Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda tudo sobre o que são os GIFs, como fazer GIF e conheça as principais plataformas para isso! Aproveite e boa leitura!

Nos últimos anos as mídias sociais transformaram o mundo e ganharam um enorme espaço na vida de todos. Assim, diversos artifícios são utilizados no dia a dia e transformaram a forma como nos comunicamos no mundo online. Uma das novidades foi o GIF, que chegou dominando a internet. E você, já sabe como fazer GIF e se manter atualizado?

Por ser uma ferramenta extremamente versátil, muitas pessoas têm interesse em descobrir como fazer GIF e aplicá-lo no dia a dia, visto que praticamente todas as redes sociais já aceitam esse formato. Apesar de ser uma animação curta e rápida, caiu no gosto dos brasileiros e da internet toda. 

Ao contrário do que muita gente pode pensar, criar um GIF não é tarefa impossível. Ele também não exige conhecimento sobre programas complicados de usar e nem demanda habilidades técnicas em design, como você verá ao longo deste artigo. 

Além disso, eles são extremamente fáceis de serem criados e mantêm o conteúdo atraente e divertido para o seu público-alvo. 

Pensando em ajudar, criamos aqui um passo a passo para você aprender como fazer um GIF da maneira mais simples e rápida. Confira a seguir as informações que reunimos e boa leitura!

O que é um GIF?

Para aqueles que ainda não sabem, GIF é uma sigla em inglês para Graphics Interchange Format, que podemos traduzir para Formato para Intercâmbio de Gráficos. 

Pode ser definido como um formato de imagem, tal qual JPG e PNG, além de ser usado tanto para imagens estáticas quanto animadas. 

Diferente do que muitos pensam, o GIF não é categorizado como um vídeo. Pode ser classificado como a junção de várias imagens de baixa resolução que, ao serem reproduzidas em sequência, dão a impressão de movimento. E claro, não possui nenhum tipo de áudio. 

Apesar de ter se tornado muito famoso nos últimos anos, o GIF não é uma novidade recente. 

Ainda em 1987, ele foi criado pela empresa CompuServe como uma alternativa de comunicação para se adequar à internet lenta e visando uma economia de banda. 

Além disso, foi elaborado como uma alternativa a um formato mais antigo, o RLE. Dessa forma, o GIF supera o antecessor em qualidade, mesmo com uma paleta de cores restrita. 

Assim, o GIF surgiu lá no começo da internet, para substituir arquivos em vídeo em blogs, sites e portais visando acelerar a navegação. 

Desde então, muita coisa mudou e o GIF acabou caindo no gosto dos internautas. Hoje em dia, todas as redes sociais e aplicativos de mensagens permitem que seus usuários criem e publiquem seus GIFs

como fazer gif

Como fazer um GIF?

Apesar de ser muito simples procurar por um GIF, seja no buscador ou no próprio aplicativo de mensagens, é sempre bom saber como fazer seu próprio GIF. A possibilidade de personalizar essa ferramenta pode abrir muitas portas. 

Basicamente, o que você precisa saber é que existem dois pontos de partida: pegar o segmento de um vídeo e transformar em GIF ou criar um a partir de uma sequência de fotos. Confira a seguir o passo a passo para criar seu próprio GIF. 

Escolha uma boa foto ou vídeo

Como vimos, um GIF é um tipo de imagem, por isso pode ser criado a partir de uma sequência de fotos ou de um vídeo. 

Como qualquer arquivo de imagem na internet, sabemos que quanto melhor for a qualidade, mais visível será a imagem. 

Por isso, se você tem interesse em saber como fazer GIF com o intuito de utilizá-lo para uso comercial, busque prezar pela qualidade do vídeo ou das fotos escolhidas. 

As diversas ferramentas disponíveis para a criação de GIFs permitem que você selecione qualquer um dos dois tipos de mídia

Assim, muita atenção na hora de selecionar a foto ou vídeo que quer transformar. Quanto melhor a qualidade, mais bem feito ficará seu GIF. Desse modo, o primeiro passo é escolher qual mídia deseja converter nesse formato. 

Defina o tempo de duração

Na hora de criar seu GIF você deve ter em mente que o tempo de duração do mesmo é bem curto, visto que ele não é classificado como um vídeo. Em média, a duração pode variar de 5 a 10 segundos. 

Se você tem interesse em passar uma mensagem ou apenas expressar um sentimento ou reação, a duração é variável. 

Dependendo da mensagem que você deseja passar ao leitor, vale a pena pensar com calma qual o tempo mais adequado para tal. 

Um GIF muito longo ou muito curto acaba por fugir um pouco do propósito. Assim, busque escolher um tempo que dê para passar a mensagem que deseja nesses segundos. 

Personalize, publique e compartilhe

Por último, muitas plataformas permitem que o usuário adicione símbolos, textos e outros objetos nos GIFs criados. 

Sendo assim, caso você tenha interesse em aprender como fazer GIF para criar uma marca, saiba que é possível. 

Por ser uma ferramenta extremamente universal, visto que se trata de uma imagem, as possibilidades de alcançar um público maior são grandes. 

Como vimos, existem inúmeros GIFs que são mundialmente famosos, pois trazem uma linguagem universal que pode ser entendida por todos. 

Por isso, quando você aprende a fazer GIF um mundo de possibilidades se abre diante dos seus olhos. 

Ao terminar, não deixe de publicar o arquivo e compartilhar nas redes sociais!

Se você ainda não tem seu blog, não deixe de acessar nosso artigo especial sobre como criar um blog: confira o guia completo

como fazer gif

Ferramentas online para criar GIF

Para quem tem interesse em criar seus próprios GIFs com o intuito de aprimorar as publicações do seu site, existem diversas ferramentas disponíveis atualmente para você conseguir alcançar esse objetivo. Selecionamos as mais populares aqui, confira a seguir. 

GIF ME

O GIF ME é uma conhecida extensão do navegador Google Chrome e muito indicada para quem quer aprender a fazer GIF, fazendo dele uma das maneiras mais simples e rápidas para criação de GIFs. 

Para usá-lo, você precisa, primeiro, instalar a extensão no seu navegador. 

Em seguida, para criar um GIF basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer vídeo que você ache na internet. 

A partir daí, é só definir qual trecho que deseja transformar em GIF, podendo adicionar tags e compartilhar o arquivo diretamente nas redes sociais. 

IMGFLIP

Já o IMGFLIP é um serviço online extremamente completo usado para a criação de GIFs. 

A principal vantagem dessa ferramenta em relação às outras da lista é que ele permite o upload de vídeos do seu próprio computador para a criação de GIFs. 

Outro diferencial desse programa é permitir ajustes de largura, altura e velocidade do loop, por exemplo. Além disso, é possível criar GIFs a partir de vídeos do YouTube usando seus links. 

Giphy

Já o Giphy é classificado como uma rede social voltada para o compartilhamento de GIFs. Para criar um GIF nesse site, basta acessar a aba GIF Maker e colocar o link de um vídeo (YouTube ou Vimeo). 

Em seguida, é só selecionar o momento de início, o final e a duração do loop do GIF. Por fim, essa ferramenta ainda permite que o usuário insira textos e símbolos no GIF. 

Make a GIF

Essa opção também é muito boa para a criação de GIFs, visto que uma das suas principais funcionalidades é que isso seja realizado a partir de quatro tipos de envios. 

Isso significa dizer que permite que o usuário crie seu GIF a partir de uma sequência de imagens estáticas, vídeos do computador, link do Youtube ou vídeo capturado com a webcam. 

Além disso, o Make a GIF é uma escolha gratuita e os GIFs podem durar até cinco segundos. 

WhatsApp

O aplicativo de mensagens WhatsApp permite que seus usuários consigam realizar diversas atividades, desde a inclusão de plugins WhatsApp WordPress até enviar GIFs tanto criados por eles quanto pesquisados na própria plataforma. 

Os GIFs que estão disponíveis para envio no chat ficam armazenados no Tenor, mas também é possível que cada um crie sua própria animação a partir de vídeos. 

Então, é possível que o usuário utilize vídeos que já estão armazenados no celular ou realizar novas capturas a partir da câmera do celular pelo próprio Whatsapp. Essa gravação deve ter, no máximo, seis segundos. 

Para salvar o arquivo, é necessário apenas enviá-lo diretamente na conversa, selecionando a opção de GIF que aparece no canto superior direito da tela. 

GIF Studio

Por último, o GIF Studio também é uma opção interessante para quem deseja aprender como fazer GIFs. 

Assim como os outros, permite a criação de GIFs a partir de várias mídias, mas seu diferencial é que torna possível que o usuário consiga misturar diversos GIFs para criar um novo. Pode ser baixado apenas em aparelhos Android.

Agora que você já sabe tudo sobre a criação de GIFs, já está apto para criar os seus na plataforma que você mais se adequar. 

Se você quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de visitar nosso blog para diversos conteúdos relacionados à tecnologia. Fique olho nas nossas próximas postagens e até lá!

Navegue por tópicos

  • O que é um GIF?

  • Como fazer um GIF?

    • Escolha uma boa foto ou vídeo

    • Defina o tempo de duração

    • Personalize, publique e compartilhe

  • Ferramentas online para criar GIF

    • GIF ME

    • IMGFLIP

    • Giphy

    • Make a GIF

    • WhatsApp

    • GIF Studio

Tags:

  • Domínios

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários