Aprenda como criar sua conta no Google Ads e como fazer seus primeiros anúncios.

O Google é o mecanismo de busca mais usado no mundo. Por isso, cada vez mais trabalhadores autônomos e empresários aproveitam o alto tráfego do provedor e investem em publicidade paga. Afinal, você sabe como funciona o Google Ads?

Quando usado corretamente, o AdWords oferece um grande potencial para aumentar seu alcance e gerar mais vendas. A seguir, aprenderemos, no Google Ads, como funciona para criar um anúncio!

Como funciona o Google Ads?

Não sabe ainda como criar sua primeira campanha no Google Ads? Em resumo, quando um usuário pesquisa no Google, o anúncio é exibido na página de resultados. Se tiver interesse no seu serviço/produto, ele clica na propaganda e é direcionado ao seu site, onde, em seguida, é ideal fazer a conversão desejada. 

O Google também exibe automaticamente todos os valores em sua conta, como a frequência de anúncios, o número de cliques, a palavra-chave que acionou esse canal e a posição média em que isso ocorreu. Isso permite descobrir pontos fracos e fortes nas campanhas para melhores resultados.

Agora você compreende como funciona o Google Adwords de forma resumida. 

Como criar uma conta no Google Ads?

Conhecendo como funciona o Google Ads, que tal entender como usar o Google Ads?

Como empresa, você tem o objetivo de aumentar o conhecimento de sua marca, atrair mais visitantes a seu site e aumentar suas vendas. A seguir, veja os passos para fazer e configurar uma conta do Google Ads para empreendedores, que vai te ajudar a atingir essas metas:

1. Criar uma conta Google

Para anunciar sua loja virtual no Google, primeiramente, é necessária uma conta do Google correspondente. Para fazer uma, basta simplesmente clicar em “Entrar” e “Criar conta” na página inicial de pesquisa do Google. 

Atenção: para utilizar o Ads, faz sentido ter um login no ambiente profissional e não utilizar seu acesso privado. Somente após cadastrar esse login do Google, é possível se dedicar à criação da conta do Google Ads. 

Ao fazer o perfil de anúncios, é importante observar que as configurações principais dela não podem mais ser alteradas posteriormente. No entanto, elas afetam preços de clique, lances, etc.

2. Registrando-se no Google AdWords

O registro no Google Adwords é gratuito, mas a empresa costuma anunciar ofertas lucrativas nas quais os novos registros recebem um crédito inicial. Então, antes de se registrar, tente descobrir as condições com desconto.

Depois de fundar um perfil, preencha todas as informações importantes sobre a empresa. Quanto mais detalhes o perfil possui, mais relevante é a classificação dele. O próximo passo para entender Google Adwords como funciona passa pelos anúncios. Entenda melhor abaixo.

Configurações gerais da campanha

Elaborar anúncios é tão importante quanto saber como funciona o Google Ads. Após o cadastro, a guia “Criar primeira campanha” aparecerá no sistema. Ela leva às configurações gerais da campanha:

Nome da campanha

O nome deve ser claramente escolhido, especialmente se várias campanhas forem planejadas. Por exemplo, se for uma loja online, faz sentido elaborar uma campanha separada para cada categoria de produto. Nesse caso, o nome pode ser “calças” ou “tênis”. 

Ele ajuda a manter uma visão geral dos anúncios e gerenciar o custo da categoria. Por exemplo, no verão, quando a demanda por “jaquetas de inverno” diminui, é possível rapidamente localizar e pausar a campanha ou investir menos, em vez de configurar cada monitor separadamente.

Tipo de campanha

O tipo de campanha define o tipo de anúncio, que será uma das quatro seguintes opções:

  • Rede de pesquisa: os anúncios só aparecem por meio do mecanismo de pesquisa;
  • Rede de display: eles são exibidos apenas em sites e vídeos que possuem publicidade integrada por meio do Google;
  • Rede de pesquisa com seleção de exibição: a propaganda é mostrada pela pesquisa no Google e em sites com palavras-chave relevantes
  • Shopping: a publicidade é exibida na categoria “Shopping” em uma pesquisa do Google.

Inicialmente, é recomendado usar apenas a “rede de pesquisa”. Com os anúncios se provando eficientes, o tipo de campanha consegue ser facilmente expandido.

Local

A seleção do local possibilita que a campanha seja exibida apenas a usuários de uma área específica. Isso é particularmente recomendado para empresas com base de clientes regionais, pois restringe o grupo-alvo e evita investir em consultas de pesquisa fora da sua área de atuação.

Idiomas

O AdWords também oferece a opção de especificar idiomas e exibir a propaganda a pessoas que salvaram as configurações neles. Por exemplo, é possível que qualquer pessoa que ofereça serviços em português e inglês escolha as duas opções.

Estratégia de lances e orçamento

O orçamento necessário para atingir as conversões desejadas depende de muitos fatores. Principalmente no início, é aconselhável investir menos dinheiro e primeiramente testar algumas estratégias. 

O lance também pode ser ajustado para cima ou para baixo posteriormente. Dá para permitir que o Google AdWords gerencie os lances. No entanto, basicamente, você mesmo deve cuidar dos investimentos de modo a ter uma visão geral inicial e ser capaz de medir a eficiência de seus anúncios.

Não pode ser dito, em termos gerais, quão altos precisam ser o lance e o custo diário. Embora as despesas devam ser altas o suficiente para aparecerem nas primeiras posições, elas devem corresponder à receita esperada. Isso consegue ser analisado calculando o custo por aquisição (CPA).

Método de troca

A próxima etapa é determinar a frequência do anúncio. Se o orçamento for limitado, a publicidade deve aparecer repetidamente ao longo do dia, pela configuração “Padrão”. Com um orçamento ilimitado, a seleção “Acelerado” garante a exibição a cada pesquisa relevante por palavra-chave.

Como criar anúncios no Google Ads?

1. Criando um anúncio

A próxima etapa é criar os anúncios que os usuários verão após pesquisarem, que podem ser classificados por grupos de anúncios. O exemplo de uma loja online ajuda a esclarecer o objetivo disso: se a campanha se chamar “Calças”, o nome do grupo define os produtos mais precisamente:

  • Grupo de anúncios 1: shorts
  • Grupo de anúncios 2: jeans
  • Grupo de anúncios 3: calças de terno

Os anúncios finais podem, então, ser elaborados dentro desses grupos. A fim de que elas levem às interações desejadas, o texto deve ser redigido de forma adequada e conter as palavras-chave apropriadas.

2. Definindo seu lance máximo de custo por clique

Na última etapa, defina o custo máximo por clique ou custo por clique (CPC). Para isso, insira um lance máximo a cada palavra-chave no grupo de anúncios. É possível descobrir quanto vale uma palavra-chave usando o Planejador de palavras-chave do Google.

3. Verificando a sua conta do AdWords regularmente

O Google AdWords como ferramenta de marketing só é eficaz se a conta for auditada regularmente. Teste toda a publicidade quanto à eficácia e à utilidade. Um login do AdWords negligenciado leva a altas despesas que não geram nenhuma conversão.

Assim, o orçamento é investido sem sucesso econômico. Portanto, é importante que os empreendedores sempre reajam às novas tendências e substituam palavras-chave ineficientes por outras mais bem-sucedidas por meio de uma revisão regular.

Por que você deve usar o Google Ads?

Agora que sabe como funciona o Google Ads, você consegue usá-lo para alcançar o grupo-alvo desejado no momento e no lugar certos ‒ porque, se eles já estiverem procurando informações sobre um tópico ou produto relevante no Google, você é capaz de colocar anúncios otimizados.

Também dá para diferenciar publicidade local e global. Com o Google Adwords é possível determinar livremente uma área geográfica em que a publicidade é visível: somente onde for mais relevante, por exemplo. Atenção: informe-se bem como funciona o pagamento do Google Ads!

Os anúncios conseguem ser recriados, verificados, editados e pausados ​​com flexibilidade. O Google Ads também é muito fácil de medir em comparação com a publicidade impressa convencional, o que permite planejar seu orçamento de marketing com precisão, analisar resultados e ajustá-lo, se necessário.

E aí, está esperando o que para impulsionar seus resultados com essa ferramenta? Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer verdadeiramente como funciona o Google Ads. 

Aproveite para acompanhar outros conteúdos sobre Marketing, Tecnologia e Negócio no Blog da HostGator! Não deixe de compartilhar se curtiu este artigo e se ele ajudou a entender como usar Google Ads. Até a próxima!