Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Caso precise fazer alguns testes em ambiente controlado, veja aqui como criar site com área restrita para o seu projeto.

Se você está em dúvida sobre como criar site com área restrita, está achando muito complicado e não sabe por onde começar. Não se preocupe! O processo pode ser mais simples do que você imagina e este conteúdo pode te ajudar!

Neste conteúdo, te mostraremos como criar site com área restrita. Aqui, falaremos desde opções de restrições simples até as mais complexas, como área de membros, por exemplo.

Preparado? Então leia até o final e aproveite o conteúdo!

O que é a área restrita de um site?

A área restrita de um site é uma área exclusiva, que não será indexada publicamente na internet. Ou seja, não aparecerá nos mecanismos de busca, apenas usuários logados poderão acessar o conteúdo dessa área.

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja virtual e decida implementar um blog. No entanto, o projeto continua em fase de testes e você não quer que as postagens de teste fiquem visíveis para o público. Nesse caso, criar site com área restrita pode ser uma ótima opção.

Há também, casos mais complexos, como áreas de membros para assinantes, por exemplo. Este formato de ambiente restrito em um site, é bastante comum no ramo de cursos online.

Como você pode perceber, criar site com área restrita é um processo que pode ter diversas finalidades diferentes. Há um leque de possibilidades ao configurar essa área restrita, principalmente se ela for do tipo mais complexa.

Por isso, há também mais de uma forma de realizar esse processo. Apresentaremos alguns deles, a seguir.

Como criar site com área restrita no WordPress?

Para realizar esse tipo de configuração, é essencial que você tenha criado seu site em uma plataforma robusta, como o WordPress.

Para funções mais simples, como restringir o acesso de páginas ou posts, o WordPress tem uma função nativa. Ou seja, não há necessidade de instalar nenhum plugin.

Basta selecionar a opção “protegido por senha” no menu “publicar como”, ao publicar uma página ou um post. Há três opções nesse menu “publicar como”:

  • Público;
  • Protegido por senha;
  • Privado.

Se você optar por publicar de forma privada, apenas você e as autorizadas terão acesso ao conteúdo da página ou post. Caso escolha “protegido por senha”, qualquer pessoa que tenha o link do conteúdo e a senha que você criou consegue acessar o conteúdo.

O WordPress ainda não tem uma opção nativa para funções mais complexas como o exemplo anterior da área de membros. Para esses casos, é necessário utilizar algum plugin que permita adicionar essas funções dentro do WordPress. É possível encontrar bons plugins para essa finalidade, tanto pagos quanto gratuitos.

Dá para criar site com área restrita utilizando plugins?

Sim, é possível criar site com área restrita utilizando plugins. Aliás, há centenas de plugins disponíveis no WordPress, que permitem criar uma área restrita desde as mais simples até as mais complexas.

As versões gratuitas são um pouco limitadas. No entanto, dependendo do tipo de área restrita que você precisa criar, eles podem ser bastante eficientes e satisfatórios.

As versões pagas, em geral, são mais completas e permitem criar de forma prática, áreas mais complexas e com designs melhores.

Apresentaremos, a seguir, alguns dos plugins gratuitos e pagos mais eficientes para criar site com área restrita.

1 – Paid Member Subscriptions

O Paid Member Subscription oferece uma série de recursos muito interessantes para criar site com área restrita. É possível criar diversas variações de área restrita, inclusive na versão gratuita.

O plugin oferece recursos como a criação de variações de assinaturas, permitindo que você delimite áreas restritas para cada assinatura. Também é possível estabelecer um cronograma, para que o conteúdo seja lançado gradativamente para os assinantes.

Além disso, ele tem integração com o WooCommerce e com o gateway de pagamento PayPal. Dessa forma, quem tem um E-commerce, pode criar áreas de ofertas exclusivas de produtos apenas para clientes premium, por exemplo.

2 – WP-Members

O Wp-Members é um plugin gratuito no qual é possível adicionar diversos complementos pagos. É ideal para quem pretende escalar seus projetos. 

Ele disponibiliza uma série de shortcodes que permitem adicionar várias opções específicas, como uma página de login dedicada.

Além disso, tem a função de deixar uma amostra dos conteúdos pagos ou de assinaturas superiores. Dependendo da sua estratégia, isso ajuda a instigar os usuários a adquirir novos produtos.

3 – Restrict Content Pro

O Restrict Content Pro é um plugin mais robusto. Ele se destaca pelas diversas opções de configurações de assinaturas distintas e upgrades de assinaturas automáticas. Ou seja, um assinante pode mudar de plano sem fazer um novo cadastro. Além disso, o novo valor passa a ser cobrado de forma automática.

Há algumas limitações na versão gratuita, como na maioria dos plugins. No entanto, a versão paga é super equipada com uma série de recursos e possibilidades de integração.

4 – Members 

O Members é mais um plugin bastante robusto, que oferece bastante versatilidade no gerenciamento de usuários.

É possível, por exemplo, atribuir ou remover mais de uma função a um usuário. Ele também permite controlar quem pode acessá-los e até deixar o site todo privado, exclusivo para membros.

No entanto, esse plugin não oferece integração com gateways de pagamento. Por isso, não é possível oferecer assinaturas pagas somente com ele. Para isso, é necessário integrá-lo com o plugin MemberPress.

5 – Simple Membership

Com este plugin, também é possível configurar diversos níveis diferentes de assinaturas. Você pode fazer restrição de conteúdo para determinados tipos de assinatura e receber valores diferentes em cada caso.

Ele oferece suporte para vários gateways de pagamento e também comporta um sistema de pagamento único, caso você não queira cobrar mensalidades. É um plugin bem completo e eficiente.

Como escolher o plugin ideal para o seu site com área restrita

Após ter clareza sobre quais tipos de segmentações e recursos essa área deve ter, você deve escolher o plugin ideal.

Afinal, você terá mais clareza sobre os critérios para avaliar se um plugin é ideal ou não para você. Além disso, é preciso considerar se você está disposto a investir em um plugin pago ou não. Afinal, isso também pode fazer diferença no resultado.

É possível alcançar bons resultados com plugins gratuitos. No entanto, em alguns casos, será realmente necessário optar por um plugin pago.

Conclusão

Criar site com área restrita no WordPress pode ser um processo bastante simples, se o intuito é restringir apenas uma página ou post. A própria plataforma já oferece uma função nativa bastante simples.

Para criar áreas restritas mais detalhadas e complexas, é preciso instalar algum plugin com os recursos que você procura. Aí, vale observar se você precisa de integração com gateways de pagamento ou possibilidade de criar vários tipos de assinaturas.

Há diversos plugins gratuitos e pagos disponíveis. Avalie as opções que te apresentamos neste conteúdo, e escolha os melhores plugins conforme as suas necessidades. Com isso em mente, é só criar seu site com área com conteúdos restritos de forma prática e eficiente!

Navegue por tópicos

  • O que é a área restrita de um site?

  • Como criar site com área restrita no WordPress?

  • Dá para criar site com área restrita utilizando plugins?

    • 1 – Paid Member Subscriptions

    • 2 – WP-Members

    • 3 – Restrict Content Pro

    • 4 – Members 

    • 5 – Simple Membership

  • Como escolher o plugin ideal para o seu site com área restrita

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Ketlin Gonçalves

Estrategista de conteúdo, especialista em SEO on-page e redatora web. Apaixonada por aprender e escrever sobre os mais diversos assuntos. Entusiasta do mundo digital e suas possibilidades!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários