video-marketing-estrategia-para-empresa

Vídeo marketing: destaque sua empresa com essa estratégia

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 | Comentários

Escrito por

O consumo de vídeo em plataformas como o Youtube tem aumentado vertiginosamente. Para se ter uma ideia do alcance, nos últimos 5 anos, a procura por videos online cresceu 165%.

E isso é um fato: o usuário se acostumou com a velocidade e clareza dos vídeos na hora de buscar informação.

Na grande maioria das vezes, é muito mais fácil aprender a como montar um móvel ou consertar um equipamento assistindo um tutorial em vídeo, não é?

E é por isso que cada vez mais empresas têm apostado em conteúdos audiovisuais para melhorar sua estratégia de marketing e expandir a divulgação do seus produtos e serviços.

Isso pode ser feito via vídeos que misturam entretenimento, conteúdo de marca, educação, publicidade que gera tráfego para o site de uma empresa, e muito mais.

Mas afinal, o que é o Vídeo Marketing?

Vídeo marketing é uma estratégia para a divulgação da sua marca, produto ou serviço utilizando a produção de vídeos.

Por serem de consumo fácil e rápido, os vídeos tendem a atrair muito mais os usuários-consumidores, gerando mais engajamento do que textos e posts. Além disso, com a expansão do uso de dispositivos móveis, assistir vídeos na rua ou no trânsito se tornou comum.

Imagine colocar sua marca na mão do seu público-alvo a qualquer hora e em qualquer lugar? Com o vídeo marketing você consegue.

Provavelmente você até já consumiu esse tipo de conteúdo e nem se deu conta, já que a inserção da marca pode ser feita de forma indireta, sem prejudicar o foco do conteúdo principal – aquele que realmente te interessa.

O potencial do Vídeo Marketing

Para quem é criativo, a produção em vídeo não impõe limites. Um roteiro direcionado corretamente ao público-alvo somado a diversas possibilidades de recursos técnicos e pronto: surgem inúmeras maneiras de uma marca divulgar seus produtos e serviços de forma atraente.

Em termos de recursos audiovisuais, estamos falando de:

  • Animações;
  • Imagens reais;
  • Elementos em 3D;
  • Músicas.

Leia mais: Como produzir fotos e vídeos de produtos para a sua loja virtual.

Com o vídeo, é possível desenvolver um mesmo tema de diferentes maneiras, pensando em cada plataforma que a empresa pretende usar para divulgar o conteúdo.

Será um vídeo para o YouTube, IGTV ou para uma página de produto de um site? Isso deve ser considerado antes de sair produzindo.

Cada formato de vídeo marketing tem um propósito e atinge seu público alvo de maneira diferente. Se bem feito, um vídeo pode gerar identificação imediata com o consumidor, e isso significa mais chances de sucesso para suas vendas.

É importante ressaltar que não basta replicar o conteúdo que você colocaria na TV em um vídeo na web. Segundo a pesquisa Video Viewers do Google, 80% dos consumidores de vídeos online procuram conteúdo que a TV não oferece.

Os tipos de Vídeo Marketing

Já vimos anteriormente que criar uma estratégia de vídeo marketing é desenvolver conteúdos audiovisuais envolvendo sua marca ou serviço. Ou seja, de maneira a conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Porém, é preciso entender bem qual o formato ideal para o tipo de conteúdo que você quer veicular.

Vamos entender um pouco mais sobre eles?

Vídeos explicativos

Os vídeos explicativos são conteúdos audiovisuais que buscam explicar algum conceito, produto ou habilidade para o público. 

Eles são um tipo de “vídeo aula”, conteúdos muito buscados hoje em dia. Ainda segundo o Google, no Brasil quase 30% dos consumidores de vídeos online querem adquirir algum conhecimento novo.

Desta forma, criar vídeos explicativos sobre seus produtos e serviços (e até mesmo sobre conteúdos extras que possam ajudar seus clientes a prosperar em seus negócios) é uma ótima forma de engajar e aumentar sua taxa de conversão. Veja um exemplo abaixo:

Vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são uma ótima forma de engajar seu público. Com a expansão das ferramentas para fazer lives nas redes sociais, as transmissões ao vivo têm ficado muito populares e geram bastante audiência quando bem executadas.

Geralmente, vídeos ao vivo têm uma taxa de retenção maior que a de vídeos gravados e abrem espaço para um diálogo direto com seu público alvo. Além disso, essas lives ficam gravadas e podem ser acessadas posteriormente.

Cobrir eventos da sua empresa, mostrar bastidores e realizar entrevistas são ótimas maneiras de usar esse tipo de vídeo marketing a favor da sua marca. Os vídeos ao vivo dão tão certo que são usados até para divulgar blogs pessoais e perfis de influenciadores digitais.

Outra possibilidade que tem ganhado espaço e une o vídeo ao vivo ao vídeo explicativo é o webinar. Nele você explica algum serviço, fala sobre seu produto ou assunto relacionado a ele ao vivo e tem a chance de interagir com seu público, respondendo perguntas e comentários. Um exemplo:

Vídeos de entretenimento

Entretenimento, sem dúvida, é o que mais se busca nos vídeos online. Conseguir produzir um vídeo que una entretenimento à sua marca é um desafio para sua estratégia de vídeo marketing.

Esse tipo de conteúdo conversa muito bem com seu seu público já fidelizado, como também é usado para atingir um grande raio de consumidores em potencial. Para isso é fundamental estar atento à últimas tendências do mundo do entretenimento.

O objetivo aqui é conseguir criar um conteúdo que alie um assunto que seja de interesse para o público-alvo e que tenha a menor interferência de marca possível, ou seja, não interrompa o usuário com propagandas diretas. Afinal, seu objetivo primário é despertar distração e divertimento, como o vídeo a seguir:

Vídeos de treinamento corporativo

Conseguir passar os valores da sua marca para seus colaboradores nem sempre é tão simples. Optar por criar um vídeo ágil, que use linguagem descomplicada e envolvente é um ótimo caminho para seu treinamento corporativo, ainda mais em situações muito técnicas e que necessitem de passo a passo ilustrado.

Vídeos institucionais

Na hora de se apresentar sua empresa para o público, nada melhor do que um vídeo institucional. Ele auxilia a empresa a consolidar sua autoridade sobre determinado assunto e se colocar de maneira positiva para o mercado.

Aqui o foco não é falar diretamente de produtos e serviços, mas sim explorar valores, posicionamento da empresa, sua trajetória e visão de mercado. É um conteúdo para gerar identificação direta com a marca e o que ela é, fortalecer o branding e firmar sua visão de mundo.

Vídeos humanizados

Os vídeos humanizados contam histórias de sucesso, casos reais de clientes da sua marca. Afinal, nada gera mais autoridade para uma empresa do que mostrar cases de sucesso.

Nesse tipo de vídeo, você apresenta a dor do seu cliente e deixa-o contar como o seu produto o ajudou na resolução de seus desafios. A voz de outra pessoa – além da própria voz institucional – falando bem da sua marca gera ainda mais credibilidade.

Como melhorar sua estratégia de marketing com Vídeo Marketing

Se você quer ampliar sua estratégia de marketing para atingir o maior número de consumidores em potencial, está na hora de implementar o vídeo marketing. Mas como faz isso?

1. Planeje o conteúdo

Antes de mais nada, é muito importante planejar o conteúdo dos seus vídeos. Tenha em mente o objetivo e leve isso como norte durante todo o processo criativo. Além disso, pense em qual etapa do funil de vendas seu vídeo deve se encaixar. Isso muda o teor e tom do conteúdo. Uma reunião de brainstorm é ideal para definir bem o que e como você quer contar. Reúna sua equipe e joga as ideias na mesa!

2. Conheça bem seu público-alvo

Saiba com que você quer falar e você saberá o que dizer. Conhecer o perfil de quem você quer atingir te ajuda a produzir um conteúdo personalizado para aquele público específico.

Tenha a persona bem definida para quem se destina o conteúdo e saiba os seus hábitos de consumo de vídeos. Assim você não corre o risco de criar algo fora do círculo de interesses de quem você quer atingir.

3. Defina os indicadores de desempenho

Saber quais os KPIs, ou indicadores de desempenho, você vai seguir para avaliar seu conteúdo é fundamental para a criação de uma estratégia de vídeo marketing.

  • Taxa de conversão?
  • Engajamento nas redes sociais?
  • Tempo de consumo?

Principalmente no caso da criação de séries de vídeos, antecipar os indicadores de desempenho te ajudam a corrigir erros e afinar o conteúdo de vídeo para vídeo.

4. Estude o mercado e a concorrência

Conhecer quem está competindo pelo mesmo público que você é essencial. Saber o que estão fazendo, como e se estão tendo sucesso te ajuda a planejar sua estratégia de vídeo marketing.

Olhar para a concorrência é uma maneira de entender o que está dando certo no seu mercado e criar um conteúdo único que converse diretamente com o mesmo público.

Mas cuidado com plágio! A ideia aqui é monitorar quem divide mercado com você e explorar caminhos não utilizados como estratégias de marketing.

5. Divulgue nos lugares certos

Com o conteúdo pronto, é preciso saber como divulgá-lo de maneira inteligente. Conhecer bem cada canal ou rede e seu respectivo público é o caminho para mostrar o conteúdo certo para as pessoas certas.

Faça um levantamento do perfil de usuários de cada rede ou canal e compare com os diferentes tipos de conteúdos que você criou. Onde cada conteúdo melhor se encaixa? Onde ele será mais visto e onde ele é mais esperado?

6. Monitoração de resultados

Não adianta postar e sair correndo. Monitorar os resultados dos seus conteúdos te mostra como eles estão performando em cada plataforma. Para isso é bom ficar de olho em algumas métricas de resultados, como:

  • Taxa de retenção;
  • Taxa de abandono;
  • Conversão;
  • Engajamento.

Preste atenção nesses números e compare com os KPIs que você definiu no começo. Estão batendo? Se não for o caso, faça uma análise mais a fundo para identificar o erro e consertá-lo.

Vídeo marketing é um dos grandes braços atuais do marketing digital e se faz cada vez mais essencial para qualquer empresa que queira ter relevância na web. Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital? Acesse nosso blog!

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar