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Business Intelligence é uma estratégia, utilizando e interpretando dados que ajudem a companhia em suas tomadas de decisões.

A utilização da Business Intelligence é fundamental para empresas que querem alcançar o sucesso, principalmente em um mundo globalizado e competitivo como o que vivemos atualmente.

Em meio a este cenário, é cada vez maior o número de empresas que investem neste tipo de ferramenta, e também o número de líderes e gestores que usam dados de BI diariamente para tomar suas decisões e acompanhar a evolução dos negócios.

Sabendo da importância do assunto, a HostGator preparou um conteúdo completo sobre o assunto, explicando desde o que é Business Intelligence até os seus benefícios e funcionamento prático.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence ou simplesmente BI é uma estratégia para gestão de negócios que utiliza números e indicadores para interpretar dados, ajudando líderes e gestores na tomada de suas decisões.

Apoiada em recursos avançados de tecnologia da informação, um software de BI coleta dados em diferentes fontes, organiza todas as informações e apresenta todas elas em indicadores e gráficos de fácil visualização, compreensão e acompanhamento.

Sendo assim, os gestores podem acompanhar de perto o andamento e os resultados dos seus negócios e, com base em informações concretas, tomar as melhores decisões.

Qual é a importância do BI em uma empresa?

Você sabe para que serve o Business Intelligence? Basicamente, ele oferece uma série de benefícios relevantes para as empresas, e justamente por isso vem sendo considerado fundamental para qualquer companhia.

Por sinal, se antes este era um tipo de recurso exclusivo para grandes empresas, com a sua difusão e o avanço da tecnologia hoje ele já pode fazer parte de médios e até mesmo pequenos negócios.

Na sequência, separamos alguns motivos que justificam a importância do BI em uma empresa. Não deixe de conferir!

Analisar comportamento dos clientes

Com o auxílio dos indicadores, as empresas podem acompanhar de perto e entender melhor o comportamento dos clientes e do mercado onde atuam.

Dentre os indicadores que podem ser analisados, podemos destacar:

  • Faixa Etária;
  • Gênero;
  • Localização Geográfica;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Dentre outros itens.

Por sua vez, com base nessas informações e em alguns KPIs, as empresas podem entender melhor os desejos e necessidades dos clientes, oferecer produtos e serviços assertivos e melhorar suas campanhas de marketing para vender mais.

Otimiza operações

Outro benefício muito interessante que o BI pode oferecer é a otimização das operações de uma companhia em sua totalidade.

Com a ajuda deste tipo de ferramenta, é possível condensar dados e analisar em uma única tela a empresa na totalidade ou os indicadores de negócios por departamento, incluindo:

  • Vendas;
  • Financeiro;
  • Compras/Estoque;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Dentre outros.

Se a empresa possui filiais ou atua em várias regiões do país, também é possível realizar determinados filtros para entender de perto a realidade do negócio em cada local.

As possibilidades de filtros e análises são inúmeras, o que sem dúvida alguma pode ser muito útil para que líderes e gestores consigam otimizar suas operações.

business intelligence

Identifica possibilidades de ações

Com uma série de indicadores e dados analíticos à sua disposição, empresas que utilizam o Business Intelligence conseguem identificar com clareza oportunidades e possibilidades de ações.

Com dados estruturados e devidamente organizados, fica mais fácil propor e colocar em prática ajustes, correções e melhorias que visam maximizar os resultados do negócio.

Além disso, com as oportunidades que podem ser encontradas a partir de algumas análises, as empresas podem explorar novos horizontes e em muitos casos sair na frente dos seus concorrentes, obtendo algum tipo de vantagem competitiva.

Ajuda no planejamento

Uma ferramenta de Business Intelligence completa também pode apoiar os líderes e gestores na construção de planejamentos importantes para todo e qualquer negócio.

Durante a trajetória de uma empresa de sucesso, diversos tipos de planejamentos precisam e podem ser elaborados, tais como:

  • Planejamento Financeiro;
  • Planejamento de Vendas;
  • Planejamento de Marketing;
  • Planejamento de Expansão;
  • Dentre outros inúmeros tipos.

Por sua vez, é possível afirmar que toda e qualquer estratégia baseada em planejamentos sólidos tem chances significativamente maiores de sucesso.

Ajuda no crescimento da companhia

Por fim, podemos afirmar que de modo geral o Business Intelligence consegue colaborar de forma significativa e direta para o crescimento das companhias, sendo, portanto, uma ferramenta fundamental nos dias de hoje.

Líderes e gestores que buscam bons resultados e o crescimento dos seus negócios precisam estabelecer o hábito de acompanhar de perto todas as métricas e indicadores.

Não importa o segmento de atividade ou o tamanho do negócio: se você quer que a sua empresa alcance o sucesso, a utilização de um BI será de grande valia.

Como o BI funciona na prática?

Para que você consiga entender com clareza como o BI funciona na prática, decidimos trazer o exemplo real de uma empresa que utiliza esse tipo de ferramenta no seu dia a dia.

Hoje, você conhecerá um pouco sobre o Business Intelligence no universo de negócios da Macy ‘s, uma das maiores lojas de departamento do mundo fundada em 1858 por Rowland Hussey Macy na cidade de Nova Iorque (EUA).

Aumentar as vendas

Para entender melhor o comportamento de compra dos clientes e otimizar campanhas e estratégias de marketing, a Macy ‘s utiliza um BI com dados e informações de análise preditiva fornecida pela SAP, empresa alemã de softwares de gestão.

Utilizando os dados fornecidos pelo software para analisar o comportamento dos consumidores, a empresa consegue direcionar campanhas precisas para seus clientes e, com isso, aumentar suas vendas.

Fidelizar clientes

Usando recursos de Big Data e Business Intelligence, a Macy ‘s consegue estabelecer um programa de recompensas e promoções com base em informações personalizadas dos consumidores.

Desta forma, a empresa cria boas experiências, fideliza seus clientes e cresce cada vez mais em volume de vendas e aceitação no mercado.

Gerenciar negócios

Com o apoio das ferramentas de Business Intelligence, a Macy’s não apenas consegue reter clientes e escalar suas vendas, como também gerenciar a companhia inteira considerando todas as suas filiais e uma variedade de aspectos, como por exemplo:

  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de estoques;
  • Gestão de vendas.

Não tenha dúvidas, o Business Intelligence tem se tornado um recurso cada vez mais acessível e capaz de fazer muito por qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte ou segmento.

business intellignce

Como coletar dados para Business Intelligence?

No âmbito da tecnologia da informação e do Business Intelligence, um bom conjunto de dados é fundamental. É com base neles que as ferramentas conseguem construir e entregar indicadores precisos aos líderes e gestores das organizações.

Mas afinal, quais dados coletar para construir uma ferramenta que realmente entregue indicadores e informações que de fato contribuam para os seus negócios? Existem diversas alternativas, e nós vamos apresentar algumas delas a seguir:

Acessos do site

Se a sua empresa possui um site e faz vendas na internet, você pode instalar API ‘s integrados a um software de Business Intelligence para monitorar o tráfego de visitantes e obter uma série de informações sobre eles, incluindo seus interesses e perfil de consumo.

Além dos acessos, você também pode monitorar de perto os dados e informações de vendas através deste canal, como:

  • Faturamento Mensal;
  • Ticket Médio;
  • Vendas por Faixa Etária;
  • Vendas por Forma de Pagamento;
  • Vendas por Gênero;
  • Dentre outros indicadores relevantes para o seu negócio.

Localização dos clientes

Ao utilizar uma ferramenta de BI você também pode coletar dados e gerar insights e informações úteis a partir da localização geográfica dos seus clientes.

Se você tem um e-commerce que recebe um número considerável de pedidos do Nordeste, talvez seja interessante montar um centro de distribuição nesta região para reduzir custos com frete, tornando sua empresa mais competitiva.

Taxa de conversão

Você sabe qual é a taxa de conversão em vendas da sua empresa? Dentre aqueles que visitam o seu site, quantos decidem realizar uma compra ou fechar negócio?

Ao coletar, organizar e analisar esse tipo de informação, você pode estudar melhorias com foco no crescimento do índice de conversões e do seu respectivo volume de vendas.

Produtos comprados

No âmbito do Business Intelligence, você pode coletar e organizar dados que demonstram quais são os produtos mais comprados pelos clientes e os itens mais rentáveis para os seus negócios.

Desta forma, sua empresa se torna mais assertiva no sentido de atender os desejos dos consumidores, nos processos de compra e, por consequência da análise de dados, vende mais.

Caminhos percorridos pelo cliente

Você saberia afirmar com precisão qual é o caminho percorrido pelos clientes até tomar a decisão de realizar a compra na sua loja?

A coleta, análise e acompanhamento deste tipo de informação pode fazer diferença significativa para a montagem de estratégias e os resultados dos seus negócios.

Existem muitos conjuntos de informações relevantes que podem ser coletados com foco no Business Intelligence e na melhoria dos indicadores e processos de uma empresa.

Como estruturar os dados para o BI?

Quando o objetivo é estruturar os dados para construção de um BI, precisamos responder algumas perguntas importantes:

  • Quais fontes de dados serão usadas?
  • Você consegue armazenar esses dados?
  • Pretende usar quais soluções analíticas?
  • Seu mecanismo é fácil de entender?

Para aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, vamos falar sobre cada tópico com mais detalhes e informações.

Quais fontes de dados serão usadas?

Normalmente os dados utilizados para alimentar uma ferramenta de Business Intelligence são extraídos dos bancos associados aos sistemas que as empresas utilizam para gerenciar suas operações e negócios.

Existem diferentes tipos de bancos de dados que podem ser integrados a um BI, como por exemplo:

  • Banco de dados do SQL Server;
  • Banco de dados do Access;
  • Banco de dados do SQL Server Analysis Services;
  • Oracle Database;
  • Banco de dados IBM Db2;
  • IBM Netezza;
  • Banco de dados MySQL.

Um profissional de TI pode identificar rapidamente quais são os tipos de bancos de dados que os softwares da sua empresa utilizam.

Por sua vez, com base nessas informações é possível desenvolver API’s de integração para coletar esses dados e fornecê-los para uma ferramenta de Business Intelligence.

Você consegue armazenar esses dados?

Existem diferentes tipos de ferramentas disponíveis no mercado, dentre elas as que utilizam e coletam informações de bancos de dados da própria empresa e também as que recebem dados de fontes externas.

Sendo assim, ao construir um software de Business Intelligence uma das coisas que você precisa se perguntar é se a sua empresa consegue armazenar os dados.

Em caso negativo, é muito provável que o acompanhamento dos indicadores e das métricas precise ser realizado em tempo real, ou seja, sem a possibilidade de consultar históricos.

Pretende usar quais soluções analíticas?

Para criar um BI, as empresas precisam identificar a arquitetura de análise que pode atender melhor às suas necessidades. 

Com isso, o que queremos dizer é que conjuntos de informações complexas, combinadas com a falta de maturidade do processo, podem prejudicar todos os seus esforços para construir uma boa ferramenta de Business Intelligence.

Seu mecanismo é fácil de entender?

Por fim, você precisa garantir que os dados e indicadores que serão apresentados pelo software de BI serão organizados e estruturados de forma a facilitar a compreensão dos usuários.

Em geral, bons softwares de BI são aqueles que conseguem transmitir, em uma única tela, um grande número de indicadores e gráficos relevantes.

Lembre-se que o objetivo aqui é facilitar a tomada de decisões e não torná-la complexa ao ponto que a utilização da Business Intelligence deixe de ser eficiente.

Como o BI se relaciona com o Big Data?

Apesar de serem coisas diferentes, não podemos falar sobre Business Intelligence sem comentar a respeito do Big Data. O motivo? Eles se complementam em alguns aspectos.

Big Data foi um termo que surgiu em 1997 e está diretamente ligado ao armazenamento de dados e a 5 características. São elas:

  • Volume: é preciso existir uma grande quantidade de dados armazenados;
  • Variedade: deve comportar diferentes tipos de dados;
  • Velocidade: essa característica está ligada ao tempo de processamento dos dados e ao retorno das informações procuradas. Tudo deve ocorrer em tempo real e de forma automatizada;
  • Veracidade: a informação que foi retornada deve ser verdadeira, ou seja, isenta de erros e ambiguidades;
  • Valor: as informações extraídas dos dados devem ser úteis e oferecer valor agregado para o negócio.

Além disso, devemos considerar que os dados surgem de uma ampla variedade de fontes, incluindo:

  • Dispositivos IoT;
  • Câmeras de segurança;
  • Buscas na internet;
  • Posts nas redes sociais;
  • Diferentes bancos de dados;
  • Softwares de gestão;
  • Sinal de GPS.

O grande desafio aqui é coletar, armazenar, gerenciar e organizar todas essas fontes de dados e informações para só então convertê-las em dados analíticos e informações de valor para uma estratégia de gestão com foco no Business Intelligence.

Ferramentas para BI

Com um número maior de empresas e gestores com interesse em usar recursos de Business Intelligence, diversas ferramentas relacionadas começaram a surgir no mercado.

Neste tópico, vamos apresentar algumas opções em ferramentas de BI que você não pode deixar de conferir e conhecer.

Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é um serviço de análise de negócios lançado em 24 de julho de 2015. Seu objetivo é fornecer visualizações interativas e recursos com uma interface simples, dando aos usuários ferramentas para montar seus próprios relatórios e dashboards.

Devido a sua integração com o Microsoft Excel e familiaridade com o editor de planilhas, o Power BI faz muito sucesso entre usuários e negócios das mais variadas partes do mundo.

Tableau

O Tableau é uma ferramenta desenvolvida por uma empresa americana de mesmo nome, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados.

A empresa acredita que a sua plataforma pode ajudar pessoas a entender dados e está transformando o modo como conjuntos de informações são utilizados para resolver problemas e apoiar decisões.

Board

A Board é uma plataforma de Business Intelligence desenvolvida pela Board International S.A., empresa que foi fundada em Chiasso, na Suíça, em 1994.

Atendendo grandes marcas e reconhecida internacionalmente, a empresa acredita que com um planejamento inteligente e insights poderosos é possível obter melhores resultados.

Domo

A Domo Inc. é uma empresa de software em nuvem especializada em ferramentas de Business Intelligence, fundada em 2010 e com sede nos Estados Unidos.

A empresa defende que sua ferramenta para análise de dados consegue levar o poder do BI para o próximo nível, ampliando a força para tomada de decisão dos seus clientes.

Dundas BI

O Dundas BI é uma ferramenta desenvolvida pela Dundas Data Visualization, Inc., uma empresa de software especializada em aplicações para visualização de dados e construção de dashboards.

A empresa foi fundada em 1987 em Toronto, no Canadá, e acredita que trabalhando lado a lado com seus clientes pode fornecer relatórios e análises de dados excepcionais e personalizáveis, com insights que mudam o jogo.

SAS

SAS ou “Statistical Analysis System”, é uma empresa pioneira em Business Intelligence fundada em 1976 e com sede na Carolina do Norte (EUA).

A empresa defende que com base em dados e indicadores, líderes e gestores podem tomar decisões confiáveis, maximizar valores e obter resultados rápidos para os seus negócios.

Oracle Analytics Cloud

A Oracle é uma multinacional americana de informática e tecnologia, fundada em 1977 e que ao longo do tempo se especializou no desenvolvimento e comercialização de hardware e softwares de banco de dados.

Dentre suas aplicações, a empresa oferece a plataforma Oracle Analytics, um serviço nativo na nuvem para modelagem, análise, enriquecimento e visualização de dados de forma segura.

Conclusão

Não tenha dúvidas: as ferramentas de Business Intelligence podem contribuir de forma brilhante para a tomada de decisão de gestores e para o crescimento das empresas.

Em meio à contribuição que podem oferecer, essas ferramentas serão cada vez mais utilizadas no mundo dos negócios, independentemente do porte ou segmento de negócio das empresas.

Você utiliza indicadores e informações geradas por um software de BI para tomar decisões na sua empresa? Reflita sobre isso!

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Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

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