Aprender a utilizar técnicas de SEO para imobiliárias pode te ajudar a conseguir mais clientes e visitantes para o seu site.

Se você é corretor de imóveis, já deve ter sentido dificuldade para encontrar os melhores clientes, pois a concorrência está cada dia maior, assim como os gastos com anúncios e publicidade. Por isso, o SEO para imobiliárias pode ajudar o imóvel a aparecer de graça para quem já está buscando por ele.

Neste artigo, vamos te explicar o que é SEO e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing imobiliário por meio de algumas dicas para que o seu site apareça ainda mais nos motores de busca.

Qual é a importância do SEO para imobiliárias?

Em linhas gerais, as técnicas de SEO são um conjunto de esforços para ajudar uma página na internet a obter um bom resultado nos mecanismos de pesquisas, como o Google. 

Nesse contexto, as imobiliárias podem se beneficiar muito das técnicas de SEO nos sites, já que muitas pessoas preferem procurar por imóveis utilizando a internet. Alternativas como o Google Meu Negócios, que ajuda as empresas a serem localizadas, podem deixar o seu site ainda mais otimizado.

Como usar SEO para imobiliárias?

O simples fato de aparecer no topo da página não vai fazer você vender mais. O SEO para imobiliárias ajuda muito, mas o seu site também precisa caprichar na descrição dos imóveis, ter uma boa navegabilidade, disponibilizar ótimas fotos e ser responsivo para dispositivos móveis. 

É esse conjunto de fatores que vai gerar credibilidade ao seu site imobiliário e despertar o desejo no consumidor de dar o próximo passo. Por isso, é preciso ter um site atrativo para que os seus clientes sintam confiança em fechar o negócio. Veja algumas dicas de SEO para imobiliárias abaixo.

Tenha um certificado SSL para manter seu site seguro

O SSL é um protocolo de segurança com o objetivo de criptografar os dados compartilhados pela web. O Google tornou o HTTPS um fator de ranqueamento, então ter um certificado SSL ativo é essencial para as boas práticas de SEO. Desse modo, é importante que você saiba o que é SSL e como utilizá-lo no seu site

Tenha um HTML organizado

HTML é a sigla para Hypertext Markup, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Essa linguagem irá definir a estrutura do seu conteúdo em uma página da web.

Assim, o SEO precisa ter um código HTML organizado, já que isso facilita o rastreamento dos robôs do Google, ajudando-os a entender a relevância do conteúdo. Aqui, uma boa dica é conhecer os temas WordPress para imobiliárias, pois eles ajudam a deixar o seu site adequado e bem estruturado.

Otimize o seu site para celular

Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Além disso, a indexação de sites é prioritária via mobile. 

Portanto, lembre-se de deixá-lo responsivo e acessível em múltiplos dispositivos. Comece sempre pensando nas telas menores para as maiores. Faça isso e veja o seu site de imóveis on-line aparecendo melhor ranqueado no Google.

Utilize a Tag Title da forma correta

Existem alguns elementos que você deve melhorar em cada página para aumentar a taxa de cliques e entradas no site da sua imobiliária: um deles é a Tag Title. 

Trata-se de uma marcação HTML visível apenas no código e mostrada nos mecanismos de busca. Por isso, deve ser inserida no cabeçalho da página para auxiliar os mecanismos a mostrarem um título que represente o conteúdo nos resultados.

Para garantir a exibição total em mobile e desktop, é recomendado que ela tenha até 55 caracteres. Procure utilizar a palavra-chave principal e variações de forma natural no texto. 

Crie conteúdos relevantes

Uma boa dica para fazer com que o site se destaque no mercado imobiliário é criar conteúdos relevantes para o seu público. Dessa forma, além de construir autoridade, você estará entregando informações de valor e fortalecendo as relações com clientes.

Para começar a criar seus conteúdos, faça um estudo de quem é a sua persona e defina a palavra-chave dos materiais que produzir. Depois, comece a criar os temas que possam ser interessantes para o seu público, como dicas sobre a área de atuação.

Faça uma boa meta descrição

A meta-descrição também é uma marcação HTML visível apenas no código e nos resultados de pesquisa. Ela não é um fator de ranqueamento, mas ajuda na abertura das páginas, pois permite descrever o conteúdo que o usuário vai encontrar ao clicar no link. 

Assim, mais pessoas podem acessar o seu site. É recomendado que a meta-descrição tenha até 160 caracteres e use variações da palavra-chave, reforçando a mensagem principal e uma chamada para ação no final.

Conheça mais dicas para melhorar o ranqueamento do seu site

Gostou de saber sobre como usar o SEO para imobiliárias? Então, que tal aprender mais? No Blog da HostGator, você encontra um conteúdo que te ajuda a posicionar um site entre os primeiros do Google.