Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda de forma simples nesse artigo como liberar o espaço da sua hospedagem ao remover arquivos obsoletos do cPanel!

Remover os arquivos obsoletos do seu cPanel é um hábito muito importante, evitar o acúmulo de inodes e também liberar o espaço em disco ajudam a manter a saúde do servidor sempre bem e funcional. Nesse artigo você aprenderá algumas formas de remover arquivos obsoletos do cPanel. Vamos lá?

Por que remover arquivos obsoletos do cPanel?

Existem diversos motivos para se remover arquivos da sua hospedagem, alguns deles são:

  • Deixar o servidor mais rápido. Existem alguns processos como o backup, escaneamento de vírus entre outros que rodam no servidor, se você possuir arquivos obsoletos esses arquivos também serão consultados e processados, o que acarreta num desperdício de processamento do servidor.
  • Evita transgredir os Termos de Serviço. Na HostGator e em muitas outras empresas de hospedagens existem termos de serviço que limitam a utilização de recursos de servidor, como o excesso no número de inodes e também uso de disco. Confira nosso outro artigo Tratativa para infrações aos Termos de Serviço.
  • Garante mais segurança. Às vezes um arquivo obsoleto possui dados ou informações sigilosas, dependendo de onde estiver localizado seus arquivos no servidor eles podem ser requisitados e lidos por outros usuários da Web.

Confira a seguir algumas boas normas para se localizar e remover arquivos obsoletos do cPanel.

Como remover arquivos obsoletos do cPanel

É importante lembrar que como você estará fazendo remoções de arquivos da sua hospedagem, é bom realizar um backup da sua hospedagem para caso haja a exclusão de algum arquivo importante. Confira como fazer um backup completo.

Removendo e-mails antigos

Se você utiliza o sistema de Webmail do cPanel seus e-mail são armazenados no disco da hospedagem o que a longo prazo pode acabar consumindo boa parte disco.

Uma forma de lidar com esses e-mails é utilizar uma conta de e-mail POP para realizar o download em armazenamento local de todos os e-mails da sua conta. Dessa forma, você poderá continuar acessando seus e-mails antigos se necessário e sem ocupar o espaço da hospedagem.

Veja alguns guias de como realizar a configuração de conta de e-mail POP em algumas ferramentas de e-mail:

Outra forma de poupar espaço da sua hospedagem na HostGator é utilizar o sistema de e-mails Titan. O Titan além de ser uma ferramenta de e-mails muito mais profissional, não armazena dados dos e-mails no servidor de hospedagem. Confira nosso outro artigo Como escolher um plano de e-mail na HostGator?

Esvaziando a Lixeira no Gerenciador de arquivos

Todo arquivo removido no cPanel vai para a lixeira por padrão, o que significa que o arquivo ainda ocupa espaço em disco e conta para o número de inodes da conta cPanel. É importante manter a lixeira do Gerenciador de arquivos limpa para evitar armazenamento de arquivos obsoletos.

1. Partindo do cPanel, acesse o seu Gerenciador de arquivos.

acessar o gerenciador de arquivos

2. Clique no botão Exibir lixeira.

exibir lixeira para remover arquivos obsoletos do cpanel

3. Aqui serão exibidos os arquivos da lixeira (diretório .trash). Clique em Esvaziar lixeira para remover todos os arquivos da lixeira.

Remover o conteúdo da lixeira irá deletar o arquivo permanentemente podendo fazer a recuperação somente mediante um backup.

esvaziar lixeira para remover arquivos obsoletos do cpanel

4. Pronto! Agora você pode esvaziar sua lixeira para se livrar dos seus arquivos obsoletos.

Remover backups antigos

O ideal é nunca manter um backup na hospedagem e sim no seu disco local, é importante verificar nos seus arquivos se você possui algum backup do cPanel ocupando espaço na hospedagem.

Por padrão os backups realizados pelo cPanel são armazenados no diretório inicial do cPanel, com o nome nessa estrutura:

backup-MÊS.DIA.ANO_HORA-MINUTO-SEGUNDO_USUÁRIO.tar.gz

Veja o exemplo abaixo:

removendo os backups para remover arquivos obsoletos do cpanel

Removendo arquivos de logs

O cPanel registra diversas logs na hospedagem e com o tempo essas logs podem acabar ficando um arquivo com muito conteúdo e consequentemente bem pesado.

Os nomes dos arquivos de logs mais comuns que você achará em seu cPanel são:

  • error_log
  • access-logs

Lembre-se de fazer um backup desses arquivos caso haja a necessidade de uma consulta no futuro, mas você não precisa manter ele em sua hospedagem se estiver ocupando muito espaço.

Considerações Finais

Remover arquivos obsoletos do seu cPanel é um hábito importante e recomendável de dedicar um tempo só para isso pelo menos uma vez por mês.

Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • Por que remover arquivos obsoletos do cPanel?

  • Como remover arquivos obsoletos do cPanel

    • Removendo e-mails antigos

    • Esvaziando a Lixeira no Gerenciador de arquivos

    • Remover backups antigos

    • Removendo arquivos de logs

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC, gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários