Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Descubra quais são alguns dos sites famosos nacionais e internacionais feitos em WordPress e inspire-se para o seu projeto!

Você provavelmente deve conhecer o WordPress, a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo em sites e blogs do mundo. No entanto, nem todo mundo acredita que, por possuir software livre (open source), a plataforma seja a “casa” de grandes sites do Brasil e do mundo.

Porém, ao longo dos seus 20 anos e com a contribuição de milhares de usuários, o WordPress evoluiu bastante e se tornou um CMS (sigla em inglês para sistema gerenciador de conteúdo) responsável por dar vida a vários sites, passando por blogs pessoais e institucionais, portais de notícias, portfólios, intranets e até lojas virtuais.

Para provar que com um bom desenvolvedor em WordPress a plataforma pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto, seja ele grande ou pequeno, selecionamos abaixo alguns sites de empresas populares que utilizam a plataforma. Desejamos desde já uma boa leitura!

Do Brasil: os 10 melhores sites famosos feitos em WordPress

Para começar a nossa lista, vamos falar grandes empresas que possuem sites em WordPress. 

A variedade vai de versões digitais de revistas impressas, blogs de grandes empresas, instituições, personalidades e até mesmo times de futebol. Veja abaixo e se surpreenda. 

1 – Santos Futebol Clube

Começamos nossa lista de sites feitos em WordPress destacando o Santos Futebol Clube, um dos clubes mais tradicionais do país. 

Casa de Pelé e Neymar, o time praiano utiliza o WordPress para mostrar notícias sobre o clube, placares e calendários de jogos, informações de sócios torcedores, galeria de fotos e muito mais. 

O tema ainda foi desenvolvido usando o WP Odin como base, um framework brasileiro.

2 – E-farsas

O E-farsas, site que desmascara as mentiras da internet desde o início dos anos 2000, segue firme e forte (já que sua tarefa é cada vez mais necessária) em 2023. 

Os trabalhos de investigação simples, mas bem efetuados, são retratados em publicações com textos, imagens e vídeos. Todas as e-farsas da internet estão registradas em um site no WordPress.

3 – Rock In Rio

A página do Rock In Rio, maior e mais tradicional festival de música do país, também utiliza o WordPress e integra nossa lista de sites famosos feitos em WordPress. 

Provando que a plataforma comporta ótimos projetos gráficos, claro, além de muitos acessos – sobretudo após o início da venda de ingressos -, o software livre nunca deu problemas aos produtores do festival.

No portal, há a reunião de informações sobre o line-up dos festivais, históricos e arquivos das edições (algo que vai longe na história, desde 1985!), informações sobre atrações, galeria de fotos, mapa, postos de venda de ingressos e muito mais!

4 – Superinteressante

Há mais de 5 anos a Editora Abril decidiu adotar o WordPress como CMS para todos os sites de suas revistas. 

De acordo com a própria empresa, após a migração a visitação aumentou bastante, principalmente no mobile, visto que as revistas físicas estão, a cada ano, perdendo espaço para a internet.

Uma das principais revistas físicas era a Superinteressante. A publicação especializada em ciência, tecnologia e história da Abril ganhou um site renovado e leve com o WordPress.

Com reportagens especiais curiosas, a revista era um sucesso, principalmente para o público jovem no pré-internet. Porém, desde a reformulação do site a Superinteressante foi recuperando os leitores perdidos para as redes sociais.

Além das notícias atuais e as grandes reportagens, o site também guarda o arquivo da revista desde 1987.

5 – Revista Capricho

Outro sucesso entre os mais jovens – dessa vez ao público adolescente feminino -, a Capricho sofreu uma transição da revista física para sua versão online rodando no WordPress. 

Dessa forma, tópicos como horóscopo, dicas de relacionamentos e os famosos “testes da Capricho”, muito conhecidos da revista impressa, foram transpostos para o novo site. 

Aliás, ao estilo de quiz, os testes acabaram popularizando ainda mais o formato em sua versão online.

6 – Revista Veja

Ainda no mercado editorial, a revista Veja foi mais uma que fez a transição do impresso para o digital através do WordPress. 

A revista da editora Abril sobre variedades e notícias também apresentou um grande volume de visitas em sua versão online desde que migrou para o WordPress. Segundo a editora, a taxa de visualizações no site aumentou 14% com a mudança de plataforma.

7 – Catraca Livre

O portal destinado à divulgação de atrações gratuitas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de notícias envolvendo cultura, variedades e curiosidades, também utiliza o WordPress. 

Diferente dos sites famosos feitos em WordPress citados acima, o Catraca Livre já nasceu na internet, e desde o início sempre utilizou a mesma plataforma.

8 – USP – Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é a maior universidade pública e uma das mais importantes do país. Ela está entre as mais prestigiadas do mundo, sempre no ranking das 20 melhores faculdades ao redor do globo. Além disso, conta com 12 campi e mais de 88 mil alunos matriculados.

O site oficial da USP traz informações variadas sobre saúde, educação, meio ambiente, ciência, além de informações sobre a universidade, Jornal da USP, TV USP, cursos, editais, ensino, e consultas de acervos e conteúdo – e tudo isso usando, é claro, WordPress.

9 – PlayStation

Na categoria blogs famosos temos a Sony, que deu preferência por criar o blog do PlayStation em WordPress. Neste espaço, os estúdios de desenvolvimento de jogos podem divulgar e explicar seus projetos, e a empresa também usa o site para anúncios variados. 

Há publicações voltadas para curiosidades de jogos, notícias relacionadas a lançamentos e muito mais. Além disso, a própria Sony promove ações e conteúdos para o fortalecimento da sua comunidade.

Um diferencial na versão brasileira são os temas exclusivos, entrevistas, além do foco em títulos populares no país, como God of War e jogos independentes – incluindo muitos brasileiros.

10 – Gisele Bündchen

Uma das top models mais populares e aclamadas do Brasil e do mundo utiliza o WordPress em seu site oficial

Gisele Bündchen, com sua carreira de sucesso que perdura presentemente, só poderia ter sua história contada por meio de um site extremamente caprichado. Ele segue o modelo institucional, mostra grandes momentos da carreira da modelo e atriz em versões em português e em inglês.

Bônus: Os 5 melhores sites gringos feitos em WordPress

Sejamos francos: não são só as grandes empresas, instituições e personalidades brasileiras que criaram os seus sites em WordPress, já que ele está disponível em todo o mundo. 🌎 

Algumas das maiores empresas de entretenimento, jornalismo e instituições mundo afora também utilizaram a plataforma para criar seus sites. Ficou curioso para saber quais são elas? Confira alguns casos internacionais de sites famosos feitos em WordPress abaixo:

1 – Sony Music

Já falamos sobre a Sony anteriormente em nossa lista ao citarmos o blog da Playstation, mas a Sony Music Group, subsidiária da japonesa Sony Corporation, também utiliza o WordPress como CMS.

No site você pode conferir informações sobre os artistas, as gravadoras, além de notícias e informações para novos profissionais e carreiras de grandes nomes do selo. Mais um exemplo no grupo dos sites famosos feitos em WordPress.

2 – Rolling Stone

A clássica revista, que faz parte do imaginário popular musical desde 1967 nos Estados Unidos, segue trazendo novidades no mundo da música, cultura pop e política até hoje. 

O site americano da revista mensal foi criado em WordPress. Mostrando o valor da cultura pop, a revista Rolling Stone escolheu utilizar a melhor plataforma de CMS do mundo para divulgar o seu conteúdo.

Mas é importante ressaltar que o mesmo não vale para a versão brasileira da Rolling Stone, que é abrigado em outra plataforma.

3 – Forbes

A Forbes é uma revista americana de negócios e economia. O periódico publica artigos sobre finanças, investimentos, indústria e também marketing. 

Com menos frequência, a Forbes publica artigos relacionados à tecnologia, ciência, comunicação e direito. Mundialmente, a revista é reconhecida por suas listas, como a de personalidades mais ricas e celebridades bem pagas.

A Forbes está presente também na web, com um portal de conteúdo com os artigos nas mesmas áreas da revista impressa, com opiniões de diversos colunistas que possuem seus blogs pessoais dentro do portal. Tudo isso, é claro, no WordPress.

4 – Casa Branca

O principal expoente no sentido de segurança digital relacionado ao WordPress é que o site da Casa Branca utiliza a plataforma desde 2017. 

A mudança do Drupal para o WordPress reflete a diferença de suporte que um site substancial como a Casa Branca precisa, além de, claro, uma redução financeira considerável. À época, foi informado que existiu uma economia de três milhões de dólares anuais com o novo CMS.

5 – The Walt Disney Company

Por fim, mas não menos importante, a toda-poderosa The Walt Disney Company. Ela é responsável pela criação mundos encantados e de personagens consagrados, além de ter adquirido, ao longo dos anos, grandes propriedades intelectuais como a Lucasfilm e a Marvel Studios. E sim, ela também utiliza o WordPress para seu site institucional e blog.

No site você encontra notícias e informações sobre a empresa, os parques temáticos, suas ações sociais, publicações para investidores e acionistas. Também há seções sobre carreiras e oportunidades de emprego do maior conglomerado da cultura pop.

Vantagens do WordPress

Se você ainda não se convenceu sobre utilizar ou não o WordPress para o seu site ou blog depois dessa lista, nós separamos mais algumas vantagens sobre a plataforma para você considerar: 

  • plugins e temas; 
  • permissões e funções; 
  • SEO; 
  • gratuidade e Open Source; 
  • integração com ferramentas; 
  • facilidade de usar.

Ficou claro nos exemplos acima que cada uma das empresas utiliza a plataforma de uma maneira específica para atender as suas necessidades. 

Esta é a grande vantagem do WordPress por ser tão flexível e permitir criar desde simples blogs de nichos a sites de grandes empresas e instituições.

E aí, ficou convencido que o WordPress é uma plataforma que pode ser ideal para qualquer tipo de projeto na internet? Em nossa lista, seu site preferido em WordPress ficou de fora? Deixe seu comentário abaixo e acesse o nosso blog!

Navegue por tópicos

  • Do Brasil: os 10 melhores sites famosos feitos em WordPress

    • 1 – Santos Futebol Clube

    • 2 – E-farsas

    • 3 – Rock In Rio

    • 4 – Superinteressante

    • 5 – Revista Capricho

    • 6 – Revista Veja

    • 7 – Catraca Livre

    • 8 – USP – Universidade de São Paulo

    • 9 – PlayStation

    • 10 – Gisele Bündchen

  • Bônus: Os 5 melhores sites gringos feitos em WordPress

    • 1 – Sony Music

    • 2 – Rolling Stone

    • 3 – Forbes

    • 4 – Casa Branca

    • 5 – The Walt Disney Company

  • Vantagens do WordPress

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários