Se você está pensando em migrar de sistema, veja as vantagens do Linux e porque utilizá-lo. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.

Atualmente, existem vários sistemas operacionais disponíveis no mercado que nos chamam atenção pelos mais variados motivos. Enquanto algumas pessoas preferem utilizar o Windows e o macOS, por conta da familiaridade, outras optam pelas vantagens do Linux.

Há alguns anos, é perceptível a alta de usuários Linux no desktop. Isso deve-se ao fato do sistema ter ficado mais popular com o passar do tempo, por ser mais rápido, seguro e estável que os outros sistemas operacionais disponíveis. Caso você esteja pensando em migrar de sistema, veja as vantagens de utilizar o Linux.

Vantagens do Linux

Apesar de não ser um dos sistemas mais populares, o Linux possui benefícios. Veja quais as vantagens do sistema Linux a seguir.

Customização

Para entender quais as vantagens do Linux, basta pensar na alta capacidade de customização. Ele permite ao usuário modificar o tema, os aplicativos padrões, o início do sistema, entre outras coisas. Você pode deixá-lo parecido com o Windows, o macOS ou criar algo totalmente diferente para seu workflow.

Além de customizar a aparência, uma das vantagens do Linux é a possibilidade de customizar outras áreas do sistema, como, por exemplo, a inicialização, decidindo os serviços que irão iniciar com o sistema, podendo deixá-lo ainda mais leve.

Diversidade

O Linux é bom devido à diversidade também, tanto de sistemas quanto de aplicações e interfaces gráficas. Caso você queira utilizar outro gerenciador de arquivos no Windows, por exemplo, existem bem poucas opções e, provavelmente, o Windows Explorer continuará sendo o padrão.

No Linux, existe uma gama de aplicações que podem ser utilizadas como padrão, independentemente do sistema e da interface gráfica. Caso você não goste do Ubuntu, por exemplo, existem várias opções de sistemas operacionais baseados no Linux, diferente do Windows, que possui uma versão com suporte (Windows 10) atualmente.

Liberdade

Se você ainda duvida que o sistema Linux é bom, basta ver a liberdade que ele dá para fazer o que o usuário achar melhor, uma vez que ele respeita as quatro liberdades do projeto GNU, que são:

  • executar o programa como você desejar, para qualquer propósito;
  • estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito;
  • redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros,
  • distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Dessa forma, você pode dar a chance de toda comunidade beneficiar-se com suas mudanças. Para isso, o acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Leveza

Como dito acima, além de ser altamente customizável, o Linux possui uma variedade de softwares e interfaces, proporcionando um sistema bastante leve ao usuário, capaz de rodar em máquinas mais antigas com um desempenho aceitável.

Embora a leveza pareça interessante apenas para máquinas antigas, ela também pode ser muito agradável para usuários de computadores potentes, já que o sistema irá rodar de forma satisfatória.

Segurança

Outro bom motivo para adotar o Linux como sistema operacional deve-se ao fato dele ser menos vulnerável a alguns vírus. Isso pode ser baseado no fato de que o sistema é menos popular que o Windows, por exemplo, porém, por ter código aberto, a comunidade consegue encontrar e reportar falhas quase que imediatamente.

Vale dizer que o Linux é vulnerável a vírus, porém, se comparado a outros sistemas, ele é mais seguro. Mesmo assim, tome cuidado ao realizar downloads ou rodar comandos desconhecidos no terminal.

Custo do sistema

Entre as vantagens do Linux, o custo do sistema operacional deve ser considerado por alguns usuários, principalmente empresas. Enquanto o Windows possui licenças relativamente caras, o Linux é gratuito (e sempre será).

Isso pode ser um fator interessante para algumas empresas, que conseguirão economizar alguns reais com licença de software, tendo em vista que o Linux é tão bom quanto um Windows e possui vários recursos que o sistema da Microsoft traz, inclusive suporte ao Active Directory.

Porque usar um instalador automático

Neste artigo, você conheceu mais sobre as vantagens do Linux e como ele funciona. Após entender sobre o que é Linux e quais são as características desse sistema, é preciso saber como instalá-lo de forma segura. 

Para isso, confira nosso artigo sobre Instalador Automático e aprenda como instalar dezenas de sistemas em instantes!