Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja nesse artigo como corrigir de formas simples erros de exibição no conteúdo dos seus links com o Facebook Debugge!

Uma dos diferenciais do Facebook são as diversas ferramentas que facilitam a visualização dos conteúdos em links, apresentando uma imagem, título, descrição e diversas outras informações. Porém, às vezes alguns links encontram erros ao apresentar essas informações para o Facebook e esses erros podem ser corrigidos através do Facebook Debugger.

Nesse artigo você aprenderá sobre o que é o Facebook Debugger e como você pode utilizá-lo para corrigir erros nos seus links. Vamos lá?

O que é o Facebook Debugger

O Facebook Debugger é uma ferramenta online gratuita que auxilia o usuário e indica o que fazer caso ocorra algum erro com a visualização do conteúdo de um link.

No Facebook (e em outras redes sociais, como Whatsapp e Twitter), ao publicarmos um link algumas informações do conteúdo de destino do link são apresentados na tela, veja um exemplo:

Exemplo de exibição de link no Facebook

Note que o conteúdo da publicação é apenas um link, porém, o rastreador do Facebook varre o conteúdo do link e identifica o que caracteriza-se como descrição, título, imagem de destaque, etc e já estrutura o conteúdo a ser exibido.

Você pode fornecer para o rastreador do Facebook quais informações você quer que sejam exibidas através de meta tags Open Graph (ou tag og), e você aprenderá a configurar essas tags em um site WordPress mais a frente.

Mas se você não possuí og tags configuradas e por acaso seus links estiverem apresentando uma imagem diferente da principal, ou uma descrição errada, o Facebook Debugger pode te indicar o que fazer, confira a seguir como!

Como usar o Facebook Debugger

1. Acesse a página do Facebook Debugger.

2. Insira o link que você quer corrigir erros no campo de texto e depois clique em Depurar.

Depurando erros em link no facebook

3. Após fazer a depuração serão exibidas algumas informações, você pode conferir eventuais erros no seu site pelas informações no bloco com o triângulo vermelho e a mensagem Avisos que devem ser consertados.

Quando o Facebook cria pela primeira vez a exibição de um conteúdo de um link, as informações buscadas são armazenadas em um banco de dados e lá ficam estáticas por 30 dias, que então é realizado uma nova busca por conteúdos.

Para forçar o Facebook reler o conteúdo do seu link, clique em Extrair novamente e as informações do link serão atualizadas.

Facebook debugger corrigir erro links facebook

4. Pronto! Agora você consegue depurar erros nos seus links do Facebook. Confira a seguir como definir as meta tags do Open Graph no WordPress para auxiliar a varredura do Facebook a exibir as informações corretas na exibição do conteúdo do seu link.

Como configurar as Open Graph tags no WordPress

1. Partindo do painel de administrador do WordPress, acesse a aba Plugins > Adicionar novo.

wordpress adicionar novo plugin

2. Procure pelo plugin Open Graph and Twitter Card Tags e clique em Instalar agora.

plugins novos wordpress open graph

3. Em seguida clique em Ativar.

plugin wordpress open graph

4. Acesse a aba Configurações > Open Graph and Twitter Card Tags e você encontrará a tela de configuração das tags og. Configurar essa página é importante, pois, definirá o conteúdo a ser exibido ao compartilhar o link principal do seu domínio.

configurações open graph corrigir erro links facebook

5. Além disso, agora no final de todo post ou página do seu site, você poderá configurar algumas informações das tags Open Graph, garantindo que o Facebook exibirá corretamente o conteúdo do seu link.

configurando og tags em post para corrigir erro links facebook

6. Pronto! Agora você pode sair por aí compartilhando seus links sem medo de causarem problemas!

Considerações Finais

Nesse artigo você aprendeu sobre o Facebook Debugger e também como configurar Open Graph tags no WordPress para corrigir eventuais erros de exibição de links.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é o Facebook Debugger

  • Como usar o Facebook Debugger

  • Como configurar as Open Graph tags no WordPress

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC, gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários