Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Se você tem um cartão de aproximação e está com medo de cair em algum golpe, veja aqui maneiras de se defender contra esse problema.

Quem tem cartão de aproximação com função de débito ou crédito certamente deve ter ouvido ou lido em vários lugares sobre golpes envolvendo esse item.

Infelizmente é impossível saber quando alguma pessoa com más intenções pode se aproveitar desse recurso para tirar vantagem, mas felizmente há maneiras de se defender contra essas ações com medidas até que simples.

Como funciona um cartão de aproximação?

O cartão de aproximação usa uma tecnologia conhecida como contactless. Graças a ela, o cartão é capaz de fazer pagamentos sem a necessidade de ser inserido em uma maquininha ou mesmo digitar a sua senha, uma vez que esses dados estão gravados no próprio “dinheiro de plástico”.

A premissa por trás de tudo isso tem associação com o NFC (sigla para Near Field Communication, ou comunicação por campo de aproximação), uma tecnologia derivada da RFID (sigla para Radio Frequency Identification, ou identificação por frequência de rádio). Dessa forma, o cartão é capaz de usar essa tecnologia para permitir a realização de transações de valores baixos sem nenhum tipo de verificação com senha, por exemplo.

Apesar de essa tecnologia já existir há algum tempo, começou a ser mais difundida no Brasil recentemente. De fato, talvez o principal meio para muitas pessoas usarem o NFC seja com pagamentos através de aproximação, tornando o procedimento mais rápido.

Entretanto, há outras funcionalidades bastante comuns para cartões com NFC, como no caso de crachás de empresas, cartões para pagamento de transporte público e desbloqueio de portas em hotéis.

Como saber se meu cartão é de aproximação?

Por padrão, os cartões que funcionam com aproximação vão mostrar um símbolo parecido com o do Wi-Fi no verso. Essa seria uma possibilidade, ou o próprio item trará esse detalhe escrito em algum lugar.

cartão de aproximação

Benefícios do pagamento por aproximação

Entre as principais vantagens do pagamento com cartão de aproximação, podemos mencionar as seguintes:

Agilidade

A principal vantagem vista por muitos no pagamento por aproximação é a velocidade. Após aproximar o cartão da maquininha (algo entre 4 e 10 centímetros já ativa a comunicação), a transação é registrada em segundos sem a necessidade de digitar senhas.

Prevenção de doenças

Em tempos de pandemia, muitas pessoas começaram a prezar mais pela segurança e saúde. Como maquininhas são equipamentos compartilhados, não tocar nos botões para digitar senhas se torna uma vantagem em diversos casos.

Segurança

A segurança também é outro ponto importante, tendo em vista que você não precisa andar com dinheiro no bolso ou ficar com receio de ter o seu cartão clonado ao inseri-lo em uma máquina para realizar o pagamento.

E como fica a segurança do pagamento por aproximação?

É curioso, mas exatamente uma das vantagens trazidas por esse sistema também se tornou o seu ponto fraco. E, como já dissemos anteriormente, isso não acontece por conta da tecnologia propriamente dita, mas devido a pessoas mal intencionadas.

Nos últimos tempos, tem se tornado comum as pessoas acabarem caindo em golpes exatamente por conta das transações baixas. Em lugares com maior concentração de pessoas (como transporte público ou centros comerciais), há indivíduos andando com as máquinas programadas para receber valores baixos, e no meio da aglomeração muitos nem se dão conta de que isso aconteceu.

Felizmente, há alguns caminhos para você conseguir se proteger dessas ações. Confira na sequência.

Como se proteger de golpes com cartão de aproximação?

Caso esteja com essa pergunta em sua cabeça, você pode experimentar os seguintes métodos para se proteger dos golpes com cartão de aproximação.

Papel alumínio

Pode parecer uma saída pouco usual, mas envolver o seu cartão em um pedaço de papel alumínio sem deixar muitas brechas já impede qualquer comunicação entre ele e uma máquina de pagamento.

Se não achar muito prático enrolar o cartão, é possível deixar dois pedaços de papel alumínio cortados dentro da sua carteira, garantindo que um esteja à frente e outro atrás do item.

Deixar dois cartões próximos

Outra forma de evitar cair no golpe do pagamento indesejado com cartão de aproximação é deixar dois deles próximos e dentro da sua carteira.

Como os dois emitem sinal simultaneamente, isso faria com que acontecesse uma interferência. Dessa forma, a transação não se completa com nenhum deles.

Usar uma carteira RFID

Por fim, outra possibilidade é comprar uma carteira RFID.

Essas carteiras possuem uma barreira projetada para impedir qualquer tipo de comunicação wireless, seja ela RFID ou NFC. Os preços podem variar bastante entre elas, mas se você é adepto desse tipo de pagamento o investimento pode evitar dores de cabeça no futuro.

Não esqueça das notificações

Por fim, outra dica muito útil é deixar as notificações do seu banco ativas no celular, pois qualquer transação feita com o cartão de aproximação será avisada pouco tempo depois.

Também é válido ficar de olho no seu extrato bancário e notificar a agência assim que desconfiar de qualquer transação suspeita.

E aí, curtiu as dicas? Conhece algum outro método para se prevenir desse golpe? Compartilhe com os demais leitores no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Navegue por tópicos

  • Como funciona um cartão de aproximação?

  • Como saber se meu cartão é de aproximação?

  • Benefícios do pagamento por aproximação

    • Agilidade

    • Prevenção de doenças

    • Segurança

  • E como fica a segurança do pagamento por aproximação?

  • Como se proteger de golpes com cartão de aproximação?

    • Papel alumínio

    • Deixar dois cartões próximos

    • Usar uma carteira RFID

  • Não esqueça das notificações

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários