Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Domine o comando watch do Linux e otimize sua produtividade. Aprenda dicas e truques em nosso guia completo.


O comando watch é uma ferramenta poderosa disponível no sistema operacional Linux que permite aos usuários monitorar continuamente as alterações em um determinado arquivo ou o resultado de um comando em tempo real. Neste artigo, vamos explorar como utilizar o comando watch para acompanhar de perto as atualizações em arquivos e executar comandos repetidamente, proporcionando uma maneira eficiente de visualizar informações em constante mudança. Vamos lá?

Como usar o comando watch do Linux

Com o watch, você pode monitorar de maneira eficiente e automática as atualizações de saída, eliminando a necessidade de executar o comando repetidamente manualmente. Veja a seguir as flags mais comuns par ao comando watch:

Exemplos de uso do comando watch

Aqui estão seis exemplos de uso comuns do comando watch:

  1. watch -d [comando ou script]
    Esta opção é usada para destacar as diferenças entre as atualizações de saída. O comando watch -d compara as saídas consecutivas e realça as mudanças para torná-las mais visíveis.
  1. watch --help
    Utilize watch --help para exibir a página de ajuda do comando watch. Isso fornece uma visão geral das opções e argumentos disponíveis para personalizar a execução do comando watch.
  2. watch -t [comando ou script]
    A opção -t remove o cabeçalho do relógio do watch. Isso é útil quando você deseja obter apenas a saída atualizada sem o cabeçalho repetitivo do watch.
  3. watch -n [intervalo] [comando ou script]
    O argumento -n permite especificar um intervalo de tempo em segundos para a execução do comando watch. O comando será executado repetidamente após o intervalo definido.
  4. watch -g [comando ou script]
    A opção -g permite que o watch verifique se há alterações na saída do comando especificado. Se não houver alterações, o watch não atualiza a saída. Isso pode ser útil para economizar recursos quando você está monitorando uma saída que não muda com frequência.
  5. watch -x [comando ou script]
    A opção -x permite que o watch execute o comando especificado em um shell separado. Isso é útil quando você deseja executar um comando complexo ou um script que exige um ambiente específico.

Esses são apenas alguns exemplos das diversas opções disponíveis com o comando watch. Ele é uma ferramenta versátil que pode ser adaptada para atender às suas necessidades de monitoramento contínuo de saída no Linux. Experimente diferentes combinações de opções para obter os resultados desejados.

Sugestão de uso do watch

Aqui estão duas sugestões interessantes de uso do comando watch no Linux para te inspirar a já praticar esse comando em um servidor de hospedagem de site:

  1. Monitorando o uso de recursos do servidor:

watch -n 1 "free -m"

Esse comando exibirá atualizações em tempo real do uso de memória do servidor a cada segundo. Ele é útil para acompanhar a quantidade de memória disponível, o uso atual e a quantidade de memória em cache ou em buffer. Com essa informação, um administrador pode identificar problemas de consumo excessivo de memória e tomar medidas para otimizar o desempenho do servidor.

  1. Monitoramento de Utilização de CPU por Processo

watch -n 5 "ps -eo pid,cmd,%cpu --sort=-%cpu | head"

Neste exemplo, o comando watch é usado para monitorar em tempo real a utilização da CPU por processo. A cada 5 segundos, o comando ps é executado para listar os processos em execução, exibindo o ID do processo, o comando associado a ele e a porcentagem de utilização da CPU. Os resultados são classificados em ordem decrescente de utilização da CPU e as 10 primeiras linhas são exibidas usando o comando head. Isso permite ao administrador identificar quais processos estão consumindo mais recursos da CPU e tomar medidas apropriadas, como otimizar a aplicação ou ajustar a prioridade de execução dos processos.

Considerações Finais

Neste artigo você aprendeu como usar o comando watch do Linux.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Como usar o comando watch do Linux

    • Exemplos de uso do comando watch

  • Sugestão de uso do watch

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários