Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Aprenda nesse artigo o que são os protocolos de e-mail POP3 e IMAP e quais as principais diferenças entre eles.

Na internet existem diversos protocolos de comunicação entre sua máquina e os servidores. Destes, três são importantes para caracterizar o funcionamento de e-mails: POPIMAP e SMTP.

Neste post, iremos esclarecer mais sobre cada um deles. Por vezes, é necessário fazer escolha entre POP3 e IMAP ao se configurar uma conta de e-mail. Isso é essencial ao usar uma plataforma externa de e-mails, como o Outlook, Thunderbird, Gmail, etc. Vamos lá?

Diferença entre POP e IMAP

Confira abaixo nosso vídeo explicando a diferença entre os protocolos POP e IMAP:

O que é POP3? (Post Office Protocol)

Ao configurar o e-mail numa plataforma externa, é possível escolher usar como servidor de entrada o POP3 ou IMAP.

Com o POP3, todos os e-mails recebidos naquela conta serão baixados para um ambiente local (computador pessoal, celular, nuvem, etc.). Porém, e-mails enviados não serão baixados.

O ponto interessante do POP3: quando o download de todos os e-mails é finalizado, eles serão excluídos da conta. Isso é vantajoso para os casos em que você precisa liberar espaço da sua hospedagem.

Caso queira, é possível desabilitar essa função dependendo do software de e-mail você estiver usando (Outlook, Thunderbird, Gmail…). Porém, tome cuidado, pois a remoção dos e-mails é feita por padrão na maioria dessas plataformas externas.

Outro destaque em relação a essa exclusão de e-mails do POP3: não é preciso usar a mesma conta em diversas máquinas. Isso acontece pelo fato de os e-mails ficarem armazenados em um ambiente local. Caso o intuito seja esse, considere utilizar o protocolo IMAP ou então desabilitar a função de remoção dos e-mails do servidor.

A conexão POP3, por padrão, se utiliza nas portas:

  • 995 – É a porta POP3 que tem criptografia SSL, o que da segurança aos dados trocados com o servidor. Isso evita que caso alguém intercepte seus dados, não consiga decifrar nenhum conteúdo.
  • 110 – É a porta POP3 que não tem criptografia SSL. Evite utilizar essa porta, principalmente se for utilizar algum Wi-fi público.

O que é IMAP (Internet Message Access Protocol)

O IMAP é semelhante ao POP3. Porém, ele não realiza o download dos arquivos de e-mail do servidor da conta de e-mail. Em vez disso, ele sincroniza as mensagens, ou seja, o software externo (Outlook, Thunderbird, Gmail) espelha todo o conteúdo que a conta possui. Depois, ele vai inserir esses dados na estrutura da própria ferramenta, dando a impressão de que está usando o seu webmail normal.

O IMAP, ao contrário do POP3, consegue realizar o sincronismo de qualquer pasta da sua conta, inclusive os e-mails enviados. Porém, isso depende do software que você utilizar. Se for um Outlook muito antigo, envios de e-mail pelo software podem não sincronizar. Caso isso aconteça, eles ficam registrados apenas no servidor original do e-mail.

Outro destaque: o IMAP permite que o usuário configure sua conta de e-mail em diversos dispositivos. Vale mencionar, isso não é possível no POP3.

A conexão POP3, por padrão, se utiliza nas portas:

  • 993 – É a porta IMAP que tem criptografia SSL, o que da segurança aos dados trocados com o servidor. Isso evita que caso alguém intercepte seus dados, não consiga decifrar nenhum conteúdo.
  • 143 – É a porta IMAP que não tem criptografia SSL. Evite utilizar essa porta, principalmente se for utilizar algum wi-fi público.

Considerações Finais

Esses são as principais diferenças entre o protocolo POP e IMAP. Eles fazerem mais do que mencionamos, mas decidimos destacar suas aquilo em que eles se distinguem.

Ficou alguma dúvida ou faltou alguma informação? Deixe nos comentários que posso estar atualizando o artigo no futuro. Também quero deixar de sugestão esses outros artigos que encaixam nesse tema:

Até a próxima! ;^)

Navegue por tópicos

  • Diferença entre POP e IMAP

  • O que é POP3? (Post Office Protocol)

  • O que é IMAP (Internet Message Access Protocol)

  • Considerações Finais

Tags:

  • E-mail Titan
  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários