Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como criar um aplicativo do zero, o passo a passo e como definir os objetivos do app para o seu negócio expandir ainda mais!

Se você está curioso sobre como fazer aplicativo, mas não sabe por onde começar, este artigo é perfeito para você. Vamos mostrar tudo o que você precisa saber desde a concepção até o lançamento, mas pode ficar de boas: a viagem será divertida e cheia de informações interessantes. 

Como fazer aplicativo

Muitas pessoas se perguntam como fazer aplicativo grátis. Vamos responder essa pergunta neste artigo, mas saiba que todo aplicativo nasce de uma necessidade de mercado que motiva o seu desenvolvimento. 

É a partir dessa necessidade que as equipes irão se reunir para encontrar as melhores soluções para esse desafio.

Veja abaixo algumas áreas que são fundamentais para a usabilidade e para fazer aplicativo.

Design Thinking

Utilize Design Thinking para fazer um aplicativo!

O design thinking permite reunir e direcionar a equipe criativa, que irá trabalhar no projeto de criação do aplicativo de um jeito que favoreça a inovação. Dessa forma, a solução para transformar a vida do usuário será executada com precisão e eficiência.

O design thinking é uma abordagem que permite desenvolver, testar e evoluir novas ideias que atendam à necessidade básica identificada inicialmente pelo projeto.

Não esqueça o UX e o UI

Assim que os processos estiverem mais avançados, será a hora dos profissionais de UX (User Experience) e UI (User Interface) entrarem com suas habilidades no projeto.

Serão estes profissionais que irão desenvolver a jornada do usuário dentro do aplicativo dando origem ao primeiro protótipo. 

Etapas de como fazer aplicativo

1. Definindo seus objetivos

Essa parece ser básica, mas ter seus objetivos bem delimitados vai lhe trazer clareza, ajudando a tomar decisões melhores e com mais velocidade. Comece se fazendo a pergunta: “qual problema o aplicativo que quero construir vai resolver?”

Após pensar bem nesta resposta, descubra qual será o diferencial dele, o que vai motivar o público-alvo a escolher o seu e não o do concorrente. Fazer uma lista com os pontos positivos e negativos dos concorrentes pode ajudar nisso.

2. Defina o público-alvo do seu app

Para definir o público-alvo do seu app, faça uma boa análise de mercado. Só assim você poderá se aprofundar nas pesquisas de campo para deixar seu aplicativo perfeito. 

Um dos passos fundamentais de quem que saber como fazer aplicativo do zero é entender quem são os possíveis usuários, sua faixa etária, ocupação profissional e renda salarial. 

Também é importante saber quais são seus desejos, problemas, redes sociais preferidas, seus gostos e tudo mais que puder ajudar também na hora de fazer a divulgação da sua campanha de marketing.

3. Quais são os recursos pontuais?

Para o bom funcionamento do seu aplicativo, é necessário que todas as partes estejam funcionando perfeitamente. Entre elas, existem duas que você deve dar mais atenção:

1 – Recursos principais: você vai precisar fazer o treinamento de equipe ou de uma equipe especializada? Essa equipe vai ter necessidade de celulares e computadores? Tem ideia do volume de usuários do seu aplicativo? Perguntas como essas são importantes para você identificar os recursos principais.

2 – Parcerias: Você vai precisar integrar o aplicativo com algum software? Precisará contratar serviços específicos? Essas perguntas possuem relação com a forma como o app vai ser desenvolvido e suas funcionalidades.

4. Android, IOS ou os dois?

Mesmo que a sua maior dúvida no momento seja como fazer aplicativo para Android, quem melhor poderá responder a essa pergunta é o seu público. Por isso, após ter identificado seu público ideal, descubra qual é o sistema operacional mais utilizado por ele. 

Somente com essas informações em mãos você poderá ter mais segurança para decidir qual é a melhor plataforma para o seu caso. 

5. Gastos do aplicativo

Um aplicativo gera altos custos, por isso é importante identificar de forma clara a origem desses custos para estimar o valor do desenvolvimento dele. Temos que contratar desenvolvedores e outros serviços terceirizados, pensar no aluguel do escritório, custo dos softwares, wireframes, entre outros. 

6. Funcionalidades do app

Existem funcionalidades que terão que ser desenvolvidas do zero e outras que poderão utilizar serviços de terceiros.

Por exemplo, se o foco do seu aplicativo estiver em chat por vídeo, serão necessários APIs de streaming de vídeos para aplicativos de videoconferência.

7. Seu app precisa ser monetizado?

como fazer aplicativo monetizado

Se sim, a forma de monetização que você escolher precisa cobrir o que foi investido na fase de desenvolvimento.

Entre as formas mais comuns de seu aplicativo estão serviços como assinatura, anúncios, download pago, freemium, etc.

A técnica mais utilizada nos aplicativos de download gratuito tem a ver com anúncios. Com eles, o usuário pode pular os anúncios, assistir vídeos curtos ou mesmo em telas de conclusões de alguma ação, receber uma tela pequena com alguma propaganda em vídeo e, às vezes, até mesmo ganhar recompensas por assisti-los.

Atualmente, os apps também estão investindo muito em assinaturas de algum serviço. Dessa forma, oferecem mais funcionalidades por um preço razoável e com descontos anuais, em sua maioria.

8. Protótipo do aplicativo

Chegamos na hora de fazer o design do seu aplicativo, que pode ser feito manualmente ou de forma online.

Para fazer manualmente você pode utilizar um papel A3 ou um quadro. Se você optar em fazer online, aproveite as ferramentas gratuitas de wireframing facilmente encontradas na internet, como, por exemplo, o Figma.

planejamento sobre como fazer aplicativo

9. O desenvolvimento

Nessa etapa você precisa entender os tipos de aplicativos que podem ser desenvolvidos, a linguagem, a forma e as particularidades de cada um. 

  • Híbrido: são desenvolvidos para iOS e Android com um código-fonte único e utilizando estrutura determinada;
  • Nativo: é desenvolvido de forma especial para a plataforma, com linguagem pré-determinada de programação;
  • Webapp: este é um site responsivo para celulares.

Conte com um time de desenvolvedores, seja in-house ou terceirizado, para alinhar todas as expectativas do seu app.

10. Testes e mais testes!

Jamais seu aplicativo pode chegar no seu público sem antes ter passado por uma exaustiva bateria de testes. Para isso, é válido também testar os códigos, checar se todo fluxo está funcionando direitinho, se não existem bugs e erros de configuração.

Pense seriamente na ideia de convidar pessoas que não participaram do desenvolvimento para testarem o aplicativo e darem sua opinião sincera sobre a usabilidade, design e possíveis pontos de melhoria. Também é recomendado utilizar ferramentas de testes, como o Firebase Crashlytics.

11. Lançamento do seu aplicativo

Finalmente chegou a hora do seu app ver a luz do sol e cair nas mãos do público. Agora que você já aprendeu como fazer um aplicativo, só precisa criar sua conta de desenvolvedor e disponibilizá-lo nas lojas de aplicativos das plataformas para as quais ele foi desenvolvido. 

E a segurança do app?

Um dos primeiros passos para garantir a segurança é fazer a pesquisa de informações sobre os sistemas operacionais que o aplicativo vai rodar. Outro ponto é que o código seja adaptado às especificidades, seja a plataforma Android ou IOS. 

Outra dica importante é ter regras rígidas para a criação de logins de acesso. Também utilize criptografia quando for transferir informações como senhas, nome de usuários, chaves para APIs, etc.

Otimizações contínuas com ASO

O ASO funciona para os aplicativos, assim com o SEO funciona para os artigos na internet. Ele prepara seu aplicativo para se destacar no ranking das lojas de app.

Para que o seu aplicativo fique numa boa posição, dê uma atenção ao título, backlinks, use as palavra-chaves corretas e faça uma boa descrição. 

Os reviews e avaliações dos usuários também ajudam no ranqueamento, e com isso você verá a ampliação no volume de downloads.

Uma equipe de criação de aplicativo para chamar de sua

No caso de você não ser o desenvolvedor do seu aplicativo, você irá precisar de uma equipe, que pode ser terceirizada ou contratar o seu time.

As duas opções tem prós e contras, cabendo a você avaliar qual se adequa melhor ao seu planejamento financeiro e escopo do projeto.

Lembre-se de ter um acordo de confidencialidade para proteger sua ideia e as informações sigilosas do projeto. Afinal, você não vai querer que sua ideia e os dados do seu negócio acabem vazando antes do lançamento do app, certo?

Conclusão 

Fazer um aplicativo é desafiador, mas o esforço certamente valerá a pena. Estamos chegando ao final de nosso artigo e espero que ele tenha te ajudado com a sua pergunta de como fazer um aplicativo.

Aproveite para navegar mais pelo nosso blog e conte sempre com a Hostgator para te apoiar em seus sonhos e projetos.

Navegue por tópicos

  • Como fazer aplicativo

    • Design Thinking

    • Não esqueça o UX e o UI

  • Etapas de como fazer aplicativo

    • 1. Definindo seus objetivos

    • 2. Defina o público-alvo do seu app

    • 3. Quais são os recursos pontuais?

    • 4. Android, IOS ou os dois?

    • 5. Gastos do aplicativo

    • 6. Funcionalidades do app

    • 7. Seu app precisa ser monetizado?

    • 8. Protótipo do aplicativo

    • 9. O desenvolvimento

    • 10. Testes e mais testes!

    • 11. Lançamento do seu aplicativo

  • E a segurança do app?

  • Otimizações contínuas com ASO

  • Uma equipe de criação de aplicativo para chamar de sua

  • Conclusão 

Tags:

  • aplicativo
  • app
  • criar app
  • fazer um aplicativo
  • Hospedagem de Sites

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários