Conteúdos por assunto

Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Freelancer: veja como trabalhar dessa forma em um guia completo

Saiba tudo sobre trabalho freelancer!

Compartilhe:

Já ouviu falar de trabalho freelancer? Como funciona esse tipo de trabalho e como fazer trabalho freelancer? Saiba tudo nesse guia completo que preparamos para você!

Com tantas possibilidades e profissões novas que o mundo digital trouxe, o trabalho freelancer cresce em larga escala. Com o surgimento de mais clientes, é urgente começar a profissionalizar cada vez mais o mercado.

Como se manter sempre produtivo e criativo? Como organizar o trabalho?

Quais ferramentas usar? Onde encontrar clientes? Essas são perguntas recorrentes que responderemos neste guia.

As vantagens ao contratar um freelancer

As vantagens ao contratar um freelancer

Contratar um freelancer oferece inúmeras vantagens aos donos de negócio. Por isso, é importante que você tenha isso em mente na hora de fechar negociações com seus prospectos.

Expertise

A vantagem de contratar um freelancer realmente é contar com a expertise de alguém que tem o foco em um nicho ou atividade específica.

Diferente de um profissional generalista, o freelancer já conhecerá os possíveis problemas da área de atuação e tenderá a trazer soluções mais rápidas e modernas.

Para o freelancer, um novo projeto com um novo cliente é sempre oportunidade de aprender mais e manter a mente e as técnicas afiadas. Dessa forma, ele irá gerar sempre bons resultados para os clientes.

Essa característica difere bastante de um profissional com carteira assinada.

Um profissional multidisciplinar

Em um primeiro momento nos parece que o freelancer é apenas um especialista, o que já é bem positivo. No entanto, devemos lembrar que o freelancer precisa desenvolver muitas outras competências para desempenhar o seu trabalho.

Ele capta e vende, organiza o seu fluxo de trabalho e agenda. Executa o trabalho e faz as entregas ao cliente. Inclusive, o profissional estabelece um relacionamento cordial com cada novo consumidor do seu serviço.

Além disso, também gera cobranças e cobra seus clientes, além de administrar as finanças e partes burocráticas do negócio.

O freelancer administra o negócio de ponta a ponta, portanto coleciona diversas habilidades que fazem dele um profissional diferenciado e traz mais recursos ao trabalho.

freelancer

Economia de tempo e dinheiro

Nem sempre um projeto é capaz de justificar sozinho a contratação de um profissional fixo na empresa. Talvez isso vá representar um custo alto que impactará o ROI (retorno sobre investimento) do negócio.

Nesse caso, a contratação do profissional freelancer é muito mais vantajosa, já que ele representa um custo variável e pontual no seu projeto.

Além disso, estamos falando de um profissional que trabalha 90% do tempo em home office, o que também não irá gerar custos de insumos dentro de uma empresa.

Outro aspecto importante: com a contratação do freelancer, você pode otimizar o tempo da sua equipe interna e não perde tempo realizando processos seletivos extensos e caros.

Flexibilidade no trabalho freelancer

Diferentemente de um trabalho CLT, onde o empregador precisa seguir regras determinadas para negociação salarial e contratação do empregado, no trabalho freelancer há flexibilidade.

Tempo: há flexibilidade de tempo, logo os prazos costumam ser menores do que se o projeto fosse absorvido pela equipe interna.

Forma de pagamento: a negociação é feita visando o que é melhor para as duas partes envolvidas no negócio.

Evitando a sobrecarga de trabalho freelancer

Evitando a sobrecarga de trabalho freelancer

Quando você, freelancer, escolheu trabalhar por conta própria, o que te motivou?

Posso afirmar que uma das razões foi ter liberdade de tempo para organizar e proceder de forma autônoma sobre o seu calendário. Esse realmente é um sentimento comum em todos nós.

Acontece que às vezes o sonho acaba virando pesadelo e nos deparamos com a sobrecarga de trabalho, onde não temos mais o tão sonhado tempo livre e a flexibilidade no cronograma.

A sobrecarga de trabalho é muito prejudicial e pode acabar desacelerando a sua produtividade, o que acarretará acúmulo de trabalho e até mesmo atrasos na entrega.

O freelancer que nunca passou por isso que atire a primeira pedra!

Veja alguns passos para evitar a sobrecarga de trabalho em sua rotina freelancer:

Mude a informação de lugar

A sobrecarga de trabalho, antes de ser física, é mental. Por isso, você precisa sempre manter a sua mente o mais limpa possível, mas o que isso significa?

Apenas anote, anote, anote tudo! Descarregue suas ideias, obrigações, atividades e tarefas em um caderno, na sua agenda ou em alguma das ferramentas que vamos indicar ao longo desse texto, como, por exemplo, o Evernote ou o Google Drive.

Enquanto sua mente estiver bagunçada por estar repleta de informação, você não conseguirá organizar o seu trabalho de uma forma sustentável. Então, não ignore esse passo, descarregue tudo no papel ou ferramenta escolhida.

Organize as informações

Sua mente deve estar mais leve, mas tudo ainda parece uma bagunça, não é mesmo?

O segundo passo é relacionar suas ideias, tarefas e atividades: separe aquilo que precisa fazer por projetos.

Por exemplo: 

“Projeto Landing Page do João”

Traga para cá as ideias que teve sobre esse assunto, relacione as etapas que terá que cumprir até a entrega e estime quanto tempo irá demorar.

Faça isso para todos os seus projetos, inclusive pessoais.

Hierarquize

Defina as tarefas a serem executadas em 3 categorias: “urgentes e importantes”, “importantes” e “rotineiras”.

Todas deverão ter um espaço no seu dia, sendo que as “urgentes e importantes” ocuparão um espaço de tempo maior no foco do seu dia e as demais horas serão divididas para executar as tarefas “importantes” e “rotineiras”.

Agende

Distribua as tarefas ao longo da sua semana de acordo com seu nível hierárquico, as urgentes e importantes logo pela manhã e, só após finalizadas, as importantes e rotineiras.

Lembrando que: para tarefas muito extensas, o ideal é que ela seja quebrada em pequenas etapas, do contrário você permanecerá sobrecarregado enquanto não finalizar totalmente o projeto.

Lembre-se da primeira tarefa do dia 

A primeira tarefa do dia não é a “urgente e importante”, e sim abrir sua agenda e revisar o trabalho que foi feito ontem e o que será feito hoje.

Caso não tenha finalizado algo que estava proposto, hierarquize novamente, mude as prioridades e encaixe novamente na agenda para que nada fique para trás.

Como estimular a criatividade e superar o bloqueio criativo

O bloqueio criativo é mais comum do que parece, mas existem algumas formas de contorná-lo para que sua produtividade não seja impactada por esse pequeno obstáculo.

Encha o reservatório

O bloqueio criativo pode acontecer com qualquer pessoa, mas, em geral, aparece em maior escala no redator freelancer. Quem cria textos pode se sentir, por inúmeras vezes, bloqueado.

É importante ressaltar que aquilo que chamamos de bloqueio criativo pode ser apenas uma falta de referências, pode ser que nosso reservatório de informação esteja vazio. Talvez ainda não tenhamos pesquisado e entendido o assunto com profundidade.

Então, freelancer, antes de decretar que está com bloqueio criativo, encha o reservatório. Portanto, fique ao menos 1 hora seguida lendo e vendo vídeos sobre o assunto que precisa desenvolver.

Se tiver ideias anote, depois repita o processo até ter uma quantidade razoável de ideias.

Ócio criativo

Quando optamos pelo trabalho freelancer online pode ser difícil organizar a agenda no começo de tudo, principalmente se nos deixarmos levar pela sobrecarga de trabalho, citada no tópico anterior.

É importante colocarmos o descanso, as atividades de lazer e a convivência com outras pessoas em nossa agenda, do contrário estaremos cada vez mais bloqueados.

Afinal, o trabalho em maior ou menor grau traz algum estresse e é importante para nossa saúde física e mental liberar isso em outras atividades.

Trabalho concentrado e difuso

Em geral, o trabalho freelancer exige concentração para execução das tarefas nos projetos dos clientes. Normalmente ficamos horas a fio sentados em frente a uma tela.

Acontece que para o nosso cérebro é importante a alternância entre o modo concentrado e o difuso.

O modo concentrado, em geral, é nosso momento de trabalho. O difuso é quando realizamos outras atividades que não exigem tanto de nossa concentração e até mesmo que nos relaxam, como conversar com alguém ou tomar um banho.

Inclusive, são em momentos assim que acabamos tendo as melhores ideias, afinal estamos dando espaço para nosso cérebro trabalhar.

Se você está se sentindo bloqueado, talvez seja hora de alternar a categoria de tarefa que está executando. Saia da frente do computador e vá à academia, faça uma caminhada ao ar livre ou coloque a mão na massa nos serviços domésticos.

Você também pode fazer algo para se distrair, como assistir uma série, um filme, ler algo que goste e assim por diante.

Inclusive essa é uma orientação importante para prevenir os bloqueios criativos: alterne entre tarefas de naturezas diferentes!

Na prática

Para quem é redator freelancer a produção textual pode ter alguns momentos travados, por isso o ideal é adotar as seguintes práticas:

Organização e planejamento

Defina previamente o que vai escrever, pesquise, leia bastante sobre o assunto e crie todos os títulos e subtítulos durante essa pesquisa. Pronto! Agora você tem uma estrutura pronta para produção.

Não está conseguindo produzir? Aproveite e crie a estrutura textual de outros textos, isso aquecerá sua mente.

Seja livre

Começou a escrever e travou em algum tópico específico? Pule e vá para os que conseguir desenvolver, depois volte e veja se há necessidade de “encher mais o seu reservatório”.

Dica: não pense muito para escrever, libere as palavras sem julgamentos prévios, explore suas ideias depois volte no texto e faça a lapidação dessas informações, corte tudo que parecer inadequado e acrescente o que faltar!

Ferramentas que todo freelancer precisa conhecer

Trabalhar por conta própria é sempre um desafio, principalmente no início da jornada. Se você escolheu o trabalho freelancer e não sabe exatamente por onde começar, como organizar as coisas e quais recursos tem disponíveis, fique tranquilo.

Hoje no mundo digital contamos com inúmeras ferramentas que auxiliam e facilitam o trabalho. Por isso, fizemos uma seleção ampla que irá te ajudar muito na jornada freelancer:

Pipefy

Pipefy

O Pipefy é uma ferramenta que ajuda a gerenciar o fluxo de trabalho no seu dia a dia, tornando-o mais rápido e eficiente.

Com ele, você elimina planilhas de controles, anotações em blocos de notas e informações do seu trabalho que estejam espalhadas por aí.

O seu foco está em automatizar processos dentro de um modelo inspirado no famoso método Kanban.

É uma ferramenta perfeita para quem tem um grande volume de trabalho ou até mesmo para aqueles que atuam em parceria com outros freelancers, pois assim todos os envolvidos sabem exatamente em que pé está cada projeto.

Você pode testá-lo gratuitamente no portal da Pipefy.

Trello

Trello para freelancer

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que conta com diversos recursos para controlar e facilitar suas tarefas diárias. 

Entre os seus recursos estão checklists, calendário, etiquetas coloridas que ajudam a categorizar as suas tarefas, automações, recursos para anexar imagens e figurinhas a cada tarefa, cards e colunas personalizáveis com campos para títulos, descrições, anexos, etc.

Também funciona em um sistema inspirado no Kanban.

Pode ser usada individualmente por qualquer freelancer que deseja centralizar suas tarefas ou também por grandes equipes. Nesse caso, as tarefas podem ser atribuídas a diferentes pessoas e todos os envolvidos serão notificados.

Outro modo de uso interessante é compartilhar o quadro do Trello com o seu cliente, caso seja um projeto onde ambos irão colaborar com ideias ou que precisa ser feito em etapas pelos dois.

Está disponível tanto para smartphones como para computadores em uma versão gratuita que não deixa nada a desejar quando o assunto são recursos.

Para quem busca automações e recursos avançados a versão paga é a melhor opção.

Você pode usar o Trello online ou baixá-lo para usar no seu computador ou Smartphone.

Google Drive

Google Drive para freelancers

O Google Drive é a ferramenta da Google usada para armazenar, criar e compartilhar documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários.

O acesso aos documentos é particular, ou seja, só você e quem permitir terão acesso aos dados que existem nos documentos.

Você e seu cliente ou outro freelancer podem colaborar no mesmo documento, colocar observações, comentários e se comunicar de forma rápida e eficiente. O melhor: tudo isso sem perder o foco do assunto tratado. Além disso, ele se integra a outras ferramentas, como o Trello, por exemplo.

A barra de busca ainda permite que você encontre rapidamente qualquer documento pelo seu título ou trecho do conteúdo.

É indispensável para o freelancer que precisa compartilhar o seu trabalho com o cliente ou outras pessoas.

Se você é freelancer, provavelmente a versão gratuita será suficiente para armazenar seus projetos. No entanto, para empresas o ideal é utilizar a versão paga.

Google Agenda

Google Agenda / Calendário

Ter uma agenda online vai mudar a forma como você trabalha, pois trará mais controle e menos ansiedade!

Você pode simplesmente anotar suas tarefas em um papel e ir seguindo uma ordem durante o seu dia? Claro que sim, mas há uma grande chance de que alguns atrasos ocorram se você usar apenas esse sistema.

O Google Agenda é a ferramenta do Google que te ajuda a controlar seus compromissos e tarefas.

Em vez de simplesmente ter uma lista, você conseguirá marcar data e horário para executar cada uma das suas atividades e a agenda irá notificar por e-mail e também no seu celular.

Viu que não vai conseguir concluir uma tarefa por causa de um imprevisto? Você pode simplesmente arrastá-la até um outro dia e horário e avisar os envolvidos.

Quer separar as atividades? Use cores diferentes para cada cliente. Precisa lembrar de algo a ser feito daqui a 1 mês? Coloque na agenda e você será notificado na data correta.

Estimar o tempo que você leva para concluir suas tarefas e distribuí-las ao longo das suas semanas irá deixar o seu trabalho mais profissional e te trará para um novo patamar de organização.

O Google Agenda está disponível online para desktop e em app para smartphones. O ideal é usar a ferramenta em todos os dispositivos para não deixar de acompanhar nada.

Calendly

Calendly Features | G2

O Calendly é um sistema de agendamento online, perfeito para aqueles freelancers que fazem muitas reuniões com clientes ou prestam algum tipo de consultoria.

Com os recursos do Calendly você pode disponibilizar um link para seu cliente e deixar que ele agende a reunião apenas nos horários que você tem disponível. Dentro disso, ele poderá escolher o melhor período para ambos.

A ferramenta ainda permite integração com outras aplicações como o Google Agenda. Dessa forma, quando seu cliente agendar uma reunião ela aparecerá automaticamente em sua agenda do Google.

Da mesma forma, se você acrescentar um compromisso em seu calendário pessoal, o Calendly deixará esse horário como indisponível.

Ele também se integra com aplicativos de reuniões como o Google Meet ou Zoom, gerando automaticamente um link exclusivo para que a sua reunião aconteça online.

É uma ferramenta que vai te ajudar a organizar e profissionalizar mais ainda seu trabalho.

Kill News Feed

Kill News Feed

Como lidar com disciplina quando o assunto é trabalhar como freelancer? Esse realmente pode ser um grande desafio, por isso podemos contar com algumas ferramentas para auxiliar nesse processo.

O Kill News Feed literalmente mata o seu feed de notícias no Facebook, substituindo-o por uma mensagem para que você não se distraia com a rede social.

Para quem perde o foco facilmente essa é uma recomendação excelente. Pode ser que distraidamente você acesse a rede social pelo computador, mas logo o Kill News Feed te fará voltar ao foco.

Ele é um plugin que pode ser usado no seu navegador do computador, basta instalar a extensão.

Quando quiser o seu Feed de notícias do Facebook, basta desativar a extensão.

Tomato timer

J'utilise l'extension Strict Workflow pour me concentrer, vous ne devinerez  JAMAIS ce qui va arriver! - Pascal Forget

Se você está iniciando no mundo dos freelancers é natural que a concentração seja uma meta difícil de alcançar.

Ficar por horas a fio em apenas um projeto pode ser difícil. Não ter para quem prestar contas ou não ter uma equipe dependente de você pode ser uma porta aberta à procrastinação.

Por isso o ideal é fracionar o seu tempo em pequenos blocos, e essa é a proposta do Tomato Timer. Ele é uma extensão para o navegador Chrome, que divide o tempo em blocos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos entre esses blocos.

A extensão é interessante, pois ela emite um alerta quando você deixa a área em que está executando o projeto, ou seja, se estiver saindo da página para se distrair, voltará ao foco rapidamente.

O que essa extensão faz se chama Técnica Pomodoro, que é uma técnica de gerenciamento de tempo. Portanto, ela irá te ajudar a ser mais produtivo, exatamente porque fraciona o seu tempo e ainda adiciona intervalos a ele, que você pode usar da maneira que desejar.

Há ainda diversos outros aplicativos com essa mesma função.

Forest

Forest - Stay focused, be present - Aplicativo para freelancer

Em muitos casos a fonte da nossa improdutividade é o excesso de informação e entretenimento que está bem na palma da nossa mão! 

O smartphone é uma fonte indiscutível de informação e mudou a nossa forma de consumo, mas ele tem mecanismos que nos deixam viciados de certo modo.

O aplicativo Forest pode ajudar aqueles freelancers que têm o hábito de pegar o celular continuamente e sem propósito, e faz isso de uma forma divertida e interessante.

No aplicativo você pode cultivar árvores virtuais que crescem à medida que você não mexe no celular e ganha moedas por isso. Ou seja, a árvore só crescerá se você não mexer no celular pelo tempo determinado.

O tempo longe do celular é definido de forma personalizada, segundo a preferência do usuário. Logo, se você optar por ficar 2 horas sem usar o celular, a sua árvore só será cultivada se você não quebrar essa regra.

Se manter o padrão, em breve você terá uma floresta virtual, caso contrário terá uma floresta de árvores mortas e nenhuma moeda. As moedas virtuais podem ser usadas para plantar árvores reais.

Então, se você é uma pessoa com dificuldade de se desconectar do celular, usar o Forest, com certeza é uma ótima opção.

AND CO

O AND CO é uma plataforma completa para aquele freelancer que quer profissionalizar de uma vez por todas a parte burocrática do seu negócio.

Como sabemos, ser freelancer é entender um pouco de cada área, captar clientes, lidar com demanda, enviar proposta, fechar negócio e emitir contratos e cobranças, executar o serviço e, se o cliente não pagar na data, cobrá-lo.

Por sorte, temos plataformas como a AND CO que automatizam e trazem maior rapidez para esse fluxo de trabalho tão necessário no dia a dia do freelancer. Com ele, você conseguirá controlar propostas, faturamento, pagamentos, despesas e lista de tarefas.

Canva

O Canva é uma das ferramentas online de design mais usadas da internet. Ele possui um visual simples e uma interface intuitiva, o que justifica a sua popularidade.

Até mesmo uma pessoa leiga em design conseguirá operar essa ferramenta e sair com alguma arte gráfica pronta, principalmente porque a plataforma já oferece diversos modelos prontos para serem usados, basta trocar a cor e as frases.

Se você é um designer gráfico, com certeza vai aproveitar todos os recursos que o Canva oferece. Se você não é, também irá se beneficiar da ferramenta para ajudar a divulgar o seu negócio com artes bem elaboradas e que conversem com a identidade da sua marca.

Você pode criar diferentes tipos de materiais, desde postagens para redes sociais até capas para o Facebook ou Youtube. Além disso, a plataforma permite a criação de apresentações e relatórios. 

A ferramenta está disponível online para navegadores e também como aplicativo para Android e IOS.

Pocket

Conheça o Pocket para freelancers

Imagine concentrar tudo aquilo que quer ler e assistir em um lugar só para ver depois? Essa é a possibilidade que o aplicativo Pocket traz.

Não importa em que site você esteja; podem ser notícias, artigos de revistas famosas, vídeos, páginas de sites, etc., tudo pode ser salvo no Pocket para ver em um momento em que você possa realmente se concentrar naquilo.

Para freelancers que trabalham na área criativa, esse aplicativo é um excelente aliado, já que você pode reunir informações diversas de um mesmo tema e depois usá-las para construir a sua própria arte, texto ou vídeo.

O Pocket oferece experiências distintas de acordo com suas preferências: para quem prefere leituras extensas, ele traz temas escuros para descansar os olhos. Para quem tem muitos afazeres, ele tem a função ouvir, que permite ouvir os artigos e matérias que você salvou.

Além disso, é possível ler todo o material salvo, mesmo sem internet. Por último, há um recurso de conteúdos recomendados baseado naquilo que você já salvou! É um trabalho de pesquisa completo!

Grammarly

Grammarly para trabalho de freelancer

Muitos freelancers optam por faturar em dólares, euros ou qualquer outra moeda estrangeira atendendo clientes de diversos países.

A ferramenta Grammarly é uma indicação excelente para aqueles freelancers que precisam produzir diariamente conteúdo no idioma inglês.

Além de verificar e corrigir a gramática, funcionando como um corretor ortográfico, ele também auxilia na construção de textos mais complexos, trazendo sugestões de sentenças melhor elaboradas.

Quem precisa produzir conteúdo em inglês com certeza deve usar o Grammarly. Ele está disponível como aplicativo para smartphones e também como extensão para o navegador do seu computador

KWFinder

KWfinder - SEO para freelancers

Para quem trabalha com redação online para sites e blogs, o KWFinder é uma ferramenta fundamental, pois traz informações sobre as palavras-chave mais procuradas na internet.

Lá o usuário pode pesquisar palavras-chave, escolhendo país e idioma para a busca. Também pode colocar um domínio para ser analisado.

Ubersuggest

Ubbersugest para freelancers

O Ubersuggest tem a mesma finalidade do KWFinder, que é fazer pesquisas de palavras-chave. A sua interface é simples e limpa, e com ele é possível melhorar o posicionamento SEO dos sites dos seus clientes.

A ferramenta mostra inclusive estratégias que estão dando certo em sites concorrentes, para que você também possa replicar e alcançar bons resultados.

Ela também mostra as páginas mais acessadas com a palavra-chave que você escolheu

Além disso, se você está buscando ideias, encontrou a ferramenta certa, já que o Ubersuggest sugere temas relacionados às palavras-chave que você buscou, já mostrando o seu número de buscas e relevância.

É uma ferramenta muito útil, que você encontra nas versões grátis e paga.

Evernote

Evernote

Não importa qual segmento você atue, se você escolheu ser freelancer precisará anotar muitas coisas a todo momento, e isso pode se tornar uma bola de neve de desorganização.

Não adianta fazer anotações que não irá encontrar depois! 

O Evernote é um bloco de notas. Embora o nome seja simples, ele é muito sofisticado quando o assunto são recursos para você anotar tudo que precisa em qualquer formato.

O primeiro grande destaque é para sua organização. Você consegue criar cadernos com temas específicos e notas distintas dentro de cada um deles. Essas notas contam com diversos recursos. Portanto, você pode colocar etiquetas para categorizar, criar listas, colorir os títulos, etc.

Há também a possibilidade de criar notas de áudio, listas com checkbox, salvar documentos e fotos, além das notas de texto.

O aplicativo está disponível para smartphones e computadores, e funciona de forma sincronizada entre todos os aparelhos. Ele tem uma versão gratuita bem completa e uma versão premium com mais atributos e espaço de armazenagem.

Behance

Se você está iniciando na sua jornada como freelancer será necessário criar um portfólio, ou seja, um local onde os seus clientes em potencial possam ver uma amostra do seu trabalho.

O Behance é uma ferramenta da Adobe que permite a criação de um portfólio online para a demonstração dos seus serviços, e aqui estamos falando de várias naturezas de trabalhos freelancer.

Designers, redatores e social media podem se beneficiar da hospedagem dos seus trabalhos nesse local. 

Além de hospedar seu portfólio, a ferramenta funciona como uma rede social e você pode interagir com outros colegas de profissão, gerando networking.

Há ainda a função de encontrar vagas de trabalho na sua área de atuação! Se você ainda não montou seu portfólio, está aí uma excelente opção.

Docusign

DocuSign para freelas

Nem mesmo os contratos hoje em dia são feitos da mesma forma, já que a transformação digital também trouxe grandes mudanças para o mundo jurídico.

Hoje não precisamos mais imprimir e assinar diversas páginas de contrato graças a aplicações como o Docusign, que possibilita preparar e enviar contratos e outros documentos para serem assinados por todas as partes eletronicamente.

Para que seu trabalho como freelancer esteja sempre assegurado é importante que você faça contratos com seus clientes, mesmo que sejam para projetos de curto prazo. 

O contrato serve para que as obrigações e direitos de cada parte sejam estabelecidos e assegurados. Além disso, usar contratos faz o seu trabalho soar muito mais profissional.

Adobe Sign

Adobe Sign para freelancers

O Adobe Sign é uma opção ao Docusign. Ele também oferece os mesmo tipos de serviços de assinatura, além de outros recursos como conversão de documentos, mesclagem de documentos e edição de PDFs.

Lembrando que as assinaturas eletrônicas são legais e aceitas no Brasil.

Paypal

Paypal para freelancers

Para o freelancer que optar por atender clientes internacionais será necessário usar uma plataforma de pagamento onde você possa receber diversas moedas.

O Paypal é uma empresa americana de pagamentos online que tem exatamente essa função. Com ele, você pode receber pagamentos de clientes de qualquer local do mundo, emitir faturas recorrentes e oferecer diversas formas de pagamentos.

Ferramentas como o Paypal trazem segurança para transações financeiras que envolvem serviços ou produtos. Dessa forma, você deixará o seu cliente confortável para efetuar o pagamento online.

Podem haver taxas que são cobradas devido à conversão de moedas e processamento.

Se você também atende clientes brasileiros e prefere centralizar os seus recebimentos, o Paypal também pode ser utilizado em nosso país.

Asaas

asaas logo - Startupi

Para os freelancers que atendem somente clientes brasileiros, o Asaas pode ser uma ferramenta interessante para recebimento dos pagamentos.

É uma ferramenta completa de gerenciamento de pagamentos, pois você pode usar desde as funções mais simples até as mais complexas.

O Asaas oferece geração de boletos, diversas formas de pagamentos para seu cliente, faturas recorrentes, automação de emissão de NF, cobrança automática dos clientes por SMS ou e-mail, consulta ao Serasa, etc.

Zoom

Zoom para reuniões de trabalho

A maior parte dos trabalhos freelancer no mundo digital acontecem online, sem que o cliente precise se encontrar pessoalmente com você. No entanto, em muitos casos é necessário fazer o alinhamento do projeto em uma reunião.

O Zoom é uma ferramenta simples e intuitiva que permite fazer reuniões 1 a 1 e em grupos gratuitamente, pois basta você gerar o link e enviar para o seu cliente.

As reuniões em grupo gratuitas podem ter duração máxima de 40 minutos. Portanto, para quem precisa fazer muitas reuniões em grupo, o ideal é utilizar outra ferramenta ou adquirir a versão paga do aplicativo, que está disponível para smartphones e computadores.

Google Meet

Google Meet Logo - PNG e Vetor - Download de Logo

O Google Meet é a ferramenta da Google para reuniões. Ele tem uma interface limpa, fácil de utilizar e é 100% gratuito, oferecendo opção de reuniões 1 a 1 ou em grupo sem nenhuma restrição de tempo.

A ferramenta está disponível para smartphones e pode ser acessada por qualquer pessoa pelo navegador do computador, não tendo a necessidade de instalação na máquina.

Onde encontrar freelancers

Existem diversos sites para trabalho freelancer que irão te auxiliar a encontrar clientes, no entanto, é bom ficar ligado em alguns aspectos:

  • Em algumas plataformas há muita concorrência. Contudo, não baixe o preço do seu trabalho a ponto de torná-lo injusto, pois isso desvaloriza suas competências. Dessa forma, o cliente que busca qualidade também está nessas plataformas.
  • Em geral, as plataformas ficam com um percentual dos seus ganhos, por isso na hora de elaborar a proposta para o cliente considere esse percentual. Aliás, você também pode usar as versões pagas das plataformas, o que oferece mais recursos e oportunidades.

99Freelas

Essa é uma plataforma que te coloca em contato com projetos de possíveis clientes. Lá você pode criar seu perfil, fazer uma descrição bem elaborada e ainda deixar o seu portfólio.

Conforme vai realizando projetos na plataforma, você sobe em um ranking e se torna cada vez mais destacado. 

Outra coisa que ajuda o seu perfil a se destacar são as avaliações dos clientes, por isso é importante sempre prestar um serviço de excelência e garantir nota máxima.

No 99Freelas o cliente divulga seu projeto, com os detalhes necessários e os freelancers fazem propostas dentro do projeto, uma vez que sua proposta seja aprovada, você já pode começar a execução do projeto, sempre respeitando o prazo informado.

A plataforma traz segurança para o freelancer e ao cliente, já que garante que o cliente receberá o serviço e o freelancer o pagamento. Isso é feito antecipadamente na plataforma e repassado ao freelancer ao término do projeto.

Workana

Essa é uma das plataformas de freelancer mais famosas que existe. Assim como o 99Freelas, abarca diversos segmentos de trabalhos freelancers como designer, social media, redação SEO, copywriting, tradução, programação, etc.

O Workana é uma ótima opção para o freelancer que também deseja atender clientes internacionais, já que tem clientes dos mais distintos locais e paga em outras moedas. Portanto, isso pode ser vantajoso quando falamos do dólar ou euro.

As opções de trabalho são realmente abundantes na plataforma, mas é necessário ficar de olho, pois a concorrência também é grande. Por isso, construa um bom perfil com um portfólio de qualidade para se destacar entre os demais.

O fluxo de propostas no Workana também acontece dentro do projeto do cliente e toda negociação é feita pela plataforma, assegurando a transação para ambas as partes.

GetNinjas

O GetNinjas é uma plataforma que atende freelancers de inúmeros segmentos, não só do mundo digital. Então, lá você irá encontrar professores que oferecem aula presencial, alguém que faz reformas, reparos ou faxinas, entre outros.

A plataforma, assim como as outras, permite que você crie um perfil e aplique para as propostas dos clientes.

Inclusive, essa plataforma não cobra mensalidade: ela trabalha com sistema de créditos, gastos conforme as propostas que você decide aplicar.

UpWork

Plataforma muito utilizada fora do Brasil, é excelente para o freelancer que deseja prestar serviços para países que falam o idioma inglês. Inclusive, você pode encontrar alguns pedidos de brasileiros que moram fora do país.

O seu funcionamento é muito parecido com as demais, onde você pode aplicar para as propostas feitas pelo cliente.

Rock Content

A plataforma Rock Content é brasileira e oferece trabalhos freelancers para redatores, revisores, planejadores de pauta e diagramadores. O funcionamento desta plataforma difere das demais.

A Rock Content é uma empresa que já trabalha com produção de conteúdo para diversos clientes e sua plataforma é usada para recrutar freelancers interessados em trabalhar nesses projetos. Ela é gratuita, contudo é necessário passar no processo seletivo para ter acesso à plataforma.

Trampos.co

É uma plataforma brasileira onde é possível divulgar o seu currículo online. Além disso, oferece trabalhos remotos, mas também presenciais. Por isso, é importante colocar suas preferências na hora de preencher o cadastro.

No Trampos.co há não só oportunidade de trabalhos freelancers pontuais, mas também para contratação fixa em equipes de diversas empresas.

A carreira freelancer pode ser muito promissora, principalmente se você traçar objetivos a longo prazo e usar todas as ferramentas disponíveis a seu favor.

Gostou do nosso guia? Agora você tem tudo que precisa para decolar na sua carreira de freelancer!