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Aprenda como fazer dropshipping com dicas práticas para criar sua loja virtual e começar a vender sem estoque próprio.

Aprender como fazer dropshipping é uma oportunidade de gerar renda sem precisar de uma estrutura de produção ou estoque. Essa é uma modalidade de venda online que é possível aplicar em lojas virtuais facilmente.

É por isso que tem tanta gente investindo em dropshipping. Porque não é necessário ter custo com estoque, uma grande vantagem para quem tem pouco dinheiro para começar um comércio eletrônico.

Vale lembrar que muita gente associa fazer dropshipping com vender produtos importados da China. Mas nem sempre montar loja virtual de dropshipping é assim. Você pode vender sem estoque produtos que vêm da China ou você pode vender sem estoque produtos de fornecedores nacionais.

O que é Dropshipping?

Essa é uma modalidade bem específica de realizar comércio eletrônico. O dropshipping é a venda online de produtos de fornecedores terceirizados, como fabricantes, atacadistas ou varejistas.

Com ele, é possível adquirir produtos de um terceirizado e vendê-los como se fossem seus, na sua loja virtual

Assim, não é necessário cuidar de estoque e logística. Você pode se concentrar no crescimento da marca e no marketing do seu negócio online.

Como funciona o dropshipping?

As empresas que utilizam o método de dropshipping montam um negócio online sem precisar manter estoque ou fabricar os produtos que vendem.

O motivo disso é simples: o empreendedor só irá realizar a compra de um certo item após um cliente já ter feito o pedido na sua loja virtual.

Contudo, o processo do dropshipping começa antes disso. Ao montar a loja, é necessário realizar uma curadoria e pesquisa por fornecedores de produtos. Selecionar o que será vendido e, então, ofertar na loja.

Após o cliente comprar um produto no e-commerce, o responsável pelo dropshipping deve fazer o pedido ao fornecedor do produto escolhido. Desse modo, o produto será enviado pelo fornecedor direto para o cliente (o empreendedor do comércio eletrônico nem verá o produto).

Embora pareça incomum em um primeiro momento, esse método é muito usado por lojas espalhadas pelo mundo. Uma das grandes vantagens é diminuir o custo para poder iniciar uma loja virtual.

5 passos para fazer dropshipping

Se você deseja montar uma loja dropshipping, é essencial que você também tenha clareza em como se organizar previamente. Planejamento é fundamental para qualquer tipo de negócio.

Uma dica eficiente para quem quer abrir uma loja virtual é começar com um ou dois produtos. Uma venda concentrada facilita seu conhecimento do mercado.

Vamos ao passo a passo:

  1. Planejamento
  2. Seleção de fornecedores
  3. Registro da marca
  4. Criação da loja virtual
  5. Divulgação de produtos

1. Planejamento

Pense em qual tipo de produto você deseja vender, pesquise sobre o segmento que você imagina atuar. Existem segmentos que trazem mais dinheiro do que os outros, mas para tudo é necessário conhecimento e investimento.

Algumas alternativas de produtos importados para revender no seu comércio eletrônico via dropshipping são: 

  • sapatos femininos,
  • camisetas masculinas,
  • maquiagens,
  • bijuterias,
  • perfumes.

É claro que há outros produtos que podem dar bons lucros. No entanto, esses cinco são muito procurados. Eles oferecem um bom retorno em relação aos preços no Brasil.

E mais, não é só a escolha do produto que importa. É necessário que você entenda sobre o produto que vende e que este item seja desejado pelo público.

Faça pesquisas com palavras-chave na internet e descubra o que é mais buscado no Google. Isso te dará um bom indicativo se vale ou não investir em certo produto. Além de conhecer sobre as tendências.

2. Seleção de fornecedores

Criar um e-commerce sem estoque exige planejamento e bons contatos. Isso porque a qualidade do serviço do fornecedor de dropshipping terá um papel bem importante na satisfação do cliente.

Procure um bom fornecedor para os produtos que deseja vender. Há vários portais que oferecem esse serviço. Foque nos mais conhecidos e com boas avaliações. 

Confira referências como:

Após decidir por algum serviço, entre em contato e informe-se sobre as margens de lucro disponíveis para a sua empresa. Sobre as formas de pagamento e sobre os termos de envio dos produtos.

Se você quer abrir uma loja virtual sem estoque, precisa encontrar um fornecedor nacional. Esse fornecedor deve ter preços bons e fazer a entrega de forma rápida e eficiente.

Verifique a lista de clientes do fornecedor e peça sua licença comercial para evitar golpes. Verifique também se o fornecedor tem um pedido mínimo a ser pago antecipadamente.

3. Registro de marca

Após decidir quais produtos irá revender e encontrar um bom fornecedor, é hora de pensar em um nome para a sua loja.

Encontre um nome marcante e registre o seu domínio. Clientes costumam se lembrar mais facilmente de nomes que sejam fáceis de pronunciar e digitar.

Desenvolva um logotipo simples, mas impactante. Ele deve permitir que as pessoas identifiquem rapidamente o que sua empresa oferece e representa apenas com um olhar.

Muitas pessoas não sabem que, ao escolher o nome da empresa, é fundamental verificar se ele está disponível para uso. Isso significa que não pode haver outra empresa no mesmo setor utilizando o mesmo nome. Além disso, é bom registrar o nome do seu negócio assim que você decidir.

E como estamos falando sobre uma empresa, é fundamental abrir um CNPJ e cuidar das finanças da marca de forma responsável. Obtenha as licenças locais. Reserve um tempo e um pouco de dinheiro para verificar com o órgão da sua cidade. Veja quais são os custos para conseguir um alvará de funcionamento.

4. Criação da loja virtual

A contratação de um programador é uma ótima opção. Agora, caso você tenha poucos recursos e queira iniciar a operação de uma forma mais simples, há maneiras de realizar isso utilizando o serviço oferecido por empresas do mercado. Como a Loja HostGator.

A vantagem desse tipo de página é que não há necessidade de programação. Você pode mudar o design para manter a identidade visual da sua marca. Como também não há limites de produtos e visitas. Tudo sem limitações desde o plano mais básico.

São mais de 100 integrações para você começar a vender com facilidade. Meios de pagamento, formas de envio e cálculo de frete, gestão de promoções, vendas e marketing.

Após ter configurado toda a loja dropshipping, agora é a hora de realizar o upload dos produtos que deseja vender. Desse modo, é bom que tenha feito o upload de todos os produtos antes de ter começado a vender o site.

Além de cadastrar os produtos, lembre-se de criar estas páginas no seu site. Isso dará um aspecto mais profissional à sua loja online:

  • Política de reembolso: essa página pode aumentar a confiança do cliente, pois indica que sua loja é um local seguro para compras. 
  • Política de devolução ou troca: muitos clientes hesitam em comprar de empresas online porque não podem ver o produto com seus próprios olhos. Essa página informa que podem devolver ou trocar o produto se ele não corresponder às expectativas.
  • Termos e condições: essa página define os direitos e as responsabilidades da sua empresa e dos clientes.
  • Política de privacidade: esse documento mostra que sua empresa se preocupa com as informações de seus clientes. Explique como ela coleta, usa e divulga seus dados pessoais.

5. Divulgação de produtos

Para ser encontrado você precisa anunciar, mas será que você faz isso de forma correta?

É fundamental que você conheça as ações dos seus concorrentes. Isso permitirá que você se destaque e convença os clientes a escolherem sua loja.

Além disso, após lançar sua loja, utilize o Google Analytics para monitorar as visitas e as conversões do seu e-commerce. Mas atenção, o Google Analytics apenas te mostra as informações, você é que precisa saber interpretá-las e usá-las para seu benefício. 

Crie estratégias de divulgação em redes sociais, utilize os anúncios do Meta Ads e Google Ads.

Além disso, otimize sua loja virtual com técnicas de SEO para ter maior visibilidade nos mecanismos de busca. Utilize e-mail marketing e campanhas com as listas de e-mails de quem já comprou com você.

Dicas finais para sua loja dropshipping

O dropshipping é uma boa forma de começar um negócio online. Você não precisa gerenciar um estoque. Isso é ótimo para quem tem menos experiência e um orçamento limitado.

Mas, como se diferenciar das demais lojas virtuais? Lembre-se: preço, qualidade e atendimento não são diferenciais. Esses itens são essenciais, seja qual for a sua loja.

Quando você trabalha na internet, não importa o nicho. O grande desafio é fazer com que as pessoas venham. Elas precisam visitar sua loja, analisar sua oferta e acreditar que é a melhor oportunidade online. Se você fizer isso com dropshipping, terá um sucesso enorme.

Dessa forma, o destaque está na forma como você vai divulgar a sua loja e os produtos que vende nela. E isso você só vai descobrir criando e testando diferentes formatos de divulgação.

Leia também:

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  • O que é Dropshipping?

  • Como funciona o dropshipping?

  • 5 passos para fazer dropshipping

    • 1. Planejamento

    • 2. Seleção de fornecedores

    • 3. Registro de marca

    • 4. Criação da loja virtual

    • 5. Divulgação de produtos

  • Dicas finais para sua loja dropshipping

Tags:

  • Hospedagem de Sites
  • Loja HostGator

Eduarda Delavy

Estrategista de conteúdo com 9 anos de experiência em marketing digital. Atua com produção para blogs, focando em SEO, e já ajudou grandes empresas a fortalecer suas marcas através do copywriting. Aprofunda-se cada vez mais em experiência do usuário para criar conteúdos realmente úteis e relevantes.

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