Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Muitos aparelhos possuem a tecnologia Bluetooth. Leia nosso artigo e entenda de uma vez por todas o que é Bluetooth e como ele funciona!

Muitas pessoas não sabem o que é Bluetooth. Por isso, preparamos esse texto bem detalhado para você entender de  uma vez por todas o que é Bluetooth, como ele funciona e qual a sua importância no cotidiano das pessoas.

Histórico do Bluetooth

A tecnologia Bluetooth foi idealizada pela Ericsson, em 1989, como uma ideia para criar um fone de ouvido sem fio que facilitasse a comunicação e também a deixasse mais prática.

Contudo, da idealização até a concretização do primeiro aparelho a efetivamente utilizar a tecnologia se passaram 10 anos. Foi apenas em 1999, em uma conferência em Las Vegas, que o primeiro fone de ouvido sem fio protocolado com a tecnologia apareceu.

A nomeação da tecnologia Bluetooth é fruto de uma coincidência interessante. A tecnologia foi criada por um grupo, fruto da união das empresas Ericsson, Nokia e Intel. Durante o trabalho de criação, um engenheiro estava lendo um livro sobre o rei vikinkg Harald Blatand. 

Esse rei foi responsável por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Assim, o monarca foi a inspiração para nomear a tecnologia que foi a responsável por unir as empresas. Além disso, ele tinha o apelido Bluetooth porque, supostamente, tinha um dente podre de cor azulada (“blue” é azul em inglês, e “tooth” significa dente no mesmo idioma).

O que é Bluetooth?

Mas, afinal, o que é Bluetooth? De maneira resumida, Bluetooth é uma tecnologia de comunicação por meio de ondas de rádio de curta distância que permite uma conexão doméstica e a transferência de dados entre diferentes aparelhos eletrônicos.

Alguns exemplos de aparelhos que utilizam a tecnologia Bluetooth são os seguintes: 

  • laptops;
  • celulares; 
  • impressoras; 
  • fones de ouvido sem fio; 
  • caixas de som;  
  • mouses; 
  • teclados; 
  • impressoras; 
  • smartwatches; 
  • joysticks; 
  • câmeras fotográficas; 
  • televisões; 
  • carros.

Assim, por meio da tecnologia Bluetooth é possível ouvir música, digitar em um computador ou conectar um celular ao carro sem ser necessário o uso de fios.

Essa tecnologia globalmente licenciada e segura foi criada pelo Bluetooth Special Interest Group, um consórcio de empresas formado inicialmente pela Ericsson, Nokia e Intel e que mais tarde foi ampliado e outras empresas, como a IBM, a Toshiba, a Microsoft e a Motorola, passaram a fazer parte desse grupo também. 

Atualmente, o consórcio conta com mais de nove mil empresas, que podem utilizar a tecnologia em seus produtos. Com ela, é possível conectar diferentes dispositivos e periféricos de marcas distintas sem causar prejuízo na comunicação e na troca de informações.

Como o Bluetooth funciona?

A tecnologia Bluetooth funciona por meio de ondas curtas na frequência de rádio (geralmente 2.4 Ghz/s). São essas ondas de rádio que conectam um dispositivo ao outro e substituem uma conexão que seria tradicionalmente realizada por meio de um cabo.

O Bluetooth tem um funcionamento muito parecido com o do Wi-Fi, só que se diferencia por lidar com distâncias mais curtas e com uma energia muito menor. 

Além disso, um dispositivo pode se conectar via Bluetooth a outros oito dispositivos simultaneamente, sem ocorrer interferência entre outros dispositivos sem fio, como portões de garagem (que, por exemplo, pode interferir na rede Wi-Fi).

Isso acontece porque, ao conectar um dispositivo a outro, a tecnologia Bluetooth verifica se há outras conexões sendo realizadas por perto. Em caso positivo, ela escolhe uma das 79 frequências de onda possíveis para cada uma das conexões, sem que ocorra interferência.

Além disso, cada conexão Bluetooth troca de frequência 1600 vezes por segundo, e cada dispositivo tem seu próprio endereço programado pelo fabricante. Esses dois fatores combinados garantem que não ocorra grandes interferências entre diferentes conexões.

Sobre a segurança, vale destacar que o Bluetooth é uma tecnologia relativamente segura. Sempre há algum risco em transferir arquivos pessoais via ondas de rádio, mas as últimas versões da tecnologia sanaram as principais falhas encontradas nas primeiras versões.

A segurança se deve ao salto constante de frequência e ao fato de que é necessário a confirmação para que as conexões via tecnologia Bluetooth sejam estabelecidas. 

Assim, apenas estabeleça conexões com dispositivos que considera seguro e, em caso de dúvidas, não aceite se conectar com aparelhos estranhos.

Quais são as versões do Bluetooth existentes?

Ao longo dos mais de vinte anos de existência da tecnologia Bluetooth, ela passou por várias mudanças e adaptações. Desde 1999, já foram lançadas seis versões

A seguir, abordamos as funcionalidades de cada uma dessas versões e mostramos como a tecnologia foi evoluindo com o passar do tempo. 

Primeira versão (1999)A primeira versão apresentava problemas na conexão entre aparelhos de empresas diferentes. Além disso, a velocidade era bastante baixa, apenas 721 kilobytes por segundo.
Segunda versão (2004)Esta versão permitiu uma comunicação melhorada entre dispositivos, além de aumentar a velocidade de transmissão de dados e informações para 3 megabytes por segundo.
Terceira versão (2009)Sua principal característica era a alta taxa de transmissão de dados de até 24 megabytes por segundo. Porém, apenas aparelhos designados como High Speed atingiam essas taxas.
Quarta versão (2009)Essa versão manteve a mesma taxa de transmissão da anterior, houve uma grande preocupação com a economia, pois exige pouca energia quando está ligada e não é utilizada.
Quinta versão (2016)Além do aumento na distância entre os aparelhos para conexão (40 metros no máximo), houve aumento na velocidade de transmissão, que chega a atingir 50 megabytes por segundo.
Sexta versão (2017)Chamada de Bluetooth Low Energy (Bluetooth LE ou BLE), tem características bastante parecidas com as do Bluetooth 4.0 e destina-se aos mercados de baixa energia.

Versões atuais do Bluetooth nos aparelhos

Atualmente, uma infinidade de dispositivos possuem a tecnologia, desde relógios até carros. No entanto, qual é a versão disponível nos produtos? 

Hoje em dia, os produtos disponíveis no mercado não trabalham mais com as três primeiras versões do Bluetooth. Essas versões são encontradas somente em aparelhos mais antigos que ainda estão em um uso doméstico. 

Normalmente, os produtos comercializados contam com as últimas versões do Bluetooth. Para saber a versão do Bluetooth de seus aparelhos, é necessário acessar as configurações de seu dispositivo ou então que ver as especificações do fabricante.

Além das diferentes versões, há três diferentes classes para as conexões bluetooth:

  • Na classe 1, os aparelhos podem se conectar a uma distância de até 100 metros;
  • Na classe 2, os aparelhos alcançam a distância de até 10 metros;
  • Por fim, na classe 3, os aparelhos alcançam a distância de apenas 1 metro

Normalmente aparelhos maiores e mais potentes, com uma fonte de energia própria, usam a classe 1 e 2, e os aparelhos menores e sem uma fonte de energia usam apenas a classe 3. 

De toda forma, é válido destacar que a classe 2 dá conta da maior parte das necessidades de uso doméstico da tecnologia. Vale citar também que se você pretende realizar a conexão entre dois aparelhos de classes diferentes, a conexão ficará com a distância daquele que possui a menor classe

Por exemplo, se você realizar uma conexão entre um aparelho da classe 1 com um aparelho da classe 3, a distância máxima dessa conexão será de apenas 1 metro.

bluetooth

Como fazer uma conexão Bluetooth?

Para, por exemplo, conectar seus fones de ouvido sem fio ao seu laptop, é necessário realizar uma conexão via Bluetooth. 

É muito simples fazer uma conexão Bluetooth entre dois dispositivos, mas é necessário seguir alguns passos. Veja nosso tutorial a seguir e aprenda a fazer uma conexão Bluetooth:

  • Verifique se os dois aparelhos estão carregados e têm bateria suficiente para realizar a conexão;
  • Estando os dois aparelhos ligados, é necessário que você abra as configurações do aparelho, procure pela opção Bluetooth e clique em ativar;
  • Após ativar o Bluetooth em seu dispositivo, ele listará todos os aparelhos disponíveis e que estão no alcance. Se o aparelho que você deseja se conectar não estiver listado é porque ele não está no alcance ou então o Bluetooth não foi  ativado;
  • Na lista de aparelhos que estão disponíveis e dentro do alcance, clique no aparelho com o qual você deseja se conectar. Caso seja solicitado alguma senha, verifique as instruções do fabricante disponíveis no manual, informe a senha e clique em conectar.
  • Pronto, os aparelhos foram emparelhados e a conexão Bluetooth foi estabelecida.

Caso a conexão não dê certo, tente reiniciar o Bluetooth em seu dispositivo e realizar todo o processo novamente.

O que é possível transferir via Bluetooth?

É possível transferir vários tipos de arquivo via Bluetooth, tais como músicas, fotos, vídeos, arquivos de texto e muitos outros documentos. 

Após estabelecer a conexão, para compartilhar um arquivo é necessário realizar alguns passos. Veja nosso tutorial abaixo e aprenda a compartilhar arquivos por meio da tecnologia Bluetooth:

  • Após ter emparelhado os dispositivos, abra  o arquivo que será compartilhado por Bluetooth. A seguir, abra as opções de compartilhamento e selecione Bluetooth;
  •  Na sequência, o dispositivo listará todas as opções de dispositivos emparelhados, escolha o dispositivo para o qual você deseja enviar o arquivo e clique sobre ele.
  • Provavelmente aparecerá uma mensagem pedindo confirmação da transferência. Confirme após receber a mensagem e a transferência terá início em instantes.

Algumas conexões curiosas via Bluetooth

Por meio da tecnologia Bluetooth é possível compartilhar arquivos e conectar dispositivos

Com a chegada do século XXI, a tecnologia deu uma verdadeira guinada e a internet das coisas é cada dia mais uma realidade. Por isso, algumas conexões são incomuns ou mesmo conhecidas por poucas pessoas.

Utilização do Bluetooth em diversos segmentos

Por meio do Bluetooth é possível, por exemplo, compartilhar a internet entre celulares. Isso é muito comum ocorrer por meio de uma rede Wi-Fi, mas é possível fazer isso por Bluetooth também. 

Para isso, basta acessar as configurações do seu celular, encontrar a opção compartilhamento de internet e selecionar a opção Bluetooth.

Outra possibilidade incomum é jogar um jogo multiplayer através de uma conexão via Bluetooth. 

As conexões são comuns via internet, mas também podem ser realizadas via Bluetooth. Isso permite que várias pessoas que estão próximas joguem um mesmo jogo eletrônico sem ter que usar cabos. 

Caso tenha ficado interessado, você pode encontrar jogos com essas características na Google Play Store ou em outras lojas de aplicativos.

É possível ainda controlar dispositivos de segurança, como câmeras e fechaduras eletrônicas, bem como dirigir um carro sem usar as mãos.

Recentemente, até geladeiras smart passaram a incluir Bluetooth. Por meio dessa tecnologia, é possível conectar o celular à geladeira e atender por ela uma ligação enquanto está cozinhando, ou ainda transferir uma lista de compras feita pela própria geladeira para o seu celular via Bluetooth. 

Conclusão

Nesse artigo, você descobriu tudo sobre o que é o Bluetooth e como ele funciona. Você ainda pôde descobrir um pouco da história da tecnologia, a versão atual presente nos aparelhos e aprendeu como fazer uma conexão e como transferir um arquivo via Bluetooth. 

Se você entendeu o que é Bluetooth, gostou do artigo ou tem alguma sugestão de algo que não foi abordado em nosso texto, deixe um comentário para que no futuro possamos ampliar o artigo.

Além disso, não se esqueça de ficar sempre ligadinho aqui no Hostgator e não deixe de conferir outros artigos. Indicamos aqui um artigo sobre dicas para como se proteger e não cair em golpes com cartão de aproximação.

Navegue por tópicos

  • Histórico do Bluetooth

  • O que é Bluetooth?

  • Como o Bluetooth funciona?

  • Quais são as versões do Bluetooth existentes?

  • Versões atuais do Bluetooth nos aparelhos

  • Como fazer uma conexão Bluetooth?

  • O que é possível transferir via Bluetooth?

  • Algumas conexões curiosas via Bluetooth

    • Utilização do Bluetooth em diversos segmentos

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários