o que é teste a/b

O que é teste A/B e por que você deve começar a usá-lo?

Escrito por

quinta-feira, 26 de abril de 2018 | Comentários

Experimente ouvir o conteúdo do post no player abaixo:

Se a sua preocupação é aumentar as vendas, ter mais conversões, aberturas de e-mail ou visitas no site, eu te pergunto: Você já parou para pensar se alguma página do seu site possui algo de errado ou que não chama a atenção necessária do seu visitante? Você já pensou em fazer alguma alteração e analisar os resultados? Se a resposta é não, então pare tudo! Você precisa saber o que é teste A/B.

Você está desperdiçando uma das maiores vantagens de ter um site: a facilidade de realizar testes e medir os resultados da sua estratégia com mais facilidade. É apenas com testes que nós podemos ver e entender o que funciona ou não. E com eles você pode argumentar e justificar as necessidade de mudanças, mostrando fatos e dados e não apenas opiniões ou suposições.

O que é teste A/B?

O teste AB é uma forma de comparar versões diferentes a fim de identificar qual tem a melhor aceitação do público-alvo. É um método muito usado nas áreas de design e desenvolvimento de sites para estudar o comportamento dos usuários enquanto navegam na internet.

É sempre válido lembrar que as pessoas reagem de maneira diferente aos estímulos que recebem. Por isso, é fundamental entender o que é teste A/B e como usá-lo para aumentar as vendas no seu e-commerce.

Um teste A/B é aquele em que você consegue dividir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”. A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.

Você pode testar desde a cor do botão para finalizar a compra, o texto das chamadas, a quantidade de texto e de imagens, o posicionamento dos elementos, até o estilo das imagens (com pessoas ou ilustrações), entre outras características.

E o que não é teste A/B?

Muita gente confunde teste A/B com outros tipos de avaliação, por isso é muito importante esclarecer o que é, afinal, teste A/B e como aplicá-lo. Listamos abaixo algumas das principais características que definem esse método de comprovação. Confira:

  • Pode ser feito para testar o desempenho de sites, e-mails, anúncios, landing pages e etc;
  • É fundamental seguir uma metodologia para traçar um comparativo proporcional;
  • É recomendado ter um bom número de acessos ao site ou e-mail na base para aplicar os testes (para ter uma boa relevância estatística);
  • O ideal é usar uma ferramenta para automatizar os resultados.

Quando e por que usar?

O teste A/B sempre vai considerar duas ou mais hipóteses e testá-las preferencialmente nas mesmas condições. Ou seja, um teste realizado na semana da black friday tende a ter um resultado atípico, portanto o resultado não pode ser comparado com outra semana qualquer. Sendo assim, verifique sempre os períodos sazonais, dias da semana e horários das comparações. E, lembre-se: se não estiver testando hipóteses, você não está fazendo teste A/B.

Os testes devem ser aplicados em situações em que há a necessidade ou um potencial para otimizar alguma métrica importante, sejam acessos, aberturas, cliques, geração de leads, vendas e etc.

Exemplo: se você possui um e-mail com a taxa de cliques muito baixa, vale a pena criar uma segunda versão para descobrir se a nova versão tem um desempenho melhor.

6 ferramentas para automatizar o teste A/B

Agora que você já sabe o que é teste A/B já pode começar a aplicá-lo, para aperfeiçoar seu site, e-mails, newsletter, etc. Listamos abaixo seis ferramentas que poderão automizar e simplificar o processo de testes. Confira:

1. Google Analytics

Essa é uma alternativa gratuita para realizar testes A/B. A configuração dependerá da complexidade do teste que você quiser aplicar. Para testar a cor de um botão ou qual modelo de formulário terá mais conversões, basta inserir um código no seu site para que o Google Analytics rastreie e trace comparativos entre diferentes versões. Mas, se o seu objetivo for testar uma jornada de venda, o processo é um pouco mais complexo e envolverá um nível mais avançado de conhecimento.

2. Google Optimize

O Optimze também é uma solução Google, inclusive, tem integração com Analytics, que citamos anteriormente. A ferramenta, que tem versão gratuita e paga, usa métodos estatísticos para identificar o resultados dos seus testes. É uma alternativa para ter resultados mais precisos, com uma segmentação de público mais avançada. O Google Optimize foi desenvolvido especialmente para a aplicação de testes A/B, testes de redirecionamento e testes multivariáveis. Quem sabe num próximo post podemos abordar essas outras variações de experimentos.

3. Optimizely

Entre as ferramentas disponíveis para a aplicação de testes A/B, essa é uma das mais conhecidas e populares, usada pela IBM, Microsoft e The New York Times, entre outras grandes empresas. A Optimizely é paga, mas existe a possibilidade de fazer um período de testes, para entender o funcionamento da ferramenta e visualizar melhor suas funções.

4. Klickpages

O Klickpages é outra ferramenta fácil de usar, que permite editar os testes em poucos cliques. Como outras opções, também existem modelos que já costumam ter uma alta conversão, então basta você customizar o que mais se encaixa no perfil do seu negócio e começar os seus testes. O editor é completamente intuitivo e permite que as modificações sejam vistas em tempo real.

5. Unbounce

Com essa solução você também pode criar testes de landing pages, pop ups, cabeçalhos e rodapés de sites. Essas análises lhe ajudarão a entender o que performa melhor e com isso ampliar o tráfego do seu site, blog ou loja virtual. A Unbounce é uma ferramenta preparada para aplicar desde testes simples até complexos. Essa é mais uma alternativa paga. Como o investimento é alto, talvez não valha a pena para quem ainda está entendendo o que é teste A/B e como funciona na prática.

6. AB Tasty

Tão importante quanto saber o que é teste A/B é escolher a ferramenta ideal para constatar se as hipóteses que você tem são falsas ou verdadeiras. A Ab Tasty é mais uma opção que não requer conhecimento de linguagens de programação. É uma ferramenta intuitiva voltada para: modificar o seu site, direcionar as modificações, definir os indicadores e medir os impactos. Ela pode ser integrada com diversas plataformas como WordPress, Magento, PrestaShop e Google Analytics, entre outras. Também é uma solução paga, que disponibiliza uma versão para testes.

Agora que você já sabe o que é teste A/B e conhece algumas das principais ferramentas, que tal começar os seus testes? Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, pode deixar um comentário abaixo, talvez ele possa ser o tema de um próximo post. Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre publicando dicas para promover o seu negócio na internet.

Tags:, , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar