momento, já que ele considera todos os investimentos.

Já os negócios que estão com uma campanha publicitária rodando ou recém-finalizada, devem priorizar o cálculo do ROAS, para saber se os anúncios geraram mais caixa para a empresa ou não.

Por que calcular o ROAS?

Calcular o retorno sobre investimentos em publicidade pode trazer vários benefícios para a sua companhia, sendo um dos principais, fazer com que o dinheiro destinado para as propagandas seja aplicado de uma maneira mais estratégica.

Por exemplo, imagine que você lançou dois anúncios diferentes, contudo, ao calcular o ROAS de cada um deles, percebeu que apenas um estava gerando um bom retorno. Diante disso, você optou por encerrar a propaganda que estava tendo uma performance ruim e decidiu aplicar mais capital no criativo com o ROAS mais alto.

Sendo assim, podemos dizer que entre os benefícios do retorno sobre investimentos em anúncios estão:

  • Avaliar o retorno financeiro das campanhas;
  • Obter dados para definir quais são os melhores tipos de ação publicitária para o seu negócio;
  • Verificar em quais plataformas as suas propagandas geram mais vendas;
  • Analisar se é necessário reduzir ou aumentar os gastos com publicidade.

Passo a passo para calcular o ROAS

Agora que você já descobriu qual é a importância dessa métrica, saiba que o cálculo dela é muito simples. Contudo, antes de começar a calcular, é necessário somar tudo o que você gastou para fazer a ação publicitária, como:

  • Custos da plataforma onde as propagandas foram veiculadas;
  • Gastos com fornecedores;
  • Pagamento de colaboradores e freelancers (copywriters, designers e gestores de tráfego pago).

Alguns empreendedores consideram apenas os custos da plataforma na hora de fazer essa conta. No entanto, esse costume pode gerar um ROAS artificial, que não vai servir para avaliar o desempenho da ação publicitária. 

A fórmula para fazer esse cálculo é a seguinte: ROAS = (receita atribuível a anúncios/custo da propaganda) x 100.

Por exemplo, imagine que você gastou R$ 1 mil para fazer a campanha e obteve um lucro de R$ 2 mil, nesse caso, a conta ficaria assim: ROAS = (2.000/1.000) X 100. Portanto, nesse cenário o ROAS foi de 2, o que representa um retorno financeiro de 200%.

Algumas plataformas de anúncios, como o Meta Ads e o Google Ads, oferecem relatórios que mostram o ROAS da ação publicitária, portanto, o ideal é que você vincule suas contas no Google Analytics para poder monitorar todas as conversões e receitas. 

No entanto, nem sempre o indicador oferecido pelo Google considera todos os gastos que você teve para veicular aquela publicidade. Sendo assim, o ideal é utilizar também uma planilha ou um sistema de ERP para monitorar essa métrica ao longo do tempo e registrar o avanço da sua empresa.

Como saber se o ROAS é bom?

Geralmente, um ROAS de 2 é considerado bom. Contudo, esse número pode variar de acordo com os seguintes fatores:

  • Nicho de mercado;
  • Objetivo da campanha;
  • Custo por clique (CPC);
  • Valor de vida útil do cliente (CLV).

Os negócios que têm um CLV baixo (valor previsto que cada consumidor vai gastar no seu empreendimento), ou um CPC alto, precisam de um retorno sobre os investimentos em publicidade maior do que 2.

Caso o seu ROAS seja de 1, é um sinal de que será necessário rever a sua estratégia de marketing, pois as suas ações publicitárias não estão gerando um retorno financeiro satisfatório para a sua empresa. 

Quais são as principais causas de um ROAS baixo?

Se após calcular o retorno sobre os investimentos em anúncios você obteve um resultado insatisfatório, veja abaixo quais são as causas mais comuns desse problema e analise cada uma delas para verificar se você cometeu algum desses erros:

  • Segmentação mal feita;
  • Anúncios com imagens ou textos pouco atrativos;
  • Propagandas com muitos erros ortográficos ou com imagens distorcidas;
  • Landing page mal otimizada (lenta e pouco intuitiva);
  • CTA pouco persuasivo;
  • Não otimizar os seus criativos e landing page para os dispositivos móveis;
  • Veicular os anúncios em um canal pouco utilizado pelo seu público-alvo;
  • Não monitorar as métricas da campanha periodicamente.

Dicas para melhorar o ROAS

Se o seu retorno sobre investimentos em anúncios está igual ou menor do que 1, será necessário tomar algumas providências para reverter esse cenário, confira a seguir algumas ações que podem resolver esse problema:

Avaliar a segmentação

Pensando em atingir um grande número de pessoas, é comum que alguns empreendedores optem por uma segmentação muito ampla na hora de escolher quais públicos vão receber as suas propagandas. Contudo, essa prática pode afetar diretamente o desempenho da sua campanha.

Ao fazer uma segmentação ineficiente, muitos usuários que não têm interesse pelo seu nicho vão receber as suas propagandas. Isso significa que você estará pagando para que os seus anúncios sejam veiculados para pessoas que não apresentam nenhum interesse pelo seu produto ou serviço, contribuindo, assim, para que o seu ROAS fique baixo.

Para resolver isso, é preciso fazer uma segmentação estratégica, ou seja, programando as suas propagandas para aparecerem somente para quem faz parte do seu público-alvo. No Google Ads e no Meta Ads é possível fazer essa segmentação de uma maneira muito eficaz e precisa.

Melhorar a qualidade dos criativos

Em alguns casos, a sua campanha pode ter um desempenho ruim porque os anúncios estão com textos e imagens pouco persuasivos ou com muitos erros ortográficos e gramaticais. Nesse caso, vale a pena refazer esses materiais e pedir para um especialista na área analisar a qualidade das suas propagandas. 

Otimizar a landing page 

Uma landing page muito lenta, desorganizada ou com um  design pouco atrativo também pode prejudicar a performance dos seus anúncios.

Uma landing page muito lenta, desorganizada ou com um  design pouco atrativo também pode prejudicar a performance dos seus anúncios. Portanto, vale a pena tentar otimizar a página de captura para deixá-la mais rápida, intuitiva e atrativa para os seus leads.

Fazer testes A/B com os anúncios

O teste A/B consiste em fazer duas páginas de propaganda diferentes e vinculá-las para públicos distintos. Após um período, que pode variar de acordo com cada estratégia, é preciso verificar qual página performou melhor para direcionar os recursos de publicidade somente para ela. 

Principais desafios ao usar o ROAS como métrica

O ROAS é uma métrica muito eficaz na hora de analisar o desempenho das campanhas, contudo, ele pode apresentar os seguintes desafios:

  • Não conseguir identificar a importância real de cada anúncio. Por exemplo, imagine que um usuário clica na sua ação publicitária, gosta do seu produto, mas decide não comprá-lo naquele momento. Depois, quando ele recebe o remarketing, efetua a compra. Nesse caso, pode ser difícil mensurar o desempenho de cada propaganda;
  • Problemas na qualidade dos dados causados por bloqueadores de anúncios ou códigos de rastreamento e tags quebradas ou ausentes nas landing pages;
  •  Dificuldade para interpretar os dados obtidos. 

Apesar desses desafios comprometerem a mensuração do retorno sobre os investimentos em anúncios, é possível superá-los da seguinte maneira:

  • Definir metas claras e alcançáveis para cada campanha;
  • Ajustar ou reescrever os códigos de rastreamento quebrados;
  • Estudar sobre tráfego pago e criação de anúncios.

Dessa forma, será possível elaborar criativos mais persuasivos e aumentar a taxa de conversão das suas ações publicitárias. Além de conseguir definir metas mais claras e precisas para as suas publicidades. 

Banner Migração HostGator

Conclusão 

Entender o que é ROAS é fundamental para todos os empreendedores que investem em tráfego pago e precisam mensurar o retorno sobre esse investimento. Portanto, aproveite as dicas oferecidas neste artigo para começar a calcular o lucro gerado pelas propagandas da sua empresa e para tentar melhorar esse indicador, caso ele esteja muito baixo. 

Saber como criar e acompanhar o desempenho das campanhas é fundamental para quem quer que os seus anúncios se convertam em vendas. Se esse é o seu desejo, confira a seguir outros artigos do blog da HostGator que podem ajudar você nesse processo:

Navegue por tópicos

  • O que é ROAS?

  • Existe diferença entre ROAS e ROI?

  • Por que calcular o ROAS?

  • Passo a passo para calcular o ROAS

  • Como saber se o ROAS é bom?

  • Quais são as principais causas de um ROAS baixo?

  • Dicas para melhorar o ROAS

    • Avaliar a segmentação

    • Melhorar a qualidade dos criativos

    • Otimizar a landing page 

    • Fazer testes A/B com os anúncios

  • Principais desafios ao usar o ROAS como métrica

  • Conclusão 

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.