Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O Canvas de Modelo de Negócio serve para estruturar um projeto já na fase inicial, assim você saberá tudo o que precisa para colocar em prática!

Você já teve o sonho de empreender? A vontade de ter uma empresa, conquistar clientes e ser um sucesso no ramo dos negócios? Quem nunca, né. Porém, criar um negócio não é das tarefas mais fáceis, ainda mais se não temos experiência. Algo que veio para facilitar, e muito, a vida de um futuro empreendedor, é o Business Model Canvas, ou em português Canvas de Modelo de Negócio.

O que é o Canvas de Modelo de Negócio?

O Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que ajuda a desenvolver modelos de negócio novos ou existentes. A metodologia do Canvas é usar um mapa visual com algumas perguntas para serem preenchidas, assim ele ajuda a deixar mais claro todas as etapas da construção de uma empresa. Com ele, você pensa em muitos detalhes do projeto já na fase inicial, o que dá a real noção do que está por vir e de tudo o que se precisa para fazer acontecer.

O Canvas foi criado para validar o problema/negócio, identificar os clientes, listar gastos e receitas… ou seja, foi criado para ser um modelo de planejamento. Responda todas as questões e seu negócio já vai estar bem estruturado. E eu vou te ajudar nesse processo também.

Como preencher o Canvas?

Comece preenchendo o canvas a partir do item “Proposta de Valor” e depois “Segmentos de Mercado”, são itens mais fáceis de serem respondidos inicialmente, além de serem os mais relevantes. Mas não esqueça de responder ele todo. Vamos lá!

Proposta de valor

Este é o primeiro e mais importante item do canvas, é aqui que você vai mostrar qual é o problema que você está tentando resolver. Pense em qual a necessidade dos clientes que você quer solucionar? Que valores você quer entregar aos usuários com o seu produto/serviço? Sem isso, nenhuma ideia irá se sustentar.

Pense também em qual é a proposta de valor que você quer entregar para as pessoas? O que você quer melhorar na vida delas? Desde coisas práticas e funcionais até as mais sentimentais. Liste todas, e depois defina as mais relevantes.

Segmentos de mercado

Você teve uma ideia para sanar o problema de alguém. Quem é esse alguém? Quem são os seus clientes? É a dona de casa, o empresário, alguém que entende pouco de tecnologia? Liste todos as possíveis personas do seu negócio.

Personas

Talvez no começo você não consiga se comunicar com todos eles, então defina quais são os tipos de clientes mais importantes ou qual tipo é a grande maioria para o seu negócio.

Importante salientar aqui é que com base nos tipos de clientes que você tiver, você precisará separar os demais itens entre esses tipos. Por exemplo, um canal de comunicação com um idoso será diferente de um com um jovem. Então sempre pense nos seus futuros clientes na hora de responder o canvas.

E a partir do momento que você já tem o problema/proposta de valor e os tipos de clientes a serem atingidos, o ideal é que você saia para a rua para tentar validar – é muito importante que você ache outras pessoas que tenham o mesmo problema, isso dá muito mais certeza para o seu negócio.

Relações com clientes

Como será a sua relação com os seus clientes? Como será a comunicação? Como eles usarão o seu produto/serviço?

O público deve ser o seu melhor amigo. Sem ele, você não sabe como o seu negócio está indo. Tenha sempre o foco na experiência do usuário.

Canais

Analise aqui quais serão os canais utilizados para divulgar o seu negócio, para se comunicar com os seus clientes. O seu site, por exemplo, é um canal. Quais serão os outros? TV, redes sociais, algo físico?

Pense onde eles farão a avaliação do seu produto/serviço, quais canais eles costumam usar diariamente? Liste todos para que você consiga ter uma noção de tudo que precisará fazer.

Parcerias chave

Parcerias são outras pessoas, marcas ou empresas imprescindíveis para que o seu negócio funcione e chegue aos seus clientes. A HostGator, por exemplo, seria um parceiro chave importante para a sua empresa.

  • Seu produto é físico?
  • Quem fornece o material?
  • Quem produz?
  • Quem faz a parte gráfica?

Ou é um serviço?

  • Quem atende os seus clientes? Quem faz a decoração do local?
  • É um produto digital?
  • Mas quem faz o conteúdo?
  • Quem faz as fotos do seu site?
  • Quem cuida das entregas?
  • E quem hospeda o site?

Essas perguntas são direcionadas para você mapear todos os possíveis parceiros que o seu projeto precisa ter.

Atividades chave

Pense nos outros itens deste canvas para levantar as atividades chave: como você vai se relacionar com os seus clientes? Como você vai ganhar dinheiro?

Liste todas as atividades necessárias para executar a sua solução. O que você precisa fazer para que tudo aconteça?

Recursos chave

O que você precisa ter para que os seus clientes usem o seu produto/serviço? Quais são os recursos chave necessários para isso? Pense em todas as coisas que sem elas o seu negócio não acontece.

Um site é um recurso chave hoje em dia para o sucesso do seu negócio, por exemplo. Quais são os outros recursos?

Estrutura de Custos

Aqui você lista tudo que te custará dinheiro para executar a sua ideia, seja um software que você precisa pagar, o aluguel de um local físico, pessoas que precisa contratar… tudo. Aqui é o momento de ver valores.

Olhe todos os recursos e atividades chave que você colocou acima, e veja quanto cada item custará.

Pense nos custos que serão fixos e nos variáveis. Pense também onde você pode economizar que não afete todo o negócio.

Fontes de renda

Como os usuários gostariam de pagar pelo seu produto/serviço? Como eles costumam pagar por algo semelhante ao seu? Qual o valor que eles gastam? Caso você não saiba responder algumas coisas, pergunte para as pessoas, converse com elas.

Pense em todos os tipos de fontes de renda possíveis: anúncio, assinatura, cobrança de taxas… e defina quais fazem mais sentido para o seu negócio e público.

E então fechou o seu Canvas. Mas na verdade esse foi o primeiro passo. Depois de responder tudo isto, o seu planejamento estará pronto. Agora você precisa começar a executar cada item. Mas com certeza, vai ser muito mais fácil, porque com o canvas pronto, o seu caminho será muito mais rápido e assertivo.

Guia para Criar um projeto na internet

Guia para criar um projeto na internet

Pensando na facilidade e nos benefícios que criar um Modelo de Negócios tem para uma empresa, aplicamos a mesma metodologia para a hora de criar um projeto na internet.

Se você já pensou em criar um projeto online mas não sabe muito bem como estruturar essa ideia. Desenvolvemos um guia para te ajudar nesse processo. Uma planilha que vai auxiliar na organização dos seus objetivos para transformá-los em um site, blog, loja virtual (ou qualquer outro que você desejar!).

Dê uma olhada no Guia para criar um projeto na internet.

Você tem todas as as orientações para fazer o Modelo de Negócios da sua empresa e do seu projeto na internet, agora é executar e ver seu negócio decolar!

Navegue por tópicos

  • Conteúdo

  • O que é o Canvas de Modelo de Negócio?

  • Como preencher o Canvas?

    • Proposta de valor

    • Segmentos de mercado

    • Relações com clientes

    • Canais

    • Parcerias chave

    • Atividades chave

    • Recursos chave

    • Estrutura de Custos

    • Fontes de renda

  • Guia para criar um projeto na internet

Tags:

  • Loja HostGator

Diego Motta

Especialista UX na HostGator América Latina, é responsável por pensar na melhor experiência para os usuários ❤

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários